ÚLTIMA HORA: Samsung suspende venda dos Galaxy Note 7
Actualização: Samsung Portugal já enviou mais informações sobre o caso. Consulte no fim do artigo.
A Samsung vai recolher o seu novo flagship Galaxy Note7, depois de um problema nas baterias ter levado alguns equipamentos a explodir.
A gigante tecnológica decidiu nas últimas horas retirar o smartphone do mercado até ter uma resolução sobre o problema.
Conforme demos a conhecer ontem, alguns Galaxy Note7 estão a apresentar problemas nas baterias. Depois do Note7 ter sido lançado e até ao dia 1 de Setembro, a Samsung recebeu 35 casos de smartphones que tiverem problemas nas baterias e alguns explodiram mesmo.
Agora, segundo a agência coreana Yonhap, a gigante sul-coreana irá anunciar uma recolha "global" dos equipamentos. Este anúncio será feito durante uma conferência de imprensa marcada para hoje, sexta-feira. A notícia, avançada pela Reuters, cita uma fonte familiar com o assunto.
O anúncio foi feito há instantes:
Depois de várias reclamações dos seus utilizadores que utilizaram os canais online para mostrar a sua preocupação, a empresa assegura que todos serão substituídos sem prejuízo para o utilizador e que a marca está empenhada em analisar ao pormenor o sucedido. Segundo a Samsung, o problema está relacionado com as células da bateria, mas não é adiantada qualquer informação adicional.
For customers who already have Galaxy Note7 devices, we will voluntarily replace their current device with a new one over the coming weeks.
Sabe-se que a Samsung foi pressionada pela Agência sul-coreana de Tecnologia e Normas no âmbito do Ministério do Comércio, Indústria e Energia, para que esta declaração fosse feita no prazo de 2 dias, sob pena de lhe ser aplicada uma multa até 30 milhões de won ($ 26,736).
Galaxy Note7 com problemas às portas do lançamento do iPhone 7
Enquanto os analistas esperam que sejam resolvidos rapidamente os problema em torno do Note7, as notícias podem fazer descarrilar a recuperação móvel da Samsung, até porque o timing foi escolhido perto do lançamento do concorrente, o iPhone 7 da Apple, que será já na próxima semana.
Na quarta-feira passada, como foi veiculado, a empresa já tinha parado o fornecimento do novo modelo a três empresas sul-coreanas de telecomunicações e que os envios do Galaxy Note7 estavam a ser atrasados para que fosse alvo de novos testes de qualidade.
Embora tenha sido questionada, a Samsung não detalhou mais nada sobre o problema, refere apenas que o Note7, lançado na Coreia do Sul e noutros mercados a 19 de Agosto, foi recebido muito bem pela crítica, tendo vendido, só na Coreia do Sul 400 mil unidades em apenas 10 dias.
Depois dos hipotéticos problemas de falta de resistência do ecrã, da impermeabilização que supostamente tem problemas, agora é a bateria que explode. Os utilizadores estão apreensivos com estas notícias.
Como foi reportado pela Yonhap, a empresa inicialmente parou o envio dos dispositivos para os mercados europeus como a Grã-Bretanha e a França, bem como para os Estados Unidos.
A divisão de telemóveis pesou cerca de 54% nos lucros operacionais da Samsung nos primeiros seis meses do ano.
Os pormenores estão a chegar ao mercado e daremos conta das novidades assim que fiquem disponíveis.
Será que se aplica o velho ditado "A pressa é inimiga da perfeição"?
Actualização:
A Samsung Portugal também já reagiu a este assunto tendo enviado a seguinte informação:
A Samsung está empenhada em produzir produtos de alta qualidade e cada relato de incidente reportado pelos nossos clientes é considerado de forma muito séria. Em resposta a situações que nos foram recentemente comunicadas relativas ao novo Samsung Galaxy Note7, realizámos uma investigação rigorosa e detectámos uma anomalia em algumas baterias que integram estes equipamentos.
Até ao momento (com referência a 1 de Setembro), foram reportados 35 casos a nível global e estamos atualmente a proceder a uma inspeção completa para identificar possíveis baterias afetadas. No entanto, porque a segurança dos nossos clientes é uma prioridade máxima para a Samsung, decidimos suspender as vendas do Samsung Galaxy Note7 durante as próximas semanas.
