PplWare Mobile

Uso de telemóvel na escola…

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Vitor Aires says:

    Dou os parabens ao Ministerio da Educção Italina por esta medida, e espero que seja também implementada em Portugal. Dou aulas, e apercebo-me que muitos alunos estão mais intressados em mandar sms (malditos sms de borla), do que participar na aulas.

    Já agora também extendia esta medidad ao leitores de mp3.

    • FIALHO says:

      Se calhar porque a professora não dá aulas onde as coisas interessa aos alunos, porque se a aula for de interesse eles vão lhe ligar mais do que ligar o telemovel. Acho eu

      • Pessoal says:

        Tipo se o professor der uma aula interessante ninguém vai ligar ao móvel, muito pelo contrário vamos sempre ligar ao móvel (experiência pessoal)

  2. Xydie says:

    @Vitor Aires

    Não querias mais nada….!
    Vives em que mundo? no mundo da solidão, onde não há comunicação?

    O problema está nos alunos…ora se os alunos não querem aprender…problema deles…! Acho que já são grandinhos para pensar que estão a perturbar os seus estudos (ou não) com o telemóvel…!

    E já agora?
    Eu quando estudo tenho sempre o leitor MP3 ligado….a ouvir música a estudar ao mesmo tempo…não me incomoda…mas não consigo estudar em pleno silencio absoluto!

    Você que é professor…a sua função é ensinar…
    A dos alunos está em aprender…
    Se eles ‘cagam’ para isso…
    A sua solução também está em ‘cagar’ para eles!

    Open your mind!

  3. Luis says:

    Agora esperamos que esta medida também chegue cá. Sem dúvida que os telemóveis são um motivo de distração nas aulas.
    Caro Xydie .. tás mal habituado!!

    • FIALHO says:

      Amigo luis se ele está enganado tu tambem estás, porque se os alunos não podem ter telemóveis, as professoras tambem não o podem ter para namorar nas aulas enquanto os alunos fazem teste

  4. Navyseal says:

    Na minha escola os telemóveis eram confiscados até ao final da aula e se o aluno dissesse que não estava interessado em aprender podia ir embora de livre vontade, com falta disciplinar e os pais seriam notificados.
    Ter um aluno a ver sms vai fazer com que os outros também se sintam a vontade para o fazerem.
    É verdade que as aulas são uma seca na sua maioria é so blablabla o tipo de ensino que se pratica não é o adequado para a idade do jovem pois não o motiva, mas tendo este tipo de distracções ainda é pior.

    Professor na sala de aula deve ser visto como autoridade e nos dias de hoje isso parece estar a ser perdido. Há sempre maus e bons professores, mas os alunos deveriam ser livres de preencher um livro de reclamações para isso e não propriamente contestar a autoridade do professor dentro da sala de aula. Por outro lado alguns professores são patetitos e deixam-se subordinar por aquele grupinho de alunos que só anda la obrigado. Deixem-nos ir a vida deles, tirem-nos das salas para fora ou até mesmo das escolas, façam o que a função publica faz quando perdem regalias -> greve.

    • FIALHO says:

      Navy seal, as pessoas queixam porque os alunos levam porrada. queixam-se porque levam de tudo e tu afinal esperas que eles se queixem como, a falar, há professores capaz de saltar para cima de um aluno em menos de nada, toma isso em atençaõ, ou violar ou ser violado

  5. Xydie says:

    @ Luis

    Não é mal habituado…
    Ora, eu pessoalmente uso o telemóvel na sala de aula…mas claro nao me ponho a exagerar o envio de sms…por um bloco de 3h de aula eu envio em média de 3 sms…

    digam-me….é assim tanto 3 sms?
    Ou melhor….se o aluno não é motivado com a aula….
    MENOS MOTIVADO SERÁ SEM SMS….Acreditem! As aulas passarão a ser mais aborrecidas, mais secantes….etc…
    tal como disse antes…se o aluno não quer aprender…PROBLEMA DELE!

