PplWare Mobile

Suicídio colectivo evitado em Vale de Cambra

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Ricardo Almeida says:

    Ainda ontem na TV estavam a desmentir esta notícia. Auto-mutilação sim, suicídio não.
    A comunicação social tem tendência a deturpar as notícias.

  2. Olá a todos,
    nao sei se este será o local indicado para esta questão.
    Um colega meu apanhou uma espécie de virus ou spyware que está sempre na barra ao pé do relógio, nao consigo remover isso nem por nada, já fui ás propriedades da barra e só dá para ocultar e aquilo nem nome tem.

    Alguem me consegue dar umas dicas?

    abraço a todos

  3. Trollitito says:

    Pois, é verdade, ainda ontem deu na TV uma notícia sobre auto-mutilação e as causas que levam a tal, mas sobre suicídio (não sei se ambos estão interligados) não apareceu nada.

  4. Manjerico says:

    Venho só confirmar o resto dos comentários, a tentativa de suicídio colectivo foi de imediato desmentida, até me admira ver esta notícia aqui.

  5. Rui Peixeiro says:

    O suicídio colectivo, mutilações, whatever , … foi evitado. Só a incapacidade cognitiva não conseguem evitar nos dias de hoje!

    As criancinhas de hoje não fazem a mínima dos limites do bom senso e depois as culpas vão para a televisão e mais recentemente a internet!

    E ainda deve haver paizinhos que se calhar vêm defender que a solução é fechar o Orkut!

  6. Manjerico says:

    Qual quê, provavalmente todos os pais dos miúdos vão cortar o acesso à internet aos filhos.

  7. Inluxc says:

    Porque que estão a perguntar se esta noticia estar aqui. Bem faz lógica este tipo de noticia aqui no ppl, devido a termos uma comunidade grande e pronta ajudar o nosso próximo e sendo o Orkut uma das tecnologias em destaque neste momento igualmente como o MySpace e Hi5.

    Sobre a noticia é triste ver que á gente no mundo que anda a incentivar outras pessoa a mutilar-se, por isso temos de estar atentos a este tipos de comunidade e denuncia-los..

    Continuem com o bom trabalho.

    P.S- Desculpem pelo o meu portugues. ehehhe 😛

  8. Rui Peixeiro says:

    Inluxc: Não sei ao certo o que moveu este caso, mas olha que o que tem acontecido por este mundo fora, não são terceiros a incentivar a mutilação.
    São mesmo os próprios que se auto-mutilam, para provarem algo, que não se sabe bem o que é, para além da sua estupidez.

    No Youtube por exemplo, vão aparecendo videos de jovens a cortarem-se, incendiarem-se, … Devem querer provar que são os maiores do bairro!

  9. Navyseal says:

    Como já disseram isto foi apenas capa de jornais para vender.
    Na verdade foi um puto de 14 anos que encontrou um site onde havia troca de experiências sobre auto-mutilação.
    A mão apresentou queixa à PSP e daí a sair para a imprensa foi um instante.
    Mas não julguem as pessoas que o fazem, são pessoas sujeitas a maus tratos e com problemas familiares em alguns casos foram até violados/as, necessitam de apoio e tratamento imediato.

  10. *K* says:

    Antes de mais devo dizer que é claro que não sou a favor da colocação de certos conteúdos em sites de conversação e de perfis públicos como o orkut, embora claro que deve haver liberdade para o fazer noutros locais claro, agora também verdade seja dita, que se estes miúdos tivessem tido uma educação em casa como deve ser dada hoje em dia devido ao possívelm, e cada vez maior, contacto dos miúdos com estes temas através da internet e assim, não teriam este tipo de comportamentos e outras também menos felizes.
    Acho que a educação começa em casa e em grande parte das vezes deve prevenir estas coisas, mas pronto, há sempre aqueles paizinhos que só se lembram de meter os filhotes no mundo e depois eles que se desenmerd*m… Enfim, é cada vez mais este o mundo em que vivemos, era bom que muita gente conseguisse ao ponto a que isto irá parar daqui a uns anos.
    [ ]

  11. Ricardo Rodrigues says:

    Os jovens de hoje em dia precisam e’ de um bom par de lambadas para ver se acordam (e alguns dos pais tb). Ou entao po-los a trabalhar pra ver se se comecam a preocupar com o q realmente interessa.