Nos casos dos clientes que já têm dispositivos Samsung Galaxy Note7, vamos voluntariamente proceder à troca destes equipamentos por novos. Recomendamos que os clientes entreguem os equipamentos nas lojas em que os tenham adquirido, ou em qualquer Centro de Assistência Samsung. Para mais informação sobre este processo, os clientes deverão contactar a Linha Azul da Samsung (808 20 72 67).
A Samsung reconhece o inconveniente que esta situação pode causar, mas é muito importante que sigamos este processo com vista aa garantir que a Samsung continua a fornecer produtos da mais alta qualidade aos nossos clientes. Estamos a trabalhar de forma muito próxima com os nossos parceiros para garantir que esta fase de substituição decorrerá da forma mais conveniente e eficiente possível.
Este artigo tem mais de um ano
Antes isso do que mandar para o mercado aparelhos com defeito .Não há-de ser por isso que vão perder vendas, quem gostar do aparelho espera que saía em condições ,e depois compra .
Mas a Samsung mandou par ao mercado um aparelho com defeito.. o Note 7! O caso que estás a falar, do iPhone 6, modelo este com 2 anos no mercado, só este ano é que começaram as críticas à Apple por esta não querer assumir o problema com os ecrãs.. o que eu acho ridículo uma empresa com a fama de produzir equipamento de qualidade, não assumir o defeito, se bem que alguns já estão fora da garantia.
Em nenhum lado foi falado sobre o iPhone!
loool…. subentendido meu caro!
Tenho dúvidas que não afeta as vendas, vai deixar imensa gente de pé atrás para adquirir o aparelho, pelo menos para quem se informa sobre estas coisas.
Só por o aparelho ter saído no mercado com esse defeito já é péssimo, sem falar de quem o encomendou e já pagou e vai ter de esperar tempo indefinido para ter o smartphone nas mãos.
Por que isso acontece tantas vezes com a Samsung?
Não é verdade, isto faz parte do mundo da tecnologia. Faz parte sim do grande ritmo de inovação que hoje verificamos. A cada 8 meses sai um processador novo, a cada 6 meses nasce um sensor melhorado, a cada 3 meses é actualizado um sistema operativo com mais funcionalidades as exigências são cada vez maiores no menor espaço de tempo.
Desculpem-me… mas o ritmo da inovacao deveria ir com o ritmo de testar ate a exaustao e em diversos cenarios. Os “recalls” comecaram a existir depois da pressao de por no mercado para vender e ter lucros rapidamente.
Tens razão. Deveria, mas ao que parece não é.
Primeiro diz que não é verdade e depois dá razão que so acontece com a samsung..em que ficamos sr Vitor?
Oi? Onde é que eu digo que só acontece com a Samsung? Nitidamente está confuso o Rodrigo porque o que eu disse é que no mundo da tecnologia, estes problemas, podem acontecer, não é nada de anormal e todas as empresas estão sujeitas e a seguir concordo quando é dito que estes equipamentos deveria ser testados em vários cenários até ao exaustão (estes… os tecnológicos e principalmente deste segmento).
Em que é que ficamos? Ficamos à espera que o Rodrigo perceba o que está a ser dito 😉
Bom fim de semana.
The power of the samsung !!!!
Sinceramente e independentemente de guerrinhas de marcas e SO… acho que cada vez mais hoje em dia com a pressa de mandarem aparelhos novos para o mercado, apenas para dizerem que a minha #&% é maior que a tua, lançam os mesmos com defeitos de hardware e de software então… nem se fala! Isto tudo junta-se preços na casa de 600/700/800 ou mais Euros… onde a atenção ao detalhe deve ser maior do que em gamas mais baixas (que por acaso até nem explodem)! Dito isto.. já se sabe que a Samsung vai ter muito trabalho pela frente para limpar a imagem do Note 7.. já que enquanto consumidor informado, a desconfiança irá permanecer!
Por isso so compro iphone e espero sempre 3 meses. Sem filas, sem problemas de fabrico, com updates durante 5anos. Sim eu gosto de usar tlms durante o maximo tempo possivel e fluidos coisa que apenas os iphones conseguem. Para quem gosta de brincar e trocar android e melhor
Então ainda usas um 4s?
Estas a perder status.
Ainda estás a usar o 5, com iOS 10, deve ser super fluido.
Nada disso, ainda usa o 4S e aquilo voa!