  6. paredes says:

    Ai a falta que faz nas salas de aula deste país à beira mar “todo regalado”
    aquelas réguas e aquelas canas até mesmo uns puxões de orelhas ……
    Tenho conhecimento de “casos” em que crianças da pré já levam e se entreteem na sala com os seus télélés.
    Porra … haja alguém que crie ao menos um mínimo de regras, depois quem quiser aceitar aceita e quem quiser bricar nas salas, que brique lá fora e deixe aprender quem quiser.

    • cd says:

      Ainda a semana passada li um artigo sobre as razões da Finlândia estar a anos luz dos outros países na educação. Eram apresentados muitos exemplos e um deles, de grande importância, era a utilização de novas tecnologias na sala de aula, desde os computadores e tablets e, pasme-se, os alunos da primária (1 º ano) podiam e deviam levar telemóvel.
      Claro que podemos sempre voltar às réguas e canas e continuar a ser um país atrasado em todas as áreas

  7. Knozer says:

    Sou aluno e sou a favor de tal lei pois quantas nao sao as vezes que so meus companheiros nao passam masi de metade da aula a mandar mensagens e a ouvir musica, filmar cenas e cosia do genero que distrai sempre, mas se facto a parte dos SMS de borla e a pior pois eles agora ate ja decoraram o teclado e mandam SMS sem olhar pro Telele mas com resultados obios, a distracçao.

    Se tal lei fosse usada ca em portugal sou completamente a favor, e como falaram aqui 3 SMS e pouco mas e que nao sao so 3 SMS sao os 3 SMS masi outros tantos que enviam pra fulano e baltrano e os SMS que recebem e os videos que mostram ao colega e tal, e parece que nao mas distrai sempre quem esta ao lado alem de ser irritante.

    Sera que muitas coisas serao assim tao importante pra nao poderem espera 90 minutos pra se mandar no intervalo? Axo que nao pois eu vejo as mensagens e sao do tipo:

    «entao td?» e o outro responde «E que seca o stor nao da descaso nunca mais acaba a aluna» ou «ola amori, bjs» e o tal «amori» responde «amo-te muito e coiso tal …»

    querem ir por engate vou no intervalo e em casa

    Desde ja o bem haja ao pessoal

  8. Anibal Ferreira says:

    @Xydie
    Nem sei que te diga, as tuas respostas deixam-me sem palavras, felizmente que haverá alunos diferentes de ti (espero bem) ou então estaríamos prestes a ver sair das escolas uma geração de alienados e mentecaptos.

  9. Xydie says:

    Confessem lá….
    sem telemóveis…se kalhar a vida seria um pouco mais aborrecida como antes…!

    Isto claro….nao sou totalmente dependente do telemóvel…

    Olha se kiserem saber…na minha faculdade nos até temos telemoveis em cima da mesa…alem disso…o prof nao se preocupa com isso! mas é claro ninguem tá a teclar constantemente…pode-se enviar uma ou outra sms…! Acreditem ou não…somos a melhor turma do curso!

    Caso se pense…os telemóveis podem dar um pouco mais ‘motivação’ á aula…tornando assim um pouco mais ‘leves’ e menos ‘secantes’!

    Pensem também nos favores e nao só nos contras….yah?

  10. m4n_in_bl4ck says:

    @Xydie

    Já sei que és estudante, mas mesmo que não o tivesses dito, professor não eras de certeza… Não estamos aqui a dizer que o telemóvel devia ser banido da nossa sociedade, muito pelo contrário, mas o uso do mesmo na escola é, na minha opinião, bastante desadequado. O aluno pode até ‘cagar’ para o professor e ficar distraído, o problema é que o aluno não se distrai sozinho e atrás dele vão mais uns quantos: ou porque param para ver o que ele está a fazer ou porque entram também na diversão…

    Não é necessário que medidas destas sejam aplicada pelo M.E., basta que a escola tome a medida através do seu regulamento interno. Sei de algumas por exemplos, onde os alunos usaram os telemóveis para gravar vídeos, alguns deles mesmo durante as aulas, que mais tarde começaram a circular na Net. Isto não é só probido por lei como é também uma imensa falta de respeito e vergonha para o professor responsável.

    O que na minha opinião devia ser utilizado na sala de aula era os computadores e não os telemóveis.

  11. Vitor Aires says:

    Sem telemóveis a vida era gira à mesma.

