PplWare Mobile

Tem Licenciatura ou Mestrado? Governo vai dar valor adicional…

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Tiago says:

    Sou o único a achar que aqui em Portugal qualquer um tira um mestrado, e agora até mesmo um doutoramento? Estamos a tornar a educação em algo banal, uma forma de passar o tempo.

    • Someone says:

      a licenciatura e mestrado vale o que vale…
      No mercado laboral, as coisas são completamente opostas (dependendo, claro, da área)…
      Quantos é que não estudam uma coisa, e saltam para o mercado laboral a fazer uma coisa completamente oposta do que estudaram?

      Tenho dito sempre que as profissões primárias são sempre as mais valorizadas (ladrilhadores, carpinteiros, eletricista, canalizador, etc…)

    • Jomar says:

      O problema não se prende muito por ai, o problema prende-se depois é no mercado laboral, muitos andam anos a estudar mas depois de saírem para o mercado de trabalho não é por terem estudos que lhe vai garantir alguma coisa, pois experiência não tem nenhuma, acabam por muitas vezes nem sequer conseguir trabalho na área em que andaram a estudar, outros já trabalham e simplesmente vão estudar para crescer dentro das empresas o que mais tarde abres-lhe as portas para outros horizontes…

      Agora uma coisa é certa no mercado existe muita procura de profissões primarias e poucos se viram para elas, neste momento são muito mais valorizadas…

    • Zé Fonseca A. says:

      hoje em dia as licenciaturas e mestrados são favas contadas, contas pelos dedos de uma mão as instituições que não te oferecem de bandeja

      • João Silva says:

        Deixa-me adivinhar, tens uma licenciatura pré-bolonha (que também tinha bandejas) e querias equivalência a mestrado pós bolonha e ficaste frustrado. Ainda te falta um bocadinho, não chegámos à república das bananas felizmente.

        • Zé Fonseca A. says:

          Tenho licenciatura pre Bolonha que foi dada de bandeja como todo o meu percurso académico, fosse aqui fosse no MIT, seriam sempre favas contadas, nunca estudei um minuto na minha vida para nada.
          Não tenho nenhuma frustração por não ter mestrado, a minha frustração é por ter licenciatura que é algo completamente inútil, tempo de vida perdido, serviu para uns namoricos e umas noites de copos e resume-se a isso, e assim o é com a maioria dos cursos cá, por isso talvez tenhamos chegado à república das bananas e ninguém hasteou bandeira

    • ton says:

      Subsídiodependentes que vão garantir o voto xuxalista nas próximas eleições. Brilhante medida tomada pelo PS.

  2. Sungas says:

    O estado está-se a esquecer dos que arduamente trabalham do Only Fans e trazem divisas para Portugal . Temos de manter e alimentar este cluster antes que fujam para sitios com fiscalidade mais compreeensiva.

  3. Hugo says:

    Qual é o formulário que se tem de preencher?

  4. Rodrigo says:

    O PS sabe que os jovens não é o seu eleitorado e como o BE e CHEGA conseguem boas taxas de simpatizantes nestas faixas por isso está a correr atrás do prejuízo.

  5. Alberto says:

    Socialismo no seu melhor. É sempre a queimar o nosso dinheirinho. Isto não resolver nada, ate porque hoje em dia qualquer cepo tira uma licenciatura. Mais uns milhares de dependentes que no final do ano gastam o dinheiro em coisas fúteis e pronto.

    • Jorge says:

      +1

      Na ideia do PS e outra esquerdalha convém habituar/formatar os futuros votantes a viver de subsídios.

    • LR says:

      “Mais uns milhares de dependentes”. Queres dizer dependentes do seu trabalho, certo? É que para receberem estes valores, têm que estar a trabalhar. Mas deves ser um dos “cepos” que falas, e dos que têm saudades daqueles que mandava a malta emigrar.

      • Broo says:

        Nao seria mais facil, sei la, baixar impostos? Dar subsidios a quem estuda so ira aumentar a quantidade de pessoas com estudos superiores.
        Agora uma questao que tenho e’ se vai ser todo o curso que nada adiciona ao mercado de trabalho ou vao apenas dar a cursos com saida e com falta de profissionais?

        • Jomar says:

          Tua questão é a que já fiz enumeras vezes, porque é que ainda existem cursos abertos para áreas em que a empregabilidade é zero?, é só para estatísticas, ao invés de incentivarem apenas cursos com procura no mercado de trabalho…

          • Zé Fonseca A. says:

            Para dar emprego aos profs e porque as faculdades acham que ter muita escolha lhes vai trazer mais clientela quando iria trazer a mesma quantidade de clientes

  6. Joao Ptt says:

    Alguém explica o porquê desta medida?

    Ainda me lembro de uma amiga minha que tirou licenciatura a dizer-me que aquilo tinha sido só dinheiro gasto por ela que não tinha utilidade, já que saiu de lá praticamente sem saber nada de realmente útil… tinha o canudo, mas no mercado real, onde já trabalhava antes de ir tirar a licenciatura, percebia que aquilo que lhe ensinaram era inútil.

    Muitas empresas no médio oriente recusam-se a contratar gente com grau académico acima de técnico porque sabem que pessoas que tem qualificação acima são basicamente uns inúteis que não sabem realmente nada na prática para fazer as coisas no terreno… ou seja era de supor que fossem mais conhecedores que um mero técnico mas na prática não sabiam nada… eram caros e não tinha utilidade.

