SuperCarregador Tesla já está a ser instalado na Guarda
Como é do conhecimento público, Portugal irá ter em funcionamento várias estações com supercarregadores. Atualmente já estão em funcionamento o SuC de Fátima e Montemor o Novo.
Entretanto as obras da terceira instalação de um SuperCarregador em Portugal já iniciaram... e será na Guarda!
Já estão a decorrer as obras da instalação do terceiro SuperCarregador da Tesla. Desta vez a localidade escolhida foi a cidade mais alta do país,a cidade dos 5 éfes (F) – Forte, Farta, Fria, Fiel e Formosa – a Guarda.
Os8 postos de carregamento (Stalls)ficarão no Hotel Lusitânia, localizado próximo de um nó de cruzamento entre duas autoestradas, A23eA25.
A partir deste local, a distância ao SuperCarregador mais próximo, em Tordesillas, fica reduzida a cerca de 250 km, facilmente alcançável por qualquer modelo Tesla, e Portugal ficará ligado à rede europeia da Tesla.
De momento, ainda não existe data prevista para a ligação deste SuC.
No mundo a Tesla tem cerca de 4800 supercarregadores sendo que na Europa existem 261 postos. A título de curiosidade, efetuando um carregamento com os supercarregadores da Tesla durante 30 minutos é garantida uma autonomia de 270 km. No caso do carregamento ser feito num posto público, pelo mesmo período de tempo, a autonomia é de apenas 136 km.
Quais os preços?
De acordo com informações da própria Tesla, após os primeiros 400 kWh, que são gratuitos, o preço será de 0,24€/kWh (o mesmo preço em vigor que Espanha).
Até ao final de 2018, a Tesla tem previsões para instalar mais cinco estações de supercarregadores que ficarão localizadas em Braga, Vila Real, Guarda, Castro Verde e Faro. A empresa relembra também que existem 44 locais com Carregamento no Destino em Portugal, que se encontram dispersos pelo e que permitem adicionar uma autonomia de 80 quilómetros.
Via UVE
Este artigo tem mais de um ano
O mesmo preço por kw que em espanha, muito bem, o gasóleo devia ser igual
Tens razão, mas enquanto na electricidade existe o MIBEL – mercado ibérico da electricidade, nos combustíveis fósseis ainda não existe, por enquanto. E depois existe a diferença no ISP, e no IVA, e na dupla tributação, e na …etc, etc. Lá chegaremos, um dia.
o preço é definido no mercado MIBEL.
Eu sei que são coisas diferentes, disse que devia ser igual 🙂
Ai meu rico tesla nunca mais chegas
pensa ser muito caro o tesla. podiam fazer uma versão mais barata. mas lindo é.
Model 3, mas continua a ser caro..
Seria altura de uma start-up portuguesa desenvolver um protótipo / modelo capaz de entrar em linha de produção. Com o apoio do CEIIA, seria meio caminho andado para o desenvolvimento. E não me refiro a um veículo de nichos, como o VEECO ou o FUTI, mas um veículo de massas. Que fosse espartano no início, traduzido em valores comedidos, que permitisse angariar capital para auto-financiamento em I&D.
isso é relativo. há quem gaste 200€ por mês em tabaco e reclama de pagar + 0,30€ de IUC este ano.
@Miguel,
Diz lá qual é a marca e o modelo mais barato que o Model3 na mesma gama e com a mesma tecnologia.
pena*
https://www.portal-energia.com/sucesso-do-carro-eletrico-portuges-veeco-esgotou-producao-para-2016/
Está ai um pequeno erro, a maior parte dos Tesla em portugal tem carregamento nestes postos gratuito para sempre. Ou porque são anteriores a 1 de Janeiro de 2017 ou porque foram adquiridos com base a código de referencia. Só os Tesla model 3 pagaram na pratica esse valor (e para esses não existe os 400kWh “oferecidos”).
Como é que há quem diga que já compensa, 24 cent Kw são precisos mais ou menos 20Kw para percorrer 100 km ora isso dá 4.8€/100km. Um carro a diesel de hoje em dia fica 6.5/100km. 2€ de diferença nem isso, dá para eu fazer km a minha vida toda que nao consigo recuperar o investimento se for um tesla então..
Tirando o facto que SuperChargers não são o tipo de carregador para se utilizar no dia a dia. Se o carregar em casa durante a noite vê valores diferentes.
Tirando também o facto que o carro a fósseis tem manutenções caras que tornam o preço por Km muito mais elevado que os 8,45€/100Km em Diesel (consumos de 6,5L a 1,30€ o litro).
E mais, conforme o tempo passa, é bem possível que se torne cada vez mais difícil vender um carro Diesel/Gasolina.
E tirando o fato que os eléctricos ficarão mais baratos ao ponto de não ser lógico comprar eléctrico, daqui a 4 anos.
É preciso rever essas contas. 6,5 litros aos 100Km faço eu com um BMW de 177 cavalos, 2.0ccm e 10 anos! Não sei se acredita ou não, mas há realmente carros que fazem médias de 4 litros aos 100km!
Também é preciso ver que um diesel que faça 4l/100km custa menos de metade de um Tesla!!!!!
Já que fala em manutenção, diga-se lá quanto custa a manutenção do Tesla? Se não souber eu ajudo: https://www.tesla.com/pt_PT/support/maintenance-plans
Bem sei que quem paga 50.000€ por um Tesla isso são trocos, mas olhe que o BMW tem uma manutenção mais barata que o Tesla.
