Tesla: Tráfico de drogas e vigilância ilegal na Gigafactory no Nevada
Um ex-trabalhador da Tesla afirma que a empresa está a encobrir tráfico de drogas na Gigafactory da empresa no Nevada e, de forma imprópria, a espiar os seus trabalhadores.
As acusações foram feitas à SEC (Securities and Exchange Comission) por Karl Hansen, a 9 de agosto deste ano, e preparadas pelo advogado Stuart Meissner. Meissner representa também Martin Tripp, que alega que a Tesla distribuiu veículos com falhas perigosas nas suas baterias.
Karl Hansen afirma que em maio deste ano a empresa de veículos eléctricos de Elon Musk foi contactada pelo Departamento norte-americano contra o tráfico de drogas. O DEA afirmou à Tesla que vários trabalhadores da empresa poderiam estar envolvidos na venda e trafico de droga nomeadamente, cocaína, em nome do Cartel Sonora Mexico.
Este é também o Sinaloa Cartel, considerado o Cartel mais poderoso do mundo pelas agências de inteligência norte-americanas. O seu líder, Joaquin “El Chapo” Guzman está a ser jullgado em Nova Iorque depois de ter escapado de duas prisões de alta segurança no México.
O advogado da Meissener Associates, em Nova Iorque, diz que as acusações são sérias, feitas por uma fonte credível, e acredita que a SEC e outras agencias governamentais irão investigar as afirmações de Karl Hansen e tomar as ações apropriadas.
Hansen era membro do departamento de segurança da Tesla e foi despedido a 16 de julho. Foi também agente especial e investigador criminal para a força de investigação criminal norte-americana.
As descobertas de Karl Hansen terão sido ignoradas por todos, incluindo o CEO da Tesla Elon Musk. A empresa não comunicou ao DEA o que estava a acontecer e decidiu tratar do assunto internamente. Supostamente, seria iniciada uma investigação que, segundo Hanson, não parece ter acontecido.
Nem o conselho administrativo da Tesla, nem os investigadores privados foram avisados. Se as acusações se provarem verdadeiras pode ser constituído um caso de obstrução à justiça, de acordo com o advogado Stuart Meissner.
No que toca a espiar os trabalhadores, Hansen alega que a Tesla está a controlar e a colectar informação das comunicações dos telemóveis dos trabalhadores e que, o próprio Elon Musk autorizou esta ação por parte da empresa.
Esta quarta-feira, Martin trip, que acusou a Tesla de utilizar material danificado nas baterias do Tesla Model 3, tornando o carro perigoso para os condutores, partilhou no Twitter fotografias que supostamente provariam aquilo que afirma. Na quinta-feira, a sua conta de Twitter foi apagada.
O CEO da Tesla, Elon Musk tem recebido muita atenção nos últimos tempos e gerado muita controvérsia ao querer tornar a Tesla uma empresa privada. Quanto às acusações referidas acima, Musk sugeriu ao Gizmodo que a saude mental não seria a melhor. Por mensagem direta no Twitter, Musk disse: “Este tipo é super …” e depois escreveu um amendoim em forma de emoji.
Num comunicado, a Tesla diz que as alegações foram levadas de forma séria, mas que algumas são completamente falsas. Outras não puderam ser corroboradas. Assim, investigação adicionar irá ser levada a cabo.
Hansen diz nunca ter esperado que o seu trabalho com uma grande empresa iria levá-lo a revelar este tipo de problemas.
Estou perturbado pela forma como a Tesla desrespeita a privacidade dos seus trabalhadores. As ações da empresa colocam em risco os seus investidores, o público e os seus trabalhadores.
| karl Hansen
Este artigo tem mais de um ano
Elon Musk assume problemas na liderança da Tesla: “Este foi o ano mais difícil e doloroso da minha carreira”
Pelos vistos o marketing só não chega!!!!!
Os accionistas querem recuperar o capital investido. lol
bullshit
“querer tornar a Tesla uma empresa privada”??? Como assim?!? A Tesla não foi sempre uma empresa privada?
Boa tarde,
A Tesla não é privada desde 2010.
Edição: É privada sim, mas tem ações em bolsa. O nosso conceito de empresa privada e pública é diferente em relação aos EUA.
Cumprimentos,
Obrigado pela informação, não fazia ideia, e penso não ser o único distraído.
A Tesla é privada, com investimentos privados, tem é as ações em bolsa! Com esporádicos apoios/ subsídios do governo. Totalmente diferente de dizer que é pública/ estatal. O que o Musk quer fazer é tirar a Tesla da bolsa, controlando assim a empresa e não ficando refem da vontade dos accionistas.
