Telemóveis: Uso excessivo pode desenvolver tumores cerebrais?
O assunto é polémico e as opiniões são muito diversas entre a comunidade científica. Robert Romeo, um funcionário da Telecom Italia, diz que utilizava o telemóvel da empresa por períodos superiores a três horas por dia, durante 15 anos e que tal terá contribuído para o desenvolvimento de um tumor cerebral.
Um tribunal italiano considerou agora este caso como um acidente de trabalho, devendo a empresa pagar uma pensão vitalícia ao seu funcionário.
Robert Romeo, 57 anos, diz ter usado excessivamente o telemóvel da empresa durante 15 anos na sua atividade. Tal situação levou a que um tumor na cabeça se tivesse desenvolvido, ficando agora incapacitado de realizar várias tarefas. Apesar de ser considerado um tumor benigno, os médicos tiveram de remover o nervo acústico o que levou a que Robert Romeo ficasse sem audição num dos ouvidos. Segundo os médicos o nível de incapacidade calculado foi de 23%.
Esta quinta-feira o juiz do Tribunal de Ivre considerou que a Telecom Italia é culpada por tal situação e nesse sentido a empresa terá de pagar uma pensão vitalícia ao seu funcionário que poderá rondar os 500 euros por mês.
Este tipo de casos não é muito comum e normalmente as decisões tendem sempre a favor das empresas uma vez não há estudos conclusivos sobre esta matéria e claro o funcionário poderia também usar alta-voz ou headphones/earphones. Este caso poderá agora servir de exemplo para outros e levantar novamente a discussão sobre qual será o impacto da utilização de smartphones durante longos períodos.
Este artigo tem mais de um ano
Não
Sim
Fantochada. Tumor cerebral é raro e até hoje depois de imensas pesquisas e estudos nada apontou que causasse cancro ou tumor.
Nem faz sentido do ponto de vista científico provocar visto ondas de rádio não serem energéticas suficiente para ser ionizante
Fantochada é esse teu comentário, sem qualquer senso comum e sentido. Se formos seguir pela tua lógica, também “nunca” foi encontrado vida extraterrestre para alem da terra, existem vários artigos que dismitificam alguns acontecimentos, mas isso prova exactamente o quê? Ainda há tanta coisa por explorar, planetas que mal sabemos que existe.. E dai? Vais acreditar num cientista só porque ele disse isso?
Não significa que o cientista em questão não possa estar correto ou errado, a ciência da-nos aquela base, MAS.. não garante que seja mesmo aquilo que dizem..
Oh wait afinal é assim “Porque é cientista, é verdade” “Porque vários estudos e imensas pesquisas não o conseguiram comprovar, então não é verdade”
Como podes afimar uma coisa dessas? Só porque estudos, ou pesquisas não disseram o que não querias ou querias ouvir, já significa que é mentira e que é uma fantochada?
Enfim, tens de aprender a saber que os estudos e pesquisas são aquelas “bases” não podes ter tanta certeza nem muito menos confiar em tudo, se assim fosse seriamos imortais, bastava comer vegetais e carne branca e muita água e exercicio físico não é o que recomendam os cientistas e os estudos?
Mas será que isso traduz-se a uma “vida saudavel”? Ter uma vida saúdavel depende dos genes, da alimentação etc, não depende só de uma coisa.
Que mania das pessoas disserem que é “fantachada” só porque estudos ou pesquisas comprovaram ao contrário, tal assim foi como o tabaco entre outras.. E afinal foi o que foi, o tabaco faz mal.
Mas pronto, la tinha de vir uma pessoa que confia em tudo os estudos que lê, não significa que não possam estar corretos, mas há que estar sempre com um pé atrás, até porque é impossível garantir 100% que isso seja verdade ou nada aconteça, ou prova-me ao contrário 😉
Comentário tão grande ainda pensei que dissesses algo mais concreto, mas vai-se a ver e o int3 disse mais em apenas duas linhas.