Enfim…
Arrasta se lá agora! O meu filho tem um 5C e arrasta se sim. A minha mulher tem um 6 e já se nota bem os 2 anos de mercado do modelo. Eu tenho um Nexus 5X e em termos de fluidez e rapidez, dá uma coça a ambos. Mas enfim, a malta quando tem duas pálas por gosto, não há nada a fazer.
Invejosos de que?
Diz-me uma coisa, o que é que a fluidez tem a ver com o assunto?
Que comentários ridículos, tão ridículos quanto as pessoas que os comentam.
Tentam sempre arranjar problemas.
Tu agora mudas de nick todos os dias? Tiveste tantos nicks que os únicos que fixei foram henrique e JBM.
Cada vez que comento que sei quem és, voltas a trocar de nick. Qual é o que vais usar a seguir?
A samsung faz a recolha dos aparelhos, outros fazem dos defeitos um extra tipo ecrã curvo, tipo estar no bolso e ele sair todo empenado…. ou até o mesmo caso de explodirem e ninguém fez a recolha… são mentalidades diferentes…. por isso a Samsung é muito grande…
Atitude correcta. A notícia tem mais detalhe e é mais informativa na concorrência. Embora afecte um lote muito baixo de equipamentos, a Samsung prefere trocar para segurança dos seus clientes.
Isso não é verdade, aqui está a informação mais completa. Além disso, tem as imagens de um equipamento danificado assim como tudo o que está relacionado com o assunto.
No entanto nunca mencionam que a situacao apenas afeta uma pequena % dos equipamentos devido a uma bateria defeituosa.
A quem tiver interesse acerca da real situacao sugiro o site sammobile a quem a propria samsung ja prestou declaracoes.
Pessoalmente vou esperar pelo equipamento na mesma. O fato de estarem a ordenar recolha global e substituir o equipamento so prova que estao empenhados em resolver a situacao e demonstra um bom servico de apoio ao cliente
Como podes ver, a SamMobile está a actualizar informações que vão saindo, algumas ainda não são oficiais referidas na declaração da marca. Para terem uma ideia, só na Coreia do Sul, em 10 dias, foram vendidas 400 mil unidades e dessas, a Samsung não tem ainda uma ideia de quantos poderão ter esse problema. Estão ainda a analisar.
Mais, se apenas fosse “pequena % dos equipamentos devido a uma bateria defeituosa” a Samsung não estaria a recolher todos e a parar os milhões de equipamentos que estavam já carregados para serem enviados para a Europa e Estados Unidos 😉 pese o facto da SamMobile avançar com:
A verdade é que para já, neste momento, não há informações reais de quantos equipamentos terão o problema. Esperemos pela informação.
Também não lês na SamMobile que a Samsung foi obrigada pelo ministério do comércio coreano a explicar o que se passou, sob pena de ser multada em 30 milhões de won 😉
De resto, a Samsung está a proceder bem.
Claro que nos sites dedicados à Samsung as notícias vão sempre ser tendenciosas e suaves, de forma a não prejudicar muito a marca.
Quanto à felicidade pela Samsung estar a trocar: Não fazem mais do que a sua obrigação, um smartphone explodir pode ter consequências gravíssimas! Não é um simples touch que deixa de funcionar, é uma explosão que pode deixar mazelas no corpo da pessoa.
Se fosse um iPhone estavas todo feliz, como é um Samsung ficas cheio de comichão. Típico.
Nao sou grande defensor das teorias de conspiração mas parece-me muito interessante que as baterias rebentem nas duas semanas antes do lançamento do novo iPhone. Sera que as baterias que rebentaram não foram carregadas com 600 volts “so para experimentar para ver o que acontece ao telefone da concorrência”
A Samsung já lançou um comunicado a dizer que encontrou defeitos nas células das baterias, mas não…. Você já sabe que é tudo teoria da conspiração!
Está no artigo o comunicado e tudo 😉
JÁ o tinha dito mas volto repetir..
Para já só tenho a dizer: Vamos ver, o que nos chega mesmo as lojas de apoio ao cliente.
Tudo os resto é conversa e tema de café…
Os mídia gostam muito de fazer grande barulho a volta de uma gota de agua.
Por isso se o vosso equipamento apresentar Anomalias de fabrica ou Algo parecido, devem exercer dos vossos direitos de Garantia.
Como podes observar foi detetado um problema nalgumas baterias. Não foi tentar destruir uma bateria boa.