    Lembro-me que quando saíamos, o pessoal aparecia todo, sem toques nem nada. Fazia reuniões de lista, para a AAC, sem SMS e telemóvel era somente passar a palavra.

    Agora, Xydie dá-me me impressão que és um bom aluno. O problema é que se põe aqui que os alunos médios é que se distraem imenso (seja no uso do telemóvel ou/e mp3), e depois não entendem a matéria, e alguns perdem até o fio da meada, e isto numa turma de 25 será sempre em alturas diferentes, por mais que a matéria seja dada de um modo motivador. Quem é que nunca escreveu um sms num concerto? num jogo de futebol ?

    Para terminar, antes da massficação do telemóvel e internet o nosso mundo não era um mundo da solidão, havia é claro comunicação, e de certeza absoluta que a sua qualidade era superior à actual.

  12. BisMarques says:

    Esta geração do SMS dá-me vontade de rir!!!

    Telemóveis? Mp3?

    Já agora levem o gameboy para as aulas!!!

    Como é que alguém pode estar com atenção nas aulas, e a ouvir o que o professor está a dizer, se estão a brincar com o telefone e a ouvir música?

    Se vocês tivesem um professor com ELES no sítio, já não brincavam nas aulas!

    Mas a solução para acabar com a palhaçada dos telefones nas aulas é simples, basta prepôr ao concelho directivo, a compra daqueles aparelhos que bloqueiam o sinal dos telemóveis numa determinada área, e depois é ver os artistas dos sms a moer a cabeça porque é que não conseguem enviar/receber mensagens ou telefonemas!he he

    Conheço um restaurante que comprou um desses aparelhos para lá colocar e resultou em pleno!
    Como diz o dono da casa, as pessoas têm que meter na cabeça, que quando vão ao restaurante, vão para comer e conviver e não para estar a encomodar as outras pessoas com os telefones contantemente a tocar!

    Esta lei deveria de estar em vigor em Portugal já à muito tempo!!!

  13. Gerardo says:

    MP3 numa sala de aula? Só tenho 24 mas devo ser antiquado pois acho um disparate total. E para quem diz que o “prof” deve cagar em quem não esta a prestar atenção é porque nunca deu aulas ou apresentou um trabalho e tava toda a gente a cagar para ele…. ai fica-se sem motivação nenhuma… pois é, dizem que as aulas não motivam, mas esquecem.se que o “prof” também não está motivado com putos estúpidos que preferem ser ignorante e enviar mensagem em “pitolês” “amorx poix xto tão xatiado com exta aula xecante” …. haja paciência

  14. n_u_n_o says:

    Leis e mais leis… se depois não forem respeitas para que servem?

    E cá vai mais um exemplo, na minha nem entrar com um telele de camara se pode… na pratica toda a gente leva
    mp3 proibir? era essa lei a vir e eu a sair da escola…
    se bem que nas aulas não use nada disso, talvez uma vez por outra numa aula prática, mas coisas que sejam minimamente importantes

    Não é do genero “Oi, tipo, tá tudo bem tipo?!” X-D

  15. Carlos says:

    Pois é BisMarques e Gerardo, não havia sms mas havia troca de bilhetinhos, outros tempos mas as mesmas intenções hehehe aiai saudades

    Bem Haja
    Carlos

  16. Lápis Azul says:

    E de quem é a culpa? é de todos e de ninguém!
    Eu tive a felicidade de ter uma boa formação de uns pais que ainda souberam o que é viver sem liberdade. Faço parte da 1ª geração rasca.
    Obviamente que quem diz que antigamente é que era bom está errado, mas também é verdade antigamente o professor era uma figura da sociedade por quem se tinha grande respeito e admiração, coisa que hoje em dia, os meninos e alguns pais desses meninos teimam em enxovalhar, agredir e até “cagar” neles.

    @Xydie
    A tua professora primária não se cagou em ti. Sabes ler e escrever.

  17. zégato says:

    …”um vídeo captado através do telemóvel que exibia imagens de um jovem deficiente a ser espancado “…..
    Com merdas como esta ,os putos queriam o quê?
    Paga o justo pelo pecador.

