Tesla considera construir cinco Gigafábricas. E em Portugal?
No relatório agora apresentado e atualizado sobre a atividade e investimentos da empresa, reportando números do último trimestre de 2016, a Tesla considera construir 5 Gigafábricas. Atualmente, a empresa está já a construir a Gigafactory 1 em Sparks, no Nevada que espera estar a funcionar a 100% no próximo ano.
No relatório apresentado é referida a intenção de existirem mais quatro outras fábricas, sendo que a Gigafactory 2 será o parque solar Tesla em Nova Iorque. Mas então onde poderão ser as restantes?
A fabricante de automóveis referiu que está a finalizar já os locais para duas novas Gigafactories, que potencialmente serão três (Gigafactories 3, 4 e possivelmente a 5). Isto quer dizer que a empresa poderá totalizar, no final dos investimentos em infraestruturas, 5 Gigafactories, contando com o seu parque solar em Buffalo, Nova Iorque, inserido na aquisição da SolarCity que foi comprada por 2,1 mil milhões de dólares. Este parque solar de Buffalo produzirá células solares para o produto que Elon Musk apresentou, as telhas solares Tesla.
E as outras localizações, poderá alguma ser em Portugal?
Sobre as muitas pressões em relação à localização pensada para as outras possíveis unidades, o CEO da Tesla não adiantou mais nada. O evento, realizado na passada quarta-feira, era relacionado com os ganhos do quarto trimestre Tesla e investimentos da empresa.
Vigoram ainda as palavras que Elon Musk proferiu em novembro passado sobre a possível construção da Gigafactory 2 algures na Europa, decisão que deverá ser tomada durante este ano.
No relatório disponibilizado podemos perceber que o ponto fundamental para haver mais investimento em fábricas está no sucesso do Model 3, veículo que está já a ser preparado. Os protótipos estão já em testes e deverá começar a ser comercializado na segunda metade deste ano. A empresa espera que este modelo seja o veículo mais vendido da empresa, face ao target de mercado pretendido. O Model 3 terá como intenção chegar a mais clientes visto ser mais "acessível".
Model 3 vehicle development, supply chain and manufacturing are on track to support volume deliveries in the second half of 2017. In early February, we began building Model 3 prototypes as part of our ongoing testing of the vehicle design and manufacturing processes. Initial crash test results have been positive, and all Model 3-related sourcing is on plan to support the start of production in July. Installation of Model 3 manufacturing equipment is underway in Fremont and at Gigafactory 1, where in January, we began production of battery cells for energy storage products, which have the same form-factor as the cells that will be used in Model 3. Later this year, we expect to finalize locations for Gigafactories 3, 4 and possibly 5 (Gigafactory 2 is the Tesla solar plant in New York).
Neste relatório, a Tesla referiu que a produção de células das bateria já começou no início deste ano, sendo que estas estão a ser fabricadas na Gigafactory 1. Esta unidade irá também acolher os equipamentos para fabricar o Model 3.
Depois do que foi dito pelo responsável português da Tesla, afinal ainda há, assim, uma esperança que Portugal possa receber uma das unidades ainda pretendidas e que poderão vir para a Europa.
Este artigo tem mais de um ano
E querem a fabrica ca para que? Fica por um ca uns 3 ou 4 anos. O pessoal a ser explorado como sempre e depois toca a bazar la para nao sei onde que fica mais barato. Suportem mas e negócios nacionais isso sim.
O . tu pensamento reduzido vá mais é trabalhar para as grandes fábricas portuguesas se queres ver exploração
Wait and see. Vamos ver se pega ou se é bluff…
” E em Portugal?”
Tenho a FORTE convicção que vai existir uma, com a publicidade e a divulgação “DIRECCIONADA”, que este blog proporciona, conjugado com o grupo (s) do Facebook a exigir\ sugerir \ implorar, nao há Elon Musk que resista, calculo que até com a oposição do Srº Trump, ela virá…talvez num dia de nevoeiro, qual Dom Sebastião.
Mas a cereja no topo do bolo vai ser a localização, “Juntinho” ao aeroporto de Beja, ou será de Alcochete, talvez mesmo Ota ou Rio Frio, mas isso que vai decidir é o CEO, que por certo será Português , tal as provas dadas de boa gestão e conduta, também pudera, com mao de obra “escrava” há disposição, e isentos de pagamento de impostos, quaisquer “LUVAS” nas maos certas fazem maravilhas.
Este blog? Mas não fazes questão de “puxar” para Portugal a unidade de fabrico?
Sim, eu gostava muito que viessem para cá, gostava mesmo muito.