Essa teoria é ridicula.Ha dezenas de videos caseiros em que isso acontece e não estou a ver um utilizador a comprar um telemovel de 870 euros e depois pifa-lo so porque sim.
Pensei exatamente o mesmo.
As pessoas gostam de marcas de confianca e a samsung com esta atitude so fai reforcar a confianca que ja tem no mercado vai mostrar ser a marca que nao olha a custos para proteger a imtegridade dos seus clientes eu gosto muito da marca parabens samsung que isto sirva de exemplo muitas marcas que produzem produtos com defeitos
Concordo com a tua opinião, no entanto isto é uma faca de dois gumes.
Se por um lado procura a todo o custo resolver esta situação, por outro lado lançou para o mercado um produto defeituoso!
Espero que não abale a confiança no grande produto que a Samsung nos proporcionou.
Só espero que ninguém se tenha aleijado… se não lá se vão os custos para proteger a integridade dos seus clientes!
Comprar um telemóvel e explodir duas semanas depois não me inspira confiança mas está bem.
Eu já tenho o meu note 7 há dois dias. Será que me vão trocar por um novo?
Segundo o que diz a própria Samsung sim, eles referem o seguinte:
Eu também já tenho é a minha rede diz que o troca. E diz que por enquanto posso usar sem problemas.
Ainda bem a tua rede diz que o podes usar sem problemas… o vidente da esquina também me disse que ia sair o Euromilhões!!
Lol, ela disse que troca e até lá o posso usar que o tocará mesmo tendo marcas de uso. Era a isto que eu queria referir. Claro que o usar depende de mim ou não, é como correr num dia de trovoada com um iThing.
Eu nao punha no bolso um telemovel que pode começar a arder do nada mas cada um sabe de si.Por essa ordem de ideias nem era preciso troca-lo
antes de mais fala com a samsung, referindo sempre o serial do teu equipamento. se eles disserem que trocam sem problema, imprime a informação e leva-a à tua operadora. caso não aceitem, faz reclamação por escrito com citação do que o @Vitor M. aqui colocou com o respetivo link do site da samsung (penso que a citação será de lá, caso contrário não vale nada) e também com o print integral da correspondência (mesmo que eletrónica) trocada com a samsung onde seja claro o número de série do equipamento e a afirmação de que o trocam. junta cópia da fatura de compra.
pede recibo da entrega da reclamação onde seja claro o nome de quem recebeu, a qualidade em que o faz (de preferência um responsável de loja), a data da receção, o número total de páginas e o assunto. envia cópia do recibo para a deco e junta cópia de todos os documentos acompanharam o original da reclamação.
da reclamação deverá constar que o problema da explosão da bateria extravasa a questão da avaria do equipamento pondo em causa a integridade física do uitilizador. deve ainda constar que caso haja algum tipo de dano a pessoas ou bens decorrentes da explosão da bateria tal responsabilidade será judicialmente imputada à operadora a título cível e criminal, sem prejuízo da responsabilidade cível extracontratual do responsável que recebeu a reclamação e recusou a troca.
se recusarem a receber a reclamação por escrito e te remeterem para o site, chama a gnr para tomar conta da ocorrência de recusa e identificar o responsável.
vais ver que eles vão falar mais baixinho 😉
A citação foi do press que recebemos da Samsung Portugal, tal como referimos no artigo.
O meu Samsung Gran Prime também está em vias de explosão,vou ver se me dão um Note 7 novo.
O pessoal de cupertino já esfrega as mãos.
O iPhone 7, o tal que não ia ter vendas nenhumas, parece que mais uma vez vai vender mais que todos os topo de gama da Samsung.
Suponho que quem neste momento estava a pensar comprar um note, irá esperar 2-3 semanas e compra o iPhone ( ou caso não goste de ios, compra um honor ou um Moto Z )
Lol, sabes que os clientes Note são dos mais satisfeitos que há? Quem compra Note, é porque quer, pois pode comprar qualquer telemóvel.
Quem ia comprar o note, vai compra lo na mesma.
Só com esse pensamento de fanboy é que chegas a essa conclusão.
Concordo perfeitamente quem prefiria o note mas neste momento nao o pode ter secalhar compra um iphone o que pode fazer subir as vendas do iphone.Esta e amelhor noticia que a apple podia ter
Eu não sou pessoa de gastar 800€ num telemóvel mas com isto o note 7 torna-se provavelmente o mais seguro no mercado, assim que a marca resolver este problema tem de se certificar que o note não tem mais ou arrisca-se a perder muito espaço no mercado.
