Uma rede wi-fi à escala planetária?
Google e Skype estão a ponderar a criação de uma mega-rede de wi-fi que facultará um acesso em banda larga e sem fios que poderá ser acessível a partir de qualquer parte do mundo.
Esta iniciativa conta com o forte apoio de uma nova operadora de telecomunicações espanhola, a Fop.
O projecto arranca com uma capital inicial de 22 milhões de euros e pretende activar os primeiros hotspots já nos próximos meses.
Mas...
Glória da espanhola Fon dura pouco.... Empresa que pretende partilhar o acesso Wi-Fi anunciou ontem ter ganho o apoio dos ISP de acesso dos EUA. Um deles negou dar qualquer tipo de suporte à companhia.A glória da espanhola Fon Technology durou pouco. Nos últimos dias, ela ganhou projecção mundial depois de ter recebido investimentos de gigantes da Internet como a empresa de comunicações Skype e o site de pesquisas Google. As duas companhias investiram € 18 milhões na Fon e no seu sistema de partilha de redes Wi-Fi.
O problema é que para que esse sistema funcione, os ISP’s precisariam concordar com a partilha no acesso dos utilizadores, o que é coisa rara em todo o globo. Como depende desse apoio, qualquer parceria ajudaria a projectar a companhia e o seu sistema. Ontem, o fundador da empresa, Martin Varsavsky afirmou que teria o apoio do ISP norte-americano Speakeasy e do ISP europeu Glocalnet.
Ao que a Speakeasy veio a público desautorizando a Fon a comentar sobre um acordo que não existia. Num comunicado oficial, a empresa disse que a "companhia anunciou falsamente ter chegado a um acordo com a Speakeasy quanto ao suporte para o sistema de redes sem fio da Fon. Isso é 100% falso. Não há qualquer tipo de relacionamento, financeiro ou de qualquer outra ordem entre a Speakeasy e a Fon".
Os analistas acreditam que Varsavsky teria anunciado este apoio por acreditar que a Speakeasy não faria restrições á partilha de redes Wi-Fi, uma vez que a empresa havia tentado fazer coisa semelhante entre os seus utilizadores. Noutro comunicado, a Speakeasy afirmou ter contactado representantes da Fon para esclarecer a questão, tendo ficado claro que não há qualquer relação entre as duas empresas. A empresa não irá abrir nenhum processo contra a espanhola Fon. Ainda não há notícia de reacção quanto ao ocorrido por parte dos investidores da companhia.
Este artigo tem mais de um ano