Uber apresentou o seu primeiro carro autónomo
Os serviços de transporte vão ser dos que mais vão lucrar com a chegada dos veículos autónomos. Vão conseguir optimizar as suas rotas e aumentar os tempos de funcionamento.
Ciente destas vantagens, a Uber tem estado a trabalhar na sua versão de um carro autónomo, que apresentou agora e que está já em testes de estrada.
Foi há cerca de um ano que o carro da Uber foi detectado pela primeira vez nas ruas de Pittsburg, mas a Uber sempre negou que poderia ser seu. Agora, tudo mudou e a empresa mostrou pela primeira vez uma imagem deste carro a circular e a realizar os testes.
O carro autónomo da Uber é um Ford Fusion híbrido, equipado com o normal equipamento deste tipo de carros. No tejadilho tem presente radares, scanners de laser e câmaras de alta resolução para capturar detalhes do meio onde o carro circula. Ao mesmo tempo que anda na estrada, este carro está a capturar imagens para mapear a cidade.
A escolha de Pittsburg para estes testes deve-se à presença nessa cidade do Advanced Technologies Center da Uber, onde o carro esteve a ser desenvolvido. Tem havido também uma estreita colaboração entre a Uber e as Universidades do Arizona e Carnegie Mellon.
A Uber está ainda num estágio muito inicial do seu projecto, quando comparado com outras empresas, mas a chegada dos testes às ruas de Pittsburg mostra que os desenvolvimentos atingiram já um patamar de maturidade elevado.
Para já o carro da Uber vai sempre ser acompanhado por um condutor que irá intervir sempre que necessário. Há ainda muito a ser feito para ensinar este carro a reagir em momentos mais complexos.
A Uber tem ao seu serviço milhares de motoristas, mas a chegada destes novos carros vão mudar alguma coisa? Prepara-se a empresa para se tornar autónoma? O futuro parece mostrar que esse será o cenário.
Este artigo tem mais de um ano
O que eu estou a ver é que toda a gente tem o seu carro autónomo, menos a Google.
Esse aí parece aqueles carros de rally do grupo B, com as luzes de iluminação em cima 😀
Se vires bem são, na realidade, colunas de som! É “tunning”.
Agora mais a sério, creio que estão todos mais ou menos no mesmo patamar, a grande diferença é que a google publicitou o projecto desde o início e, a dado momento, deixámos de ouvir avanços significativos, enquanto que os outros (caso da Uber) apenas divulgaram o projecto numa fase mais avançada…
Também me pareceu isso xD
A Google publicita mais do que aquilo que tem…
Muita parra, pouca uva!
A Google não tem? Lol já fez 1.5 milhões de milhas. Como se diz pioneiro em português?
https://www.google.com/selfdrivingcar/
Vaporware
Sabes o que significa? Andam há anos a prometer, não sai nada daí!
Outras já avançam rapidamente para comercializar estas coisas!
Quem é que comercializou um self-driving car?
Olha-me esta… Agora em quem é que os taxista irão dar porrada?
Toma lá o meu like pf.
Carrinhos de choque…
E depois os taxistas vão bater em quem?
EM ninguém porque os condutores da Uber também estarão no desemprego.
No cliente
Pelo o que parece a profissão taxista está prestes a desaparecer, mais uns no fundo de desemprego. Nao me interpretem mal até gosto de evolução tecnológica fico fascinado e ao mesmo tempo assustado, parece me que nós humanos estamos a tornar-nos desnecessários apenas ficam os que forem úteis no desenvolvimento da tecnologia que ainda assim serão facilmente descartáveis quando já não forem necessários.
O problema não é a tecnologia mas sim como é feita a distribuição da riqueza (cada vez maior) criada, questão essa que existe desde milénios desde que vivemos em sociedade e que já provocou várias revoluções ao longo dos tempos.
Sobre estarmos a tornar-nos desnecessários não sabia que existíamos por necessidade, até nem sei para que serve o planeta Saturno, não serve para nada 😉
+1
“O problema não é a tecnologia mas sim como é feita a distribuição da riqueza …”
Continuo a achar que não faz qualquer sentido existirem 2 epidemias! A obesidade num continente e noutro a morrerem aos milhares à fome…
Desculpem-me a ignorância, mas em que estes veículos diferem dos da Tesla (americana), me parece que eles estão bem avançados nesse ponto, inclusive podemos ver diversos vídeos no YouTube mostrando a performance e atuação. Não seria simples o Uber adotar uma tecnologia que já está bem legal?
E é isto o que nos espera meus caros. A tecnologia evoluirá cada vez mais, o desemprego vai subir ainda mais, ora porque não há necessidade em manter 20 pessoas se a máquina faz o trabalho das 20 pessoas ou porque estas mesmas empresas não terão sustento para eventuais tecnologias.
Haverão poucas empresas cada vez mais, que tentarão de tudo para ganhar clientes umas das outras até que a empresa não tenha mais lucro e se junte a tantas outras na miséria.
No final, haverá só uma empresa, que vai dominar o mundo e os governos, e seremos todos seus escravos.
E acho que todos nós sabemos o nome dessa empresa….
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Nestlé.
O carro da Google é para onde caminharmos daqui a uns 20 anos. Primeiro passaremos por um estágio de condução semi autónoma. Algo género o que o Tesla já faz. A progressão será gradual até atingirmos o conceito que a Google propõe. É assim que a indústria automóvel se está a mover.