Concordo contigo. Eu sou utilizador de iPhone, e quando vi este galaxy note fiquei rendido e ponderei comprar um, mas depois de ver estas notícias todas, lembro-me porque volto sempre ao iPhone… É uma pena realmente porque o note 7 parecia ser um grande smartphone, mas depois disto não acredito que vá ter grandes vendas como anunciaram. Infelizmente isto só faz com que a Apple não sinta pressão em inovar perante a concorrência.
Eu lembro-me que em 1998 comprei um Mercedes Class A, e foi duas vezes recolhido pela Mercedes para resolver problemas diferentes, fiquei chateado, sim fiquei, porque quando optei por comprar um Mercedes tinha as expetativas muito altas.
Ficou resolvidos das duas vezes e a Mercedes continua a ser das marcas com maior prestigio.
Mas não deixa de ser chato.
loool.. tamanho prestigio que nos últimos anos até têm problemas de se incendiarem com pessoas lá dentro! Nos EUA está um processo a decorrer contra a Mercedes…
Os EUA não servem de exemplo para muita coisa e muito menos no que toca na parte automóvel (e nem falemos na politica),principalmente quando as marcas que mais sobem no mercado deles são as..europeias.Todos os 5 maiores construtores do mundo já tiveram problemas graves e não é por isso que deixam de estar no top 5 e muito menos que deixam de ter qualidade,são erros que não deveriam acontecer mas que infelizmente acontecem,nada na vida é a prova de erro e quem não entende isso não tem garantidamente a noção do que o rodeia.
A maioria dos consumidores nem se vai aperceber do problema, só os mais aficionados por tecnologia.
Mas é de lamentar que equipamentos nesta gama de preços venham com defeitos, ainda mais quando podem colocar em risco a integridade física do utilizador como neste caso.
Sim, a notícia só saiu em todo o lado, incluindo canais importantes como a CNN e afins, mas “só quem gosta de tecnologia é que vai saber”
Não sei não… se a notícia sair nos telejornais…..
Já saiu, anunciado nas rádios de manhã, nos jornais pelo menos online também vem, no telejornal ou já deu ou vai dar no jornal da noite, para quem gosta de um bocado de brainwash poder acompanhar.
Para mim já ligaram…
Acho “curioso” é o título desta “noticia”.
Uma coisa é suspender a venda, e outra é recolher TODOS os equipamentos já vendidos/enviados.
Inicialmente a Samsung suspendeu a venda e só mais tarde lançou a informação a dizer que iria recolher todos os equipamentos.
Mas se leres o que se passou no passado, com os primeiros problemas (avarias e explosões), verás que o isso levou a Samsung a suspender o envio para venda, dos equipamentos para a Europa e Estados Unidos.
Assim o título está correcto, pela ordem cronológica. No restante texto do artigo está tudo o existe no momento oficial, incluindo a posição da Samsung Portugal.
Quando esta noticia foi “feita” já havia a informação da recolha.
Não, de madrugada não havia e mais, a Samsung Portugal reagiu há pouco e disse o seguinte:
[…]porque a segurança dos nossos clientes é uma prioridade máxima para a Samsung, decidimos suspender as vendas do Samsung Galaxy Note7 durante as próximas semanas. […]
A noticia é das 10h10 e a essa hora já havia essa informação.
Foi escrita às 5 da manhã… mas faltava-nos informação e só entrou em agenda às 9 e publicada às 10:10…
Ora, então devia ter sido revista. Mas tudo bem.
Se fosse uma marca tipo Xiaomi, Umi, Elephone,etc.. haviam logo comentários tipo, “é chinês, tás à espera de quê?…”
Claro que vão dizer que a Samsung vai substituir e as outras podiam ou não fazê-lo, mas também custam 2x ou 3x menos…
Conclusão, todas têm falhas.
A Samsung não é chinesa mas tem os olhos em bico, tirando Japão o resto é tudo farinha do mesmo saco, o que acontece é que estas “chinesices” agora que vendem muito aprenderam o culto da marca e já dão a cara por muita coisa.
Deves ser daquelas pessoas que quando um estrangeiro diz que falamos espanhol e somos Espanha fica todo ofendido, mas depois fazes comentários destes..
