PplWare Mobile

Verizon testa ligações de 10Gbps

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Rui says:

    E velocidade de escrita para essa velocidade toda?

  2. RubenR says:

    A mim bastava-me que a sapo estabiliza-se os 4mb que pago -.- lol.

    Ou os discos rígidos começam a ganhar velocidade de escrita ou as marcas comecam a apostar no SSD a séria porque se se avizinham velocidades destas…

  3. Simões says:

    Em relação a este tema.

    Em Portugal os fornecedores de internet não são obrigados a garantir um valor minimo de ligação?

    Tenho um amigo que tem uma ligação (por cabo) de 4 Mb de um determinado ISP e no passado Domingo tive a usar a net dele e não obtive velocidades acima dos 30 KB/s, tanto a abrir páginas como em downloads directos.

    O que se traduz num valor inferior a 20% do valor contratado.

    Ele disse que era sempre assim . . .

    A minha pergunta é:
    Os fornecedores de internet não são obrigados a assegurar um minimo de velocidade de ligação?

    Nota:
    A contratação de um serviço de 4Mb tem explicação.
    O meu amigo vive numa aldeia em que a cobertura ADSL está agora a chegar. . .

    • Wilson Silva says:

      Também estou curioso sobre esse assunto.

    • Conimbrigae says:

      Na verdade não há nada específico a respeito das velocidades da internet. O que as empresas têm que fazer é cumprir pontualmente o contrato (princípio do «pacta sunt servanda»). No contrato está geralmente escrito que a velocidade contratada se refere a um valor máximo e que pode haver variações. Acontece que deve ser protegida a legítima expectativa do consumidor e em casos em que a velocidade se torna muito reduzida cabe ao consumidor reclamar, dirigir-se à empresa e escrever no livro de reclamações, entrar em contacto com as Associações de Defesa do Consumidor (apDC, ACOP, Deco). Com isso o consumidor pode exigir a redução do preço, o cumprimento pontual do contrato e pode resolver o contrato se quiser.

      • NT says:

        Boas,

        Ele que faça screenshots durante um mês, depois é ter a certeza que a lentidão não é provocada por vírus, actualizações, router etc (recomendo um live cd de uma distro de linux e o computador ligado directamente o modem fornecido pelo ISP), ao final do mês se a ligação for muito abaixo do normal (acho que pode considerar o tarifário abaixo, por exemplo) ir lá com os screens e pedir a anulação da factura, se recusarem pague a factura e depois exigir o tal livrinho vermelho. Andei nisto uns meses e tive esses meses todos devolvidos!

      • Simões says:

        Pois.
        O problema é que a pessoa em questão não é grande especialista em internet, por isso não vai conseguir fazer medições de velocidade de tempos a tempos.

        Problema de vírus, não me parece pois tinha formatado a máquina nesse fim-de-semana.

        De qualquer das formas, obrigado pela explicação.

      • the_doop_man says:

        Em todos so casos em que a vossa velocidade esteja a baixo de metade da velocidade contratada o cliente tem direito a uma reduçao do preço da mensalidade pois os serviços minimos nao estao a ser garantidos, isto esta consagrado na lei portuguesa ja me aconteceu o que tem de fazer e reclamar com o provedor do serviço e se necessario livro de reclamaçoes e queixas na DECO, eu diria aqui o artigo de lei que procurei da ultima vez mas ja la vao uns anos sobre o assunto mas e facil de procurar Google.
        Outra coisa que é feita e que me aconteceu e é perfeitamente ilegal mas estamos no pais que estamos é, temos serviço Sapo ja a uns anos (3 no meu caso) sempre com ligaçoes estaveis sempre a migrar de velocidades quando os pacotes mudam e no dia em que o MEO ficou disponivel na minha zona eu e todos os meus amigos e conhecidos vimos as nossas velocidades desceram de forma consideravel (meu caso 4mb para 70kbs) resposta do serviço da sapo que eu estava muito longe da central e que a linha era muito instavel curiosamente nos anos anterios nd aconteceu e nunca tive problemas ate eles me quererem empurar o novo serviço pela garganta a baixo pois a primeira resposta que sempre ouvi as minhas reclamaçoes era “O MEO esta disponivel na sua zona com esse serviço nos garantimos que tem a velocidade”. Pois apos algumas reclamaçoes o meu serviço sapo voltou ao normal e ate ao dobro da velocidade que tinha isto sem mudar de linha e nunca mais tive problemas.

