PplWare Mobile

TDT: Afinal quais serão os dois canais que estão em falta?


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. dajosova says:

    Já ouço falar em TDT há mais de 20 anos…
    que seca!

  2. jedi says:

    pelo vistos nem ao privados interessa estar na TDT. ;( LOL

    Mais canais da rtp que ninguem vê mais vale estarem quietos!!!!

  3. Filipe says:

    Tvi 24 e sic noticias

  4. Pirata das cabernas says:

    Mais 2 canais que são lixo…
    Olhem para a tdt de Espanha e comparem com a nossa vergonha da tdt…

  5. Zbraitlin says:

    Tirar RTP 1, RTP 3, SIC e TVI. Não valem nada.

  6. Joao Ptt says:

    Vai ter de ser a CMTV, que estão a tentar ser uma mistura de TVI com Sic Radical.
    Sim, a CMTV a excelência de conteúdos e do jornalixo.

  7. Albano says:

    E k tal em 1º lugar fornecer 1 sinal de TDT em condições como em Espanha, p/exº ?
    Antes da merda da TDT , via perfeitamente os canais disponíveis.
    Desde k fomos obrigados a mudar p/ a TDT (pagando os descodificadores do nosso bolso), nunca + se viu tv em condições ; E não me refiro a localidades do interior,refiro-me a zonas citadinas,tipo, Porto e Matosinhos p/ exº !
    Foi para esta bosta k paguei do meu bolso o equipamento de recepção do sinal TDT ?
    Se não me fornecem 1 serviço minimamente capaz e satisfatório, pk é k me cobram tx de audiovisual ??
    Isto não é uma tx , é usura , é gozar na cara dos cidadãos e a ANACOM é cúmplice pk sabe de td e faz de conta k “no pasa nada” !!

    • Miguel Costa says:

      Em Espanha não é assim como diz. Nalgumas províncias só estão disponíveis 12 canais, da grelha de 38. É que cada operador é responsável pela colocação de emissores e retransmissores para cobrir cada área que lhes interesse.
      E há a parte que a TVE subsidia 50% dos custos de instalação desses equipamentos, com fundo públicos, aos operadores privados.
      Uma das vantagens dos espanhóis é que a “febre do telemóvel” só é válida nos grandes centros urbanos. O que facilita a instalação de 11 muxs, ao contrário cá de Portugal, onde as operadoras querem 98% dos canais digitais para usarem para serviços móveis.

  8. Greenshines says:

    Metam a CMtv

  9. Muloe says:

    Não há canais que valham alguma coisa. Televisão serve apenas para jogos politicos, para influenciar e estupidificar a carneirada. Deixem de ver TV!

    • Miguel Costa says:

      E passem a ver o CAIXOTE DO LIXO que são as redes sociais ou os “super youtubers” que conseguem fazer um vídeo de 60000 horas a promover uma marca de roupa? Bom futuro…

  10. maxgiger says:

    Que canais gostaria de ver na Televisão Digital Terrestre?

    Antes de responder a pergunta, vamos pensar sobre outro assunto. Olhando para outros países, eles dão prioridade à língua. Ou seja, em Espanha tem canais todos em espanhol, estejam estes convertidos na língua do pais ou legendados.
    Dizem que “a RTP Açores e Madeira poderão ser os dois canais escolhidos para encaixar de imediato na grelha da Televisão Digital Terrestre”. É o mesmo que atirar areia aos olhos dos portugueses.
    Primeiro porque na Madeira apenas acrescenta um canal(rtp Açores) e vice versa.
    Um segundo aspecto é o facto de apenas acrescentar 2 canais (a nível nacional) que pouco trazem de novo pois como são regionais, logo há muitas retransmissões da RTP 1.

    Ou seja, é o governo “faz de conta”, onde parece que fazem algo, estão a sacudir-se todos e depois vamos a ver, nada! E onde estão SEMPRE a lançar as culpas aos outros. Na saúde tem muitos utentes acamados? a culpa é do povo, muito idoso. Na educação um professor leva uma tareia e não se faz nada, “Deixa lá que isso passa! Não digas nada a ninguém.” Mas se aquele professor quiser defender-se, CUIDADO QUE ELE/A é VIOLENTO/A!
    Acrescentar estes canais vai ser o mesmo. Se alguém reclamar, a culpa é das regiões que nao apostam em variedade na programação.