Eu só digo isto: Tem sido a Apple a fazer isto, e caía-lhes toda a gente em cima como se fosse a última coca cola do deserto
Acho assunto serio para qualquer apararelho. Imaginam quantos Milhoes de pessoas deixam o tlm a carregar durante a noite. Arde casa/apt. e tlm alem disso podem morrer pessoas.
Irónico realmente, que timing tão mau. Dá a sensação que a Samsung produziu à pressa o galaxy note 7 com medo do iPhone 7, e eu que sou utilizador de iPhone e andava a ponderar comprar o galaxy note 7, depois disto já percebi que vou mas é ficar quieto e esperar o iPhone 8. Acontece às melhores marcas, mas a verdade é que nunca aconteceu a outra marca, poucos dias depois de lançar um telemóvel fazer um recal global. Para mim isto é uma machadada na confiança na Samsung.
Todos temos direito às nossas opções. No entanto, acho estranha a ambição de comprar equipamentos apenas porque são o último modelo de topo de gama à venda, independentemente do sistema operativo. Se eu fosse cliente Apple, é óbvio que esperaria pelo novo iPhone e não pensaria em trocar de SO. A não ser que o atual não esteja a satisfazer.
Tenho um SG5 e apesar de todos os defeitos que se lhe apontaram, serve-me muito bem e não penso ainda em trocar. E dificilmente compraria o novo Note 7, depois deste problema ter sido descoberto. É responsabilidade das marcas fazerem todos os testes possíveis de segurança, a todas as variações dos modelos (com componentes diferentes) e durante algum tempo até haver garantias de fiabilidade. A ganância que se instalou no mercado, não beneficiará ninguém.
Gostas de andar a repetir-te por aqui. Já sabemos que és um iphone boy e que “ias” comprar um Samsung e agora já não vais.
Para mim esta atitude revela mais confiança na Samsung do que desconfiança. Só mesmo para um iFan é que mancha a confiança.
Se fosse a Apple…
Samsung a ser samsung. Nada de novo portanto.
Saberei que estou senil quando comprar um smartphone da marca.
Para já só tenho a dizer: Vamos ver, o que nos chega mesmo as lojas de apoio ao cliente.
Tudo os resto é conversa e tema de café…
Os mídia gostam muito de fazer grande barulho a volta de uma gota de agua.
Por isso se o vosso equipamento apresentar Anomalias de fabrica ou Algo parecido, devem exercer dos vossos direitos de Garantia.
Acho assunto serio para qualquer aparelho. Imaginam quantos Milhoes de nos deixam as maquinas a carregar durante a noite. Arde juntament casa/apt. alem disso podem morrer pessoas.
Será que me restituem o dinheiro ou só fazem a troca? Porque se for troca sem prazo à vista prefiro o meu dinheiro de volta.
Claro que é com prazo a vista, ou achas que vão retirar o note do mercado por causa de umas baterias? Aonde é que vocês chegam a essas conclusões brilhantes?
O novo Galaxy Note 7 tentou actualizar para o Android Nougat, tentou, tentou,…. tentou e explodiu!!
Um telefone novo e já desatualizado face ao OS e sem saber quando é que a actualização pinga.. Bah
Samsung como sempre fazendo serviço porco. Faz com pressa o aparelho, sem testar, e contratando industrias shengzou sem credibilidade.
Achei foi é bom, para todos verem que samsung já nao é a mesma.
Que dizer então do iphone 6 e suas variantes..deve ter sido construído então em um qualquer barracão na aldeia mais remota da China face a tantos problemas e defeitos que tem e quem sabe ainda virá a ter.
Xiaomi mi5 pro 4gb ram/128gb rom 365euros no banggood promoção 10 anos banggood.
promo code: reyesmi5pro
Erros podem acontecer a todos, o que interessa é que prestem o devido apoio aos lesados.
Uma atitude louvável. Uma atitude que todas as marcas com “diseases” e “bends” e outros tantos “gates” deveriam seguir.
Notem as más línguas agoirentas que apenas “foram reportados 35 casos a nível global”.
Sao bons em máquinas de lavar roupa, NOKIA LUMIA 930
Xiaomi rula! Tudo o resto é lixo
vem ai o lg v20 dia 6 bye apple e samsung
Isto e um problema comum em todas as marcas meter no mercado primeiro que os outros mas nem todas as marcas tomam esta postura mais uma vez parabens samsung pela maneira que trataram todo este processo sao um exemplo para todas as marcas