Vodafone: Esqueça o cartão de crédito para comprar apps Android
A partir de hoje, a Vodafone Portugal passa a disponibilizar uma vantagem única aos seus clientes. No âmbito de uma parceria realizada com a Google, os clientes Vodafone podem fazer compras através do saldo ou fatura do seu tarifário móvel na Google Play.
Com esta parceria, a Vodafone torna-se a primeira operadora a oferecer este serviço em Portugal. Uma comodidade que dispensa, assim, a obrigação de o pagamento ser feito com um cartão de crédito, garantindo simplicidade, segurança e rapidez.
Para assinalar este acordo, a Vodafone tem mais um benefício exclusivo para oferecer aos seus clientes: um desconto de 10% em todas as compras efetuadas até 31 janeiro na Google Play através do serviço móvel Vodafone, com a devolução desse valor no mês de fevereiro.
Lançada em 2008, a Google Play disponibiliza atualmente mais de dois milhões de aplicações móveis e jogos, além de filmes, música, livros, revistas e programas de televisão. Só no ano passado, registou mais de 65 milhões de downloads.
Com este lançamento pioneiro, a Vodafone reforça o seu posicionamento como um dos principais parceiros da Google no mercado nacional, alargando o leque de serviços disponíveis aos clientes da operadora com dispositivos Android, que representam hoje mais de 80% da base total de utilizadores de smartphones.
Via Vodafone
Este artigo tem mais de um ano
efectuei uma compra no Google Play com este método de pagamento à 22 de dezembro.
Boas CRei. Já ouvi dizer que dava antes. No entanto, recebemos informação oficial da Vodafone a dizer que “tal sistema” apenas começa oficialmente hoje.
“A partir de hoje, a Vodafone Portugal passa a disponibilizar uma vantagem única aos seus clientes. “
É tudo muito giro, mas eu não estou interessado em que apareça uma conta choruda no final do mês, quando os meus filhos desatarem a comprar jogos na playstore. Pode-me dizer como faço para bloquear este serviço? Já me chegou à uns anos atrás, a confusão que foi para me devolverem os valores de serviços de valor acrescentado que eu não autorizara. Eu sou cliente vodafone e não playstore e não estou disposto a autorizar esses débitos na minha conta.
Grande ideia.
Segurança??? Se ja havia fraudes, entao agora…preparem-se!
P ex. qdo do nada, apareciam aqueles banners de pub. e aleatorios e se tentava fechar, mesmo clikando no “x”, nao aceitando nada, por vezes la aparecia depois a sms, a dizer que foram debitados uns euros na conta vodafone e la se tinha de andar atras, pa cancelar ; varias pessoas amigas a queixarem-se disso, mm em planos empresariais, pelo menos em android ( que nao uso atualmente). A unica forma de sairem dali, com alguma segurança, ela anular o que estavam a fazer e voltar ao ecran home. O que é, absolutamente improdutivo e uma perda de tempo. E mesmo assim, algumas vezes, a “coisa” repetia-se, por artes magicas.
Isto é tudo mto lindo, mas sem necessidade de ecrans de confirmaçao, com pass e afins….cada vez se abrem mais portas!
Nunca vi nada disso… nem nunca tive surpresas na conta vodafone.
Deves estar a falar daquelas coisas em que é preciso colocar o número do telemóvel e retiram x euros todas as semanas.
No caso da Meo em determinados esquemas desses que falas não precisas de colocar o número nem o pin, o serviço é “facilitado” pela operadora. Já me aconteceu ter 2 serviços ativos na minha banda larga móvel Meo. Estava na net apareceram essas páginas de publicidade e simplesmente recebi uma sms a confirmar a ativação do serviço. Fiz a desativação para o nº indicado na sms, uns dias depois novo serviço do género ativo. Liguei para a Meo e pedi para me barrarem esse tipo de serviço(burlas)
agora criticam o sistema operativo. LOL
Sim, foi disso que falei em epigrafe. Sem introduçao de numero nenhum. Pediram tanto a vodafone, como a “empresa”, o comprovativo da confirmaçao da subscriçao, nunca o fizeram ; em 2 dos casos, insistiram tanto, com multiplas queixas ( mm a policia), que acabaram ressarcidos ; o terceiro caso cancelou e reclamou, mas deixou morrer.
Estes 3 casos, foram todos com android; nao é uma critica ao SO, ate pq acho, que a haver culpa, sera da operadora, apenas um facto, Nao faço ideia, se tb ja aconteceu em ios ou wp.
Agora em relaçao a operadora ; é mto estranho ter-se um plano empresarial, negociado ” a la carte”, com condiçoes especificas, e depois a operadora, permitir que atraves dos numeros dos colaboradores, a empresa seja debitada, por serviços, onde nao existe, qq tipo de comprovativo de subscriçao. Mm, sendo pedido, a empresa terceira, esta alega que existe, mas nunca o consegue comprovar, recusando o mesmo. A questao é: como o consumidor se defende ? Quem debita, é que tem de fazer prova da subscriçao. Senao, vira um “forro-bodo”.
Dai, que aqueles que se empenham e levam o caso ate onde for preciso, normalmente, sao ressarcidos, quem desiste, fica com o prejuizo.
Aconteceu o mesmo com a minha sobrinha que é menor. Tinha um serviço activo, sabe-se lá como, que descontava 3,5€ por semana… Não percebo como as operadoras (ou até percebo – lucro fácil) permitem este tipo de serviços que descontam directamente ao saldo e que parece ser activado de formas simples e misteriosas…
Não são as operadores que fazem a gestão desses serviços.
Os serviços são autorizados pela Anacom, podes consultar na página os SVA autorizados em portugal.