… ou melhor, os accionistas devem estar a fazer pressão sobre o Elon para por a Tesla a dar lucros. Daí querer sair da bolsa, e como dizes “recuperar o control”, entenda-se “ser só ele a mandar”.
O problema é que tem que recomprar as acções dispersas por vários accionistas, se a Tesla não dá lucro, onde vai buscar o dinheiro ?
É um conceito ligeiramente diferente do que estamos habituados em Portugal. Uma empresa pública tem o capital disperso em bolsa, enquanto que uma empresa privada tem o seu capital nas mãos de uma ou mais pessoas bem conhecidas.
O conceito de empresa pública em Portugal será mais o de uma empresa com controlo do Estado.
para ajudar as explicações acima: nos EUA eles têm private, public e state/Government companies.
como explicado em cima as state/Government companies são o equiparável às empresas publicas em portugal.
As private e public são privadas mas com a diferença de que as Public têm capital disperso em Bolsa.
Para uma empresa como a tesla vender carros com prejuizo só pode ser mesmo do estado
Aconcelho te a ver os lucros deles com os carros teem mais lucros que a maioria das outras marcas cerca de 20% em cada carro.
E nao a tela nao é do estado
Isso é uma esperança, ou ter FÉ no futuro ?
Não sabes do que estás a falar, pois não ? Fica sabendo que a Tesla, desde a sua fundação NUNCA deu lucro.
Já agora, a marca com maior margem de lucro é a Ferrari por cada carro vendido ganha 83.000 €, em 2º lugar a Porsche com 16.000€
Já agora: a Ferrari vai por á venda em Outubro um livro, mais barato que o anterior, custa apenas 25.000 € ^^
Os E.U.A. por enquanto ainda não é um país comunista…
“encobrir tráfico de drogas na Gigafactory da empresa”
Senhores jornalistas DROGAS???
Muito cuidado com o que publicam!…
Se esses carros tesla são uma “droga”, a notícia é válida bem como a acusação
Sabem que nos Estados Unidos o significado de privado e público é diferente. Empresa Pública está cotada em bolsa e privada é detida por individuais. Em portugal publico pertence ao estado
Mais tabaco…. Precisa de mais tabaco
Só falta dizer que o csrro que anda a flutuar no espaço tinha a bagageira cheiiiinha de coca!!!
Tendo em atenção que o carro esteve “perdido no espaço” durante algum tempo após a decolagem…quem sabe se foi “descarregar” o material em algum local e depois retornou à sua órbita?!?! lolo
… nunca se sabe, hehehehe
Isto é noticia no pplware?
Quantas empresas pelo mundo fora tem empregados com problemas relacionados com droga?
Enfim…
Não sei. Manda fontes e talvez possam ser também notícia.
Enfim…
Ou seja só tem problemas de drogas quem é desempregado?
hum???
Desde o principio de toda a euforia e fanatismo à volta da Tesla que tenho referido que não auguro nada de bom.
Os prejuízos acumulam-se. Aliás, aquilo só conhece prejuízos, e tudo não passará de uma enorme farsa e campanha de marketing. Para encobrir o quê ?
– Para mim … … …
1 – Basta alguém chegar ao topo, não com esquemas, ou mesmo que seja, pelo menos apresentou um produto bom e funcional, para logo haver que faça carreira para o deitar abaixo.
2 – Se há drogas, prendam os responsáveis (é, ou deveria ser, o trabalho da polícia)
3 – Espiar os telemóveis dos trabalhadores, acho certo (até certo ponto, claro). É uma empresa que gasta milhões em tecnologia, é normal que se preocupe que alguém (basta tirar uma foto de algum diagrama) passe para fora. Além disso, para quem não goste, é fácil de evitar, basta que os trabalhadores não levem telemóvel para o local de trabalho.
Nem mais.
1º – Para se chegar ao topo só com esquemas, e facadas nas costas dos outros.
2º – Qualquer empresa quando desconfia de actividades ilícitas na sua empresa, chama a polícia.
3º – Existe a espionagem industrial, por isso é que só certas pessoas têm acesso a determinadas informações. Não é o trabalhador que está na produção a montar um carro que tem acesso a essa informação.
Mais uma invenção da máfia do petróleo.
Ridículo.
A ser verdade é expulsar essa scum toda. Carrega Tesla, Carrega MUSK!
Epa, estão todos contra a evolução tecnológica !!! vale tudo para descredibilizar a tecnologia !!
