TVI e a NOS vão realizar a primeira transmissão televisiva com 5G
A TVI e a NOS vão realizar a primeira transmissão televisiva em Portugal utilizando a nova tecnologia 5G Stand Alone, durante a tradicional Corrida de São Silvestre, que se realiza no próximo dia 29 de dezembro, às 18h00, no Porto.
Transmissão via 5G e não só...
Também pela primeira vez, a corrida será transmitida do ponto de vista de um dos participantes, usando um smartphone que fará as vezes de bodycam, para que os espetadores possam ficar com uma perspetiva mais realista e diferente, do que é correr nesta prova natalícia.
A corrida de São Silvestre será transmitida integralmente pelo canal V+TVI, a partir das 18h00, mas a emissão tradicional será intercalada com três novas perspetivas que serão emitidas em tempo real, através de 5G+, sem necessidade de cabos ou equipamentos extra:
- Um smartphone colocado num dos participantes dará aos espetadores a perspetiva de dentro da corrida, com as imagens captadas por este corredor a serem integradas em direto na emissão;
- Uma mota equipada com uma câmara, ligada ao estúdio por 5G, irá acompanhar os participantes ao longo da prova, com garantia de uma transmissão sem falhas e em tempo real
- O repórter 5G+ irá realizar entrevistas para complementar a emissão
Para garantir que a qualidade da transmissão é assegurada durante todo o tempo, será utilizada a funcionalidade de network slicing, apenas possível graças ao 5G+ da NOS. O network slicing permite a criação de “slices” (fatias) de rede dedicadas a use cases específicos, cada uma otimizada para diferentes tipos de serviços ou aplicações, garantindo sempre a melhor experiência de rede e minimizando o impacto dos outros utilizadores da rede móvel.
Assim, mesmo com todas as mensagens e vídeos que sejam partilhados durante a corrida, a qualidade da transmissão em direto nunca ficará comprometida, uma vez que terá um serviço – ou fatia de rede – independente, garantindo isolamento, velocidade e latência baixa.
Vai ser engraçado looool
Ainda bem que não gostas da NOS. Hoje em dia metem as outras a um canto.
Sim a um canto na carteira cada vez mais gorda e cheia de cadeiras para distribuir.
Falas com grande conhecimento de causa..
https ://www.reddit.com/r/digipt/comments/1h0jo4j/nos_prepara_despedimentos/
Em R&D sim, no resto ainda não, talvez no futuro
Certo, mas não é com 3 smartphones (<30mbps & delay ~100ms) que testam realmente o slicing. Aliás, seria necessário fazer o contraponto. Ter um outro dispositivo na rede "normal" para tirar conclusões.
Mas tudo bem, vale pela experiência :).
O maior desafio é o roaming entre antenas, o slicing é testado porque terás sempre milhares de outros devices ligados nas mesmas antenas , apenas o slice de teste é pequeno mas isso tem pouca importância dada a natureza do evento
No fundo criaram uma espécie de “operador virtual” com capacidade “garantida” (dizer que a NOS garante alguma coisa é talvez exagerado).
Se é possível que funcione? Sim. Em especial se eles fazem questão de usar isso como uma demonstração da tecnologia (o que pressupõem que tenham equipas a testar no terreno se de facto é possível e a acrescentar equipamento caso detectem que a capacidade existente não é suficiente… pelo menos é o que eu faria, se lá na NOS são assim tão inteligentes ou não… fica a questão no ar).
Claro que não há milagres, para funcionar bem para a TVI provavelmente não irá funcionar tão bem para os demais, pois no final de contas eles estarão a reservar espectro rádio e largura de banda para esse evento específico… do contrário não poderiam tentar garantir alguma coisa.
Slicing.. DYOR
Mais um tapa olhos para o consumidor.
A MEO já fez na CNN Portugal.. a NOS não foi a primeira
E alguém ainda quer ver a tvi ou a sic?
E para quando os canais em 4K? Nem no desporto nem nas grandes competições.
Ora aí está a pergunta de um milhão de dollars ! Inovação, diferenciação onde estais ?!
Não me convencem quando a DIGI estiver disponível na minha zona NOS vai à vida.