Uber: ANTRAL processa o Estado e reclama mais de €6 milhões
A contenda entre a Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros (Antral) e o Estado português face a serviços como os da Uber ou Cabify está longe de terminar.
No centro deste braço de ferro está uma providência cautelar decidida a favor da ANTRAL, e que ditava a proibição da atuação de plataformas de transportes como a UBER ou a Cabify, bem como a condenação a dez mil euros por dia caso não parassem a atividade.
Segundo o presidente da ANTRAL, Florêncio Plácido, a associação que representa os taxistas em Portugal entregou esta quinta-feira uma ação no Tribunal Administrativo de Lisboa contra as plataformas digitais e o transporte ilegal. A Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros reclama uma indemnização de mais de seis milhões de euros.
Em conferência de imprensa, o presidente da ANTRAL informou que a associação deu hoje início a um segundo nível de intervenção, ao entregar uma ação no Tribunal Administrativo de Lisboa em prol do combate ao transporte ilegal em Portugal.
O presidente recordou que em primeira instância, aquando da providência cautelar entregue a 23 de abril de 2015, "ficou expresso que as plataformas que estavam a atuar de forma ilegal em Portugal seriam condenadas a [pagar] 10 mil euros por dia, caso não cumprissem com as decisões do tribunal em parar a sua atividade".
Na mesma conferência, o responsável referiu que as plataformas apresentaram recurso da decisão, que "ainda se encontra pendente no Tribunal da Relação de Lisboa", lembrando que os procedimentos cautelares "têm natureza de processos urgentes, pois destinam-se a evitar danos irreparáveis".
Leia ainda:
Florêncio Plácido afirma também que "até hoje, os transportes ilegais continuam a atuar e o Governo nunca se coibiu de publicamente os apoiar, recorrendo a argumentos falsos e contribuindo para denegrir e ampliar a campanha de destruição da imagem pública do sector dos táxis e dos industriais que o compõem".
Há mais culpados por "solidariedade"
Foram ainda adicionadas ao rol de instituições outras que serão "solidárias" no pagamento da indemnização de seis milhões e 810 mil euros. São elas o Instituto da Mobilidade e dos Transportes, polícias, Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, Autoridade Nacional de Comunicações, Banco de Portugal, Câmaras Municipais, Autoridade da Concorrência, Direção Geral das Atividades Económicas e Autoridade para as Condições do Trabalho. Estas instituições são igualmente responsáveis porque, segundo o presidente da ANTRAL, "tinham o dever de fazer cumprir as decisões de primeira instância".
Este caso, como refere Florêncio Almeida, poderá ir até às últimas instâncias, nomeadamente ao Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.
O braço de ferro continua e o Estado português não decide a favor ou contra a luta dos taxistas.
Este artigo tem mais de um ano
Do que depender de mim…. podem fechar a tasca!!!! Ainda há pouco tempo (sim fui de taxi… burro), tive mais um stress com um taxista malcriado, arrogante com a mania que era super inteligente. Se fosse, não era taxista!!!
PS: O comentário anterior não se aplica a TODOS… como em todas as classes, existem sempre excepções
Nao sou taxista, tenho pouco apreço por eles na sua generalidade, basta ver posts anteriores, meus, mas vou defender os tipos: “super inteligente. Se fosse, não era taxista!!!”, eu acho que o MENINO, se esquece dos seus homónimos (espero que nao seja o seu caso), de GERAÇÃO, mais formada de sempre no Pais, e que acaba em um de 3 casos: no supermercado, saindo do pais, ou desempregado e a viver a conta dos paizinhos. Tanta INTELIGÊNCIA….desperdiçada, como se diz na província, ESPERTEZA, SALOIA.
Talvez devesse olhar para os erros cometidos pela geração anterior antes de falar. O tempo das “vacas gordas” foi antes da geração do MENINO como a este o chama. Esta geração tem defeitos, claro que os tem mas a anterior não foi perfeita.
