Touch Disease – Aumentam queixas no iPhone 6 e iPhone 6 Plus
Com o aproximar dos 2 anos após o lançamento dos iPhone 6 e 6 Plus, surge uma avaria, o Touch Disease, nos dispositivos da Apple que está a preocupar os utilizador.
A avaria que, aparentemente, tem a ver com o fabrico do equipamento, faz com que apareça uma barra cinzenta no topo do ecrã deixando-o praticamente "irresponsivo", ou seja, com pouca reação ao toque e, às vezes, morto completamente. Mas será que em Portugal também se tem feito sentir este problema?
Touch Disease... ou a doença do ecrã do iPhone
Desde há uns meses que temos recebido no nosso Consultório algumas questões sobre um comportamento errático do iPhone 6 e iPhone 6 Plus. Inicialmente, procurámos algumas explicações mas a informação era escassa e muito vaga. Até que explodiu na web o real problema: Touch Disease.
Os receios vieram a materializar-se com um artigo elaborado pela empresa especialista na electrónica dos iPhones. O iFixit referiu nesse artigo que as empresas de reparação, um pouco por todo o mundo, estão a ser confrontadas pelo utilizadores com um comportamento anómalo no iPhone 6 e iPhone 6 Plus.
Vários testemunhos de empresas de reparação vieram a público "denunciar" que, cada vez mais, têm aparecido dispositivos e que isto pode tornar-se numa bomba-relógio para o mercado, dado o número de iPhones 6 e iPhones 6 Plus vendidos, como referiu Jason Villmer, proprietário da empresa STS Telecom.
Apelidado de "Touch Disease" ou, em português, "Doença do Toque", é uma avaria que a Apple já tem conhecimento, devido ao número de pessoas que no fórum da empresa de Cupertino já reclamaram. Até ao momento, a Apple ainda não se pronunciou sobre o assunto!
Apple não activa a garantia para esta avaria
Há relatos de diversos utilizadores que levaram o equipamento às Apple Store, com esta avaria, e a resposta da Apple é que "não reconhece a avaria" (embora troque o equipamento por um mau funcionamento). Mas os que estavam foram da garantia, a empresa não tomou qualquer acção, deixando o problema nas mãos do utilizador.
Não estando de acordo com a gigante tecnológica, um grupo de utilizadores já interpôs uma acção judicial contra a Apple por esta se recusar a activar a garantia nesta avaria.
Tem resolução o problema?
Quando aparece a barra no ecrã, o smartphone fica com uma reacção não responsiva e, aos poucos, agrava-se o comportamento. Há utilizadores que dizem que conseguiram temporariamente resolver fazendo pressão em cima do ecrã, mas uns minutos depois voltou o problema.
Se mudar o ecrã resolve?
Não. Mudar de display não é uma solução, visto que a avaria se encontra nos dois chips do controlador do touchscreen (Touch IC) que são soldados à board do iPhone, e especula-se ainda que o Touch Disease seja provocado pela mesma falha no design que provocou também o "Bendgate".
Tanto no iPhone 6 como no 6 Plus, os chips Touch IC estão ligados à board por uma série de bolas de solda - como uma base que está sobre pequenas berlindes. Ao longo do tempo, com uma utilização normal do iPhone, fazendo a pressão comum sobre o ecrã, estas bolas de solda rompem-se e deixam de fazer o contacto necessário à board.
Mas como se resolve?
Fomos perceber no cenário nacional se há igualmente queixas. Segundo a empresa iLoja, em Portugal já há igualmente vários utilizadores com estas queixas. A empresa informou-nos que a única solução actualmente para resolver o problema, ou é trocar o iPhone, e quem está dentro da garantia a Apple troca, ou, se já não tem garantia, pode trocar a board ou trocar os Touch ICs da board, mas estas duas últimas soluções os funcionários da Apple não fazem.
Segundo o que conseguimos perceber, quando o dispositivo já não está na garantia, a iLoja substitui os chips e o preço ronda os 119 euros. Uma reparação que, não sendo cara, está a cargo do utilizador.
Este artigo tem mais de um ano
Mas a apple nao esta a trocar as unidades?
Troca como qualquer empresa quando está dentro da garantia.
Agora esta na altura de meter no olx todos os iPhone 6 e 6 plus… aproveitem enquanto nao dão o berro nas vossas mãos…
Haha
E até calha bem que vem aí o 7, feliz coincidência 😉
o ecrã do meu iphone partiu POR DENTRO (devido a aquecimento.. penso eu.. foi durante a noite qd estava a carregar).. a Apple recusou a garantia e o tlm estava dentro da garantia 😀 fiz várias reclamações.. nada! só cartas cheias de alineas bla bla bla… mas fizeram mal.. perderam um cliente para todo o sempre 😀 bem mais caro do que me trocar o iphone
Tu nunca tiveste nenhum iPhone
Não mintas.
Assim ninguém leva os iHaters a serio.
Lol
😀
Não em troca a Apple community bane utilizadores com informações relevantes acerca deste problema… (6:05 primeiro vídeo)
uma coisa é ser um tlm de 100€ outra é ser caríssimo e ter estes defeitos.
PS: Diria a mesma coisa caso se tratasse de um S7 ou outro também com o preço inflacionado.
+
Pode deixar de ter touch, mas continua a ter atualizaçoes durante muitos anos 😀
Tal e qual !
Mas como vai atualizar sem o touch estar a funcionar? xD
E estragaste a piada toda… Thanks 🙂
Ligas ao iTunes e atualizas 🙂
Mas quem é o Antunes?
+1
desculpa lá, mas ser um telfone de 100 ou um de 1000 não é desculpa.
pagas por algo, tem de estar em perfeitas condiçoes.
Yah o TouchID do meu S7 que o diga…
Em mais ou menos 1 mes comecou a ficar cheio de riscos até que comecou a descascar e deixar de funcionar por completo…
Samsung diz que é mau uso, apesar de haver mais pessoal exactamente com o mesmo problema…
Mau uso de ceretza, tenho meu há cerca de meio e funciona a 100%
Ora 2 anos, vejam isto https://pt.wikipedia.org/wiki/Obsolesc%C3%AAncia_programada
Bem visto!