        Moral nao se deixem enganar ninguem vos come um pedaço por reclamarem o que é de direito vosso pois estamos a pagar. Informem-se procuram na net porque a unica coisa que eles sabem fazer bem e tentar comer-nos por parvos..

        • Simões says:

          Fogo, eu não mencionei o fornecedor em questão, mas parece que toda a gente está a ter queixas do sapo.
          O caso do meu amigo também é da sapo.

          Não sabia essa regra dos 50% da velocidade.
          Se isso for verdade ele está a baixo disso.
          Agora é dificil de o provar, pois podem sempre argumentar que é da hora do dia ou o problema é da máquina ou que lhes é alheio por algum motivo. . .
          De qualquer das formas tenho de o incentivar a fazer queixa.

        • Conimbrigae says:

          Não existe na lei nada a respeito desses 50%. O que existe é uma cláusula geral exige que os bens fornecidos e os serviços prestados tenham a qualidade contratada. Isto está no Dec.-Lei n.º 67/2003. Para além disso existe a Lei do Consumidor (Lei n.º 26/94).

    • Diarreia Mental says:

      A estratégia em PORTUGAL é assenta numa única palavra…… “até”….. Ligação até 50Mbps. Visto isto, 10kbps engloba-se nos “até” 50Mbps, logo, não estão a quebrar nenhuma clausula contratual.
      Quando garantem uma ligação de 50Mbps, é a ligação entre o router e a central… daí pra frente não é da responsabilidade deles.

      • estigonhof says:

        O que acontece se toda a gente em Lisboa abrir a torneira da água ao mesmo tempo?

        O que acontece se toda a gente em Lisboa sair com o carro para a segunda circular ao mesmo tempo?

        O que acontece se toda a gente usar o telemóvel ao mesmo tempo (exemplo: passagem de ano)?

        O que acontece se toda a gente ligar os aquecedores, micro-ondas, fornos e secadores ao mesmo tempo?

        Tal como em todas estas redes, o principio da não simultaneidade se aplica nas telecomunicações fixas. O cliente contrata de facto algo, mas é impossível ao operador garantir o que quer que seja em qualquer destas redes.

        Depois há operadores mais chulos que outros e que se aproveitam deste principio para não desenvolver a rede como deveriam, para poupar custos: ZON.

        • the_doop_man says:

          1 o que se passa na final de ano e natal é uma vergonha eu tou a pagar o serviço e bastante caro (como é normal em portugal)se querem operar se querem fazer promoçoes e afins para atrair mais clientes instalem capacidade.(dou exemplo em Coimbra na queima das fitas perto do recinto a TMN tem a decendia de instalar antenas moveis para reforçar o serviço visto haver muito mais utilizaçao, coisa que a vodafone da qual sou cliente nao faz nem se importa em tentar solucionar)

          2 se toda a gente em lisboa abrir a torneira ao mesmo tempo nao vai faltar a agua porque a empressa que trabalho com o sistema ao longo dos anos tomou medidas que garantem o fornecimento do serviço mesmo em situaçoes de alto stress da rede (instala-se mais capacidade de serviço do que os clientes que pretendemos servir)

          3 ainda nao pago para circular nas estradas nacionais(tirando alguns casos e alguns impostos anuais)e o espaço para a instalaçao de novas estradas e muito mais reduzido e caro do que instalar fibra para ter mais capacidade por isso esse é um exemplo estupido

        • Conimbrigae says:

          Belo raciocínio. Quer dizer então que uma empresa pode se propor a servir mais clientes do que aqueles que consegue suportar? Eu sou advogado, se eu tenho mais clientes do que aqueles de cujos problemas consigo dar conta e perco um prazo perco a minha cédula profissional. Os contratos são para ser cumpridos e o consumidor não tem culpa de que a empresa não tenha condições de servir a todos os seus clientes.

        • Conimbrigae says:

          Aliás… só para acrescentar… essas analogias são completamente absurdas.

    • Emanuel says:

      Normalmente no contrato tem la uma clausula a peequenino a dizer que a velocidade está limitada às infra estruturas existentes e que não é da competencia deles… qualquer coisa desse género.

