Tem cartão bancário contactless? GNR alerta para cuidados a ter…
Hoje em dia é cada vez mais comum a utilização de cartões com tecnologia contactless. Apesar de serem bastante práticos, pois não é necessário introduzir o PIN para pagamentos de baixo valor, é importante também ter alguns cuidados. Conheça os avisos da GNR.
Os cartões contactless são cartões de pagamento com tecnologia de leitura por aproximação. Estes cartões permitem fazer pagamentos sem ter de introduzir o PIN: para o efeito, basta aproximar o cartão (normalmente, a menos de 4 centímetros de distância) de um terminal de pagamento automático (TPA).
Cuidados a ter com cartões contactless
De acordo com uma publicação da GNR Guarda nas redes sociais, é alertado para alguns cuidados a ter com cartões com opção contactless. Segundo a GNR, deve...
- Saber sempre onde tem o cartão
- Guardar o cartão na carteira entre outros cartões
- Preferencialmente guardar o cartão em carteiras/bolsas com sistema anti-RFID ou idêntico
- Evitar repetir a operação, com exceção de uma mensagem que pode aparecer no leitor do TPA a dizer que a tentativa de pagamento foi anulada ou mal sucedida
- Pedir sempre comprovativo de pagamento
- Nunca entregar o cartão ao comerciante, mas se tal se verificar, certificar-se de que não perde o mesmo de vista
- Se, a dada altura, perceber que houve uma utilização indevida dos dados nele contidos, ou até mesmo suspeitar que o mesmo foi alvo de falsificação, contacte imediatamente com a entidade emissora do cartão.
Os cartões com a tecnologia contactless também podem ser utilizados para realizar pagamentos sem recurso a esta tecnologia, incluindo em TPA que não estão preparados para processar pagamentos contactless. Para o efeito, terá de introduzir o cartão no TPA e, para validar a operação, terá de inserir o PIN do cartão.
Ainda bem que passados 3 anos eles lembraram-se de avisar a malta
verdade…. acho que estão a avisar porque receberam queixas…não acredito que tenham pensado nisto na altura.
ainda se usa cartões nos dias de hoje…?
Es obrigado por lei a ter cartao associado a uma conta. Quando fores adulto vais perceber, agora pos bonecos basta pedires ao papa
O que ele quer dizer são os cartões físicos. Com Apple Pay e mbway já não há necessidade para cartões nem carteiras nos dias que correm. Mesmo carta de condução e cartão de cidadão já só precisas de telemóvel.
Eu muitas vezes nem chave do carro uso já que a tenho no telemóvel, chave de casa para lá caminho.
zezinho, vou te dar uma novidade: “Ainda há muita gente a usar a cardeneta bancária!”
Se largares o telemóvel e saíres um bocado para a rua vais ver que há todo um admiravel novo mundo para descobrires 😉
Além do perigo de se o perdes ou te roubam a carteira, poderem levantar dinheiro nas caixas mb com contactless (já há muitas). Roubaram a mala à minha filha e foi o que fizeram… aconselho a todos pedir ao banco para retirar a opção dos cartões de crédito e débito.
Cadernetas já não permitem levantamentos, apenas consultas. E tanto quanto sei as cadernetas estão a ser descontinuadas.
Eu já nem vou trabalhar, mando o meu telemóvel.
Ah ganda Fonseca
Eu uso o telemóvel, sem problemas, depois da operação e das compras, desligo sempre a comunicação NFC. Simples.
O contactless é entregar o ouro ao bandido. Quando esse crime se massificar. Acabam com o contactless.
Podes ter contactless mas com wallet do iphone…sem códigos… cada vez que usas a wallet é gerado um ID diferente. é impossivel clonar.
Não, não acabam.
Alegadamente as grandes empresas de crédito conseguiram até que os “caçadores de mitos” que passava no Discovery Channel não emitissem um segmento dedicado ao furto de dados do contactless. Claramente não queriam que as pessoas tivessem a noção do quão má é a segurança dessa tecnologia, e fazem de absolutamente tudo para impedir qualquer divulgação em meios de comunicação de larga escala, porque só lhes interessa é receber mais dinheiro… e o prejuízo normalmente fica ou para o consumidor ou para a loja… pelo que geralmente as grandes empresas de crédito não tem mesmo nada a perder em manter o sistema inseguro.