+1
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Teoria_dos_astronautas_antigos
primeiro os iphones 4 4s 5 se tornaram inúteis com os últimos iOS, é inexplicável. (já o android 4.4 deu vida a muitos androids phones antigos e fracos e isto é um facto) e para não parecer suspeito, arranjaram ideia para os utilizadores saírem do iphone 6 para o 7.
iphone 6 foi lançado em setembro de 2014, exactamente 2 anos depois já tem estes problemas. hmmm compensa ter um iphone de 700€ a 1200€ pois dura eternamente lool. 1 irmão meu tem guardado 1 android de marca branca, xing ling, de 2009 e tudo nele funciona.
Parei de ler quando referiste que o iPhone 5 fica inútil com o último iOS.
Vocês bem tentam, mandam o barro à parede a ver se cola. Mesmo depois de tanto vos dizerem que o iPhone 5 não está minimamente lento com o iOS10 continuam a usar isso como argumento.
Posso concluir duas coisas: Ou vocês têm falta de argumentos e têm de usar algo que à partida já sabem que é mentira a ver se cola, ou são pura e simplesmente burros.
“têm falta de argumentos e têm de usar algo que à partida já sabem que é mentira a ver se cola, ou são pura e simplesmente burros.”
Em tempos pensei que era a primeira hipótese, mas hoje em dia com a quantidade de info disponível a distancia de um click…é defenitivamente a segunda.
parei de ler quando vi android 4.4 deu vida a androids antigos…
cada um compra o que quer e o que lhe oferece maior utilidade mas podiam reconhecer as qualidades e defeitos de cada sistema aqui discutido
ervillhoid. este tem single core de 800mhz e 512mb, na época em que saiu levava android 4.0 e depois 4.1, tu não sabes como era esse android de 4.0 para 4.4, porque nunca tiveste essa experiência.
contado ninguém acredita.. lol
https://www.youtube.com/watch?v=9OE3jg47cPE
Portimão, podes obter vários resultados de pesquisa no google, isto com 5s, agora imagine-se 5:
http://apple.stackexchange.com/questions/145925/does-iphone-5s-slow-down-with-ios-8
agora queres ver o que é um android de 80€ na época, single core 800mhz e 512mb com a versão da época ? vindo da antiga versão para a nova sem uma única degradação de performance e com autonomia 1,5x melhor, ao contrário do iOS.
https://www.youtube.com/watch?v=9OE3jg47cPE
A esmagadora maioria de iPhone 6 tem menos de 18 meses, e nenhum tem 2 anos.
A tua teoria é mesmo isso: teoria.
iLoja da iapple…”isto não é uma anomalia…é uma ifeature!, Como tal não suportamos o icusto”.
Fogo, mais vale arranjar um Android. Ter um iPhone que já se paga 600€ que já é super caro para o tipo de equipamento e se deixa de funcionar tem-se de recorrer a uma empresa externa e pagar 60€ ou mais quando fora da garantia.
Para isso mais vale comprar um mais barato e fácil de se substituir completamente.
Isto é tudo uma cabala. As coisas da Apple duram 1 vida e nunca avariam. Nem sei porque a Apple tem garantia. Sarcastic mode off
Falando a sério, os iPhones são dos smartphones que mais avariam.
mas em garantia tem uma assistência muito boa, trocam sem perguntas.
Tal como fizeram com a situação da falta de rede por exemplo?
toda a gente sabe que o pessoal andava a pegar mal nos iphones quando esse problema surgiu: http://www.geeky-gadgets.com/wp-content/uploads/2010/06/iphone-4-reception-issues_21.jpg
Isso não era um bug. As pessoas é que não sabiam pegar nele.
^^ Conclusão: passadas quase 2 décadas, é preciso manual de instruções sobre como pegar num telemóvel. Em tempos idos chamava-se “bad design”, mas actualmente isso deu lugar a “dumb user”. Tá certo…
A huawei também arranja e troca sem perguntas, aliás, tinha um Ascend G6 que desde cedo o microfone secundário fazia ruído a gravar vídeo, mas não me incomodava muito então quando tava a 2 dias de acabar a garantia fui à assistência da Huawei e deram-me um P8 Lite novo com 2 anos de garantia, que vendi para comprar o P9 Lite.
trocam sem perguntas ? hmmm
https://www.google.pt/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&ie=UTF-8#safe=off&q=apple+declines+warranty
https://www.google.pt/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&ie=UTF-8#safe=off&q=apple+refuses+warranty
https://www.google.pt/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&ie=UTF-8#safe=off&q=iphone+warranty+refused
https://www.google.pt/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&ie=UTF-8#safe=off&q=iphone+garantia+recusada
@Renato
https://www.google.co.uk/?gfe_rd=cr&ei=6OTHV7iME8GN8Qe4_b2QBg#q=huawei+refuses+warranty
https://www.google.co.uk/?gfe_rd=cr&ei=6OTHV7iME8GN8Qe4_b2QBg#q=Samsung+Refuse+warranty
https://www.google.co.uk/?gfe_rd=cr&ei=6OTHV7iME8GN8Qe4_b2QBg#q=HTC+Refuse+warranty
https://www.google.co.uk/?gfe_rd=cr&ei=6OTHV7iME8GN8Qe4_b2QBg#q=Sony+Xperia+Refuse+warranty
E por aí fora, é só trocar a marca e voilá…
Qual é a dúvida?
Opá, o argumento era que a Apple troca os iPhones na garantia sem chatices nenhumas.
O RenatoNismo mostrou que isso não é bem assim.
O facto de várias outras marcas fazerem a mesma asneira não invalida o que ele disse.
E muito menos é razão para a Apple também o fazer. Quando se quer ser o melhor não basta fazer o mesmo que os outros, é preciso fazer *melhor*.
+1
Ahahahah!
“É caro, mas…”
Como qualquer outra, troca quando dentro da garantia, só lhe falta ter os preços de qualquer outra, talvez quando tiver compradores com as exigências de qualquer outra.
afinal ta-se msm só a pagar a marca na compra de um iphone…
Sempre foi assim desde o início. O overprice que se paga por qualquer produto da Apple nunca teve a ver com a qualidade do produto. Só não percebe isso quem não quer.
