Tarifa regulada de eletricidade foi prolongada! Saiba até quando
Em Portugal, a tarifa regulada de eletricidade é uma tarifa fixada pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), destinada sobretudo a consumidores domésticos e pequenos negócios com potência contratada igual ou inferior a 41,4 kVA. Há novidades.
Consumidores domésticos ou pequenos negócios com potência contratada ≤ 41,4 kVA podem contratar a tarifa regulada de eletricidade.
Principais características da Tarifa regulada de eletricidade
- Preço fixado pela ERSE: Não é definido pelas empresas fornecedoras, mas sim pela entidade reguladora.
- É fornecida apenas pela SU Eletricidade (antiga EDP Serviço Universal), a única comercializadora que atua no mercado regulado.
- Indicada para consumidores que não migraram para o mercado liberalizado ou que optaram por voltar ao regulado.
- Pode ser usada como referência de comparação com as ofertas do mercado liberalizado.
O Governo aprovou o prolongamento da tarifa regulada de eletricidade até 31 de dezembro de 2027.
Esta decisão garante que cerca de 800 mil consumidores, muitos deles economicamente mais vulneráveis, continuam a beneficiar de preços fixados anualmente pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).
- O prazo anterior previa o fim do mercado regulado em 2025
- Com esta medida, o prazo é alargado por mais dois anos
O objetivo é proteger os consumidores, assegurar previsibilidade nos preços e promover uma transição energética justa.





















“…Esta decisão garante que cerca de 800 mil consumidores, muitos deles economicamente mais vulneráveis, continuam a beneficiar de preços fixados anualmente pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). …”
Não pode ser.
De acordo com os catedráticos comentadeiros elktros, liberalizado “é qué bom” e carrega carros a 0,04€ cada kWh.
Quando é dito que “É fornecida apenas pela SU Eletricidade (antiga EDP Serviço Universal), a única comercializadora que atua no mercado regulado” poderá ser mal interpretado porque, por exemplo, a Goldenergy disponibiliza aos seus clientes Baixa Tensão Normal (BTN), desde 1 de Janeiro de 2018, a opção da aplicação das “condições de preço regulado”, designada de Tarifa regulada de eletricidade.
E não é a única. Agora não sei como andam os tarifários mas havia várias operadoras a prometerem um desconto relativamente à tarifa regulada.
Venham para os Açores e Madeira e escolhem a EEM e a EDA.
Ah não sei se sabem mas no continente pagam uma parcela chamada convergência tarifária Açores madeira.
Mas não é mercado regulado. A goldenergy tem um tarifário equivalente apenas.
Não disse que era “mercado regulado” mas sim “condições de preço regulado”. Na prática, a tarifa equivalente ao mercado regulado da Goldenergy vai dar ao mesmo. Só alertei porque algumas pessoas poderiam pensar que a única alternativa para ter esses preços seria a “SU Eletricidade”.
Todas as operadoras retalhistas, foram obrigadas a ter o tarifário regulado, com base no da EDP.SU . Mas, 100% delas, chutam os clientes fora, pois o rendimento é 399,9991%, inferior ao de um cliente liberalizado.
Não, não foram obrigadas a ter tarifário regulado. Tanto não foram que não o têm.
Não pode ser mal interpretado porque de facto a SU é a única que ATUA no mercado regulado. O que algumas empresas fora do mercado regulado fazem é tentar dar as mesmas condições do mercado regulado, mas isso é sempre um risco, pois essas empresas podem decidir parar com essa oferta quando entenderem.
Eu pago menos do que a tarifa regulada de eletricidade. O único mercado regulado de energia que continua mais vantajoso em tarifa é o mercado regulado de gás natural.
Não me digam que é mais um a pagar 4 cents o kWh…
ah ah ah ah boa!
Não tenho tarifa indexada, tenho tarifa normal 0,1404 € em vez da regulada 0,1786. Pesquise os vários comercializadores em vez vir para aqui perder tempo, como é o habito.