Trabalho como taxista aos fins de semana para ajudar a pagar despesas do meu curso superior de medicina dentária, sim sou taxista e nao tenho vergonha em admitir, os 200/300eu mensais que ganho fazem-me bastante falta, não sou contra UBER nem Cabiby, acho que são serviços “diferentes” e que há espaço para todos. Mas tal como o senhor disse, eu sou um BURRO porque sou taxista, mas voçê também o é por afirmar tal coisa.
Boa tarde,
Ao ler o seu comentário tive pena que não fosse também transcrever a parte “comentário anterior não se aplica a TODOS”
Tenho muitos amigos super inteligentes que por dificuldades da vida e da extrema corrupção não conseguem atingir novos voos!
Relativamente à “Geração mais formada de sempre do País” apenas me entristece! Porquê? Porque hoje em dia qualquer macaco tira um curso. Basta ver o exemplo do macaco mais famoso do país!
São oferecidos cursos…. e depois basta ver que muitos licenciados nem sabe o que é uma equação.
Resultado, quem realmente é bom.. tem de emigrar porque o país está cheio de trapaceiros!!! Ou seja, têm esperteza saloia… e safam-se!!!
Uma vergonha criticarem os taxistas que fazem um servico notavel e contribuem para os nossos impostos…quem dá dinheiro a empresas ilegais como a uber devia ser multado severamente e prisao se fosse preciso
Sim, vamos acabar com o trabalho de alguns e manda-los para o desemprego,
Com isso ainda pegamos e mandamos para a prisao quem lhes deu trabalho…
Está certo!
Aliás, acho que deviam de considerar ilegal todo o tipo de trabalho…
Serviço notável??!!! Epá, pronto quero acreditar que só eu é que tenho tido azar!!!
Vão todos para a prisão, os que usam a UBER… já agora vão todos para a prisão todos os que usam a AirBNB, coitados dos hoteis!!! Vão todos para a prisão quem usa a RyanAir… e EasyJET e outras… coitada da TAP!!!
Bom, encontramo-nos todos na prisão então!!!
Moral da história… se tens concorrência… adapta-te e supera!!!
Queremos parar o progresso ou que? alem dos empregos que criam, ajudam a economia e agilizam os métodos de atendimento. só pontos a favor…
Deve cair em saco roto, pois pelo que li grande parte das viaturas que fazem serviço Uber estão registadas como empresas de animação turística, com alvará atribuído e funcionam como se fossem uma mera empresa de transfer ou tours – o que não há ilegalidade. Até as supostas multas “ilegais” não estão a ser pagas: https://pplware.sapo.pt/informacao/motoristas-da-uber-cabify-nao-estao-pagar-multas-psp/
Alem de muitas dessas empresas, os donos são taxistas ou empresas de táxis.
Os taxistas que realmente trabalho, não andam em manifs e na sua maioria não concorda com esta postural da ANTRAL. A questão é que a UBER incomoda muita malta do lobby dos táxis.
E ainda o mais curioso é que muitos dos carros da UBER que andam ai, são de empresários taxistas…
Quando os Taxistas perceberem o que aí vêm…. vão se preocupar com tudo, menos com a UBER e a Cabify.
No máximo em 5 anos, vai haver carros autónomos à distancia de um click/app… Já à startups que fazem isso.
Vamos ter é que começar a cobrar os robôs que fazem o trabalho de uma pessoa. E isso também é o futuro ..
Mas os carros autónomos não se limita apenas a ter um carro que anda sozinho! É necessária toda uma estrutura, mudanças e ajustes nas cidades! Isso não vai acontecer em 5 anos 😉
Sempre que vejo um uber irei sempre agredir o cliente que tiver a indecencia de nao entrar no taxi..quem esta mal pague e aguente pois os taxis sao portugueses
Espero que nunca tenhas a infelicidade de te cruzares comigo ou com alguém disposto a te educar…porque se assim o for, vais ter azar.
Azar? Algum dia que me vejas duvido sequer que levantes a voz
Ei ei ei, temos homem aqui…
Sinceramente nao acredito que sejas taxista, apesar de que a maioria deles pensa como tu…
“Vamos bater nos gajos da Uber até eles terem medo e desaparecerem”.
Mas para o caso de nao estares a ser troll e estares a falar a sério…
Mas sao todos muito fortes, quando atacam em vara…mas quando a coisa corre mal já sao todos uns anjinhos.