Isso é relativo e se reparares as marcas, o resto do mercado, segue essa linha. Por exemplo, a Samsung era uma marca de dispositivos móveis de entrada de gama e só há meia dúzia de anos começou a querer o mercado dos topo de gama e com preço igualmente altos. A Sony também o fez, a Huawei está a fazer e até a Honor (que faz parte da Huawei) lançou um smartphone de 500 euros. Imagina a quantidade de dispositivos que estão no mercado acima dos 500 euros. E não, além de não terem a qualidade de um iPhone, não têm tudo o que a Apple oferece, como sistema operativo, serviços, software e outros recursos integrados num óptimo ecossistema. Por isso, se pensares bem, quem é caro são os outros, pedem muito dinheiro pelo que oferecem.
meia dúzia de anos?!? Samsung V200 diz alguma coisa? A samsung nao era marca de entrada de gama…sempre foi abrangente…
Agora hoje em dia o cliente é que pode olhar para ela com outros olhos…
Boas eu tenho um iPhone 6s PLUS tenho um Huawei mate 8 e adquiri agora o note 7 e gostava o que o leva a dizer que o iPhone vale o dinheiro que pedem e os outros não!
É que a realidade é completamente diferente porque além de o iOS ser mais prático e intuitivo em TUDO o resto não tem qualquer hipótese,a começar logo pela vida útil da bateria e passando por tudo o resto…
Que tal deixarem de ser tendenciosos e começarem a ser isentos(deixar de fora o vosso gosto pessoal) Como qualquer bom profissional que se preze.
O iPhone não vale nem de perto o dinheiro que pedem por ele e de uma vez por todas sejam verdadeiros na informação que transmitem.
Eu com o iPhone inclusive passo vergonhas as vezes perto de Android de 100€!
Principalmente quando saio com amigos e os vejo a trocar fotos por Bluetooth entre eles e eu com o meu iPhone de 800€ estou impedido de o fazer.
E não vale a pena virem com a treta da conversa hà e tal pela net passas isso tudo!é verdade mas também o Android o faz e a questão é que o Android também o faz sem ser preciso internet (sim porque existem sítios onde nem sempre é possível ter net).
Por favor deixem se de ser tendenciosos e digam as coisas como elas sao
Não tens nada um iPhone. 😉 quem tem sabe como se trocam fotos e hoje não se usa o BT para trocar fotos. Isso é conversa da treta.
Não te piques com a realidade que te estou a dizer, apenas argumenta de forma adulta.
tenho também um android e nunca na vida ninguém me passou fotos por Bluetooth e também nunca vi ninguém a fazê-lo.
Vejo sim usar várias apps para esse efeito.
Por favor deixa de ser tendencioso que muitos do utilizadores do iphone não compram pelo hardware mas sim pelo software.
Quando algum dia o ios funcionar em outros dispositivos que não iphones, e as pessoas continuarem a comprar iphones, aí sim podes dizer que são tendenciosos.
Cada um gosta do que gosta e ponto final.
Se assim não fosse todos andavam com o mesmo modelo de carro, a mesma tv, o mesmo relógio, etc etc
@Vitor M. nada tem a ver com a questão do android vs iphone mas agora tu é que sabes como é que as pessoas usam os dispositivos que têm? Eu uso o bt imensas vezes para trocar fotos e videos.
Eu li e estou a responder ao teu comentário.
“O iPhone não vale nem de perto o dinheiro que pedem por ele e de uma vez por todas sejam verdadeiros na informação que transmitem.”
Se isto não é ser tendencioso é o quê?
Não sou eu que ando a dizer que qualquer android não vale qualquer que seja o dinheiro que se dá por ele!
E lá por alguns usarem o bluetooth não quer dizer que todos eles o usem.
Da mesma forma que tenho o airdrop e nunca o usei, e tenho imensas pessoas conhecidas com iphones.
Eu continuo a preferir dar 800€ por um modelo ios que 10€ por qualquer android, mesmo a passar vergonhas por não enviar fotos por bluetooth.
Agora eu sou eu e tu és tu e cada um tem o seu ponto de vista, mas nunca rebaixes qualquer que o SO só por que ele não se adapta a ti.
Continuo a dizer, que gostos são gostos, e gostos não discutem.
Qualquer smartphone (com android) acima de 500€, oferece muito mais que qualquer iPhone.
É a tua opinião, respeito, mas discordo. Basta teres um ecossistema como o da Apple onde a integração de um iPhone com iCloud, App Stores, iTunes Store, Apple Pay, AirPlay, AirPrint, Apple Music, Encontrar, Mapas e muito mais, funciona quer no iPhone, iPad, iPod, iMac e todos os computadores Mac de forma perfeita. Desde uma App que instalo no iPhone que sincroniza com o iPad, um texto que copio no iPad e colo num documento no Mac, desde a loja de apps que compras com uma impressão digital, o desbloquear do Mac com o Apple Watch, as apps da Google e Microsoft para iOS que chegam a ser superiores às que as marcas fazem para as suas plataformas… o FaceTime que fazes uma chamada de um iPhone para um iPad com toda a fiabilidade e na melhor qualidade em áudio e vídeo ou só áudio, as apps nativas como o Saúde, a Wallet, O Mail o Safari que é um browser brutal no iOS, as Mensagens que recebo no iOS e no macOS e envio pelo MacBook por exemplo, o iBook ou o iMovie e tantas outras funcionalidades que só quem está no ecossistema Apple consegue fazer.
Porque, o que os utilizadores Android têm, de apps e serviços, na maioria estão disponíveis no iOS é inversamente isso já não acontece 😉
Assim, quem tem um dispositivo com iOS tem tudo do ecossistema Apple e a maioria do que existe para Android 😉
Contudo, são sistemas diferentes e cada um escolhe o que mais gosta e que mais lhe faz jeito.
Abraço.
Aqui vai um docinho para os fans da Apple (Sheeps), nao vejam apenas o video, mas o canal deste senhor.
https://www.youtube.com/watch?v=45rRLkjdgrU
(iPhone 6 touch IC failure: can we fast forward to what always happens?)