    Isto.. no meu tempo de secundario era impensavel…

  12. Muleta Junior says:

    Boas Camaradas

    @Ricardo Rodrigues
    Concordo contigo, mas acho que tas a ser benevolente…mas afinal descobriu-se o cérebro desta merda????…esse sim cachaporra naqueles cornos e trabalho comunitário durante 10 anos…era o que eu fazia se mandasse nesta merda..
    Isto ao fim ao cabo e o normal, andam aqui pessoas a fdr outras, tipo políticos, advogados, juízes, e afins aqui não mencionados….incineração para esses pulhas…

    Um Abraço
    Muleta Junior

  13. SecretSoul says:

    De qualquer maneira, isto tem de ser levado a sério e sem preconceitos ou nada do género. Jovens com este tipo de ideias devem ser acompanhados convenientemente, dado serem perturbações psicólogicas potencialmente muito graves e não ser encarado como uma “merda”…

  14. Guerreiro says:

    É um assunto que acho que deve ser levado a serio, mas acho que a noticia devia ter sido reformulada, ontem por todos os jornais, ficou ciente que não foi um suicidio em série, até um familiar desmentiu essa noticia, Isso não passou de um golpe de publicidade para vender jornais, o que se torna mau. Mas isso é o nosso jornalismo em Portugal, sempre a criticar.

    De qql das maneiras acho que a noticia está bem colocada aqui no ppl , mas devia ter sido corrigida a meu ver.

  15. Tomos says:

    Bom qt a esta noticia, tal como muitas outras que saiem ai para a comunicação social, foi deveras adulterada. Realmente o rapaz estava com uma depressão..procurou na net e encontrou esta dita página do orkut, exerceu auto-motilação … enviou a imagem para a melhor amiga (provavelmente numa de a mpressionar e de a chamar a atenção), mas dai a chamar-se a isto suicidio em massa ainda vai um bocado.
    Com todos estes “massacres” em escolas, em que de alguma maneira os intervenienetes estão relacionados com a internet (mas qual não é o jovem/adolescente que não o está neste momento ???), é facil à comunicação social apontar o dedo à net, e só mesmo a ignorancia pode levar a que se resuma isto á “liberdade” de conteudos de todos os orkut e myspaces e youtubes e todas essas social networks que por ai andam. Como o próprio nome indica são Social Networks, logo o problema é das sociedades, não dos meios. O problema está em substimar-se as depressões … não se dar a relevancia necessária, para que estas pessoas em depressão sejam devidamente encaminhadas antes que algo de mal aconteça.

    Este miudo estava em Depressão há muito tempo (isto segundo a própria amiga contou na TV), ele podia ter feito isto com ou sem internet …. este genero de coisas sempre aconteceu, só que agora, na era da informação, tudo se sabe…..

  16. Sniffer says:

    O problemaé que D’us foi extremamente igualitário na sua criação: qualquer ser vivo é capaz de procriar, desde amebas, passando pelas samambaias e indo parar nos seres humanos.

    Não há pré-requisitos para a paternidade, basta que a mulher abra e que o homem meta. Por isso é que há crianças assim. A culpa não é da TV, tampouco da internet. A culpa é das samambaias, digo, das amebas, digo, dos “pais”.

    Deveria se pegar esses progenitores e dar-lhes inúmeras descargas elétricas nos genitais, até aprenderem a ter um pouco mais de responsabilidade sobre as vidas que geram.

    Baixei um pouco o nível, mas é que fico muito furioso com essas coisas. E, nesses casos, sou partidário do eletrochoque.

  17. Sniffer says:

    O que se quer dizer com “auto-mutilação”? O rapaz cortou seus genitais fora? Pois deveria, para evitar que nasçam outros como ele.

    Mas, não, os imbecis certamente deve ter cortado seus dedinhos e perninhas e bracinhos estúpidos!

