Superfish é problema complexo e não afecta apenas a Lenovo
A descoberta de uma aplicação que desviava o tráfego dos computadores Lenovo para realizar uma recolha de dados veio alertar a Internet para a possibilidade dos fabricantes realizarem estas práticas. Pior que isso foi a descoberta de que este mecanismo era simples de explorar para realizar ataques Men in the Middle.
A Lenovo tratou de imediato de resolver o problema, removendo o Superfish dos computadores que vendem, mas foi agora descoberto que este problema é muito mais amplo e não está apenas nos computadores Lenovo.
Do que agora se sabe, o Superfish é um problema de base de software e está presente em muitas mais aplicações, espalhadas por computadores em todo o mundo.
Depois de ter sido revelado o problema que o Superfish representa, não apenas a nível da confiança dos utilizadores para com as marcas, mas também na questão dos problemas de segurança que o mecanismo usado representa, as investigações para determinar o grau e a magnitude revelam agora que este problema pode ser bem maior do que se pensava.
A forma como o Superfish actua, ao servir de proxy para as ligações HTTP e HTTPS, com um certificado próprio que assina e aceita todas as ligações que receber, deixa os utilizadores expostos a ataques e a utilizações abusivas de qualquer atacante.
O que agora foi descoberto, na continuação das investigações sobre o Superfish, é que este software usa componentes que fazem parte de um SDK chamado SSL Decoder/Digestor, criado por uma empresa Israelita chamada Komodia.
Mas o que está agora a alarmar os investigadores de segurança é que se entendeu que este SSL Decoder/Digestor está presente na totalidade das aplicações da Komodia, conhecida por fornecer software para controlo parental, em seu nome e fornecendo componentes para outros softwares similares.
Dos softwares onde foi já identificada a presença do SSL Decoder/Digestor da Komodia encontram-se o Keep My Family Secure, Qustodio e o Kurupira WebFilter.
Tudo aponta para que os produtos da Komodia ou os que têm presentes componentes da sua SKD estão a usar o mesmo método para realizar o proxy HTTPS e que por isso estão vulneráveis ao Superfish.
O centro de investigação de segurança da Universidade Carnegie Mellon emitiu já um alerta de segurança onde avisa para os problemas que o software da Komodia representa e para a necessidade dos utilizadores se protegerem.
Apesar de o problema que afectava os equipamentos Lenovo ter já várias formas de ser ultrapassado, ainda não existem uma maneira identificada para tratar dos problema de forma generalizada e na sua forma mais alargada, agora descoberta.
Para já o que os utilizadores podem fazer é aceder ao site que o programador Filippo Valsorda criou e que valida se o Superfish está presente e se as ligações HTTPS estão a ser desviadas para este proxy, entendo dessa forma se estão expostos a este problema.
Este artigo tem mais de um ano
“Good, Superfish is probably not intercepting your connections.
Also no other SSl-disabling product was detected on your system”
Windows 8.1 64bits
The same here, numa máquina lenovo.
A mim disse-me o mesmo no teste ao Windows Phone!
(o meu post de cima é irrelevante)… o que queria dizer é que o meu Lenovo também está OK!
sem problemas ate testar o maxton (2 versões) e a informação é que simplesmente o browser nao verifica certificados (nenhum), ja foi ( R.I.P.)
E eu que gosto bastante das maquinas da Lenovo, alias estou a pensar comprar um proximamente. De certeza que nos proximos tempos não teremos problemas, pelo menos isso espero…
O nome deve estar errado: Devia ser SuperPhishing!
Agora é imaginar isto embutido no hardware. Há algum tempo que alguém se alarmou com essa questão 🙂 . Imaginem isso em equipamentos de rede.
é preocupante…
É o que dá as máquinas virem com imposto m$ incluído… se o utilizador tivesse a oportunidade de instalar o SO que pretende e do zero nada disto aconteceria…
E não podes porque? Fazes tu a instalação.
Decerto não sabe… :p
Então, vá a uma loja de informática e compre um PC limpo e somente com o windows instalado!!
Ou então leve o PC à loja e peça para uma instalação limpa.
Só as máquinas de marca vêm com ads da marca e não é porque a MS pede, é porque as marcas querem.
Portanto, esta coisa de dizerem que a MS é culpada de tudo é desinformação.
É como o outro que diz que o facto da ventoinha da fonte de alimentação fazer barulho no seu pc é culpa da MS!!!
Eu uso dual boot, mas tenho colegas, que mal chega o pc novo, a primeira coisa é formatar, e a segunda é instalar outro SO.
A primeira coisa que faco quando compro uma maquina nova, é reinstalar o sistema… Nunca gostei que a maquina viesse sempre cheia de CRAPware.. Sejam elas HP, Lenovo, Dell, etc..
Imagina o que pode estar num chip 😉 não SO que lhe valha, a não ser que passe numa FW muito restritiva (que só permita saída para determinados endereços, o que é mais ou menos inviável).