Eu quero Vítor M. a responder a este gajo. Até fiquei parvo com a quantidade de erros da Apple ao longo destes anos. A extensão da garantia dos macbook passados 4 anos é uma comédia.
Responder? Mas ele está completamente fora de prazo 😉 Eu ajudo com a saga iPhonegate:
2008 no iPhone 3G apareceu o crackgate
2009 no iPhone 3GS apareceu o discolorationgate
2010 no iPhone 4 apareceu o antennagate
2011 no iPhone 4S apareceu o yellowgate
2012 no iPhone 5 apareceu o scratchgate
2013 no iPhone 5S e iPhone 5C apareceu o sensorgate
2014 no iPhone 6 Plus apareceu o bendgate
2015 no iPhone 6S apareceu o Chipgate
2016… estamos na espera!!!
Portanto, tendo em conta a quantidade de produtos que uma só empresa coloca no mercado tecnológico, tendo em conta a velocidade com que o faz, tendo em conta os níveis de satisfação com o pós venda, tendo em conta o sistema de garantia e sistema Apple Care que beneficia o cliente em várias situações e tendo em conta os programas de extensão de garantia (que já beneficiou um Macbook que tenho de finais de 2011 que foi reparado com uma board nova em finais de 2015), vejo apenas uma empresa de sucesso a tentar resolver os seus problemas e que consegue!
Se tem tido sucesso? Bom, nem sempre. E eu senti esse problema de perto. Em Fevereiro de 2015 comprei um iMac 5K. Durante mais de um ano estive em guerra com a Apple para que eles resolvessem um problema numa máquina que custou 3 mil euros. Não resolveram e apenas a troca no vendedor, pelo modelo mais recente, me resolveu o problema. Apple Portugal esteve muito mal, mas sob orientação da Apple Irlanda e Apple Estados Unidos.
E nos outros, não há problemas? Então não, há e não são poucos. Nenhuma outra marca tem tantas lojas abertas ao público como a Apple, ao redor do mundo são 423 lojas em praticamente todos os cantos do mundo. E os outros? Não têm nada parecido, obviamente.
A Apple tem, contudo, um problema de prepotência, é verdade. E por isso tem levado com alguns processos até vergar, mas qual destas gigantes não é prepotente?
Depois há sempre a ideia que um produto que custa 800 euros é caro só por si. Sim até é, se o virmos de forma individual, é caríssimo. Mas a Apple num dispositivo coloca o preço da investigação, o preço das patentes, o preço das licenças de fabrico, o preço de desenvolvimento, o preço de distribuição, o preço do marketing, o preço do pós venda, o preço do desenvolvimento do sistema operativo, o preço dos serviços anexos ao dispositivo, o preço do software “oferecido” pela empresa e o preço de tudo o que depois está ao cargo da Apple, como a segurança, manutenções e actualizações.
Alguma outra marca tem todos estes pontos como a Apple? Não. Mas por exemplo, é um sonho que todas perseguem. A Microsoft, a Google e a Samsung (agora outras como a Xiaomi, ou Huawei, por exemplo) todas querem ter os vectores do sucesso:
– Hardware
– Software
– Sistema operativo
– Serviços
– Loja online
– Lojas físicas
– Vasto leque de retalhistas
– Vasto leque de operadoras fidelizadas
– Sistema de logística gigante em todo o mundo
– Sistema de reparações colossal
Todas as marcas já tentaram ter hardware, a Microsoft e a Google ainda perseguem esse sonho (a Microsoft tentou mas acabou por não aguentar o que comprou à Nokia e a Google não conseguiu aguentar a Motorola, vendida aos chineses da Lenovo), ter hardware que convença quer nos segmentos dos smartphones como nos tablets, smartwatches, desktops e acessórios…. e dificilmente irão conseguir!
A Samsung persegue o sonho de ter um sistema operativo seu de sucesso e tem tentado ao longo dos anos. Introduziu o Bada e mais tarde o Tizen… este já presente nalguns dispositivos (como smartphones, smartTvs ou smartwatches), contudo está agarrada ao Android e isso penaliza a Samsung, pois o grande lucro é a loja de aplicações (que quem ganha e muito é a Google, no Android). A Samsung tem uma loja pequena e que demorará a vingar se continuar com o Android.
Todos querem ter tudo controlado mas não estão a conseguir e isso é algo que não há como negar que só uma empresa gigante e super organizada consegue fazer.
Esse cenário, contudo, traz outros problemas: milhões de dispositivos colocados no mercado anualmente podem ter avarias, há um número percentual que acontece com regularidade em todas ar marcas, percentualmente a Apple tem tendência a ter mais… porque vende mais no conjunto de todos os equipamentos.
E neste mundo, que hoje é tão pequeno, ter avarias pode ser um grande problema… isto porque além de uma comunidade de fieis seguidores (e ao contrario do que dizem os pouco inteligentes todas as classes sociais usam os dispositivos Apple, com maior relevância, claro está nas classes de maiores recursos e vemos a classe cientifica, por exemplo, sempre com Macs atrás deles), há muitos clientes empresariais, há mercados gigantes como a China e os Estados Unidos e um simples “boato” ou avaria efectiva… torna-se numa bomba.
Falas em comédia, mas a comédia vem com os que odeiam a Apple, os que desejam e não têm e os que desconhecem o mundo Apple que de tanto dizer mal e de tanto babar, fazem da empresa uma das mais desejadas. Se todos os anos eles vendem milhões e cerca de 80% são novos utilizadores o que achas que tinham antes? 😉
Só um idiota diz compulsivamente mal de algo que não gosta, se de facto não gostasse, o mais certo era ignorar, mas não, há os que dizem tão mal, tão mal mas tão mal… que deixam transparecer que é amor e desejo e não indiferença. Mas são idiotas!
O facto de alguns recolherem, de forma truncada, as avarias, mais os lesados que pressionam a Apple dado o seu direito, faz com que a empresa seja obrigada a ressarcir o cliente e ainda bem que isso é assim, benditos esse YouTuber e muitos outros como ele, a comunidade que consome produtos Apple agradece. É preferível haver um problema e ser amplamente apontado, para a marca resolver ASAP, que esconder por vergonha o problema dos olhos dos que podem criticar 😉 pensa nisso que é importante pensares.
