TDT: Processo de migração vai arrancar a 12 de agosto! Saiba onde…
A pandemia provocada pela COVID-19 veio alterar o calendário de migração da Televisão Digital Terrestre (TDT) em Portugal. O processo de migração da rede de TDT, que tem estado suspenso devido à crise pandémica, só será retomado no dia 12 de agosto e não no dia 3 de agosto como a MEO tinha proposto anteriormente.
Saiba onde e quais as datas de ressintonia da região 4.
O processo de migração da rede de televisão digital terrestre, será retomado no dia 12 agosto, na região 4, com a alteração de um conjunto de emissores que servem o distrito de Portalegre segundo revela a ANACOM.
Entre o dia 12 e o dia 21 de agosto está previsto que mudem de frequência os emissores de Alter do Chão, no dia 12; seguindo-se o de Sousel, a 17; e o de Elvas, no dia 18. Os emissores de Campo Maior e Arronches mudam de frequência no dia 19; Castelo de Vide e Nisa no dia 20 e o emissor do Gavião muda de frequência no dia 21. Nesse mesmo dia será também alterado o emissor de Mação, que pertence ao distrito de Santarém.
O processo de migração dos emissores na região 4 termina no dia 22 de setembro e abrange um total de 28 emissores.
Como sintonizar a(s) nova(s) frequência(s) da TDT?
Quando o ecrã da televisão ficar sem imagem (negro) apenas será necessário fazer uma nova sintonia da televisão ou do descodificador de TDT e continuarão a ver televisão gratuitamente, como tem acontecido até agora.
É um processo simples. A ANACOM teve a preocupação de assegurar que não será necessário substituir ou reorientar a antena, trocar a TV ou o descodificador, e ninguém terá de subscrever serviços de televisão paga. No caso dos condomínios/edifícios que tenham instalações com amplificadores mono-canal poderão ter que os substituir.
Para ajudar neste processo, a ANACOM criou uma linha telefónica de apoio gratuita (800 102 002), que funciona todos os dias (a partir de 3 de agosto funciona entre as 9h e as 22h), para o qual as pessoas poderão ligar para esclarecer dúvidas e obter apoio na sintonia da sua televisão.
Para sincronizar novamente a TDT, usando as novas frequências, deve fazer o seguinte:
- 1 – Use o comando da TV ou do descodificar TDT (Box)
- 2 – Vá ao Menu e com as setas escolha uma das opções: Configurar | Antena | Setup | Instalar | Ajuste do Canal | Procura de Canais | ou outra equivalente (consoante a marca da TV ou Box) 1 Use o comando da TV ou do descodificar TDT (Box)
- 3 – Siga as instruções que aparecem no ecrã
As pessoas que não consigam ressintonizar os equipamentos podem ligar para a linha telefónica gratuita (800 102 002) disponibilizada pela ANACOM. Caso não consiga fazer a sintonia dos equipamentos por si ou com a ajuda prestada através do número gratuito 800 102 002, a ANACOM agendará uma visita a casa da pessoa de técnicos devidamente identificados para proceder à sintonia, de forma gratuita.
Este artigo tem mais de um ano
Basta só olhar Espanha e o número de canais!
Esqueces-te da diferença de população entre um país e o outro. Mas se estás mal, muda-te, só faz falta quem cá está e que desconta.
Deves viver noutro país, talvez no país das maravilhas. Se fores funcionário publico até acredito.
Já agora os que cá estão não podem pedir melhores serviços. Qual era motivo dos canais RTP não estarem todos na TDT desde inicio? Porque não existem mais canais? Porque não temos uma TDT paga?
Não queira mandar para uma ilha deserta todas as crianças, reformados e desempregados só porque não descontam.
oh, meu senhores estão se a esquecer que hoje a nova tendência / obrigatoriedade é ter de pagar um serviço de aluguer e com muitos poucos direitos, não as pessoas podem e devem unir-se para combates…
A MEO se pudesse acabava com o TDT… o seu modelo de rendas sucessivas e pagas é melhor…!!
já reparam que todas as boxe TV, que os operadores disponibilizam têm como politica comercial não permitir gravar, num dispositivo externo uma entrevista ao primeiro-ministro que passe na RTP1 por exemplo …
Ora basta somar e não não têm a ver com as Leis do País !
Por causa do processo de migração da rede de TDT,e das novas frequências daí adjacentes,os clientes da MEO ficaram sem 27 canais nos canais analógicos das suas televisões.Vejam lá se não é verdade o que eu digo.Cambada de chulos.
Deixará de haver interferências com o 4G?