No verao de 2015, fui de férias a Portugal (naquela altura em que andavam os taxistas todos armados em valentes) tendo entao de usar o comboio para me deslocar até ao Porto e depois um Taxi/Uber para ir até casa.
Qual foi a minha escolha, abre a app no telefone e pede um Uber para a estacao de Campanha.
Uns 5minutos depois recebo uma chamada a pedir se podia caminhar uns 50/100 metros para nao me apanhar tao proximo dos taxistas e envitar problemas, algo que aceitei de bom grado.
Qual nao é o meu espanto quando estou a entrar no carro e comeco a ouvir uns grunidos (sim porque essa gente nao sabe falar) a dizer que era ilegal e lá mais o que…entro no carro na mesma e um dos 6 taxistas que estava a atacar o carro da Uber agarra no meu braco para me arrancar do carro para fora, algo que consegiu por me ter apanhado meio desprevenido, azar a rua era em paralelo e deu para agarrar num que estava solto e atirar a um dos taxistas tendo acertado nas costas.
Ainda se tentaram virar a mim mas ficaram apenas pelo gritar que eu estava a apoiar uma ilegalidade.
Chamei a policia e o grunho do taxista que levou com o paralelo nas costas ainda quis apresentar queixa contra mim por agressao.
Umas semanas mais tarde fui chamado a depor, disse que foi em legitima defesa pois pensei que me estavam a tentar assaltar…até hoje nao ouvi mais falar do assunto.
Se me arrependo?
Yah…de ter fraca pontaria e nao lhe ter acertado com o paralelo na cabeca a ver se com a pancada lhe vinha alguma inteligencia ao de cima.
O mais incrivel é que comentários como os deste Pinto sao aprovados, no entanto os meus nao sao…
O amigo deve de ter algum impedimento cognitivo! Das duas uma ou vem para aqui trollar as pessoas ou pior ainda, o amigo é a personificação de uma classe de visão reduzida que só conhecem a violência e mais nada! Mas felizmente existe outros órgãos na nossa sociedade que sabem lidar muito bem com gente como o senhor!
Alguém pode exmplicar a razao para os meus comentários ficarem pendentes e os deste Pinto ainda aqui estarem?
Será que a melhor hipótese é comecar a insultar e ameacar tudo e todos?
Boas. Eu estou a ver vários publicados. En que artigo estás a referir?
Obrigado.
Na era da tecnologia, O amigo devia de abster-se deste tipo de comentários!
Ai está o direito de liberdade… eu já não posso escolher como quero andar?!
Querem que eu respeite os taxistas… mas estes não respeitam os clientes!!!
É por essas e por outras.. que o taxista é uma espécie em vias de extinção!!!
Não pagar imposto em Portugal…. é crime!!!
Agredir uma pessoa porque tem liberdade… é normal!!!
Ok, és taxista!
OS taxistas fizeram bem. Agora se verá se a lei está a ser cumprida ou não. Peca por tardio.
Sim, tendo em conta que és tu como contribuinte que vais pagar a factura caso eles ganhem, sim ele fizeram bem… (>ლ)
Engraçado que não vais buscar esse argumento do contribuinte quando a uber não paga todos os impostos que um taxista paga… Não convém pois.
Conhecer o estado de direito e como as acções do outros nos afectam é um direito cívico e não deve de ser colocado de parte.
Dito isto o amigo devia de “processar”/analisar melhor o que dizer antes de dizer, la está, a dita asneirada!
Em vez de nos preocuparmos-nos com o que o Ronaldo comeu ontem ou quem vai sair da Casa dos Segredos, devíamos sim,
preocupamos-nos em ver e relatar a m***a que vai no País e não ser “brando” ao pedir acções reais na sua resolução!
Mas como o Amigo deve de ser taxista e tem a mente pequena está a puxar a brasa só a sua sardinha!
1. Se o amigo conhece o estado de direito então sabe que os taxistas têm o direito de processar a Uber.
2. Explique lá que asneirada é que eu referi no meu comentário?
3. A m***a que vai no país é ver pessoas serem brandas com empresas multinacionais que têm mais direitos que uma microempresa.