Quanto a algum outro ponto que ele falou, sim tem razão. Há algumas partes da postura da Apple que poderiam melhorar dado o dinheiro que têm (sim, não esperem que a Apple acabe nos próximos 30 anos, eles têm dinheiro para se manter por pelo menos 30 anos). Mas desde 1985 que dizem que um dia a Apple acaba… porra, uns anos depois quase que tinham razão… mas falharam!
A Google ganha mais dinheiro com a Apple que com o Android, pois todos sabemos que o utilizador iOS ou macOS… ou até mesmo os do watchOS, gosta de comprar aplicações e não de meter rooms e APKs marados gratuitos (gamados e pirateados), mas faz parte de como um utilizador quer estar na vida.
Agora, a Apple tem de mudar, não é por causa desses problemas que sempre existiram e sempre existirão, não, a Apple tem de mudar pois já não está a conseguir influencia o mundo como o fez durante pelo menos uma década. A sorte deles é que os concorrentes também não conseguem, porque os concorrentes têm tantos concorrentes que se dissolvem em pequenos mercados. Mas esperava-se mais da Apple nestes últimos anos.
Fora isso, descansa lá que vem aí o iPhone 7 e vai vender como pãezinhos quer a utilizadores iOS quer a milhões de utilizadores Android 😉 e quem sabe tu não será um deles?
A Apple é uma empresa que visa lucro e não fazer solidariedade 😉 pensa nisso… porque pensar faz bem.
Abraço.
Epa uma analise muito boa. Problemas todos os tem. Uns mais do que outros. Eu tou-me nas tintas para as guerras estes versus aqueles. O que realmente precisamos chama-se escolha. Tenho e tive produtos de diferentes fabricantes. Cada um com as suas virtudes e defeitos e assim quero continuar. Que se lixe que este e melhor do que aquele por causa do status.
Essa parte do status parece-me uma causa perdida, hoje até com um Xiaomi as pessoas têm orgulho no seu equipamento, ainda não percebi essa do ststus.
A escolha, claro, é o que vale, mas continuo a não perceber o que motiva (embora tenha uma teoria) para alguns entrarem em autênticas cruzadas contra o iPhone.
Eu até comprava um se tivesse dinheiro para esbanjar…
Felizmente existem alternativas tão boas ou melhores por metade do preço.
Mais, essas alternativas existem em grande parte por causa da Apple.
Só tenho a dizer: obrigado Apple
Ainda bem… era chato andarmos todos com o mesmo. A pluralidade de escolhas é que dá vida ao mercado. 😉
Não podia estar mais de acordo.
Atire a primeira pedra aquele que ache que as outras marcas também não têm problemas.
Já tive 8 dispositivos da marca apple, ipad’s/iphone’s/apple tv e nunca tive qualquer problema com nenhum deles, inclusive tenho um 2g ainda funcional.
Para aqueles que achem que apenas estou a defender a marca também uso android.
Mas como disses-te e muito bem a Apple é uma empresa que visa o lucro e não solidariedade.
Devo ter muita sorte. Tive e tenho desde mês de lançamento e ainda funcionar 100% ainda sem nenhum desses problemas os seguintes:
iphone 3G
iphone 5S
iphone 6 Plus
” A Apple é um a empresa que visa fazer lucro…”. Mas alguma empresa esta no mercado para fazer solidariedade? Se assim não fosse não eram empresas. Esta afirmação fez-me pensar que entre os que odeiam a Apple e os que a adoram, estes últimos são mais obcecados na sua defesa. Na minha opinião, comprar um iPhone porque a Apple tem todos estes pontos, (hardware, Software, SO etc..)não me parece sensato quando todos sabemos que estes produtos tecnológicos (nao so os da Apple) tem uma utilidade de cerca de dois anos ate ficarem desatualizados. isso apenas nos faz perceber o porque de os produtos serem mais caros, Só ai acho um absurdo pagar um valor astronómico por um artigo para ser descartado dois anos depois. Depois vem a questão pratica, não vejo na Apple diferenças significativas em relação a dispositivos Android. Que fique claro que não sou daqueles que odeiam a Apple, simplesmente penso como uma empresa, nao faço solideriedade para quem ja lucra astronomicamente.
A minha pergunta é: Já alguma vez abriram um equipamento Apple??
Engraçado tem componentes SAMSUNG. mas pronto… mas sim a maça comida é melhor….
Mais uma curiosidade, a uns tempos atrás os ecrãs/Display era da PHILIPS ou LG…. Estranho….
Maça comida diz muito de ti.
@Vitor M.
Pode explicar melhor o que diz muito sobre mim, sou um pouco leigo nesta matéria.
Não fica bem chamar idiotas aos outros que não partilham da sua opinião só porque só você acha que sabe alguma coisa de equipamentos móveis essa postura faz de si sim o verdadeiro idiota.
Não chamei ninguém de idiota. Só o comportamentos. Falamos de comportamentos apenas. Além disso é a minha opinião, não é vinculativa a ti 😉 cada um sabe de si, verdade?
http://tr1.cbsistatic.com/hub/i/2010/05/18/b1fe6f54-c3b0-11e2-bc00-02911874f8c8/5e26e57d3936a90e7b07187817dd97f2/DSC_0418.jpg
Engraçado…. estou a ver bem é um componente SAMSUNG?
Olha mais uma peça estranha…. Ipad ecrã…
http://tr3.cbsistatic.com/hub/i/2012/03/16/5101a0c8-c3a6-11e2-bc00-02911874f8c8/78d14346ba754d0eea82402bccf982c0/apple_ipad_2012_4g_teardown_020.jpg
E é SAMSUNG….
O Que tem a dizer sobres isto tudo???
O que sempre todos os utilizadores da apple sempre disseram.
Todos os utilizadores sabem perfeitamente o hardware da apple.
Até parece que estás a dar alguma novidade.
Os utilizadores da apple compram pelo SO e por todo o ecossistema que o envolve, porque senão fosse por isso tens centenas de clones dos iphones.
Portanto se fosse só pelo aspecto ou pelo hardware compravam esses mesmo.
