Ubuntu Netbook Remix consegue um lifting
Os avanços ao nível de conseguir a melhor interface para os netbooks em sistemas GNU/Linux continuam. Já referimos os desenvolvimentos do netbook plasma que é baseado no kde 4 e o interface matchbox do Moblin que usa as livrarias pilares do GNOME. A Canonical, tradicional especialista em lhe trazer a melhor experiência para o utilizador no sistema do pinguim, não pretende ficar atrás e refina a sua própria variante para estes pequenos portáteis.
As equipas de designers gráficos e especialistas em usabilidade da Canonica, não se poupam em esforças para melhorar a distribuição de netbooks Ubuntu Netbook Remix (UNR). Para todos os que não conhecem, o UNR é basicamente uma versão personalizada do Ubuntu que inclui optimizações para processadores Atom da Intel.
Estes processadores energicamente eficientes, vêm geralmente nas linhas de portáteis de baixo custo, alguns exemplos são a linha de mini computadores Eee PC e o One, equipamentos dos fabricantes Asus e Acer.
O UNR aposta ainda num ambiente gráfico feito à medida e dimensões de ecrãs destes computadores de baixo custo.
Embora o Moblin e outras variantes de Linux, como o Linpus Linux, sejam actualmente as variantes de Linux mais badaladas nos média, alguns conceitos base anteriores a estes foram introduzidos pela primeira vez no UNR. Por exemplo, por defeito todos os programas são lançados de modo a ocuparem um ecrã inteiro.
Em vez do típico ambiente de trabalho e menu de iniciar que está habituado no Windows, tem acesso a um conjunto de aplicações separadas por categorias. Os programas geralmente são identificados por ícones de grande relevo de modo a poder identificar melhor a aplicação.
Bem... mas de novo esta versão elimina os lugares típicos do lado direito. Ou seja anteriormente poderia aceder ao seu disco, locais de rede e outros caminhos instantaneamente. Agora pode aceder a estes mesmos itens do computador na opção files & folder adicionada às categorias do lado esquerdo. Embora possa prejudicar a usabilidade para quem estava habituado, esta nova disposição confere mais espaço para poder visualizar os seus programas em cada categoria sem ter que fazer "scroll".
O design aposta numa vertente de tentar eliminar barreiras ao lançamento de aplicações, tratando toda a interface como se um menu de elevadas dimensões se tratasse. Em contrapartida compare as imagens desta nova interface com a imagem seguinte de uma das anteriores encarnações do UNR.
A principal conclusão que se tira desta nova interface, é que os autores destes pormenores cosméticos do UNR, tiveram o cuidado de cortar com algumas raízes e paradigmas que estamos habituados nos PC's mais graúdos, eu arrisco ainda que se trata de uma continuidade da metodologia KISS (Keep it Simple, Stupid) que a Canonical já nos habituou.
A versão do UNR que irá contar com esta nova interface apenas estará disponível no lançamento do Ubuntu 9.10 Karmic Koala em Outubro. Para os mais curiosos em testar esta interface melhorada podem descarregar a versão alpha que deixamos em anexo.
Lembre-se que esta versão pode não estar pronta para o seu uso diário devido a poder ter algumas falhas. Ficaremos à espera que esta versão amadureça o suficiente para fazer uma análise mais completa. Até lá esteja atento.
Licença: GNU GPL
Sistemas Operativos: GNU/Linux
Download: UNR 9.10 Alpha 4 [827MB]
Homepage: Ubuntu
Este artigo tem mais de um ano
Bué da fixe!!!!!
Infelizmente a instabilidade dos drivers não foi resolvida.. no Aspire One tenho tido grandes problemas especialmente em longo uso de WPA2 via Wireless…
Brevemente irei falar sobre uma distribuição talhada para resolver o teu problema 😉
Boa! 😀
É que já corri os forums do Ubuntu, já testei todas as formas possiveis e imaginárias, mas parece que o ultimo kernel tem vindo a dar problemas a todos (pelo que percebi com o atheros 5007..)
