Uber perde licença para operar nas ruas de Londres
O serviço de transporte da Uber tem sido muito contestado, principalmente, pela classe dos taxistas um pouco por todo o lado onde a empresa tenta entrar ou já está instalada há vários anos. Mas, por outro lado, os utilizadores de transportes vêem-na com bons olhos, apresentando-se como uma alternativa fiável e cómoda para as suas deslocações.
Com cerca de 40 mil motoristas na cidade de Londres, a empresa vê agora a sua licença para operar na cidade cancelada a partir do próximo dia 30 de setembro.
Qual o motivo desta decisão?
Em comunicado, um responsável da Transport for London referiu que esta entidade considera que a abordagem e a conduta da Uber demonstram falta de responsabilidade corporativa em relação a vários temas que têm impacto potencial ao nível da segurança pública.
Nestes argumentos, a Transport for London acusa a Uber de não reportar às autoridades delitos criminais e de falhar tanto na forma de recrutamento, quanto na exigência de certificação médica aos funcionários.
TfL has today informed Uber that it will not be issued with a private hire operator licence. pic.twitter.com/nlYD0ny2qo
— Transport for London (@TfL) September 22, 2017
Assim, a Uber, a operar em Londres desde 2012, terá 21 dias a partir de hoje para recorrer da decisão. A licença termina já no próximo dia 30, mas a empresa ainda poderá trabalhar até à decisão final do recurso.
A resposta da Uber
A Uber já comunicou que vai, obviamente, recorrer da decisão. Segundo a empresa, o fim desta licença irá afetar cerca de 40 mil motoristas, bem como os 3,5 milhões de londrinos que utilizam a aplicação dos transportes, restringindo assim as escolhas do consumidor.
Os 3,5 milhões de londrinos que usam a nossa aplicação e os mais de 40 mil motoristas da Uber vão ficar surpreendidos com esta decisão
Quanto às acusações da Transport for London, a Uber responde, através das palavras de Tom Elvidge, General Manager da Uber em Londres:
Os motoristas que viajam com a aplicação da Uber são licenciados pela Transport for London e passaram pelas mesmas certificações que os black cabs (táxis locais).
Mas há mais:
Seguimos sempre as regras da TfL ao relatar incidentes graves e temos uma equipa dedicada que trabalha em estreita colaboração com a Polícia Metropolitana de Londres.
A Uber opera, atualmente, em mais de 600 cidades do mundo, incluindo mais de 40, só no Reino Unido. A Uber acrescenta ainda que "esta proibição revelaria ao mundo que Londres está longe de demonstrar abertura para receber empresas inovadoras que trazem maior escolha aos consumidores."
Concorda com esta decisão?
Este artigo tem mais de um ano
Off-Topic: Tou a achar estranho ainda não terem noticiada a libertação do JAVA 9, que saiu já ONTEM! 😉
Quanto à noticia… mais uma polémica da Uber… estes gajos daqui a pouco parecem o Trump nas noticias ahahahaha
Espero que recorram e que ganhem. Andar aqui em londres de Uber fica mais bem em conta que os tipicos taxis
Mas tens de ver que os condutores da Uber ‘e que ficam a perder no final. A Uber tem de mudar a maneira como paga aos seus condutores
O princípio do fim
Eu não percebo, uma das poucas coisas boas que a tecnologia (em smartphones) trouxe a sociedade foi o UBER, e estes parasitas a deitar sempre a baixo. Facebooks e Instagrams usem a vontade, UBER que de facto ajuda e é uma evolução, bora banir.
olha agora pensa com os miolos.
Tu ainda não percebeste que a Uber é um parasita? Com tanto motorista por este mundo fora a queixar-se da “chulice” da Uber e tu ainda os achas uns “salvadores do mundo”?!
Não dá para compreender direito qual a razão mais óbvia pela parte da TfL, visto que são licenciados pela TfL e passaram pelas mesmas certificações que os black cabs, testes e afins, qual a razão mais óbvia?
Alguns táxis e outros meios de transportes (Cabify, Taxify, Adisson Lee) tem câmara de segurança, será que é isso que está em falta? Não entendo.
É impensável não ter a Uber nesta cidade louca
Acho que é bastante óbvio os motivos pelos quais foi bloqueada… estavam bem delineados no comunicado deles.
Londres deve ser a ou no top 5 das cidades com melhor sistema de transportes publicos, é mais do que possível viver sem Uber.
De notar que os outros meios de transportes têm empregados em vez do que a Uber faz…
De notar que as outras empresas não lixam os empregados como a Uber consistentemente faz…
As outras empresas não têm software feito para monitorizar agentes da lei, o que para mim foi um dos motivos principais para este bloqueio.
A Uber não passou pela certificação dos black cabs… nem nenhum dos seus funcionários. Caso o tivesse feito, o taxi tinha de ser o tipico londrino e os custos impostos pela TfL seriam proibitivos para a Uber competir com eles. Além de que ninguém vai investir 3 a 4 anos da sua vida a obter a licença de black cab para trabalhar para a Uber (com o que eles pagam).
A realidade é que a Uber tem problemas de ética e é isso que a está a atrasar, não os lobbies dos taxistas. Eles podiam ter ficado com a licença e tomado partido da sua tecnologia se não quebrassem as regras impostas pela TfL. Eles julgam-se acima da lei e este é o resultado.
“não reportar às autoridades delitos criminais e de falhar tanto na forma de recrutamento, quanto na exigência de certificação médica aos funcionários.”
Adorei os termos, propositadamente vagos, usados no comunicado da autoridade de transportes de Londres. Mas desde quando é que se tomam decisões com base em critérios tão vagos ou muito pouco concretos?!
A razão pela qual a Uber foi proibida em Londres foi por causa do enorme aumento de crimes sexuais cometidos pelos seus condutores, os quais são predominantemente imigrantes: https://www.prisonplanet.com/uber-banned-in-london-after-sexual-assaults-by-migrant-drivers-skyrocket.html
Mas, como referir – ou chamar a atenção para – este facto vai contra os interesses políticos e está a caminho de ser considerado um crime de expressão xenófoba, ou algo do género, é muito convenientemente omitida a razão *concreta* da proibição da Uber nesta cidade…
proteger os refugados a todo custo. mais vale entregarmos a europa de mão beijada
Não deviam ter noticiado isto…. Agora ninguém vai calar os taxistas….
Não sei se reparaste mas os taxistas até já nem ligam muito à Uber. Os taxistas meteram o assunto na mesa, levaram a que muitas questões viessem à baila, levaram a que muitos jornalistas investigassem a Uber e hoje em dia, a Uber provavlemente nem com a mudança de CEO lá vai.
A uber é uma bolha que está quase a rebentar. Ou alguma coisa muda, ou “bum”… muita gente vai ficar a arder.
Além de Londres, na Dinamarca os motoristas foram multados e também cá em Portugal.
As entidades já viram que não conseguem que as suas ações legais atinjam a Uber porque esta refugia-e atrás da ideia “nós só somos uma app”, então mudaram a tática e multam os motoristas. Ora, estes já ganham mal e a terem de pagar multas, certamente que irão começar a haver menos motoristas disponíveis no mercado.
Se a Uber em vez de se armar em esperta se tentasse seguir as regras dos transportes públicos por esse mundo fora, certamente estaria melhor e se calhar nem os taxistas se chateavam com isso – em Lisboa e com esta vaga de turismo há trabalho para todos.
Mas não, a Uber e a sua cultura de “nós somos uma app e estamos a lixar-nos para as regras e para os motoristas”, aparentemente está a autodestruir-se.
No fim, que sirva de exemplo para futuras ubers.