Todas as versões do IE afectadas por uma falha crítica!
… quem diz é a própria Microsoft!
Todos os utilizadores conhecem o browser da Microsoft, o Internet Explorer. Adorado por uns, odiado por outros, o certo é que este browser mentem o número 1 nas escolhas dos utilizadores. No entanto, segundo a própria empresa, todas as versões do IE têm uma falha crítica, mas a Microsoft não vê necessidade se de "actualização de emergência" para colmatar a lacuna, e prevenir possíveis problemas.
O anúncio foi feito nesta semana e a Microsoft referiu que todas as versões do Internet Explorer contêm uma falha crítica que pode levar ao comprometimento da máquina do utilizador caso este aceda a uma página infectada. A Microsoft, apesar de assentir uma resolução da situação, não se prontifica, nem vê necessidade a uma actualização de emergência.
O próprio porta-voz do sector de segurança da empresa, Carlene Chmaj, referiu no blog da Microsoft que “A vulnerabilidade não respeita os critérios para o lançamento de um update fora de tempo (…) No entanto, estamos a seguir a situação de perto e se houver alterações, tomaremos outras medidas. (…). Actualmente, o impacto desta vulnerabilidade é limitado, e não temos conhecimento de nenhum cliente que tenha sido afectado”.
Esta falha foi descoberta pela consultoria francesa Vupen, e logo no dia 23 deste mês, investigadores colocaram um vídeo na Internet onde mostram como é que esta falha pode ser usada por crackers. A falha permite que o código malicioso desabilite dois recursos de protecção, o ASLR e o DEP, e depois inicia o seu ataque.
A Microsoft alerta que, até que uma providência seja tomada, os utilizadores do Internet Explorer devem activar a ferramenta EMET para que as defesas do browser sejas melhoradas. Esta disponibilizou ainda um um aviso de segurança, com instruções para melhorar a defesa do seu browser.
Este artigo tem mais de um ano
Mais uma falha da microsoft!
E aposto (com 90% e picos de certeza) que utilizas Windows 😀
E eu aposto (com 90% e picos de certeza) que és governado pelo Sócrates. Diz-me lá se ele tem defeitos também…
O socrates sendo humano digo-te (com 90% e picos de certeza) que sim tem defeitos.
Não percebi o nexo do teu comment mas enfim é (foi) natal não levo a mal.
Muita gente usa windows. Eu sou uma dessas pessoas e não me queixo, muito pelo contrário estou muito satisfeito!
Pessoalmente nunca achei o IE um bom browser e pelos vistos têm uns erros valentes hehe.
Mais uma, para não variar…
Mas pode não ser “apenas” isso… Pode ser apenas uma maneira de ter que “meter” na nossa máquina ainda mais ferramentas da M$ para “tapar” esse buraco, o que ainda vai abrir mais…
+1 para o “lol” quem quer que seja =P
mais ferramentas da MS, mais buracos, mais “tralha”… go microsoft go :>
Softwares estão sujeitos a erros… Máquinas são sujeitas a dar problemas, e pessoas são sujeitas a ter vários tipos de ataques…
Pois é, as coisas como são.
Já toda a gente sabia isto… Alias, isto foi um erro do IE original, algo que naquela altura era insignificante, com a evolução da mesma base de programação o erro foi-se tornando perigoso…
Todos os programas tem um erro fatal… Olhem os problemas das conexões wireless nos aparelhos da Apple… nem eles sabem o que se passa… Todos nós programadores a certa altura ignoramos determinados erros para podermos avançar…
Já agora, “número 1 nas escolhas dos utilizadores”… é normal, afinal de contas até à bem pouco tempo era o browser que vinha por defeito, e mesmo agora é o que mais se instala ao comprar um windows… isto acontece, porque, relembrando, maior parte das pessoas mal sabe fazer pesquisas no google, ou saber que a publicidade na internet não se deve clicar, quanto mais fazer ideia do que é um browser, ou que existem outros…
Porque é que a “publicidade na internet não se deve clicar”???
é por essa e outras razões que não utilizo IE, prefiro o FIREFOX
boas..
x2 e ja vi outras estatisticas , que sendo tendenciosas ou não dão a maioria ao firefox, seguido pelo ie e pelos outros…
cmps
Pelo menos admitiram lol
Já usei a IE e sinceramente não gosto, é dificil de trabalhar quando queremos mexer no html, na construção de blogs por exemplo, por isso uso o Mozilla que apesar de tudo também não é perfeito, e é por isto que estou a pensar mudar para o Chrome.
vamos lá ver!
IE? O que é isso?
Internet Explorer
Isso ainda existe?
ah… estas a ser sarcástico, não tinha pecebido. Desculpa
Não nos leve a mal. É que adotamos o Chrome e nem admitimos falar nesse tal de “ie”.
É isso!