Depende do carro que comparares, se comparares com um da mesma gama…nop o tesla fica mais barato…
Mercedes E63 e um Tesla P85D aqui em casa.
Estou a comparar um 320D E92 coupé de 50.000€ de 2007, que actualizado para os dias de hoje dará facilmente mais de 60.000€, é esse carro que estou a comparar! E olha que não tenho piedade com o acelerador, porque se tiver, a média medida em 850km baixa para 5,5 litros aos 100km!!!!
Gostava de saber que carro com mais de 300 Kw consome menos de 6,5L/100Km. Estou a ser modesto com a potência e consumo. Temos que comparar equivalentes, senão vou comparar o seu BMW com um Fiat Panda e dizer que Panda é melhor máquina. Segmentos diferentes não se misturam. O seu carro de 177 cavalos comparado com um Model S por favor… nem é comparação…
Telmo, o que quero referir é que um Tesla não é adquirido por qualquer um!!!! E quem vier dizer-me que vai poupar uma pipa de massa e tal…… pois, mas já gastou 70.000€ num carro em que a manutenção não é muito barata e o preço para carregar o carro também não é barato! Para começar tens de ter em casa mais potência que o normal, depois só te compensa se tiveres tarifário tri-horário, para carregares à noite, caso contrário, conta sempre com o kwh a partir de 16 cêntimos mais IVA.
Depois também há outro factor que ainda ninguém pensou, quanto vale um Tesla usado com 6 ou 8 anos? Ou um Leaf?…….
Tenho muitas reservas quanto ao futuro dos carros eléctricos, porque isto de andar a carregar o carro como se carrega um telefone…enfim… só por questão de moda. Vejo com outros olhos os carros a hidrogênio, já para não falar da questão ambiental destes.
Tem razão, Censo. O óbice, para já dos veículos a células de combustível / hidrogénio, está na obtenção deste, que para já os métodos de obtenção ainda gastam demasiada energia para a que obtêm. Pelo menos, do que tenho lido acerca do tema.
Eu também sou céptico em relação aos eléctricos por vários motivos:
– Potência instalada para carregar tanto carro e pasme-se gerada por centrais a carvão!!!!!!
– A manutenção do famoso Tesla é mais cara do que do meu BMW!!!!!! (manutenção de 30 em 30.000km e custo entre 400 a 750€, já incluindo substituição de discos, calços, óleo, filtros…….)
– O preço dos eléctricos ainda é elevado em comparação com carros a combustão;
– As casas dos potenciais compradores, têem potência instalada suficiente para alimentar um carro eléctrico? Não é qualquer casa que pode ter tomadas com mais de 30 amperes!!!!!!
– Cada vez mais geramos mais e mais energia limpa, o que significa que em breve praticamente 100% da energia gerada pelos países será limpa.
– Como disse acima, nao é verdade…nao podes comparar um Serie 1 com um Tesla model S ou X.
– Nem sempre sao mais elevados, mais uma vez depende do que estiveres a comparar, se queres comparar um Clio entao deves de ir para um Leaf nos electricos.
– Isso também se muda, e nisso Portugal está um bocado atrasado.
Meu caro, comparei com um BMW que custou 50.000€ em 2007, o BMW E92 coupé diesel de 177cv e 2.000ccm. E garanto-te que a manutenção é mais barata hoje, já com 250.000km do que a da Tesla, de qualquer modelo Tesla!!!!!!
Lembrar que o Tesla foi desenhado para mercados onde a electricidade é diferente.
Por exemplo no Reino unido facilmente podes ter tomadas com mais de 30 amperes e consegues tarifários a pagar 8 cent Kw.
Embora ainda se utilize centrais a carvão há excepcao dos states é algo que está a ser reduzido e vai acabar
Nem que fosse energia gerada 100% a partir de fósseis, era ainda assim mais eficiente conduzir carros 100% eléctricos do que carros ICE.
Se dizes ter um custo entre os 400€/750€ a cada 30.000km, no Testa a diferença não é assim tão grande… estará 500€/800€.
Mas, e se a caixa de velocidades tiver de ser substituída, qual é o preço para o teu BMW? E se a correia de distribuição tiver de ser substituída, qual é o preço? E se for diesel, se o Turbo tiver de ser trocado? Se já tiver filtro de partículas e tiver de ser trocado, qual é o preço?
Actualmente, nos novos carros, só em óleo é capaz de custar uns 100€/200€ cada troca… se usarem o óleo recomendado.
Um carro de combustível a manutenção não é apenas discos, calços, óleo e filtros, existem muitas outras coisas, que a serem substituídas/reparadas, o valor das revisões aumentam.
Dito por profissionais que trabalham na área, um carro eléctrico requer sempre menor manutenção. Logo, com a massificação dos carros eléctricos o valor dessa manutenção vai sendo reduzida.
Alem disso, actualmente um carro de 2017/2018… gastar uns 500€ na sua primeira revisão não é nada de outro mundo. E por incrível que pareça, os carros com mais de 7/8 anos, se for só uma manutenção regular, tem uma despesa inferior aos carros com 2/3 anos.
Resumindo, não se pode comparar a manutenção regular de um carro com 10 anos, com um carro de 1/2 anos. O mercado esta totalmente diferente e o valor de manutenção dos carros novos esta alto.
Só me falta o Tesla…