4. Sou tao taxista como o amigo…
Não sabe Ler português é?
A Antral esta a processar a Uber ou o Estado?
O Amigo leu o Titulo e a noticia?
Mas fica aqui o Titlu novamente ‘ANTRAL processa o Estado e reclama mais de €6 milhões’
Só estou de Acordo consigo na 3º ponto mas mesmo assim o amigo não percebeu o que estamos a discutir!
quem esta mal pague e aguente pois os taxis sao portugueses
Muito bem Amigo Pinto vamos Analisar o seu Comentário.
“quem esta mal pague e aguente pois os taxis sao portugueses” hummm?!
O Amigo ao menos parou para pensar antes de comentar?
O facto de ser português da-me o direito de querer lesar outros portugueses? É este tipo de comentário que retira a força e o suporte ao protesto dos Taxistas! Até entre a colegas da profissão há quem ache o protesto uma futilidade e até mesmo retrograda!
Os taxistas querem todas as obrigações destes para estas empresas mas não querem abrir mão dos direitos! Se é direitos iguais, o direitos tem de ser mesmo iguais e não selectivos!
Na sua visão, o facto de ser português dá-me o direito de passar por cima dos outros “né”?
Sendo assim eu entro no seu táxi peço uma corrida até à cova da mora e fica por sua conta, porque sou português!
Muito bem Amigo Pinto vamos Analisar o seu Comentário.
“quem esta mal pague e aguente pois os taxis sao portugueses” hummm?!
O facto de ser português da-me o direito de querer lesar outros portugueses?
É este tipo de comentário que retira a força e o suporte ao protesto dos Taxistas!
Até entre a colegas da profissão há quem ache o protesto uma futilidade e até mesmo retrograda!
Os taxistas querem todas as obrigações destes para estas empresas mas não querem abrir mão dos direitos!
Se é direitos iguais, o direitos tem de ser mesmo iguais e não selectivos!
E pplware devia-me de explicar porque razão o meu cometário foi retirado e explicar qual o mal no comentário acima!
A incompetência deste sr não tem limites. Indemnizações pelo quê? Quem garante que os clientes que usaram a Uber iriam usar o táxi se a mesma não existisse? Já parece o caso das indemnizações da pirataria dos filmes onde calcularam cada download efetuado pelo custo de um dvd e usaram isso como perdas e pedidos de indemnizações.
Desde de pequeno que aprendi que não se cospe no prato onde se come.
Este senhores andam a brincar com o fogo e ainda por cima querem roubar os contribuintes!
Porque sim quem é que vais pagar os 6 milhoes de euros. O Zé tuga com sempre… Já não chega os Lobbys feitos com os alvarás dos carros.
Da mesma maneira que a uber rouba os contribuintes ao não pagar todos os impostos que um taxista paga?
Sim, a Uber não paga os impostos assim como a Jerónimo Martins não paga os seus ou como qualquer outra empresa que opera em Portugal e tem a sete num paraíso fiscal. O mundo visto de um olho semicerrado, para si, deve de ser um mundo melhor!
A Uber tem desconto na compra de viaturas? tem praças e vias exclusivas?
Tendo em conta que ao andar num Uber pago via cartao e ainda levo com uma factura automaticamente e sem sequer a pedir (como manda a lei) e no caso do taxi é um problema muitas vezes para ter uma factura…
Yah, a Uber é que nao paga impostos…
Sim, este senhores 1º deviam de perceber o conceito da Uber e só depois “espingardar” caso se verifica-se a necessidade de o fazer!
Mas se lhes é difícil perceber o impacto que tem o processo de constituir o estado como arguido e exigir quantias exorbitantes só por que sim!
Não se pode esperar muito destes senhores!
Estes tipos são autênticos mafiosos, as ferramentas de prova estão todas esparramadas em asta publica !
Entre coação, extorsão e até terrorismos!
Sim, porque, desde de, danificar viaturas da uber assim como agredir passageiros uber, trata-se de terrorismos e não deve de ser tomado de ânimo leve! Reinar com o medo!
Se o estado não aplica a lei deve indemnizar, neste caso, os taxistas.