LOBBYS contra os veículos movidos a electricidade no seu melhor !!!
Viva os carros eléctricos !!!! GO TESLA !!!! GO TESLA !!!!GO TESLA !!!!
Em Portugal, nos últimos anos já tivemos um visionário de seu nome Sócrates, só falando de electricidade, deixou aos Portugueses um LEGADO muito grande… sem falar no resto.
Isto não é nada mais que a concorrência (que exceptuando os japoneses e coreanos, o resto está a léguas) a querer denegrir as vendas. Se há droga, vigilância etc, não precisam ser vir fazer publicidade “mundial”, basta irem aos tribunais e polícia e acabou. Mas como é óbvio o importante é o alarido, e as razões já se sabem
lol
“denegrir vendas” ???????? A Tesla nunca deu lucro.
BIG lol
O que mais me suscita comentar, neste artigo ou notícia, conforme está categorizado no topo, é a baixíssima qualidade da escrita. São falhas e erros a mais para tão pouco texto. Não baixem o nível por favor porque o pplware merece mais. E já agora ” … ao querer tornar a Tesla uma empresa privada”. Mas a Tesla não é privada? Ou será antes – ao querer eliminar a dispersão do capital e a variação do valor da empresa, ao sabor dos insondáveis estados de humor do mercado?
Considerando que uma Empresa Privada nos EUA tem um significado diferente que em Portugal, penso que esteja correto…
Eléctrico? O futuro não eléctrico. Tudo não passa de uma moda. O eléctrico polui tanto como os outros. Muito está ainda por revelar, tal como muito mais estará por descobrir. Mas eléctrico, não. Há tanto lobby do lado da combustão, como do lado eléctrico. Só se pensa em oportunidade de enriquecimento imediato e está–se tudo borrifando para a verdadeira alternativa. Hidrogénio, por exemplo. Há bons exemplos, mas…lá chegaremos. Pena é o que tem de acontecer até lá chegarmos. Enfim…
Sim, sem dúvida, não explicam ás pessoas a globalidade do “electrico”.
Basta apenas ter em conta que 40% da electricidade produzida a nível mundial é produzida com base no carvão.
Sim como todos sabemos o hidrogénio é seguro e muito fácil de transportar.
Olha outro!
O futuro pertence aos visionários e certamente vocês nao fazem parte desse grupo.
Hidrogenio nao ‘e assim tao milagroso como pensem.
https://www.youtube.com/watch?v=f7MzFfuNOtY
O hidrogénio é uma piada. Nunca na vida essa tecnologia irá ser prática para ser utilizada em automóveis. As perdas de eficiência em todo o processo, desde a criação de hidrogénio, a passar pela infraestrutura, até à sua transformação em energia, são enormes!
É que utilizas eletricidade para fazer hidrogénio para depois transformar outra vez em eletricidade.
O carro elétrico está lançado e é o futuro. A tecnologia está comprovada e supera em tudo a anterior, combustão interna.
Resta-nos apenas ouvir os críticos irracionais, que da mesma forma se lançavam contra a combustão interna na época dos cavalos.
Mais uma história da treta inventada por certas pessoas que defendem as petrolíferas etc aTesla tem de se habituar a estas coisas ridículas e absurdas neste mundo há sempre merda a tentar dificultar o avanço das tecnologias mais ecológicas em detrimento da poluição
Realmente o homem é muito bom no marketing, a julgar pela quantidade de acólitos que o defendem acerrimamente!
Ainda não perceberam que é o dinheiro dos investidores que está a ser desbaratado? Os accionistas querem correr com o Musk! Na publicidade só aparece ele, é ele e mais ninguém e depois tem investidores que torram milhares de milhões de dólares e acham que ficam contentes com este circo? A Tesla perde 11.000 dólares por cada carro de produz!!!! Ou seja, é um completo desastre!
https://www.motor24.pt/sites/turbo/quanto-lucram-marcas-automovel-vendido/
A empresa que está essa sim a saír-se bem é a Space X, até ver.
Quem está descontente com Musk são os seus investidores e os clientes. Vejam lá a quantidade de reclamações do novo Tesla 3: https://www.businessinsider.com/tesla-model-3-customers-canceling-their-orders-2018-6
https://www.zerohedge.com/news/2018-07-30/goldman-slams-tesla-customer-enthusiasm-model-3-waning
https://money.cnn.com/2018/07/19/technology/business/tesla-downgrade/index.html
https://www.thestar.com/business/technology/2018/08/02/teslas-2q-on-way-to-record-net-loss-after-burning-through-739-million.html