Segundo dados recolhidos pelo site MeFeedia, os vídeos em HTML5 ultrapassaram já a fasquia dos 50% do número total de vídeos disponibilizados na Internet. Este número foi duplicado face a dados recolhidos há apenas 5 meses.
Esta notícia era esperada há bastante tempo. Com as novidades que o HTML5 veio trazer para o mundo da Internet e depois da tomada de posição da Apple face ao Flash, todos aqueles que desenvolvem e apresentam conteúdos vídeo na rede mundial tiveram de se adaptar. O resultado que dai adveio foi uma mudança gradual e a adopção do H.264 como a norma a usar.
Neste momento são 54% dos vídeos já a correr sobre HTML5 em todas as categorias de conteúdos online. Este número está a ser fortemente impulsionado pelas vendas que os novos dispositivos móveis estão a representar no mercado actual. Estes equipamentos conseguem obter melhores performances através da utilização desta tecnologia face ao tradicional Flash. Equipamentos como o iPhone, iPad e todos os Android’s só têm a ganhar com a adopção massiva desta tecnologia.
Outros dados interessantes foram também apresentados. Ficou provado que o flash continua a ser o formato mais utilizado nas plataformas tradicionais. O PC é aqui um impulsionador pois ainda não se fizeram alterações de fundos aos sistemas operativos para que usem outras tecnologias e os próprios browsers têm ainda um papel relevante pois ainda são poucos os que permitem de forma nativa a utilização do HTML5 e do H.264.
A capacidade que os sites de vídeo têm de distinguir a forma de acesso aos seus conteúdos, através da disponibilização de iframes, permitem-lhes fornecer os conteúdos no formato que mais se adapta ao dispositivo onde estes vão ser visualizados.
Foi sem dúvida importante o impulso que a Apple tem dado na adopção destas novas tecnologias em detrimento de outras que identifica como sendo menos capazes e mais consumidoras de recursos, mas o HTML5 tem também dado provas de que é uma tecnologia de trará uma grande revolução e que conseguirá resolver alguns problemas que existem desde a massificação do conceito smartphone.
O HTML5 ainda é uma tecnologia inacabada, foram já escritas milhares de linhas mas ninguém poderá com segurança dizer o potencial que esta tecnologia alcançará. Também é verdade que antes do início deste ano, altura em Steve Jobs apontou baterias ao flash, esta tecnologia era marginalizada, assim, estes números apresentados são também um “barómetro” que indica claramente a popularidade e capacidade de influência que a Apple tem no mercado actualmente.
Mas não é só, como puderam ver, a Microsoft está também empenhada em desenhar estruturas totalmente compatíveis com HTML5, o próprio IE9 é ele um excelente exemplo dessa nova política da Microsoft.
O mundo tecnológico não pára e as certezas são efémeras, assim foi dito no início deste ano, assim se está a confirmar no timming certo.
Artigos relacionados:
- Irá o HTML5 “matar” o Flash?
- Pad – O principio do fim do Flash
- Equipamentos a correr flash podem fritar ovos…
- Google aponta o caminho – HTML5
- Apple e Microsoft concordam contra o Flash
- H.264 será gratuito para sempre!
- YouTube WebApp em HTML5
- Chrome é o 1º browser a suportar Sandbox do HTML5
- Mozilla gosta mais de HTML5 do que de Flash
- Quake II portado para HTML5, adeus flash
- Desenhe o seu Mural em…. HTML5!
- Adobe admite risco da politica Apple “não ao flash”
- Gianduia – Nova tecnologia Apple para substituir o Flash?
- Desempenho do Flash no Android 2.2 é doloroso