    Agora, que canais gostaria de ver na Televisão Digital Terrestre?
    SIC está cheia deles! TVI com mais alguns. Fora os canais da FOX e AXN que tem muito conteúdo traduzido para português. Mas claro, as operadoras nao querem nada disso. Resumindo, aqui não se oferece qualidade, apenas se dispõe de algo no famoso circo do “faz de conta”

  11. PcRat says:

    Mais valia meterem a RTP Internacional que transmite um jogo dos três grandes em sinal aberto para a comunidade portuguesa no estrangeiro, mas os tugas de segunda que moram em portugal não podem ver, se querem, que paguem, o que é vergonhoso…

    • gemario says:

      A RTP é uma farsa é paga pelos contribuintes e só apresenta lixo como os outros, não é que a bola me preocupe porque até nem é o mesmo desporto preferido, mas se é o povo que a paga a RTP deveriam transmitir um dos jogos que apresentam a RTP internacional.
      Eu tb já não vejo nenhum dos 4 canais (rtp,rtp2,sic,tvi) a tanto tempo que já nem sei quando foi a ultima vez , e ja agora aquele que consegue ultrapassar estes 4 em lixo é a CMTV é um autentico atentado a inteligência.

    • darth says:

      deves achar que se a RTP Internacional estivesse no TDT, irias ver o jogo da liga aqui em sinal aberto. achas mesmo? durante essa 1h30, irias ver uma mensagem”por razoes de direitos, nao pode ver este programa”

      • gemario says:

        Verdadeiramente os Portugueses deviam recusar pagar a taxa audiovisual usando a mesma receita , por razão de não usufruto não se paga.

        • maxgiger says:

          Se fosse para seguir a tua lógica do “não usufruto não se paga”, Portugal nem avançava um metro. Imaginas quantas coisas que nem usas e pagas a mesma? A comunidade portuguesa lá fora é imensa, logo tem muita gente a ver dito canal. Se tivéssemos de usar essa tua lógica, mais valia que apagassem Portugal do mapa, pois lá fora nem íamos sem anunciados…

    • maxgiger says:

      “mas os tugas de segunda que moram em Portugal não podem ver” – É sempre a mesma mania do “portugues de segunda”. O que dizes é falso pois nós também podemos ver esse canal sem pagar. para isso basta teres o equipamento adequado para a recepção via satélite.

  12. Paulo Santos says:

    A TDT é uma vergonha nacional só possível num país a onde a corrupção manda. Se esta muito calor falha, se esta mau tempo falha, mas falha mesmo a sério. Já para não falar da miséria da oferta que tem. Pelo menos no sistema antigo era muitoooo raro ter problemas.

  13. iFernando says:

    Sic Noticias; SportTV+; SicMulher; CMtv; Disney; Panda; Canal Q

  14. Artur Danilo says:

    Vão ao Brasil aprender como se faz tanto transmissão em “frequência digital” quanto conteúdo televisivo que seja independente de recurso estatal.
    O Estado aqui controla até quantos canais serão transmitidos, o que chega a ser uma piada. Uma vergonha!

  15. gemario says:

    Kuriakos TV

    Pelos menos é diferente , e tem programas muito bons, por exemplo “a Rota”, “a conversa com” até a informação é diferente.

  16. ThornC says:

    Italia, estamos um pouco melhor… com TDT apareceram mais canais (da RAI, da Mediaset e locais) e também existem pay-per-view and e on-demand através do TDT. Vai haver agora também uma mudança de “protocolo” para poupar banda, primeiro para MPEG4 e depois para DVB-T2.

    No fundo há 30/40 canais, alguns em HD, alguns para crianças, alguns de noticias, alguns de series criminais, etc… um pouco de tudo para todos.

    Eu fico-me pelo Netflix/Prime Video porque vejo o que quero quando quero….

  17. SANDOKAN 1513 says:

    “Que canais gostaria de ver na Televisão Digital Terrestre?”—»sem dúvida a Sic Notícias e a CMTV.São os 2 melhores canais do momento,mas de longe.

  18. dartagnan26 says:

    Bom, já agora outro tema pertinente. Canais em HD. Quando começamos a ver canais em HD na TDT ?
    No cabo tem melhorado, a RTP está cada vez mais em HD, agora até a RTP2, SIC já em HD, mas a TVI é uma miseria. Como é possivel ainda estarem sem HD. Os conteúdos que ainda vão ganhando como a LCampeões deveriam proibir transmissões em SD. Esta TVI é mesmo uma miséria. Enfim é o que se vai tendo neste pais de aldrabões e corruptos.