Tudo de bão!
Já experimentaste o 9?
Eu já experimentei o IE9 e notei que é substancialmente mais rápido. Só não uso o Chrome pq não me deixa criar atalhos completos das páginas, como deixa o IE.
Aliás já por mais q uma vez reportei essa situação à google.
Não deixa, ou não sabes?
O Chrome até cria melhor que o IE.
Agora falando mais a sério, sim já o experimentei. Como WebDesigner, desespero pelo IE9 unicamente pela compatibilidade de conteúdo css entre outros browsers, especialmente o suporte CSS3. De resto, continuará a não ser a minha escolha.
Gosto muito do Chrome, mas o FF continua a ser a minha ferramenta preferida, especialmente pelo facto possuir uma ferramenta indispensável para o meu trabalho – FireBug.
Se estás à espera que o IE9 tenha grande suporte para CSS3, o melhor é não esperares.
Infelizmente, sai mais uma versão mas, como se costuma dizer, a m€rd@ é a mesma.
É capaz de suportar 3 ou 4 das regras mais usadas em CSS3, mas não vai fazer mais do que isso.
Podes ver nesta tabela o que nos espera relativamente ao IE9 e ao CSS3.
Abraço.
@Paulo Seichinha
Firebug para o Chrome: https://chrome.google.com/extensions/detail/bmagokdooijbeehmkpknfglimnifench
É possível encontrar também as ferramentas mais utilizadas no firefox (CSSviewer, measureit, colorzilla, dummy lipsum, fireFTP, HTML Validator, screengrab, web developer..)
@Alexandre
Isso não é verdade! O IE 9 passou no teste CSS3 com 97%. http://ie.microsoft.com/testdrive/
A verdade é que o Opera é o melhor navegador para CSS3 e HTML5 até o momento.
Mais uma prova de que o Firefox é o browser do momento.
Talvez no passado tenha sido, agora morreu, qualquer pessoa prefere o IE ao Mozilla, obvio que preferem o Chrome ao IE.
O unico browser que esta a subir no ranking e o Chrome.
Porque o IE tem uma falha “critica” dificil (ou impossivel) de explorar numa instalacao base e actualizada do Sistema Operativo, ou instalando uma aplicacao EMET que obriga ao uso dos metodos de proteccao como o DEP/ASLR?
Se esta falha fosse no Firefox, Chrome, ou Linux, e tivesse o mesmo impacto, seria irrelevante. Como e’ o IE, parece relevante!
O exploit nao passa as proteccoes DEP ou ASLR; se assim fosse, o EMET nao teria nenhum efeito de minimizar o problema, e a Microsoft teria que corrigir o problema imediatamente. O que acontece e’ que o IE permite carregar DLLs que nao suportem essas duas tecnicas, por motivos de compatibilidade, e se a falha acontecer dentro desses DLLs, entao o exploit e’ executado, em vez de apenas crashar o browser.
Fiquem Bem!
Nunca gostei do IE, acho que cada vez está pior!
Por aqui vou usando o Chrome 🙂
eu sempre usei o chrome e nunca me queixei bastante bom e tudo. Nunca gostei do IE que tem bastantes problemas na segurança….
Sempre é um pouco impossível, já que ele não existe assim há tanto tempo quanto isso.
Agora, comentando o teor da notícia, raramente me lembro de utilizar o IE. Talvez na biblioteca quando andava no ensino básico, e porque não havia mais nenhum browser.
Mais uma falha crítica de segurança no IE/Windows, quem diria hã?
Falas como se fosse o unico -.-
O IE9 está bastante apetecível muito limpinho no design e rápido a navegar. O Firefox é que está muito atrás neste momento espera-se a mais que tardia versão 4, espero é que quando saia ponha de volta o Firefox no topo.
O que é impressionante e meritório é a própria Microsoft que é a primeira a vir a publico informar clientes e não clientes para esta falha critica que pelos vistos não é tão critíca assim! Outros lhes sigam o exemplo. Feliz Natal e um Bom Ano Novo.
E relativamente ao IE9 cuidado! que se conformem os detratores da Microsoft. Já é e vai ser o mais rápido. Perfeitamente espectacular. Um Bom Ano 2011.
Parece que nem a protecção do nº7 têm ^_^’
Firefox e Google Chrome dão garantias.
IE? Fugi a 7 pés!!!
Uso o Firefox e, mais recentemente, o Google Chrome.
Boas Festas.
Aqui trabalha-se com Chrome e estou muito satisfeita com este browser… no entanto, e por não ter FF instalado, quando há algo que não abre com o Chrome (por exemplo, stream para jogos, entre outros), lá uso o ‘velhinho’ IE, versão 8. 🙂
E apesar destas notícias o Apoio ao Cliente do Bes continua a dizer-me que o Besnet está optimizado para IE e recomendam a sua utilização.