Pois Pois… Mas andam ai na rua a dizer que tem uma maça comida e que é melhor que SAMSUNG e é nisso que estou a fazer ver as pessoas que embora tenha um sistema operativo optimizado para aquele Hardware, não significa ser melhor. mas ok.
Eu também posso dizer que a ferrari é melhor que a porsche.
E tu dizeres exactamente o oposto e?
Apesar de na minha opinião terem ambas diferenças e ambas serem excelentes marcas.
Mas voltando ao assunto, se realmente queres dar um opinião sem seres intransigente ou estares a denegrir uma marca, não lhe chames de “maça comida”.
Provavelmente não vais gostar que digam que a “Samsuga” é isto e aquilo certo?
Podes dizer a mesma coisa e ser moderado não tua opinião, relativamente a marcas.
Apesar de tudo, existem marcas que fazem excelentes componentes como é o caso da Samsung, daí a própria apple os usar, mas isto não invalida que no seu todo, o sistema android/wp/ios/etc sejam completamente diferentes.
As pessoas têm de deixar de andar a comparar algo que por si só não é comparável apenas com base na sua opinião.
Podes verificar isso mesmo no que o Vítor M. disse:
” um ecossistema como o da Apple onde a integração de um iPhone com iCloud, App Stores, iTunes Store, Apple Pay, AirPlay, AirPrint, Apple Music, Encontrar, Mapas e muito mais, funciona quer no iPhone, iPad, iPod, iMac e todos os computadores Mac de forma perfeita. Desde uma App que instalo no iPhone que sincroniza com o iPad, um texto que copio no iPad e colo num documento no Mac, desde a loja de apps que compras com uma impressão digital, o desbloquear do Mac com o Apple Watch, as apps da Google e Microsoft para iOS que chegam a ser superiores às que as marcas fazem para as suas plataformas… o FaceTime que fazes uma chamada de um iPhone para um iPad com toda a fiabilidade e na melhor qualidade em áudio e vídeo ou só áudio, as apps nativas como o Saúde, a Wallet, O Mail o Safari que é um browser brutal no iOS, as Mensagens que recebo no iOS e no macOS e envio pelo MacBook por exemplo, o iBook ou o iMovie e tantas outras funcionalidades que só quem está no ecossistema Apple consegue fazer.”
Catarino
Eu para já não sou adepto de nada. Por exemplo já tive um Samsung funcionou ate eu deixar cair de um 2 andar o visor racho mas continuava a dar um tempo mais tarde mudei para a LG onde tenho um telemóvel a funcionar a 1000% desde o sistema operativo até ao HARDWARE. até hoje não houve uma aplicação que não funcione neste equipamento. e comprei com promoção a um preço de 190€… tem uma qualidade de Camera 5***** tem bom Som, o ecrã é IPS… por este preço e a funcionar bem acha que eu vou dar 600/700/800/900 € ou seja o que for por um telefone da Apple? nem que ele sirva cafés… cada um compra o que quer é verdade. também podia dar 700 pelo iphone…. MAS DEI 190 E AINDA FUI JANTAR DIVERTIR, BEBER, COMPRAR OUTRAS GRÁFICAS PARA O PC, GASTAR EM GASOLINA….ETC ESTA É A VANTAGEM DE TER UM EQUIPAMENTO CAPAZ DE FUNCIONAR A 1000%
MAS PRONTO AGORA VOU COMPRAR UM IPHONE SÓ PORQUE TEM UM ECO-SISTEMA, VALE DE MUITO
O ECO-SISTEMA Do UBUNTU É BEM MELHOR.
@ Project3000
Reafirmo o que disse anteriormente.
Continuas a dizer que não dás 600/700/800/900 € por um iphone e eu na minha opinião e atenção é apenas a minha opinião não daria nem 10€ por qualquer modelo que seja android.
Não estamos aqui a falar de valores mas sim o proveito que cada um tira do smartphone.
Eu uso android, WP, etc e continuo a não gostar, mas isso não me dá o direito a dizer mal deles quando sei que existem outras pessoas que gostem deles.
Tu não dás valor ao ecossistema da apple mas existe quem dê.
Tenho conhecimento do ecosistema do Ubuntu mas desculpa lá mas nem de perto nem de longe se assemelha ao da apple.
Estamos a falar de um conjunto de dispositivos com o mesmo SO e que trabalham todos em sintonia uns com os outros.
Se realmente lês-te o que o Vítor M. escreveu sabes que de longe existe algum ecossistema que sequer se aproxime.
Como disse anteriormente não a pena comparar o que não é comparável.
Mas é como tudo, é a minha opinião e vale o que vale.
Já agora não é por escreveres com maiúscula que o teu comentário tenha mais valor.
Cumps!
@Catarino
O ubuntu vai desde um simples equipamento a um extremamente complexo… e nisto ele tem tudo que tu possas imaginar e por ser OPENSOURCE podes editar a tua maneira. vou dar um exemplo na minha opinião o KODI é melhor que a APPLE TV. e a base do KODI é ubuntu. embora ele seja universar.
@Project3000
primeiro estás a misturar alhos com bugalhos.
Eu tenho a apple tv e uso o kodi nela, como uso o plex e outros aplicativos, e?
Já usei vários sistemas operativos inclusive em PT, quando foi o aparecimento do Caixa Mágica em que estive presente na inauguração.
Mas isto não invalida todo o ecossistema que já foi anteriormente referido, em que o utilizador não tem de “configurar” nada no “mundo” apple.
É simples, funcional e na minha modesta opinião muito bem conseguido.
Uso apple tv pela facilidade em que uso o airplay, em que jogo jogos como o seu comando ou mesmo se quiser jogo os jogos de PC nela(moonlight), em que a controlo com o applewatch, envio jogos,vídeos,imagens seja com ipad, seja com iphone, em que uso o siri nela, ouço musica, vejo filmes, séries, whatever
Se eu gostava que a apple tivesse os produtos mais baratos, sim gostava, mas também gostava que o bugatti fosse mais barato e não é.
o ubuntu que eu saiba não tem nenhum dispositivo, existem é dispositivos que correm ubuntu, mas daí a fazer tudo o que fazes com o que fazes com um único SO em multi-dispositivos da mesma MARCA, não me parece.
