Um Pólo está a derreter e o outro cada vez tem mais gelo, porquê?
O Planeta está constantemente a surpreender os cientistas, monitorizam o ambiente e chegam a conclusões alarmantes. Contudo, há episódios que têm explicações complexas, por vezes milenares.
Um caso que há várias décadas tem preocupado a comunidade científica no que toca ao ambiente é o gelo dos pólos. A extensão do gelo em ambos os pólos está a quebrar recordes. Mas por razões diferentes. Enquanto o Árctico está a perder gelo a grande velocidade já a Antárctida tem mantido a sua placa gelada e há mesmo quem afirme que cresceu nos últimos anos. Mas qual será a razão?
Desde os anos setenta, a extensão de gelo da Antárctida permaneceu surpreendentemente estável. Especialmente se considerarmos o aumento das temperaturas que temos visto ao longo dos últimos quarenta anos. O chamado efeito estufa tem contribuído para esse factor e nem com os vários protocolos, como o Protocolo de Quioto, parece haver um resultado visível.
Durante várias décadas os cientistas apresentaram várias teorias para tentar explicar este fenómeno. Tem sido especulado o papel da destruição da camada de ozono e as possíveis diferenças no nível de salinidade do mar, além do reforço progressivo dos ventos da Antárctida. Mas nenhuma teoria foi tida como satisfatória. Há claramente algo que está a proteger o gelo, mas só não se sabia era o quê. A NASA agora acredita ter encontrado a resposta a este mistério.
Opostos de facto muito diferentes
Uma equipa de NASA, a NOAA e algumas universidades identificaram dois factores geológicos da Antárctida e do Oceano Antárctico que explicam este comportamento estranho do gelo no Pólo Sul. São eles a topografia da Antárctida e do oceano profundo que a circunda. Esses dois factores são fundamentais para a compreensão de como os ventos e as correntes oceânicas ajudam a formação e evolução do gelo da Antárctida.
O nosso estudo fornece uma evidência muito forte de que o comportamento do gelo no Oceano Antárctico é completamente consistente com as características geofísicas encontrados na região polar do sul. Características que são completamente diferentes das apresentadas pelo Árctico.
Referiu Son Nghiem investigador no Jet Propulsion Laboratory e responsável da equipa.
Mas afinal de onde vem esse gelo?
A variação entre a extensão máxima do gelo (em Setembro) e o comprimento mínimo (em Fevereiro) permaneceu o mesmo desde que os investigadores começaram a fazer medições: cerca de 17%.
Esta estabilidade tem sido um desafio para os cientistas. Para superar este desafio, Nghiem e a sua equipa decidiram a mudar o foco. Eles analisaram todos os dados compilados pelo satélite da NASA, o Quickscat, entre 1999 e 2009. Como resultado foram capazes de classificar os diferentes tipos de gelo e identificar padrões neste movimento.
O velho que protege o novo
O que eles descobriram é realmente fascinante. Normalmente pensamos que o mar está a congelar concentricamente do pólo para o exterior: como se fossem camadas de uma cebola. Desta forma, o velho gelo é protegido por gelo jovem que serve de invólucro. Então é assim que cresce e diminui o gelo no Árctico; no entanto, isso não é o que acontece no Oceano Antárctico.
Novas análises mostram que, pela geofísica Antárctida e ao contrário do que acontece no Norte, as correntes e os ventos empurram o gelo mais velho, compacto e robusto para longe da costa. Desta forma, este cria uma camada protectora que permite que o gelo mais jovem se desenvolva longe das zonas quentes do oceano. Portanto, a extensão do gelo é muito mais estável: esta camada de gelo de idade (entre 100 e 1000 km) isola e protege o gelo mais jovem do aquecimento global.
Esta parece ser a explicação científica que vem desvendar um dos maiores mistérios do Pólo Sul. Mas este é apenas um mistério resolvidos, mas há ainda tantos que não foram ainda descobertos.
Este artigo tem mais de um ano
É uma coisa é certo: efeito estufa existe!
MAS o mais estranho é que nenhuma medida para o continente de plastico que esta nos eua….entre havai e california.
Ninguém o vê, ninguém se preocupa…
A china manda mais de metade do CO2 que a America manda com uma area menor. Se te queres queixar queixa-te a China não a America. Para alem disso a Europa não está muito atras.