  18. Pedro says:

    Eu como aluno acho que o telémovel não deve ser banido, no entanto defendo que, pelo menos até ao final do ensino Básico, sempre que se apanha um aluno ao telemóvel o telemóvel deve ser confiscado até ao final da aula e em casos de alunos reincidentes, o facto deve ser comunicado ao encarregado de educação (salvo em casos excepcionais comunicados previamente ao professor).

    No ensino superior (e mesmo no secundário) penso que isso não deve ser aplicado, os alunos frequentam porque aparentemente querem e desde que não perturbem quem quer estar atento, podem perfeitamente estar a fazer outras coisas, além disso já são bem grandinhos para verem o que será melhor para si. Em termos de atenção, posso dizer que no meu caso pessoal, em muitas aulas estou mais concentrado na própria aula se for fazendo outras coisas durante a aula (mas os mecanismos de cada pessoa para ter atenção diferem de pessoa para pessoa). O importante é que os alunos que possam eventualmente estar distraidos não prejudiquem a aula e respeitem o professor e os colegas.
    Mas por exemplo, se um professor pedir para os alunos não “brincarem” com o telemóvel, o pedido tem de ser respeitado…

  19. Rui Melga says:

    Assim vai o eduquês…

    https://www.youtube.com/watch?v=Z2UKBSVol_c

    Se um dia tiverm filhos, o melhor é emigrarem….

  20. rosamaria says:

    fiquei com vergonha ao ver o video ha bocadinho na tvi.
    nao sei o q esteve por tras daquilo, mas sou COMPLETAMENTE contra o uso de tel. durante as aulas. certamente a professora tirou-lho pq ela estaria a usa-lo. como pode acontecer uma coisa daquelas?

    a aluna devia ser castigada e bem!!!
    UMA SEMANA FECHADA NUM QUARTO A PAO E AGUA E A VER O VIDEO
    mal educada! que nojo!nem tenho palavras!

    nem q ela pedise DE JOELHOS desculpa à professora, aos colegas, ao país inteiro, nao tem desculpa!

    sempre tive e tenho o maior carinho e respeito pelos professores, acho a sua profissao das mais bonitas, tenho pena de nao o ser, pois os meus pais nao tinham dinheiro para me por a estudar.

    esta aluna devia ir era lavar sanitas e enfiarem-lhe a cabeça por ela abaixo e puxarem o autoclismo para ela nao aparecer mais.

  21. Inês says:

    Vi esse mesmo vídeo há pouco no youtube.
    Das coisas mais degradantes que já vi.
    Na minha aula de Física e Química fazemos uma coisa que até acho o mais correcto.
    Simpatizamos bastante com a professora, e ela arranja sempre maneira de dar umas aulas bem interessantes.
    Todas as aulas, quando entramos na sala, pousamos o telemóvel na secretária dela (em modo silencioso obviamente). Isto numa turma do 11º ano.

    Mas lá está.. isso vai de cada um..
    Do facto de o professor se relacionar bem com os alunos e da reacção destes.

    é preferível ser assim do que depois vir.mos cenas degradantes sem cabimento de “pitas estúpidas” a quererem dar uma sova num professor por lhes tirar o telemóvel a meio de uma aula.

    Gente desta que anda a passear os livros devia ser posta a lavar casas de banho (como a D. Rosa Maria disse) para ver o que é vida sem estudos. E mesmo assim era capaz de ser demasiado digno para eles.

  22. viriato says:

    Claro que os telemoveis deviam ser obrigatorios nas aulas. Já estamos fartos de sexo!