??
Devia de explicar melhor porque o seu comentário é muito vago…
A notícia é vaga.
Não há noticia é muito explícita a visão da mesma é que é vaga!
Exacto, deveria de indemnizar os taxistas, nao a ANTRAL…
Os taxistas pagam taxas ao estado por tudo o que fazem, a UBER e Cabify não.
Parece-me que vocês acham isto justo vá-se lá saber porque..
A UIber paga impostos por tudo o que faz. Se a Uber é assim tão melhor os taxistas já tinham migrado todos para a mesma, isto se a Uber não tivesse regras mais restritas que os taxistas, como as condições das viaturas e a qualidade no serviço, incluindo a empatia e a autenticidade.
Tudo falso!
“Na compra de um automóvel para uso como táxi, a lei prevê uma isenção de 70% do imposto sobre veículos, sujeita a condições largamente generosas. O automóvel pode ter até quatro anos de uso e emitir até 160 g/km de CO2, o que abre as portas ao mercado dos usados e permite colocar em circulação veículos com grande quilometragem e níveis de emissões elevados. Uma vez que a importação de usados beneficia à cabeça de uma redução de imposto que chega a 35% para os automóveis com quatro anos, a compra de um veículo nestas condições não sofre mais do que 19,5% do ISV. Isto por si só já seria simpático, mas no caso ainda há mais. Muito excepcionalmente, o IVA suportado na compra de veículo afecto ao serviço de táxi é plenamente dedutível, tal como o é o IVA suportado na compra do gasóleo empregado na actividade. Os táxis estão ainda isentos do pagamento do imposto de circulação, hoje uma factura pesada. E há poucos meses, em resposta aos protestos do sector, o Governo anunciou incentivos à renovação das frotas de táxis e alargou a majoração dos custos incorridos com combustíveis para efeitos de dedução em sede de IRC, entre outras medidas avulsas.
Seguramente que estes não são os únicos benefícios atribuídos à indústria dos táxis nem sequer os mais importantes. Acima de todos está o privilégio de circular em vias reservadas e de dispor de espaços na via pública, recurso cada vez mais escasso. Mas os benefícios fiscais distinguem-se porque acarretam sempre a aplicação de dinheiros públicos e porque não há muitas actividades comerciais com este nível de subsidiação.” – in Jornal Negócios – 10 de outubro de 2016
Diga-me lá se o teu pai paga imposto de circulação do seu taxi?
– O IUC do meu carro deste ano foi 256 Euros…
Diga lá quanto pagou o teu pai de ISV quando comprou o taxi?
– O ISV do carro novo que quero comprar é de 4508.00 euros
JoSo quanto é que custa o alvará de um uber? É que para um taxi em lisboa são uns 85000 euros. Desconta aí os teus 5000 euros do ISV e IUC (eu sei, fui um querido e até arredondei).
A questão é: porque custa um alvará de táxi esses valores? Porque sendo limitados, quem os tem pode pedir os valores que entender, por mais absurdos e irreais que sejam; quem os quer, sujeita-se a pagar esses mesmos valores absurdos e irreais.
Gera-se uma verdadeira máfia de especulação em torno dos alvarás. Se agora as Câmaras decidissem emitir um número ilimitado de alavarás, ao seu custo normal (não mais de 500,00), seria bonito ver o que fariam, a começar pelo presidente da Antral…
E resta dizer quem criou esta mesma situação de especulação foram… os táxistas.
sabes nada. Só em alvará estoura logo 25x essa poupança. boa sorte em arranjar argumentos.
Por tudo? Claro, mesmo quando não passam fatura aos clientes, no fim do dia vão a correr preencher essas mesmas faturas, só para que possam pagar os seus impostos a 100%. Deus os abençoe…
A TAP paga os imposto em Portugal… a RyanAir não….. vamos espancar todos os passageiros e danificar os aviões?
entao e aqueles taxistas que faziam a corrida mais cara quando estavam no aeroporto de lisboa?esses tambem vao presos por enganarem os passageiros?eles queriam era o monopolio ,tavam mal habituados ,e nao me venham dizer que sao profissionais porque no dia em que eu instalar uma camera no retrovisor do carro ,consigo por um video todos os dias online em lisboa que passam sinais vermelhos a minha frente muito facilmente.