No entanto também não descuro por completo a hipótese de realmente poderem ter influência, mas até haverem dados suficientemente credíveis… Por essa ordem de ideias acreditava também em nossa senhora de fátima e Deus e essas outras fantochadas que embora tenham 0.00000000000000000001 de serem verdadeiras há quem acredite mais nelas do que na vizinha do lado 😛
Claramente não entendeste o que disse, mas tens provas que deus não existe? Eu não tenho, nem os cientistas têm mais vale ficar na “ignorância” ou afinal tens realmente provas? Sim até pode ser mentira, e ser uma farsa mas como podes afirmar tal coisa? Porque leste?
Um comentário desses tão sensacionalista e sem qualquer sentido.. eu não acredito nisso, mas não tenho como provar que se é mentira ou não, eu fico-me pelo “não sei”
https://www.cancer.org/cancer/cancer-causes/radiation-exposure/cellular-phones.html
https://www.cancer.gov/about-cancer/causes-prevention/risk/radiation/cell-phones-fact-sheet
http://science.howstuffworks.com/radiation2.htm
http://www.arpansa.gov.au/radiationprotection/basics/ion_nonion.cfm
https://www.fda.gov/Radiation-EmittingProducts/RadiationEmittingProductsandProcedures/HomeBusinessandEntertainment/CellPhones/ucm116338.htm
http://interphone.iarc.fr/interphone_back.php
https://www.anausa.org/overview/what-is-acoustic-neuroma
http://www.webmd.com/cancer/brain-cancer/malignant-gliomas#1
https://fivethirtyeight.com/features/cellphones-do-not-give-you-brain-cancer/
Não, não, não, não, não, não e não.
São as respostas que temos em “existe alguma relação em a radiação RF dos telemóveis e tumor ou cancro cerebral?”.
Comentario gigante e dá a entender que és um entendido da matéria.
Sabes que esta matéria não é falsificável. Sabes o que significa?
– Prova que o mundo não passou á sua existência á 1 minuto atrás.
– Prova que Deus não existe.
– Prova que não existe vida extraterrestre.
E por aí fora.
Esse teu comentário é um insulto à minha inteligência e de toda a comunidade científica que esforça-se para compreender cada vez mais o mundo onde vivemos.
Prova então tu que a radiação na faixa dos UHF SHF (300MHz até 30GHz) com uma potência de apenas uns 10w nem isso provoca cancro ou tumor. Dá-me provas científicas concretas com um universo de pessoas suficiente para a diferença ser considerável.
Tens?
Não?
Então das dezenas de estudos que já houve para provar isso mesmo falharam favorece cada vez mais que EM UHF SHF não provocam danos.
Só te vejo a falar mas não nos destes nada. Só falar.
Lê está posta: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23788669
Mas espera ai…
Então dá tu provas concretas por estudos independentes que a radiação emitida pelo telefone, não provoca inícios de qualquer tipo de doença ao ser humano…
Último link.
https://fivethirtyeight.com/features/cellphones-do-not-give-you-brain-cancer/
está tudo citado com links analisado por uma professora da universidade de brown.
https://www.cancer.org/cancer/cancer-causes/radiation-exposure/cellular-phones.html
https://www.cancer.gov/about-cancer/causes-prevention/risk/radiation/cell-phones-fact-sheet
http://science.howstuffworks.com/radiation2.htm
http://www.arpansa.gov.au/radiationprotection/basics/ion_nonion.cfm
https://www.fda.gov/Radiation-EmittingProducts/RadiationEmittingProductsandProcedures/HomeBusinessandEntertainment/CellPhones/ucm116338.htm
http://interphone.iarc.fr/interphone_back.php
https://www.anausa.org/overview/what-is-acoustic-neuroma
http://www.webmd.com/cancer/brain-cancer/malignant-gliomas#1
Não há estudos científicos que o comprovem… ainda, o que é normal, porque é um fenómeno relativamente recente, sem tempo ainda para estudos suficientemente sólidos e conclusivos. Já se viu no passado casos semelhantes, como o tabaco. Quem conhece de facto o organismo humano sabe como a mais ínfima das coisas provoca alterações em cadeia com consequências bem graves, esta poderá ser uma delas; o que não há, nem haverá são estudos que comprovem o contrário, por isso cuidado com as certezas.
Lol como o tabaco??
Já se sabia que tabaco causava cancro do pulmão assim como outras coisas.