  23. manuela says:

    é mais que veridico, esta é a GERAÇÃO NESTUM, criado como os flocos de milhoi que levemente esvoaçam.
    Os telemoveis são um bem necessario e dentro da sala de aula a aprendizagem é duma necessidade ainda superior a do vasculhar o telemovel e se há alguem que esteja aborrecido, há sempre alguem que quer aprender.
    Que falta de respeito é esta. pela professora e pelos demais alunos que querem evoluir?
    Esta geração esta acostumada a ouvir sempre SIM, um não ou uma contraordenação dá direito a uma revolta. Sou do tempo das reguadas, das vezes que apanhei serviram-me pras outras, o medo e o respeito por vezes estavam de mão dada e se antigamente os professores e pais eram olhados com respeito e até admirados, hoje em dia são debochados por putos que da vida nada sabem, mas ousam fazer de conta que são grandes com atitudes destas? Até quando é que vamos deixar de nos manipular por miudos, eles sabem perfeitamente que não se lhes pode fazer nada, um miudo que apanhe umas lambadas em casa dos pais, os pais estão lixados, depois dizem que os pais não os educam, não podemos!!!, os miudos fazem queixa e os pais tem a segurança social e tribunais a perna pra não falar nestas novas doenças: hiperactividade, esquizofrenia…. Na escola a situação se repete. OS MIUDOS SABEM, PORRA!!! Nós os adultos estamos a perder o controlo e deixarnos orientar por cabeças chochas das crianças, se nos que somos adultos não ensinamos o bem e o mal, são eles que sabem??
    Meus meninos, ao qual ainda me incluo por ainda estar na casa dos 20, haja respeito por quem Vos educa, mas a culpa nem é vossa e sim deste estado ESTUPIDO que defende de mais os valores errados, as palmadas, castigos, lambadas e mesmo reguadas durante os primeiros anos de escolaridade seriam a solução ideal para elimninar estas actos corrosivos da sociedade, umas palmadas NUNCA fizeram mal a ninguem e se fosse eu na situação da profssora tinha-lhe dado umas, acontece que houve alguem que de tão mal se portar, apanhou e hoje que governa pensa que a actos como este dando-lhe a pouca importancia que tem dado está claramente a defender e originar uma enorme bola de neve. Sabem que vos digo, um dia seremos pais e estas atiudes não são as melhores como exemplo, e esperem para ver e vos garanto: um dia assim como esta prof, em casa levaremos porrada dos nossos meninos e virá alguem por tras justificar o errado, que é o que os psicologos hojem em dia estão a fazer, em vez decorrigir e censurar o acto desta aluna que tem 15 anos e não 5, que já tem a perfeita noção do que está errado e certo, afinal ela sabe que é proibido o uso do telemovel dentro da sala de aula porque a revolta, certamente o telmvel seria-lhe devolvido no final da aula, mas mesmo assim vem uma pedopsicologa dizer a Tv que ” ela encara o telemovel como sendo parte de si, parte do seu corpo” agora digo eu: se “faz” parte do corpo, porque não o esconde como o faz com as mamas?

  24. “Os problemas existem para que fiquemos fortes nos dias de tempestade” e as soluções existem, mas neste país de brandos costumes , sempre tentamos resolver sem investir, e nada como: eletrónica contra eletrónica.

    Existe á algum tempo em repartições do estado e em alguns monumentos nacionais, hospital em Lisboa e em escola no Porto. Vejam a pagina http//vigianet.com

  25. IvazZTIcU** says:

    Eu axu important az pessoas terem us seus telemoveiz…maz n naz aulas…esse tal de viriatu devia era tr vergonha pelo comentario q fez…loOl parabens ao governu Italianu…

  26. Carla Larião says:

    Sinto-me indignada pela injustiça cometida para com o meu filho

    Boa tarde Tenho uma questão para vos por. Recentemente tem havido varias queixas de professores contra alunos, e quando são os alunos a ter reclamações? como fazer? A directora de turma do meu filho disse a turma para quando levassem telemóveis para as aulas para em cada aula que entrassem desligarem o telemóvel e a seguir o entregar a respectiva professora, o meu filho não costuma levar o telemóvel para a escola mas quando e preciso como foi da ultima vez levou-o, acontece que ele entrou na aula desligou o telemóvel e entregou a professora que por sua vez o pôs em cima da secretária,como era uma aula de evt foi-me dito pela professora que andavam todos em pé, acontece que alguém pegou no telemóvel e o pôs em cima da secretaria do meu filho, o qual ele não guardou uma vez que estava ao cuidado da prof.(inocentemente) tocou para o intervalo e o meu filho saiu (com a pressa de ir brincar 12 anos) ,ia a meio do corredor e lembrou-se voltou para traz e a prof já não sabia do telemóvel, foi chamada a directora de turma mas o telemóvel não apareceu mais, dei queixa na policia . Agora ninguém se responsabiliza pelo desaparecimento do telemóvel , será que foi o meu filho o responsável por ter acatado a ordem da professora? Será que fui eu que não o eduquei bem? que hei-de fazer? Já se passaram 3 semanas desde o sucedido e nada de respostas só me dizem que estão a espera que o telemóvel apareça.
    Sinto-me indignada com esta situação porque quando os miúdos não obedecem aos prof. são mal educados e quando obedecem? são o que?
    Axo uma injustiça o que aconteceu com ele , pois alguém deveria de ser responsável pelo que aconteceu e não o meu filho, o mal e os pais calarem-se e não fazerem queixa deste tipo de situações porque tem medo de represálias da parte dos prof e da escola