Cuidados a ter com cartões contactless
Desativar esta função na conta do banco.
Funciona a 100%
Até o banco voltar autorizar sem nenhum pedido.
O funcionário do banco que desativou o meu disse que fez o mesmo com o dele. Não confio sequer em apps de pagamentos. Comigo é cartão com pin, ebanking num PC (muito mais confiável que um tlm na minha óptica) ou cash. Chamem-me antiquado, quero lá saber!
Quando recebi o cartão com essa tecnologia fui logo ao banco cancelar esse método de pagamento. Sou muito clássico, sempre pin em todas as compras.
Eu sou muito menos clássico, telemóvel para tudo, levantar dinheiro, pagamentos contactless, etc etc.
E se te roubarem o telemóvel??
Reportar que foi roubado/perdido simples.
Passa a ser preciso para desbloquear a pass do e-mail, até lá ele fica encriptado.
Como é óbvio é uma pass de 10 caracteres com letras números e símbolos
10 e pouco, eu nunca uso passwords com menos de 46 caracteres
Não precisam roubar o telemóvel. Basta obrigar te a fazer transferência. Não é novidade e é mais prático que levar a vítima ao multibanco.
Se me tentarem roubar vou com eles para ver se encontro o dinheiro também
No Millennium BCP para desativar o contactless, é preciso ligar para lá, ou desativar na aplicação e depois a partir do dia seguinte quando for pagar utilizar esse cartão, mas utilizando o chip e escolher a rede Unicre (portanto: Visa ou Mastercard) meter o PIN e com o pagamento o cartão deve receber uma instrução que desativa nesse momento o contactless, a partir desse momento em diante é que o contactless fica efectivamente desativado.
Só ligar para o banco, ou desativar na aplicação não é suficiente. Eu sei, eu testei, e não era suficiente, continuava a funcionar até seguir os passos acima, de utilizar um terminal de pagamentos, escolher o VISA, depois meter o código, e a seguir na compra seguinte é que já não deu mais para utilizar o pagamento por proximidade.
Tanto quanto sei não é possível ter um TPA em Portugal sem o mesmo estar associado a uma conta de empresa/empresário individual, além do mais todo o valor cobrado num TPA vai obrigatoriamente para uma conta bancária de alguém. Essa história de andarem no metro com TPAs nas mochilas a retirar dinheiro por contactless é mito urbano em Portugal. Quem fizesse isso era num instante apanhado.
O pessoal do tinfoil hat está todo em força aqui a querer desativar uma funcionalidade tão boa.
É preciso ter muito cuidado.
Mito urbano? Partilho aqui a notícia do Pplware
https://pplware.sapo.pt/informacao/tem-um-cartao-de-debito-contactless-veja-esta-vigarice/
Também sou clássico. Comigo é risco ao lado e bater nela quando perde o S L B
Top +1
Digam isso aos funcionários nas portagens, gerou discussão quando quis pagar e não quis que o meu cartão saísse da minha vista. Aparentemente é prática comum
A maioria das portagens é automática, sem operador, por isso o problema nem se coloca. Mas na ponte 25 de Abril, o operador passa o cartão, mas conseguimos ver ele a passar no TPA.
Zezinho muita gente nem sequer sabe usar os cartões físicos…. quanto mais o contactless….. você está actualizado…. Eu estou actualizado apesar de usar pouco essas tecnologias e a carteira de Cripto moedas…. prefiro mais ao el contado
Zezinho muita gente nem sequer ….o quê a minha mãe tem 80 anos e sabe fazer isso tudo , toda gente usa contact . E só encostar qual é a dificuldade ,,,,
Ê na tenhe nada disse.
Ande sempre com um queriado com notes pra fazer págamentes. E azim nigum mi rroba. Só o queriado!