Não csg perceber a lógica. Leste o que escreveste?
Paises em desenvolvimento, nao tem a mesma culpa dos paises desenvolvidos que poluiram e desmataram por muito mais tempo. Por isso os ‘protocolos’ beneficiam os paises em desenvolvimento, mas obviamente todos devem se esforçar pra evitarem o maximo de poluição possivel. Aqui no Nordeste o calor ja esta demais 🙁 … Informaçao importante: Não desmatem, as arvores sao responsaveis pelo volume de chuvas longe dos litorais e diminuem o nivel de carbono no ar. Basta lembrar que as arvores usam o carbono em sua estrutura.
basicamente podemos poluir a vontade pois se o norte desaparece o sul duplica e ficamos na mesma..quando este planeta ja tiver dado o que tinha a dar mudamos para outro. Somos a unica civilizacao inteligente num universo, o que n falta sao mundos para poluir e viver a grande.
Tudo é possível… por isso digo que não sabemos de certeza se seremos os únicos seres em todoooo o universo… não crendo ser +1 lunático…
No tempo das caravelas também se pensava que no cabo das tormentas também existia monstros no mar que impedia a travessia… e que para la do cabo das tormentas existia pessoas só com um olho e ou com um só pé…
O universo é grande… sabe-se lá…
É MUITO MELHOR CONSERVAR O PLANETA TERRA, DO QUE ACREDITAR QUE UM DIA EXISTIRÁ UM ESPAÇONAVE GIGANTE OU MILHARES PEQUENAS, CAPAZES DE TRANSPORTAR BILHOES DE SERES HUMANOS PARA ALGUM PLANETA TÃO DISTANTE QUE TODOS MORRERIAM ANTES DE COMPLETAR A VIAGEM KKKKKKKK
Mas que raio…. Toda a gente sabe que o ar quente sobe e o ar frio desce. Logo o ártico fica mais quente e descongela e o antártico fica mais frio e congela. Duh… 😀
Pesquisa no google sobre a gravidade, talvez ajude um pouco… http://lmgtfy.com/?q=gravidade+terrestre
O anonymous não entendeu a ironia ahahahah
FOI PIADA NÉ
Super básico: no pólo norte existe um supervulcão (Mount Dutch) recém-descoberto. Com a actividade sísmica a aumentar, a actividade vulcânica nesse vulcão está aos poucos a recuperar. Ao aquecer por baixo, derrete por cima. Ouviram aqui primeiro 😉
Eu acho que o fato do polo norte estar proximos dos paises mais poluentes, deve ter alguma influencia 😉 …. A Europa por exemplo, esquenta bastante por influencia do calor vindo do deserto do Saara,. Basta analisar um Atlas do clima e ver o mapa que mostra o periodo em que o Saara é mais quente. Isso explica o que ocorre no polo norte… Ja o polo sul, eu nao preciso explicar, ja que o site nao mostrou fotos historicas de varios anos atras até hoje…. As fotos mostradas sao de apenas alguns meses dentro do ano de 2009… É até uma idiotice afirmar que o polo sul esta crescendo, apenas analisando aquelas imagens de poucos meses, Ja que sempre existiu essa variação anual.
O nome do continente gelado que fica no polo sul, muitas vezes me soou estranho, eis que recentemente me foi apresentada a teoria que explica a origem do nome. Então concluí que “Antártida” está errada.
O polo norte fica na região “ÁRTICA”, então o polo sul fica na região anti, contrária, oposta a região ártica, ou seja, anti+ártica = ANTÁRTICA.
Conclusão: antártiDa é um erro.
Do artigo mesmo, lê-se em inglês ARTIC e ANTARTIC, em muitos dicionários apresentam o latim ARCTICUS e ANTARCTICUS, em francês ARCTIQUE e ANTARCTIQUE, em grego ÁRKTIKÓS e ANTÁRKTIKÓS. Então para mim, não têm choro, é ANTÁRTICA, nada de escrever com “D”. Parece que só existe esse problema do “D” no português e no espanhol.