    • MarcoG says:

      Boa tarde a todos.
      Opinando apenas sobre esta questão, até porque está colocada de uma forma clara e simples, eu logicamente atribuo culpas, e não leve a mal, ao Encarregado de Educação.
      Não sendo o telemóvel um bem essencial (à sobrevivência do aluno) não entendo qual o motivo de o transportar para a escola sendo esta um local essencialmente de trabalho e aquisição de conhecimentos e competências. Para que quer, o aluno (e muitas vezes o Encarregado de Educação), o telemóvel na escola? Por acaso essa escola não terá telefone para, se necessário, o Encarregado de Educação entrar em contacto com os seus filhos? O mesmo raciocínio deve aplicar-se aos professores, logicamente.
      O que se passa é o que já alguém frisou atrás, e muito bem, que é prepararmos uma nova sociedade que não consegue distinguir o que deve ou não ser feito e em que locais pode ser feito ou usado, no caso dos telemóveis. Os Encarregados de Educação não se apercebem que estão a educar crianças que não estão habituadas a ouvir um não?
      É que isto é tão básico que até faz confusão…

      Se hoje vivemos uma época difícil a nível de entendimento entre Encarregados de Educação, Escola, alunos e TELEMÓVEIS, devemo-la, simplesmente, aos Encarregados de Educação que não tomaram as devidas medidas quando lhes chegou, via caderneta do aluno, a informação de que este tinha usado o telemóvel durante uma aula. Se os E.E. tivessem tomado medidas mais firmes hoje não perdíamos tempo com conversas inúteis, sobre assuntos inúteis que não nos levam a lado algum.
      No entanto eu acredito que os pais não queiram dizer não aos seus filhos. Até porque estão tão absorvidos com as suas tarefas e com seus trabalhos que para os calarem dão-lhes o que querem, muitas vezes com dificuldades, para os calarem. É a cultura Portuguesa a vir ao de cima.

  27. Vítor M. says:

    Carla Larião se fosse comigo, se fosse com o meu educando, obviamente imputaria responsabilidades à professora e à escola.

    Se a regra é aplicada pela professora, esta terá de acautelar métodos que protejam os bens dos alunos.

    Mas neste país onde a culpa morre solteira, ou a Carla entra a “matar” ou nunca lhe será feita justiça. É a escola que temos…

  28. HOK says:

    Olhem por mim aulas com ou sem telemovel sao uma seca!!!!!!
    Porque os setores sao uma seca, nem dao descanso!!!!!!!!!
    .
    .
    .
    .
    .
    to farto dos setores que tao sempre a dar trabalho aos alunos devim de vex em quanto dar uma volta…etc.!!!!!!!!!!!!!!!!XP

  29. Carolina says:

    eu uso e telemovel nas aulas é uma maneira divertida de paxar o temp, a aulas msm secantes, vou deixar aqi o meu numero pra conhexer pexoal fixe
    926923832

  30. MarcoG says:

    É mesmo triste ler vários comentários colocados por aqui de uma forma tão leviana.

    • Vítor M. says:

      É a sociedade em geral. Se vemos uma ministra da educação ter uma postura tão “leviana”, provavelmente é a personalidade dela, imagino que tudo o resto seja palhaçada, engodo. Não sei, esta sociedade está com exemplos horríveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.