Podemos ficar dia todo aqui a dizer que tu gostas de OPENSOURCE, e eu a dizer-te que não é por isso que é melhor ou pior, são simplesmente diferentes.
Simplesmente acho mal achar que todos os outros são parvos, isheeps e mais não sei que nomes só porque não são da mesma opinião.
No final de contas os que gostam de ios compram ios os que gostam de android compram android e os que gostam de wp compram wp.
Cada um é como é, e somos todos diferentes e ainda bem que assim é.
Cumps!
Parabéns, com alguma reformulação dará um bom artigo de opinião individual! No entanto, esta parte ficou um pouco confusa:
“A Google ganha mais dinheiro com a Apple que com o Android, pois todos sabemos que o utilizador iOS ou macOS… ou até mesmo o watchOS gosta de comprar aplicações e não de meter rooms e APKs marados gratuitos (gamados e pirateados), mas faz parte de como um utilizador quer estar na vida”
Cumps!
Excelente resposta, tudo bem estruturado e no ponto.
Concordo que dizer mal da Apple (e de quem usa os seus produtos) se tornou uma moda mas que na sua esmagadora maioria é adoptada por quem nunca teve nada da Apple.
Esquecem-se eles que se não fosse a inovação trazida pelo primeiro iPhone ao mercado de telemóveis, ainda hoje andavam a escrever em teclados minúsculos com telemóveis com ecrãs de 2,8/3,0 polegadas, sem aplicações decentes, com interfaces de chorar e internet praticamente inutilizável.
Epá, cum catano, mega comentário!
Só para dizer que a “satisfação dos clientes” é um critério fenomenalmente subjetivo e que variadíssimos estudos comprovam que as pessoas tendem a avaliar melhor uma experiência quando a consideram mais “topo de gama”.
Isso acontece com *muitas* coisas, aliás é por isso que, por exemplo, as provas de vinho comparativas são “cegas”, de forma que os provadores não sabem nem a marca nem o preço.
Com a Apple com certeza acontece o mesmo, as pessoas mesmo quando objetivamente têm uma má experiência (e basta ires a qualquer loja da Apple por essa Europa fora para veres lá montes de gente com problemas nos seus iPhones) a avaliam de forma positiva.
O sucesso da Apple foi ter conseguido criar essa imagem de luxo, coisa que até hoje mais ninguém conseguiu.
Visão um pouco curta a meu ver “O sucesso da Apple foi ter conseguido criar essa imagem de luxo, coisa que até hoje mais ninguém conseguiu.” Porque não considera tudo o que esta empresa trouxe ao mercado com alta fidelidade e fiabilidade. Dou como o exemplo do touch screen, da compra de música online, da app store, do touch ID, do Apple Pay, do estilo de smartphone tal como o conhecemos hoje, entre várias outras novidades que ainda só a Apple consegue ter. Foi a Apple que mudou o mundo, tal como o conhecemos hoje do campo da tecnologia. Também temos de recuar a 1976… quando muitas das empresas que hoje fazem “tecnologia, ainda não existiam ou nem no ramo da tecnologia estavam” 😉
Vitor,
Gostei muito do seu comentário, muito bem estruturado e inteligente, fala a pura da verdade no que toca a mercados e estruturação de empresas.
Eu na minha empresa trabalho diariamente com iPhones, os designers trabalham com iMac’s e os meus patrões usam MacBooks, no qual posso dizer que percebo admiração das pessoas pela simplicidade e o seu ecosistema (Que vejo a sua utilidade real, aquando, se usa unicamente equipamentos da marca), no entanto, em termos de utilidade, ao qual não concordo totalmente na falta de “ecosistema” no Android, penso que a google tem feito um trabalho muito bom, porque alem de conseguir que as pessoas usem as apps no seu sistema operativo (E pode-se dizer que muitas das que foram mencionadas podem ser traduzidas nas nativas do Android), tornaram essas mesmas apps multiplataforma, o que ajuda bastante o utilizador comum.
No entanto, a Google, nas entrelinhas, é a empresa mais “inteligente” neste negocio todo, porque aproveita os lucros provenientes tanto da Apple como de todas empresas em redor para se tornar a empresa gigante que é, denominada Alphabet.
Eu como utilizador de um Xperia Z2, posso dizer que me encontro bastante satisfeito nos diversos aspectos que me são oferecidos pela marca e SO, não menosprezo a Apple e tento sempre ser coerente com a pergunta que usualmente me colocam “Qual o melhor sistema operativo para smartphone?”, visto que como o Victor mencionou, “…é tudo uma questão de gosto e utilidade…”.
Boas, tenho um 6 Plus há ano e meio.
Há cerca de 3 semanas o Touch do telefone deixou de reagir ou iniciava aplicações sem lhe tocar. Dirigi-me á iLoja das Avenidas Novas, expliquei a situação e no espaço de 1 semana a Apple assumiu a garantia e deram-me um novo.
se acontecer alguma coisa daqui a 6 meses, vais ter que tirar dinheiro do teu bolso.
Errado. Equipamento novo a garantia inicia novamente ou seja mais dois anos.
Trocaram porque aconteceu dentro do prazo da garantia senão ficava com um pisa papeis caro
Isso resolve o problema? Nao. Dao um novo mas com o mesmo problema.
Por essa lógica todos fazem o mesmo, eu também mandei para garantia um portátil com defeito na gráfica e nem mandaram outro novo, trocaram a board, e vão 7 anos depois disso…
E como querias tu que resolvessem o problema? Preferias ficar sem o telemóvel durante semanas para ser reparado em vez de te darem um completamente novo com mais dois anos de garantia? Olha, eu não.
A apple estate a perder classificacao com esse problema
Mais um problema para quem não tem iPhone se queixar…
É no mínimo “curioso” que foram “entrevistar” logo um local que não é CAAA. A iLoja não é Autorizada pela Apple a prestar qualquer tipo de reparação/intervenção nos seus equipamentos.