“contra as plataformas digitais” HAHAHAHAHAHAHAHAHAH
Não se vai pagar nada, afinal como um cromo taxista de Lisboa disse, as leis são como as virgens, para serem violadas…. Isto é uma vergonha, na região de santo tirso/vila das aves em conversa com alguns taxistas, não se preocupam nem se estão para chatear com isto. É claro que a Uber só actua em grandes cidades, mas as atitudes de muitos taxistas e altos dirigentes da ANTRAL, em nada ajudam o negócio. Mesmo nas pequenas terriolas, os taxistas que são de lá e culpa nenhuma tem destas posturas e decisões, estão a sair prejudicados.
Viva o lobby dos Taxis/Carros de Aluguer.
Este problema resolve-se com a livre emissão de licenças para taxis emitidas pelas Camaras Municipais. Quem quisesse trabalhar com um taxi bastava ter habilitação escolar, carta de condução e fazer exame especifico para obter uma licença da Camara Municipal. Acabava-se com a especulação dos 100 000€ por cada alvará(taxi).
Sim mas para isso também iam acabar com o desconto no IA quando compram um carro novo para Taxi e acabavam também com os lugares na praca…
Como é óbvio os taxistas nao querem isso porque depois sairiam prejudicados como é óbvio.
A minha opinião é conhecida, sou a favor da evolução, mas com REGRAS, claras e iguais para todos.
A Uber e sucedâneos sao por isso bem vindos, desde que LEGALMENTE.
Estes tipos da antral, assim como outros mais, sao uma cambada de cooperativistas, que mesmo quando tem razão, dificilmente lhas podemos dar. Eles sao uns prevaricadores de todo o tamanho e pactuam com tudo, desde vários taxis com a mesma matricula, a profissionais com as carteiras “aldrabadas” a uma serie de “esquemas” conhecidos e que nao merecem uma palavra CONTRA da parte da associação, talvez por algum dos seus membros \ dirigentes, ser peça INTERESSADA neles, sabe-se lá.
Vida longa para a uber chega de exploração pelos taxistas
E os farmácias processam por causa dos medicamentos nos supermercados, e os enfermeiros por causa dos injetaveis administrados nas farmácias e por aí adiante…
A uber paga os devidos impostos, não paga tanto como os taxistas, mas também não têm as mesmas regalias, não há p.ex. descontos na compra dos carros nem tem direito a praças e vias exclusivas, com as quais nunca concordei.
Engraçado com o Zé Povinho Português consegue ser e se permite ser manipulado pela mídia e acaba sempre por opinar sem conhecimento de causa e sem averiguar os reais factos seja em qualquer área que vier à bailá pois,infelizmente é tipicamente Tuga pois,não passamos de um bando de carneirinhos energúmenos com atitudes de asnos,que facilmente somos gozados por asnos ainda maiores que andam á mingua de uns trocados para pôr ao bolso venha de onde vier e como vir,essa é a mais pura verdade porque,fomos dos Países mais corruptos da Europa … E aceitamos toda a merda que nos é imposta de bom agrado … Até se deixa o Jerónimo Martins pagar os impostos na Holanda e continuar e exercer actividade e enfiar-nos merda pela goéla abaixo porque como não temos capacidade financeira somos obrigados a arrear as calças para nos enrrabarem … Não é bem o que as Putas dos meandros do Poder estão a fazer mas,de certa forma acabam-se vendendo e no processo acabam vendendo-nos as nossas almas … Faço-vos uma pergunta a vós sábios triste e vazios de alma … Já agora porque não privatizam também a Nação por inteiro e na totalidade ??? Depois o estado como passa a ser privado abre falência e as Putas dos meandros do Poder põe o dinheiro nas offshores e fogem para o Qatar que não há acordos de extradição … E este Zé Povinho passa a comer Cornos de Carneiro com Rapas de Cogumelos que é o que merecem … Ceguetas,não conseguem ver que vivemos num mercado limitado e que para bom funcionamento e para o bem estar unânime tudo têm de ser mediante concurso e regulamentado senão aí é que somos realmente usurpados dos nossos fracos recursos financeiros … Será que já não têm exemplos que cheguem ??? Á umas décadas atrás o Estado regulamentava os preços de tudo e a venda era livre mas,tinha um tecto máximo de preço para tudo e a concorrência era livre até esse tecto máximo que não podia ser excedido … Agora gostaria de ver os Ubers com os mesmos encargos e impostos e preços tabelados por igual como os táxis têm para tudo e com as mesmas limitações e depois veríamos se de facto sobreviviam tenho que esses mesmos motoristas Ubers terem que pagar 20% e 25% dos seus rendimentos totais brutos a multinacional firma mãe?!