+1
Este senhor Alvega devia consultar as contas públicas e ver por exemplo o impacto que tem a autoeuropa no PIB português..
Seria interessante tambem ver as regalias que o estado lhe oferece a AutoEuropa e “emrpesas associadas” (se é que me entendem)
Olá!
Uma boa oportunidade para verem o vídeo para atrair a 2ª 3ª 4ª ou 5ª giga fábfrica para Portugal:
https://www.youtube.com/watch?v=czVwgAUZnsw
Vou ser muito sincero naquilo que vou dizer…muitas destas marcas com estes conceitos de exploração e venda, é impossível virem para Portugal… porque os nossos impostos não o permitem e não é por ser altos, é por serem instaveis… a cada ano que passa a Autoridade Tributaria tem uma ideia nova…
Agora imaginem estas fabricas com imensos trabalhadores a pagar X ao ano de impostos e no ano seguinte pagarem Y … não dá!
E já para não falar na construção da dita cuja fabrica…quanto de impostos iriam pagar pelos terrenos? Nem imagino…
Sinceramente não acredito que venha, era bom claro para a nossa economia, e até porque pelo conceito de construção ( paineis solares á pazada ) era o ideal, porque Sol a nós…não falta!
Acertou em cheio… mas foi só na parte do sol e dos painéis solares 😀
Acha mesmo que um investimento desta envergadura estaria dependente da tributação geral? Dou-lhe o exemplo dos projetos de investimento contratados pelo estado da Autoeuropa, Siemens e Cofapeuropa (e mais 12 projetos) que entre 1990 e 1997 tiveram a beneficios fiscais do estado em mais de 170 milhões de euros. (e isto era na altura do escudo, 34.4 milhões de contos). portanto daí para a frente estes numeros disparam. Eu arrisco mesmo a dizer que vindo a fabrica para cá, que não é pelo preço do terreno que o Elon vá às filhoses! onde quer que seja o terreno é de certeza mais barato que em qualquer outro sitio da europa. Se não for oferecido, claro! 😀
Tem noção do que acabou de dizer? Tem noção que nessa altura era diferente do que é agora?
Fabricas como a Autoeuropa, qualquer governo baixa as cuecas para elas cá ficarem… porque já estão cá implementadas…e quantas vezes já ameaçaram sair? Já pensou o porquê?
Por causa disso mesmo…impostos!
A nossa política e qualquer que seja a força politica que esteja no governo antes de pensar em colocar os impostos em X por 15/20 anos como fazem certos países da europa…não…hoje paga X de impostos, amanhã entra outro governo vai pagar Y…
E digo isto porque conheço gente com empresas inclusivé um familiar meu que TODOS os anos tem que perguntar á contabilista quanto vai pagar de impostos porque estão sempre a mudar!
Falcão, não se irrite que faz mal à saúde.
Sim, tenho noção! Leia, investigue.
E conhece gente com empresas que têm que ligar ao contabilista 1 vez por ano? Fogo, isso em conta de telefone deve ser um gasto elevado!
…tem razão falcaobranco…mas o Mário Dinis não também estará a faltar à verdade…os tempos até poderão ser outros…mas a “mentalidade”….
Ya tou mesmo a ver o Elon Musk a investir num pais como Portugal….. burocracias atras de burocracias, estudos e mais estudos, favores para as coisas andarem, comissoes para a rede montada de politicos administradores etc…… ya tou mesmo a ver o Elon Musk a se meter em negocios nesta m***a de pais!!!!
PS Achei engraçado ver ontem na TV o responsavel da Raynair a comentar sobre o aeroporto do Montijo….”tantos estudos e mais estudos, tanto tempo á espera…..Se fosse nos resolviamos isto at the lunch time!!!” Portugal da corja politica no seu melhor!
Votas em quem?
Existe abstenção para alguma coisa!
Temos cá a fábrica da VW em Palmela não temos?
Portanto tudo é possível…
Temos cá a fábrica da VW em Palmela não temos?
Portanto tudo é possível…
e da peugeot – citroen em mangualde
Os nossos pontos fracos nem são tanto um mercado interno sem poder de compra, afastamento dos centros de decisão, ou benefícios inferiores aos que possam ser dados por outros Países. O pior será uma Justiça que funciona muito mal, e uma Fiscalidade que se põe a inventar todos os anos. No resto, há tudo em boa quantidade e qualidade: Sol, Reservas de Litio, vias de comunicação, mão-de-obra qualificada (assim lhes paguem como tal, em vez de os deixarem ir embora) , startup’s activas, e uma grande curiosidade nacional pelo electrico Tesla. Espero que os que podem decidir, não estejam distraídos a ver a banda passar.