Mas é obvio que faz sentido ser uma loja que não é CAAA, embora tenham serviços dedicados aos produtos Apple. As lojas autorizadas Apple têm determinadas indicações de resolução que pode não ir ao encontro do que pretende o utilizador e algumas são mesmo más. Vou-te dar um exemplo:
Há um ano tive um problema no meu iMac 5K que apenas tinha 2 meses. Foi para uma loja autorizada Apple que fez um trabalho fraco. Não que não soubessem fazer, mas os “engenheiros” da Apple não deixaram. Começaram por trocar uma board num iMac de 3 mil euros com apenas 2 meses… o que é um insulto. Ao trocarem a board avariaram a fonte de alimentação e tiveram de meter uma fonte nova.
Um ano depois a máquina, que era ligada à rede Apple de reparação, continuava a dar problemas e a Apple não resolveu… e estávamos numa CAAA… por isso 😉
Só posso concluir uma coisa, quando quiseres um computador seja para o que for, eu faço te a configuração do mesmo, por metade do preço, e com 10 anos de uso intenso. 3 mil euros e um ano cheio de problemas? E a apple, não resolveu? O que safa a appple é o seu ecossistema. Os seus produtos não são da maior qualidade para os preços exigidos. . Apple descuido se, preocupou se apenas com a imagem, e falhou no mais importante. Agora, prontos, que usem um pouco dos 200 biliões que ganharam.
Não digas asneiras. 😉
Nao digo nenhuma asneira.
Quando precisares de um computador a serio, diz me para o que pretendes, eu monto te pelo melhor preço do mercado. Assim já nao és roubado mais.
Eu tenho uma máquina a sério, tu não, logo, o que sabes tu de uma máquina a sério? Nada, verdade? 😉
Acho que TU andas a ser roubado quando de 3 em 3 anos tens de trocar de computador, eu não 😉 aaaaa e além do que uso, ainda tenho no BootCamp o que tu usas… sem espinhas, tu não tens essa possibilidade de forma nativa 😉 portanto… não sabes o que dizes mesmo 😀
10 anos o mesmo computador, ou seja, o mesmo hardware? LOL tens piada, tens.
Deve ter sido na PC Clinic que embora sendo um CAAA são uns sapateiros. Infelizmente existem situações destas em todas as coisas. Não se pode é tomar a floreste pela arvore.
Isso não invalida que não faz sentido contactarem quem nada tem a “haver” com a Apple.
Não foi, não vou referir aqui, por uma questão ética, mas se quiseres saber não me importo de contar o quanto triste foi a Apple neste caso.
ja aqui foi dito uma vez e eu repito:
obscelencia programada:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Obsolesc%C3%AAncia_programada
Tens de por em Letras maiores… isso ninguém quer ver a verdade.
Onde está a novidade? Mas e os serviços ‘gratuitos’ inerentes ao hardware? A continuidade de gestão das contas de cliente?
Ó… falam falam mas
Para ti tenho uma palavra: OPENSOURCE
vitor m. entao o que dizes é que é justo?
so porque eles oferecem serviços nao da o direito de “criar” algo que so dura 2-3 anos… digo eu.
se for para isso, cobrem pelos serviços adicionais.. é mais justo.
ou entao nas condiçoes de utilizaçao e no contracto que o utilizador aceita ao comprar o equipamento eles que digam isso, que apenas dura 2 a 3 anos…
isto da obscelencia programada nao é novidade, ja o vi a acontecer ha anos atras com outros tipos de hardware, já nao acredito no pai natal ha muitos anos.
a justificaçao que das é do tipo, aguentem-se que a apple é rainha e nos somos isheep
São opiniões, claro que podiam cobrar pelos serviços, o que poderia não gerar lucro suficiente para aguentar o serviço. Como já referi, a Apple é uma empresa, assim como as restantes que visa o lucro e não a solidariedade.
Ah e tal apple qualidade máxima e tal. É nestas alturas que gostava de ver o que têm a dizer os fanboys da apple que vêm criticar a toda hora tudo e todos os outros
Problemas todas as marcas têm. A malta não tem mais nada a fazer, sempre a atacar…
Pessoalmente não tenho nada Apple nem irei ter. Recuso-me a usar sistemas que não sejam open source. Mas lá que faz aparelhos bonitos, faz. Mas para mim só isso é pouco.
Problemas todas as marcas têm. A malta não tem mais nada a fazer, sempre a atacar…
Pessoalmente não tenho nada Apple nem irei ter. Recuso-me a usar sistemas que não sejam open source. Mas lá que faz aparelhos bonitos, faz. Mas para mim só isso é pouco.
Diversidade é a chave para a criatividade. Se só houvesse um sistema a inovação diminuiria drasticamente.
Imaginem o seguinte, se nao fosse a necessidade e o querer mais os portugueses nunca tinham feito os descobrimentos 🙂
Nao temos de gostar de todos os sistemas operativos mas devemos agradecer a sua existencia.
Se a Apple continua assim vai acabar se sujado
O meu iphone 6 está quase a fazer 2 anos (ainda está na garantia) e o canto superior esquerdo começou a ficar com uma pequena mancha preta. Não sei se o “touch disease” começa com o mesmo “sintoma”. Entretanto vou enviar o iphone para a garantia e aguardar.
Apesar de gostar do iphone, este problema deixa-me um pouco preocupado, pois quando se gasta 700€ espera-se um pouco mais de qualidade, inovação, design (pelo menos para mim).
A ver vamos 🙂
Abraço
Estou com meu 3º iphone 6s em menos de um ano. Duas trocas já realizadas pela garantia da apple, por esse mesmo problema. Estou só aguardando dar o mesmo problema nesse terceiro aparelho, para abrir uma ação!!!
Catarino lá porque nunca ninguém te passou fotos por Bluetooth não quer dizer que não o faça e tendencioso deves estar a brincar lê primeiro e informa te antes de falares.
Isto para mim é obsolescência programada pela Apple para troca de equipamento pelo utilizador.
Isto para mim é obsolescência programada pela Apple para troca de equipamento pelo utilizador.
Já tive um iPhone 6 plus e agora tenho um Huawei p 9, foi mais barato e acho melhor em tudo. Não tenciono voltar para a Apple.
vitor m. o isheep ressabiado…
tem calma nas respostas que andas a dar ao pessoal.. depois queixas-te….