… E terem os encargos anteriores mencionados com o acréscimo dos tais 20% e 25% para a empresa Mãe dependendo de ser UBerX UberXL ou Uber Black assim eles pagam a Uber que nem lhes chegam as mãos pois, a Uber come logo a fatia deles no momento e os infelizes que dão ao cabedal só recebem após umas semanas valentes até lá incham do próprio bolso para rodar … E o Zé povinho Tuga é roubado pela Uber de Toda a forma e feitio mas,como tal gosta de ser enrrabado … Isso Força afoguem-se todos suas Grandes Poias … Depois quero quem é que fica para contar a história a medida que forem nascendo novas multinacionais que afectem o serviço de cada uns de vós … Primeiro seremos escravos deles todos e cada vez mais mal pagos e por fim iremos parar a rua da amargura porque seremos substituídos cada vez mais por coisas autónomas até que um dia ninguém trabalha nem as grandes multinacionais porque não há graveto para pagar tais serviços e bens porque onde não entra não pode sair … Pois passos a comer-nos uns aos outros por nem há como pagar passa a ser tudo de borla,e então o um bom Tuga adora coisas de Borla … Santa Paciência Bando de desocupados venham mas,é governar vida enquanto ainda podem por isto está tudo prestes a acabar se continuarmos por este caminho … Deixem os Taxistas em Paz pois os seus argumentos são bem válido e fundamentados e bons e maus profissionais há em todas as profissões ,e para vossa informação existe muitos motoristas de Táxi com formação académica superior porque o Estado Português não Têm mercado para todos os que se formam e em muitos sítios estas pessoas são recusadas por terem habilitações académicas em excesso … Depois vão fazer o quê ? Ou emigram os vão roubar ??? Muitos não querem sair do nosso lindo País e vá lá que felizmente têm os Pais que são pequenos ou médios empresários que acabam por os empregar lá no negócio de família senão teriam de procurar algo fora do País … Se isto continua assim qualquer dia Portugal é dos ciganos e pouco mais … Embora hoje em dia já seja manipulados por ciganos pois,o Presidente da Uber Portugal é Marido da Deputada Assunção Cristas no mais tirem as vossa conclusões ,se é que são capaz de ter a destreza de pensar pelas vossa próprias cabeças …
Olá taxista…
Porque nao mudas para a Uber?
Primeiro esse gajo da antral já devia tar na reforma mas isso são outros 500…
Segundo, quando o ouvi na TSF a dar as explicações porque ia meter o estado em tribunal deu-me vontade de rir porque é praticamente a mesma conversa de sempre… então quer dizer…lutaram porque a UBER e Cabify eram ilegais, o governo tratou de as meter legais… e agora querem que elas saiem de cena? Querem o monopolio?
E não me venham dizer que é pelo tempo perdido das lutas que fizeram que conheço pessoal taxista e que me disse com a UBER ou sem UBER eles tinham trabalho, pouco ou muito, mas tinham, portanto a UBER não tirou o trabalho todo como esse senhor deu a entender…
Tentam evitar o inevitável e agora querem ganhar dinheiro com isso pedindo uma indemnização.
Só utilizo táxi mesmo como último recurso!!!! Nem pensar. Mal educados (grande parte) e o serviço é caríssimo.
Daqui a 50 anos não vamos ouvir falar de taxistas pois tudo irá evoluir para os serviços tipo UBER e mais tarde carros autónomos. Portanto, adeus para os taxistas que não passam de agiotas.