Atenção: Tecnologia é responsável por 32% dos acidentes
A segurança rodoviária deve ser uma preocupação de todos! No entanto, nesta era altamente tecnológica, as distrações são mais que muitas.
De acordo com a Associação Portuguesa das Sociedades Concessionárias de Autoestradas ou Pontes com Portagem (APCAP), em 2018 a tecnologia contribuiu para 32% dos acidentes.
Deixa a tecnologia "em paz" enquanto conduz
Apesar dos muitos alertas e campanhas de sensibilização, as distrações ao volante continuam a fazer vítimas. Segundo dados estatísticos da APCAP, os acidentes que aconteceram por distrações em 2018, nomeadamente devido ao uso da tecnologia, como telemóveis e soluções multimédia dos automóveis, aumentaram quase 10% face a 2017.
A associação refere também que já em 2017 cerca de 23% dos acidentes foram provocados por distração, um aumento de 7% relativamente ao ano de 2016.
O relatório de 2018 da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) relativo à sinistralidade rodoviária, incluindo vítimas no local do acidente, a caminho do hospital e no hospital nos 30 dias após o acidente, indica que se registaram 675 vítimas mortais, o número mais elevado desde 2012.
Em relação a 2017, o número de mortos nas estradas em 2018 aumentou 12,1%, com mais 73 vítimas mortais registadas.
Consequências do uso de telemóvel ao volante:
- Diminuição da capacidade de vigilância e dispersão da atenção;
- Durante os primeiros cinco minutos de conversação, a probabilidade de ter um acidente é seis vezes maior;
- Aumento da dificuldade em descodificar e memorizar sinais, perdendo informação essencial para uma condução segura;
- Descuido das regras de cedência de passagem nos cruzamentos e entroncamentos;
- Perda da noção da distância de segurança em relação ao veículo da frente, sendo difícil de ajustá-la consoante o trânsito;
- Abandono dos sinais de mudança de direção, o que pode ser perigoso tanto para o condutor como para os outros utentes da via;
- Má avaliação da velocidade;
- Redução do campo de visão;
- Tendência para não parar nas passagens de peões;
- Aumento do stress por atender ou telefonar;
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Este artigo tem mais de um ano
Estudos sem nenhuma validade científica, pagos aos amigos por ajuste direto, para
o faz de conta que fazem um estudo 😉
as pessoas sao demasiado estúpidas para andarem para aí a conduzir livremente. que venha a condução autonoma
O que a PSP diz dos acidentes do primeiro semestre de 2019:
“ Em 2.280 inquéritos abertos para analisar as causas dos acidentes registados no primeiro semestre de 2019 ficou provado que a distração foi um dos fatores identificados em 508 casos, associada ou não ao uso do telemóvel. Segundo os dados, destes acidentes 38 foram mesmo atribuídos à utilização de telemóvel ao volante”
Então vamos lá a pôr a coisa como deve ser:
– 502 dos 2.280 (22%) foram por distração, podendo ou não ser tido provocado por telemóveis
– tem-se a certeza que em 38 (1,7%) o acidente foi provocada pelo uso do telemóvel. Pode ter sido mais, mas não estou a ver como é que se chega aos 32% do título.
O post não fala em telemóveis, mas sim em tecnologia. Certo?
O título diz “tecnologia é responsável por 32% dos acidentes”.
No post já é “ontribuiu para 32% dos acidentes” – pode ser 2%, 3%.
Nem quis ir por aí.
No post fala-se em telemóveis com uma referência a “soluções multimédia” que não estão nas estatísticas da PSP.
O problema aqui é identificar os distraídos só com os que usam telemóvel ou soluções multimédia.
NO QUE IMPORTA – ANDA PORRADARIA DE GENTE DISTRAÍDA A CONDUZIR
– QUER COM TELEMÓVEL, QUER SEM TELEMÓVEL.
Distração inclui fazer festinhas na perna da companheira, etc eheh
Certo, mas mesmo asshm, acidentes 2208, 502 foram por distração (22%) e não 32% conforme indica o título
E o carros agora que têm infoenternaiment com ecrãs de 7, 8 e 10″ ? Não contribuem tambem?
Sempre a bater no ceguinho ( no telemovel… ) tb já enjoa… não digo que nao distrai mas culparem o telemovel por tudo… humm… deixa.me pouco a acreditar…
como podem contribuir? so se for por usar o GPS nele
+ 1 uso o telefone as vezes em mãos livres através do Infotainment system que tem car play. Mas o equipamento em si concordo, é uma grande distração talvez mais que um telemovel.
Essa imagem dos teslas mostra bem o problema, querem fazer dos carros um mediaroom em movimento, depois é o que dá!…