    • Emannxx says:

      Se for Cabovisão, é geral pois ultimamente a rede está com problemas… tive duas semanas em que não conseguia fazer um download acima de 50Kb/s. Agora está melhor, mas ainda há pessoas a terem problemas.

  4. ruben says:

    A PT tem estado a fazer testes na área da fibra óptica, através da PT Inovação, mas a velocidade era de SÓ 2,5GB. A tecnologia era a 10G GPON que segundo me parece pelo nome devera alcançar os 10GB. Eles que testem e implementem no país TODO.

  5. Oh my god! Nem dá tempo para ir beber um café enquanto se faz o download de um filme ripado de BlueRay (cerca de 15GB)… haha

    Muito bom, mas, além dos anos que demorará a chegar ao nosso país e mais precisamente às nossas casas (talvez os meus netos venham a poder usar), os computadores, routers e tudo mais, teriam que ser substituídos. Mas, como tardará a chegada, até lá, as tecnologias vão sendo melhoradas (placas de rede, etc) e assim, um dia estaremos todos aptos para receber estas velocidades…é apenas o que acho.

    Mas sinceramente, em Portugal bastava mesmo que todas as cidades e vilas tivessem no mínimo um acesso bom a velocidades mínimas de 24megas. (o que não acontece fora das cidades).

  6. Roberto Patricio says:

    LOLOL, Não e preciso ir lá para fora, para saber que andam-se a testar velocidades de 10GB, a Portugal Telecom já anda a testar essas velocidade, já há algum tempo, e só preciso estarmos a tentos, nada mais.

  7. ruca says:

    Eu tenho MEO fibra a 100 Megas e já acho muito bom.

  8. Jonnybravo says:

    Não deveria ser 10 Gbps em vez de 10 GB?

    Estamos a falar de velocidade, correcto?

    • João Ribeiro says:

      Bem visto…Um pormenor que realmente faz toda a diferença =)

    • pem says:

      Sim o titulo da noticia esta errado é 10Gbps (gigabits).

      P.S. com uma ligação desta a velocidade de download em gigabytes é aproximadamente 1.2 GigaBytes por segundo. O PC também não tem nada de mais excepção de uma placa de rede com suporte para fibra óptica e a RAM a fazer de disco, a razão pela qual conseguem usar a totalidade da largura de banda.

  9. Eu tenho meo a 10 Megas e vou com sorte 😛 lol mas pq acham tão importante a velocidade de download, ninguem se lembra dos uploads?

    • Paulo Martins says:

      A velocidade deles era simétrica que em Portugal quase não existe, o único ISP que conheço com velocidades simétricas será a ZON com o tarifário de 1 Gbps mas também é um absurdo o preço da mensalidade que eles pedem.

      De resto os valores de upload rondam cerca de 10% dos de Download.

      • estigonhof says:

        certo, mas é nas zonas onde a ZON tem realmente fibra óptica como a PT, ou seja, 1 bairro em lisboa e 1 bairro em braga. Alem do mais a mensalidade é 250 euros, durante um periodo de 24 meses…

        de resto, o DOCSIS, tecnologia usada pelos operadores de cabo, limita terrivelmente a velocidade de upload… esta é muito inferior a qualquer dos concorrentes não-cabo

  10. vasco says:

    GB = Gigabyte
    Gb = Gigabit

    GB é diferente de Gb

    1 GB = 8 Gb

  11. RT says:

    Not a big deal! É mais um video de markting… acho que para o home user nao tem sentido ainda tais velocidades, mesmo com IPTV. além que isto iria aumentar o custo da estrutura OTN em mt!

    Em relação a testes já se testa 100Gbps e já está nas infraestruturas dos ISP 40Gbps… acho que nao tem sentido isto chegar a casa, por enquanto. Isto tudo depende do custo por bit

  12. RCS says:

    Isto com o Traffic Shapping actual é quase indiferente.

  13. dajosova says:

    apesar de gostar dos meus 60Mbps da ZON só tenho uma palavra para descrever isto:

    BRU TAL :p

  14. Andre says:

    a PT ja tem prototipos disto há muito tempo:

    https://pplware.sapo.pt/informacao/vem-ai-a-internet-a-10-gbps/

    o problema e que ainda nao ha mercado…o hardware ainda nao esta evoluido o suficiente…

    E sim isto é PT:)

    • Vítor M. says:

      Sim isso é verdade, o hardware e acima de tudo “clientes que paguem” o preço por esta tecnologia, os próprios serviços de transporte deste tipo de informação ainda não são estáveis e a infra-estrutura não está preparada.