    • Miguel Costa says:

      Os principais operadores europeus estão a recuar na utilizado dos canais HD, fora dos operadores pagos. É que a banda usada é 4 a 5 vezes superior à do canal em SD, sendo que o preço não compensa a sua utilização. Até já existem operadores franceses que removeram os canais HD do serviço da TNT, criando novos canais SD, para compensar o valor do contrato.

  19. poiou says:

    Há uns anos houve uma consulta publica acerca da TDT em que a CMTV e a globo/record (não me lembro qual deles) mostraram interesse.
    Por isso temos:
    CMTV
    globo/record
    EURONEWS
    EUROSPORT
    Um canal regional por distrito
    – Podia ser entregue à universidade/politécnico do distrito
    – Tinha como obrigação cobrir todo o distrito
    – Podia servir como ensaio a pequenas produçoes (séries/filmes portugueses) que dependendo da
    qualidade seriam comprados pela televisão pública
    Um canal alternativo, que passaria as séries eventualmente compradas aos canais regionais
    E um canal de desenhos animados

    Só assim seriam mais 7 canais.
    Para além disso também é possível existirem operadores pagos de TDT
    Não venham com tangas que só há um mux. Criem outro. Ou vão-me dizer que os 38 canais espanhóis são comprimidos até a imagem parecer lasanha, para caberem todos no mesmo mux?

    • Miguel Costa says:

      Na Espanha a TVE tem 3 Mux´s e há 7 entregues a 7 empresas privadas de media. A TVE paga 50% do custo de instalação de transmissores e retransmissores das empresas privadas. Daí que existem muitas comunidades que tem de pagar, os restantes 50%, para poderem ter acesso a todos os operadores.
      Cá em Portugal a PT (agora Altice) ficou com 4 muxs e 2 para serviços pagos. Devolveu os 2 pagos e pendurou os 3, pois adquiriu equipamentos, vindos de França, que só permitem a emissão de 2 mux´s. Para abrir mais, seria necessário investir 40 a 60 milhões de euros… algo impossível, pelas ideias da Altice.

  20. Tikiko says:

    Eu honestamente preferia ter algo como o canal História ou o National Geographic

  21. informado says:

    Retirar os canais da RTP e extinguir a RTP. Depois, meter na TDT todos os canais da SIC e da TVI. 5 da SIC + 4 da TVI + canal parlamento dá 10. DEpois noutro mux meter mais 20 canais internacionais gratuitos. Ficaria uma grelha com 30 canais. EStá feito.

  22. Emanuel 92 says:

    E a única saída limpa deste governo para a TDT antes do fim da legislatura.
    Já se percebeu há muito que os privados não querem saber da TDT para nada , resta a RTP encher o resto do espaço do mux A com mais 2 canais neste caso a RTP Açores e a RTP Madeira, pelo menos as comunidades açorianas madeirenses em Portugal continental ficam bem servidas.
    Agora a TDT fica praticamente toda pública e apartir de 2023 ninguém saberá o que irá acontecer.
    E pena que tantos lobys tenham acabado com a TV em sinal livre em Portugal, outros seguiram o caminho inverso, Itália , Alemanha , França entre outros.

  23. Miguel Costa says:

    Para cumprir isso, agora temos o Onze (da FPF) e vender um lugar para que os operadores privados façam uma oferta. Era para ser um canal de notícias, para fazer concorrência à RTP 3, no entanto, abram a todos os interesses. Existem canais infantis das operadoras privadas de televisão livre (e de várias empresas de média) que podiam comprar o espaço para emitir os seus conteúdos, aproveitando para promover os seus patrocinadores.

  24. Dartagnan26 says:

    Desde já Miguel Costa obrigado pela explicação. É bom ler comentários efectuados por alguém que sabe do que escreve. Continuo a bater na questão HD. Então porque em Espanha a TDT está toda em HD e som Dolby Digital? Em Portugal devíamos ter seguido o mesmo caminho… É uma miséria a qualidade da imagem e já agora do som… A TVI sem evoluir mesmo no Cabo não irá a lado nenhum. Qualquer operador tem de emitir em HD aos dias de hoje.

  25. Pedro Pereira says:

    Os 2 canais podiam ser muito bem a TVI24 e (canal11 ou tvificção).

  26. Jorge says:

    Alguém sabe dizer-me porque a TVI não dá som. Apenas tenho uma antena, todos os outros canais tem som, menos o da TVI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.