Ele funciona na perfeição… mas em uso intensivo por vezes bloqueia, e fica com a luz do caps lock a piscar. Sei apenas que o problema é da placa wireless, atheros e o driver ath5k que como indica no forum do ubuntu, em redes WPA2 com uso intensivo fica instavel…e provoca o crash de kernel.
Mas vou estar atento e no que puder contribuir com feedback das possiveis causas/problemas, cá estarei 😉
Parece muito interessante.
Mas já agora para um utilizador como eu muito enraizado no Windows, expecialmente no 7, qual seria a melhor versão de Linux para instalar num portátil tendo em conta que não sei nada de linha de comando ?
UNR —>linha de comando?! O que é q tem uma coisa tem haver c outra?
Pena quem tem o 9.04 n poder ja usar esta interface.
Caro josé. Para um portátil a melhor experiência é sem dúvida o Ubuntu. Já fizémos a análise da última versão aqui:
https://pplware.sapo.pt/2009/03/28/analise-ubuntu-904-beta/
Tens links para descarregar aqui:
https://pplware.sapo.pt/2009/04/23/ubuntu-904-lancado/
A instalação está resumida aqui:
https://pplware.sapo.pt/2009/05/21/guia-de-instalacao-ubuntu-904/
Como vês, nada que uma pesquisa atenta no nosso site não resolva. E como o amigo ALL disse acima, não precisarás de linha de comandos. Caso tenhas alguma dúvida pergunta no nosso fórum onde temos uma secção só especializada para Linux
Ou Mint! Tou numa de Mint… Eu, que sou um Ubuntudependente, estou numa de Mint. Experimentem, perceberão o que quero dizer! 😉
Ah, é verdade, o Mint 7 Gloria também já tem uma versão em KDE…
Bem dentro deste assunto que também ouvi falar a pouco tempo, pus-me a fazer pesquisas na net de possiveis distros, e andei a testar o moblin, que é extramamente leve e rápido, só é pena ainda não ter suporte para DivX, já que eu sem filmes não passo! eehhe…
Mas descobri este video interessante mesmo, e se alguem souber informações sobre este projecto que partilhe aqui com o pplware…
Moblin 3D
https://www.youtube.com/watch?v=y6j3I3CKdDc
Obrigado pela tua contribuição. 🙂
Já tinha visto uma imagem dessa interface mas não sabia que era baseada pelo Moblin agora já sei 😉 Pelo que sei isso não é ainda um projecto que viu a luz do dia, apenas um “Hack” de um tipo qualquer.
Mas há que reconhecer que o software livre anda na linha de frente no que toca a conceber interfaces e desenvolver novos paradigmas de navegação que facilitem a vida às pessoas
😉 de nada…
Pois foi o que calculei, porque bem pesquisei e nada encontrei sobre isto.. só podia ser mais um dos muitos “hacks” ou projectos que não passam de isso mesmo…
Mas não deixa de ser espetacular o quanto o software livre é flexível ao ponto que criar ambientes gráficos altamente personalizáveis, em sistemas leves e seguros… só resta mesmo a nivel de hardware haver uma melhora nos drivers que por vezes são o que nos dá mais dor de cabeça no Linux…senão mesmo a principal dor de cabeça 😀
Lá terei de actualizar a pen 2Gb para o “Malhagães” do meu filhote mais novo… :-\
Se for tão eficaz como o anterior Remix, valerá a pena.
eu tenho no meu a correr e só posso dizer bem.
contudo gostava de saber se estas novas versões a sair serão mais eficientes em termos energéticos, pois é o que actualmente mais me importa.
gracias
Já utilizo o UNR desde o início e tem melhorado bastante. Vou aproveitar que tenho de reformular o meu AAO para testar a nova versão que já está na alfa 4.
Em termos de utilização e ergonomia é muito bom, mas a Canonical também vai avançar com um Ubuntu Moblin Remix e aí é que estou na expectativa…
libraries = bibliotecas e não livrarias!