      A tecnologia é possível, a tecnologias já foi testada, mas há uma grande avanço conjunto que tem de ser dado.

  15. Nuno José says:

    Para quem não percebeu, eles estão a usar Ubuntu Linux 😀

  16. jpng81 says:

    Isto hoje em dia, parece que a internet é uma velocidade estonteante com os 100mb e 200mb parece que estamos na internet á velocidade da luz… mas quando se vai a ver as velocidades de upload é tipo uma “anedota”, quer dizer velocidades de upload a 1Mb lolololololol esta parte nunca mostram ao público quando estão vender o peixe na televisão e outras publicidades. Para que me serve ter 100mb de internet em fibra se o upload é uma arrastadeira todo tamanho. Hoje em dia só se consegue tirar partido destas velocidades de 100mb em download em torrents pois um utilizador vai buscar vários bocados de um ficheiro que muita gente partilha e aí talvez se consiga tirar partido de toda a largura de banda, porque o problema encontra-se que toda a gente tem velocidades de upload de 1mb portanto por mais que eu queira sakar a 100mb o outro utilizador só me vai enviar no máximo 1mb. 😉 eles sabem muito.

    • estigonhof says:

      a fibra é bem melhor que o cabo… o DOCSIS, tecnologia usada pelos operadores de cabo, limita terrivelmente a velocidade de upload… esta é muito muito inferior a qualquer dos concorrentes não-cabo (mesmo ADSL).

  17. Jaime Almeida says:

    Segundo algumas noticias, algumas companhias (pelo menos 2 diferentes, e uma detém o record de 750mb/s em 400metros) já foram capazes de espremer mais velocidade (700mb/s) da existente rede disponível (cobre). Se as operadoras não aumentam as velocidades é porque não querem, estão a mamar dos nossos bolsos e deixam-se estar à sombra, e nós claro a pagar os gordos.

    • estigonhof says:

      isso implica teres 2 pares de cobre em casa, quando agora só tens 1… estás a ver o impacto de esburacar as ruas e as centenas milhões que se iam investir no cobre, que é um meio obsoleto?

      Melhor para o operador e melhor para o cliente, é a aposta na fibra óptica… é igualmente caro, mas as velocidades são muito superiores: hoje são 300 megas, amanha podem ser 10 gbps

  18. Pedro Torres says:

    Moro numa aldeia, muito perto da civilização, só para terem ideia. Estou a 5 minutos de carro da Póvoa de Varzim e de Barcelos. A 15 minutos do Porto, Viana do Castelo e Braga.

    Para ter 4 megas de NET (SAPO) é um ver se te avias!!! Sempre muito lento, dizem eles que é da infra-estrutura….. Fibra é só para o pessoal da cidade e quando é!? A PT segundo informação (que me passaram) tem a colocação de Fibra suspensa e isto porquê?

    Fácil. Então a PT vai estar a largar os €uros em infra-estruturas para virem os concorrentes e pagar o aluguer das Linhas fornecer o mesmo ou melhor serviço? LOL

    É o país que temos!

    Pago o mesmo que o pessoal que supostamente tem o mesmo serviço que o meu, mas a qualidade fica muito aquém devido aos locais de acesso, muito distintos como é o meu exemplo.

    Faço os testes de cobertura para o MEO ADSL e o teste, não passa.
    Por 3 serviços distintos (telefone PT / SAPO ADSL / MEO Satélite) estou a pagar 52euros.

    Falo com um técnico da PT e ele disse-me que o teste não passa, mas posso ter este serviço em minha casa pois ele garante-me que o pode instalar. Pois é… mas como o teste não passa eu continuo a pagar os 52euros, pois à PT não interessa mesmo nada que eu passe a pagar menos 10 euros e qq coisa por mês, por um serviço que supostamente até seria melhor.

    Aqui o “PATO” vai continuar a pagar mais para ter menos. Mas não será por muito tempo……o copo está a encher e daqui a nada transborda e mando estes tipos todos pró ca…lho!!!

  19. Diogo says:

    Que inveja vc ai chegando a velocidade de 10GB e aki no Brasil so tem ate de 100 mega e custa apenas R$599, por mes !! 🙂

  20. CMatomic says:

    minguem reparou no gnome : )

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.