O que te posso garantir é que as operadoras são as mais prejudicadas com estas situações por 2 motivos:
Boa parte dos clientes não querem estes serviços e ficam insatisfeitos;
Devolvem o valor retirado ao cliente e efetuam o barramento.
Se o valor devolvido ao cliente é posteriormente devolvido à operador não sei.
Para quem não sabe, as operadoras também ganham com isso, e por acaso a maior fatia é para elas… Ainda que a legislação em Portugal esteja já bastante apertada relativamente a este tipo de “serviços”…
Eu tenho vodafone da empresa e aconteceu-me isso. Claro que após contacto com a Vodafone esta estudou a forma de eliminar essa ativaçao nao requerida e que deve ter vindo num banner da treta de publicidade camuflado no x para o fechar. Agora se me aparece banner, desvio o telemovel nem me apete ve-lo ate ir embora ou reinicio a pagina normalmente desaparecem. Mas que faz perder tempi e gasta dados, gasta
+1
estas tão mad? tem calma
Não obrigado. só isso que tenho a dizer
Como bloquear está opção?
como cliente Vodafone é uma noticia.Espero que brevemente extensível também às compras na AppStore .
Também era bom que a Vodafone e a Microsoft fizessem uma parceria do género, dava bastante jeito…
ui, imagino quando as crianças pegam nos telefones dos pais para jogar, vai ser só comprar items nos jogos.
Por isso é que eu quero obliquar essa opção!! Como fazer, alguém me sabe dizer??
https://play.google.com/store/apps/details?id=cms.lock&hl=pt-PT
Obrigado ssx, mas o que eu quero é que a vodafone me bloqueie isso no meu telefone e no dos meu filho, senão lá vem uma conta enorme no final do mês!!
playstore – definições – controlo parental
Caro ssx, eu não sou cliente da playstore, sou cliente da vodafone e não autorizo que me debitem nada relacionado com isto. É a vodafone que tem que criar um mecanismo de bloqueio e não a playstore que não uso.
Abra a aplicação Google Play Store .Toque em Menu  Definições.Toque em Exigir autenticação para compras.Escolha uma definição.Siga as instruções apresentadas no ecrã.
Nota: para alterar as definições de autenticação, precisa da palavra-passe Google. Aceda a recuperação de conta se não se lembrar da sua palavra-passe.
O Google Play pede sempre a password da conta associada na altura das compras
Bloquear!!
Como se faz isso?
Eu vou a Play Store e não vejo nada de novo (nenhum botão Vodafone).
??
no modo alterar o pagamento n vês? se não tens é porque ainda não apareceu. ou experimenta limpar os dados ou a cache do google play
App-conta-metodos de pagamento -utilizar faturaçao vodafone.
O jeito que isto me tinha dado há uns anos atrás…
Não tanto para a Play Store mas se desse para fazer outro tipo de pagamentos com o saldo.
Por vários motivos, cheguei a ter saldo acumulado no telemóvel e foi um “problema” para me desfazer dele.
“Vodafone Portugal passa a disponibilizar uma vantagem única”, como foi referido já noutros post, isto abre sim a possibilidade de BURLAS em larga escala, mas como as operadoras sao parte interessada na burla, pois obtém largos proveitos financeiros, pactuam com os burlistas, e dificultam ao máximo quando a pessoa prejudicada pretende cancelar o serviço que inadvertidamente accionou, ou mesmo desconhecendo te-lo feito.
Eu sou cliente da vodafone e da meo faz anos, e já fui alvo de BURLA, quer num quer noutro operador, e foi um cabo de trabalhos para cancelar o serviço, horas ao telefone, mails sem conta, queixas a deco, provedores e outros que tais, lá me cancelaram o serviço a custo, mas o “guito” que me foi ROUBADO, já era, nao me devolveram nepia (MEO, 64€)
A VODAFONE, da qual sou cliente, teve a pouca vergonha de me vender um cartão pré-pago, o qual já trazia um serviço deste género activo por defeito, como eu fiquei imediatamente sem saldo dei por ela, vou reclamar e foi preciso apresentar o meu advogado, pois os cromos da VODAFONE, queriam que eu acredita-se que tinha sido eu por descuido a activar o serviço, mas eu tenho um colega que trabalha na vodafone e ele confirmou que casos como o meu existiam muitos e para eu ir para tribunal que ia ganhar, lá se dignaram a devolver o dinheiro e deram-me mais uns trocos para eu me calar.
Portanto, se querem segurança, ou nao utilizam, ou entao “um olho no burro e outro no Cigano (OPERADOR)”
Se eu quiser vou ter de instalar o gapps :´(
Parece-me uma ideia interessante, visto que sou Vodafone mas como uso iOS no such luck…
Mas o que queria mesmo a funcionar em Portugal era o ApplePlay/GooglePay (falando para estas duas plataformas) a quantidade de transações que faço usando o Cartão de Crédito é alta e é bem mas cómodo usar o Smartphone, no meu caso até uso o Apple Watch que também tem essa mesma funcionalidade.
É uma excelente opção para quem não quer usar o cartão de crédito, faz-me lembrar a saudosa Nokia e a Ovi Store, os pagamentos eram também a partir do saldo do cartão.
Existe maneira de anular este método de pagamento? Ou torná-lo mais seguro? Tipo a introdução de um pin na altura da escolha do método?
Abra a aplicação Google Play Store .Toque em Menu  Definições.Toque em Exigir autenticação para compras.Escolha uma definição.Siga as instruções apresentadas no ecrã.
Nota: para alterar as definições de autenticação, precisa da palavra-passe Google. Aceda a recuperação de conta se não se lembrar da sua palavra-passe.