    Felizmente cá em Portugal e em outros países não interessa se consegue mesmo fazer ou não, se sabe mesmo de verdade ou não, desde que tenha o canudo está tudo bem, deve ser por isso que o país está tão bem.

    • naodigo says:

      isso acontece porque seguem áreas sem saída profissional.
      Mas sim conheço muitos que tiraram, não estão na área, são mal pagos e ainda dizem que tem uma licenciatura…

      • NjsS says:

        Podemos olhar para cursos com saída… O que é que uma pessoa que atualmente termina uma licenciatura em Eng Informática sai da universidade a saber fazer?
        Assim de repente, e salvo raras exceções, não me parece que saibam fazer muita coisa.

        • Zé Fonseca A. says:

          sabem abrir o visual studio e escrever meia duzia de linhas de codigo.
          esses nem sequer passam no filtro dos RH para serem entrevistados por mim, nao gosto de perder tempo

          • ton says:

            Já deves ter nascido ensinado. És muita bom. Contratar uns lá da Índia que fazem tudo bom e barato é que é.

          • Zé Fonseca A. says:

            Não nasci ensinado, mas cheguei à faculdade a saber fazer tudo o que estava a ser ensinado, é o que dá ser interessado, autodidata e trabalhador, no meu tempo viam-se muitos assim, hoje quase não existem, vão para os cursos pelas saídas e zero interesse, pensam que o curso lhes faz a carreira e que depois do curso não precisam fazer muito mais

  7. Sergio J says:

    Triste vai este país quando a maioria julga que uma licenciatura serve para ganhar conhecimento técnico, quando na realidade serve para preparar pessoas com pensamento crítico. Como dizia um professor meu a universidade serve para ensinar a pensar, a saber ir à procura da resposta.

  8. AAAND says:

    Alguém sabe qual é e onde se pode obter o tal formulário? Podem partilhar o link, site ou o modo de obter o dito?
    Agradeço desde já

  9. NegacionistaPorqueDáJeito says:

    Isto é tudo muito bonito…. mas num país de doutores alguem fez as contas a quanto esta medida vai custar aos cofres do estado (contribuintes)?

  10. Ze Nandoooo says:

    Mas 1.500€/ano vai demover alguém de ir para o estrangeiro trabalhar?

    • Tiago says:

      Infelizmente sim. O tuga inteligente não quer saber disto e de qq das formas vai sair de Portugal. Os que se contentam com pouco, ficam por cá e batem palmas ao governo.

  11. queima dinheiro says:

    Moral da história: em vez de usarem os impostos para coisas de jeito, vão usar os impostos para dar “prémios” aos recém formados. MAS ISTO faz algum sentido?! Esquerdas é assim, queima dinheiro que só faz bem…

  12. Américo Mendes says:

    Recentemente, o esquadrão do PS dizia que na opção das Empresas puderem pagar um 15º ordenado livre de impostos era defraldar a Seg. Social (que era somente um argumento estúpido)…e agora, dar estes subsídios isentos de IRS e SS já não defralda?

    Filhos de uma senhora…é o mínimo que apetece dizer.
    Continuema escolher estes desgovernos e depois queixem-se.

  13. JAugusto says:

    Imagina trabalhar na mercadona, este prémio vem mesmo a jeito…

  14. pedro says:

    está tudo mal !!! deveriam era dar um beneficio fiscal ás empresas que contratassem quadros com licenciatura ou mestrado …. e não a dar subsídios, só cria injustiças e maus hábitos …..

    • Zé Fonseca A. says:

      injustiça seria alguém ser contratado só por ter licenciatura, os melhores profissionais que tenho na minha equipa nunca meteram os pés numa faculdade

    • NegacionistaPorqueDáJeito says:

      E alguem que licenciados ou mestres que nada sabem fazer a não ser exigir um ordenado mais alto só porque têm canudos?

    • pedro says:

      licenciado é um individuo que tem licença para aprender !!! quem nem sequer andou numa boa universidade nem tem noção do manancial de conhecimentos que existem para aprender …. nem fazem ideia do conhecimento que existe e que não sabem e, provavelmente, nunca saberão !!! para bom entendedor, meia palavra basta …..

    • Litos says:

      Então dar tudo aos mesmos está certo. Dar aos próprios é errado. Sim senhor, não é está ao coisa esperta.

  15. jotas says:

    Que tal aumentar o salário ao invés de pagar um 15° mês? A chico=espertice no seu melhor!

  16. Mauricio says:

    Isto é mais uma medida enganosa, então o governo anunciou que os jovens terão o reembolso do irs de 100% no 1 ano de trabalho…e agora anuncia que vai reembolsar no irs o valor das propinas…mais uma proposta eleitorista!!

  17. Eugénia Durão says:

    O que o estado deveria fazer era canalizar os ditos 215 milhões de euros para apoio à contratação jovem. Não são 697€ durante 3 anos que vão fazer com que um jovem, que tenha uma proposta aliciante, decida ficar em Portugal. Medidas populistas que não levam a nada…

  18. Elizabeth says:

    O governo NÃO DÁ nada que não já tenha arrancado do cidadão. As pessoas gostam de uma trela e ração na taça.

  19. Jc says:

    Nas privadas ou públicas para obter as duas notas, euros e curso . Não conta o agregado familiar?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.