A mim soa-me sempre mal mas, segundo alguns estudiosos:
In Ciberdúvidas da Lingua Portuguesa.
o pai natal no polo norte é a causa disto tudo…hahahahahah
Ora aí está, as criancinhas da actualidade não se contentam com pouco, aumentando o volume de prendas a produzir, e proporcionalmente a poluição da fabrica. Simultameamente, o metano libertado pela digestão das renas que são cada vez mais, ajuda a aumentar o efeito estufa, levando ao degelo… e ninguem se preocupa com a exploração laboral aos duendes e gnomos!!!!
O efeito de estufa é um mito. Porquê?
1º porque o ser humano só há muito pouco tempo, geológicamente falando, começou a fazer e registar medições, portanto não temos nada com que comparar os actuais valores a longo prazo;
2º O mito do efeito de estufa serve para criar um novo mercado que “obriga” a pessoas a pensar ecológicamente. Daí os carros eléctricos, motas eléctricas, paineis solares, etc, etc, tudo serve para vender e comprar, transferindo mais algums dinheiro de muitos bolsos para alguns bolsos.
3º embora existam cientistas que concordem com o “efeito de estufa” há muitos outros que discordam;
4º por último e não menos importante, com a invenção do mito do efeito de estufa, houve necessiade de criar mais uma organização mundial, bem paga, que tenta subjugar os governos de vários países. Felizmente os EUA estão contra isto e pelo meu ponto de vista, fazem muito bem.
Para que conste, antes de eu escrever isto estudei o assunto e só depois emiti um aopinião. Aconselho a pessoas a não “empranhar” pelos dizeres dos jornalistas, pagos sabe-se lá bem por quem, e que investiguem muito bem este assunto e vejam a realidade como ela é e não como a querem fazer para nós.
Mesmo sem que eu tenha feito qualquer pesquisa, e assim, não ter “voto na matéria”, a minha ideia é igual!
O efeito de estufa não é um Mito, existe mesmo. A questão deveria ser direccionada para se saber se esse efeito realmente pode ser na prática aproveitado e eventualmente provocado para uma melhor condição de vida das pessoas e do meio ambiente.
Então não sabes que o efeito de estufa foi criado pelos chineses? É um “facto”!
fato, vou deixar aqui um link de um professor da USP para vocês aprenderem um pouquinho
A variação de temperatura por milhares de anos fica gravada, por exemplo o gelo da Antártida fica mais velho a medida que se aprofunda e nele se pode achar bolhas de ar com a atmosfera de milhares de anos atras. Só isso ja derruba a sua teoria boba e falta de sensibilidade na pele por nao perceber que a cada ano a temperatura media aumenta 😉
Outra ideia burra, foi dizer que a ONU foi criada por causa do efeito estufa kkkkk… Pra resumir a ONU foi criada como forma de tentar evitar um terceira guerra mundial
O vento empurra o gelo velho? Gelo velho protege o gelo novo o aquecimento global? Que teoria sem fundamento! Quanto ganha um cara desses pra disser isso?
Tens de perguntar aos cientistas da NASA.
https://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil/climatologista-fala-ao-blog-sobre-mentiras-de-mudanca-climatica/
Eu acho que o fato do polo norte estar proximos dos paises mais poluentes, deve ter alguma influencia 😉 …. A Europa por exemplo, esquenta bastante por influencia do calor vindo do deserto do Saara,. Basta analisar um Atlas do clima e ver o mapa que mostra o periodo em que o Saara é mais quente. Isso explica o que ocorre no polo norte… Ja o polo sul, eu nao preciso explicar, ja que o site nao mostrou fotos historicas de varios anos atras até hoje…. As fotos mostradas sao de apenas alguns meses dentro do ano de 2008… É até uma idiotice afirmar que o polo sul esta crescendo, apenas analisando aquelas imagens de poucos meses, Ja que sempre existiu essa variação mensal. Esse site esta divulgando fake news 😉
Postei algo incorreto. O polo sul aumenta mesmo o volume de gelo, mas isso deve ser porquê se encontra distante das areas que aumentaram a temperatura devido a alta taxa de poluição, mas esse aumento do gelo é só na area mais central da Antartida… O gelo no litoral nao cresce mais como antigamente e derrete muito mais rapido…. Areas onde nunca derretiam, agora ficam ‘nuas’ sem gelo… Isso significa que o efeito estufa influencia no litoral, mas ainda nao influencia no centro do continente.