As telemóveis já desde 1990 mais ou menos que se vê as causas. Até hoje não se viu nada que sustentasse que provocava ..
Certo o tabaco apenas foi possível trazer o estudo a público como prova do mal que fazia, porque um funcionário de uma tabaqueira expôs as provas que eles próprios detinham.
É que estes monopólios como é mais que sabido detém os seus próprios” cientistas” e na esmagadora maioria conseguem passar por estudos independentes…
Se usarem iPhone é normal, tem das emissões mais altas
O tabaco tambem nao fazia mal nenhum… Há 20 ou 30 anos atras… Quem dizia isso estava fora de moda…
Na grande guerra e decadas depois, o amianto foi chamado de ouro branco, servia para tudo… Também.
Pois…
Claro que toda a gente sabe o que as microndas provocam…
Quem pensa que nâo faz mal…arranje forma de colocar uma mão no microondas e ligar o interruptor…irá sentir o “O lado negro da força..”
Se a empresa obriga a utilização de telemóvel, que hoje em dia a maior parte obriga…pois é normal que tenham que pagar…acho é uma pensão demasiado baixa…percebo que estejam a proteger a Empresa de massiços pedidos de indemnização, mas acho um valor baixo!
E vai ser muito complicado provar isso…
Acredito que o uso excessivo a longo prazo provoque alterações no nosso corpo. Não sendo radiação ionizante não fica emitindo constantemente mas apenas quando utizamos . Prudência e bom senso
… E alguém nos anos 70 que viesse com um estudo a dizer que para ir torrar para o sol tinha de besuntar o corpo com um creme branco!
Já se sabia que UV era ionizante. Como é que era a medicina nesse tempo?
Moderação, é o caminho.
Os estudos científicos ou não , valem o que valem, o bom senso, deve prevalecer, sempre.
Isto é recorrente desde o inicio \ aparecimento, dos telemóveis, existe sempre alguém que com interesses ou sem eles , faz propagar, um ALERTA.
Na vida tudo FAZ MAL, depende isso sim das quantidades. O sol, e até o sexo em excesso faz mal, (digo eu…), neste caso há coluna vertebral, (para rir).
Na verdade eu acho que faz bem pior, há vista, aos dedos, e há coluna, devido a postura (sempre dobrada) dos utilizadores. Para nao falar do risco de acidentes, quer de peões, que de transito auto.
PS: Se for verdade o dito estudo, as condições de utilização nos últimos anos PIORARAM, mercê dos PACOTES de telecomunicações, que propiciam uma utilização cada vez mais prolongada dos telemóveis, ao mesmo custo. Acabem com os pacotes e tarifários (quase a borla) e a saúde dos user, vai melhorar.
não há estudos científicos porque causa dos lobbies instalados no entanto o Sol publicou há tempos um artigo sobre esta matéria: https://sol.sapo.pt/artigo/20617/e-oficial-telemoveis-podem-provocar-cancro
Ah! Isso resolve-se… usem um auricular bluetooth, deixam de encostar o telele à cabeça. São cómodos e energeticamente eficientes. O problemazito é que também geram alguns campos electromagnéticos, mas nada de preocupante se não passarem horas a fio com eles encostados à Tola!
O Bluetooth sofre do mesmo problema..
Se não ainda pior… apesar que agora com os LE, menos radiação é emitida…mas é mau na mesma.
Não ha solução, ondas de radio são ondas de radio..
Sãbem que quando alguém por algum motivo tem que ficar a frente de um radar…o radar deve ser desligado?
Isto levanta uma questão, por exemplo com os radares da policia…não sei a potencia dos mesmos..
Quanto aos tumores não sei, mas falar por 2 ou mais horas ao telemóvel provocava-me dores de cabeça horríveis, por isso tenho a certeza que mal faz. A sugestão é utilizarem o alta-voz ou auscultadores apropriados por cabo. Ou então falarem por pouco tempo ao telemóvel/ smartphone (poucos minutos).
O cabo também ja ja estudos que apontam para o mesmo problema…
Teoricamente ainda é um problema maior, pois os auscultadores teem um cabo enorme, devido ao tamanho apanham frequecias de muitas gamas…radio é radio..