Uber entrou na corrida para comprar o Here Maps
A decisão da Nokia de vender o seu serviço de mapas parece ter acordado algumas empresas para a necessidade de terem à sua disposição uma estrutura bem montada e com provas dadas.
São já vários os rumores que dão como certo o interesse de várias empresas, todas elas apontadas como potenciais compradoras. Chegou agora a informação de que há mais um interessado na compra e que até terá já avançado com valores concretos para a compra do Here.
A Uber é o mais recente interessado na compra da Here e do seu serviços que mapas, que é pertença da Nokia. A empresa de transporte de passageiros que tem estado lentamente a revolucionar o mercado dos transportes estará a ponderar a compra do Here, por um valor bem elevado.
A decisão da Nokia de colocar no mercado o Here surgiu pouco antes da gigante Finlandesa ter decidido comprar a Alcatel-Lucent e, especula-se, servirá para suportar grande parte desta compra.
Os valores que a Uber terá apresentado à Nokia para a compra do Here, segundo revelaram alguns elementos ligados ao negócio, deverá rondar os 3 mil milhões de dólares, um valor mais baixo que a Nokia terá pago quando comprou o Here à Navteq em 2008.
Esta proposta será mais uma a juntar a outras que a Nokia terá já na sua posse. A de maior impacto juntou vários fabricantes de automóveis Alemães, dos quais fazem parte a BMW, Audi e Mercedes-Benz, e que incluirá ainda a Baidu, o motor de pesquisa Chinês.
O interesse da Uber no Here pode ser visto de vários ângulos e mostra que a empresa está a querer crescer e tornar-se autónoma em certas áreas.
Por um lado existe a necessidade de ter sistemas de mapas actualizados e não dependentes de empresas como a Google e o seu Maps, da qual a Uber hoje depende.
Por outro lado dará à Uber o controlo de um serviço que representa hoje mais de 80% dos sistemas de navegação que se encontram nos automóveis.
As informações disponíveis dão conta de que a Nokia estará a avaliar as propostas e de que até ao final do mês deverá anunciar a quem vai vender o Here e todos os serviços associados.
Este artigo tem mais de um ano
Adorava que a Apple comprasse o here, here + beats no novo iphone 7 plus seria o dominio total do mercado.
A Apple só não usa os Here porque não quer. O Here são um serviço que pode estar em qualque equipamento – seja através de app nativa ou como source para mapas.
Se não me engano, a Apple ja usou os mapas here como source.
A Apple nunca usou informação da Here, usa informação da TomTom que vai melhorando na sua própria divisão de mapas, um pouco à semelhança do que a Google fez!
Para a Apple a compra da Here neste momento não creio que trouxesse grandes vantagens para os seus mapas, dado o investimento que já fez na informação e tecnologia. A compra só faz sentido em termos estratégicos no mercado, com o controlo de propriedade intelectual que outros concorrentes necessitam, e para melhorar os mapas em alguns países onde ainda não investiu, embora o preço talvez não compense!
A compra faz mais sentido para empresas que já estão dependentes da informação da Here, ou que necessitam de ter os seus próprios mapas e deixar de ficar dependentes de outros!
Mas acho que se falou disso.
Mas parece que só foi contratar um dos responsáveis do HERE / Navtec para corrigir os erros dos Apple maps.
nunca se falou disso
“um dos responsáveis do HERE / Navtec para corrigir os erros dos Apple maps”
é que só pode ter sido isso mesmo… levou uma penUSB da Navteq com as correcções e puff, apareceram as correcções já feitas nos anos anteriores a ele sequer entrar na Apple. Se calhar afinal era uma máquina do tempo que levou da Navteq
Tu levas estas coisas demasiado a sério!
:S
Como é que podes achar que alguém te está a levar a sério quando falam em máquinas do tempo!??
Ora aí está uma expressão que deveria atemorizar qualquer cidadão: “domínio total do mercado”
Sempre que acontece há fome, choro e ranger de dentes. É pena que as pessoas se esqueçam disso tão depressa.
Faz-me lembrar o célebro discurso de Vic Gundotra de um futuro draconiano
https://www.youtube.com/watch?v=IIUfINq2Qmo
Engraçado que o Vic Gundotra diz isso, e diz bem!, mas esquece-se que a Google tem dominado, praticamente!, a Internet….
e o engraçado é que disse isso dum concorrente que nunca tentou o domínio total do mercado de smartphones nem andou lá perto, ao contrário da Google. Uma boa forma de desviar as atenções…