Tim Berners-Lee: a Internet não tem interruptor
Em entrevista ao The Guardian no início de setembro de 2012, Tim Berners – Lee referiu, entre muitas outras coisas, que a Internet não tinha um interruptor. Sir Timothy John Berners-Lee KBE, é um físico britânico, cientista da computação e professor do MIT. Considerado o criador da World Wide Web, fez a sua a primeira proposta para a criação da www em março de 1989. Em 25 de dezembro de 1990, com a ajuda de Robert Cailliau e um jovem estudante do CERN, implementou a primeira comunicação bem-sucedida entre um cliente HTTP e o servidor através da Internet.
Tim Berners-Lee: o criador da World Wide Web
Sir Tim Berners-Lee, que lançou a primeira página web no dia de Natal de 1990, falava sobre o lançamento de uma tabela global que mostrasse quais os países que têm a web a funcionar melhor.
O comentário sobre o “off switch” veio depois das preocupações que foram expressas no ano passado pelo antigo líder do regime egípcio Hosni Mubarak em suspender o uso da web para tentar deitar a baixo a revolução que eventualmente o derrubou.
A maneira como a Internet foi pensada é muito mais que um sistema descentralizado. Neste momento, porque os países se ligam uns aos outros, de muitas maneiras diferentes, não existe um interruptor.. ..não existe um local central onde possamos desligar a Internet.
Desligar a Internet ou simplesmente bloquear, são ações que levarão os países e os governos a reunir-se, concordar e transformar então este sistema descentralizado num sistema centralizado…e se tal cenário acontecer realmente … é de extrema importância que toda a gente lute contra tal decisão.
Disse Berners- Lee.
Este comentário surge no mesmo dia que Jimmy Wales, cofundador da enciclopédia colaborativa online Wikipedia, deu provas aos deputados sobre monitorizar e guardar detalhes sobre emails e outro tipo de comunicações feitas através da Internet.
Wales, que frequentemente expressa forte oposição à proposta de estender o controlo governamental sobre a internet, ainda este ano pediu um apagão da Wikipedia em protesto contra uma lei dos EUA que teria a capacidade de “desligar sites que alegadamente violassem os direitos de autor.
Berners-Lee disse ao The Guardian no início deste ano que o governo deve abandonar as propostas chamando de “uma destruição dos direitos humanos” e avisa para “a capacidade de controlo que se tem sobre alguém se se estiver a monitorizar a sua atividade na Internet ”
A tabela classificativa global (Web Index), lançada recentemente pela Fundação World Wide Web, mostra a Suécia no TOP dos países no que se refere ao uso da Internet, em segundo lugar está os Estados Unidos e em terceiro o Reino Unido.
Burkina Faso, Zimbabwe e o Iémen estão nos últimos três lugares dos 61 países avaliados através de indicadores como o impacto político, económico e social da web, conectividade e uso. Portugal aparece na 17.ª posição.
A tabela classificativa, que será atualizada anualmente irá tentar avaliar as melhorias absolutas como também relativas, usa dados dos últimos 5 anos, e compara elementos como o grau de relevância e utilidade de um conteúdo disponível para os cidadãos, impacto económico e social da web, a velocidade das ligações e os níveis de censura. Theguardian
Este artigo foi escrito por João Nascimento para o PPLWARE.COM
Este artigo tem mais de um ano
Definitivamente, sim. Concordo.
concordo plenamente!!!
Não é preciso controlar a internet, é apenas preciso autoridades com formação adequada para entender o conceito informático da mesma e que combata o crime online. Fora isto não é aceitável para mim que se tente criar um controlo de conteudos
Nao , na minha opiniao , se for apensas um organismo a controlar niguem lhe pode fazer frente !
Para isso se chama liberdade … não podemos ser controlados, apesar de ser muita pirataria a desenvolver o comercio, ex.: jailbreal para o ios6 😀 …. pirata mas só existe uma maneira de conseguirem ter o ios6 … por isso a internet deve ser melhor do que agora , livre para o uso
concordo, ha demasiada corrupçao e interesses, tendo os estados a controlar a internet, iria se tornar uma ditadura online… tal como o mubarak queria fazer, evitar a comunicaçao do povo através do desligamento da internet…
se tiver um orgao apenasque decida tudo pela internet vira Ditadura, quem esta acima desse orgao? que sera composto por pessoas, ou seja fara de alguns poucos o controlador de uma rede mundial globalizada, e vai extinguir a internt como foi alacancada ate hj uma rede mundial de computadores, coisa de algum velho maluco que acha que a REDE tem que ser controlada, tem que ser sgura,e a seguranca vai do bom uso de cada um, softwares atualizados, e s.o. essa ideia de controle é o que foi sugerido algum tempo atras PIPA e SOPA e pela logica varias empreas quebrariam com isso, ex Facebook.
Estao querendo criar a SkyNet e depois ter de lutar contra as maquinas ????
A internet já é controlada.
A China por exemplo filtra grande parte da informação.
Cada país pode instituir mecanismos de controle nos operadores, ou usar os mecanismos de controle que os operadores dispõem sobre cada usuário ou mac adress.
Mais controlado que isto só mesmo centraizando !!
Sou completamente contra, seria uma ditadura universal.
Comcordo com certeza.
Mas também, controlar como exactamente? Existe FreeNET, Tor etc. que já se mostraram muito eficientes. Por hora são ferramentas precárias em velocidade, pricipalmente devido ao seu uso marginal, mas quanto mais tentarem controlar os conteúdos, mas esse tipo de ferramenta evoluirá e, como também, acabarão por surgir outras…