  18. Sniffer says:

    @Tomos disse tudo quando disse “Como o próprio nome indica são Social Networks, logo o problema é das sociedades, não dos meios”.

    Vive-se a pensar (e a dizer) que a internet é um “novo” mundo (vide “Second” Life, por exemplo), mas o que acontece é que o mundo é o mesmo de sempre, só muda o MEIO. As pessoas são as mesmas, e quem nunca leu Proust fora da internet certamente continuará não o lendo on-line. Quem é estúpido, agirá idem, com o agravante que, sob pseudônimos, a pessoa se sente livre para fazer coisas que não faria normalmente.

  19. Mário Antunes says:

    A TC tem tendência para deturpar a realidade de modo a criar notícias sensacionalistas. Mas é um facto que os jovens estão cada vez com atitudes mais estranhas, e com uma mentalidade digamos que “irracional”. Com o tempo tudo evolui de facto, as coisas mudam, mas os jovens estão cada vez mais agressivos, sem noção da realidade, não conseguem distinguir as coisas e isso é de facto um problema grave para o futuro.

    Off-topic1: Qual a melhor agenda electrónica existente (free and not-free) (contactos, agenda de tarefas, calendario com marcação de tarefas, etc…)

    Off-topic2: Alguem sabe um bom programa (text to voice e voice to text)? Do genero, ter um texto e o programa ler e falar e o programa escrever. Lingua Inglesa.

  20. Vítor M. says:

    Manjerico
    A noticia aparece um pouco como um aviso, um abanão para as famílias portuguesas.

    Recentemente, num dos comentários dos professores daquela escola finlandesa, que onde se deu aquele tiroteio, ouvi o seguinte:
    “É estranho o que estamos s viver, tudo isso parecia que era sempre aos outros que acontecia, via isso como uma realidade americana e agora estou dentro dessa realidade”.

    Não dês tanta importância ao que tentam mostrar como mentira, liga a tua preocupação ao que de facto poderá estar a crescer em comunidades juvenis por este mundo fora onde o denominador comum é a Internet. As emoções extrapolam as barreiras físicas, isso não quererá dizer algo?

    Aqui no Pplware além de informar também queremos alertar, mesmo que parte ou mesmo que um todo não corresponda à realidade veiculada, pensem que este fenómeno está a entrar nas rotinas da Internet que vos entra porta dentro.

    Para quem é pai/mãe, para quem é jovem, para todos aqueles quem pode ser de alguma forma bafejado por este ébrio fenómeno mental estejam atentos aos sinais, estejam atentos às actividades dos vosso educados na Internet.

  21. Joao Santos says:

    Parece-me que se continua a alimentar o sensacionalismo e ganância dos € .

    Claro que há bons jornalistas mas também os há que usam das maiores baixarias para vender o seu “peixe”, não entendo é como conseguem vingar nessa profissão, mas isso é outra história …

    Deixa aqui um texto retirado do meu fórum ( http://forum.g-sat.net/showthread.php?t=118751&highlight=Suicidio ) de um Valcambrense, passo a citar :

    ” Meus amigos,
    Sabem o mesmo o que se passou ???
    Querem saber o que se chama a isto ?
    Jornalismo sensacionalista

    Desculpem a franquesa mas leiam com atenção a notícia e vão ver como tenho razão.
    Eu sei que é preciso alertar para o caso mas desde que com moderação.

    Cumprimentos,
    PJP – Valcambrense e pai ”

    Fiquem bem
    João Santos

  22. Vítor M. says:

    Joao Santos mas afinal, aconteceu alguma coisa? Da noticia, nada é verdadeiro? Não houve nada de anormal então?

    É que dito dessa forma parece que foi tudo uma invenção!!! E pelo que eu li e ouvi.. alguma coisa houve. Claro que depois tenta-se esconder alguns pormenores, claro que o jornalista que fez a notícia exagerou provavelmente nos ingredientes (como é normal em Portugal) mas alguma coisa passou-se!

    Era interessante saber de facto a realidade dessa “estória”

  23. Estapor says:

    boas…

    Essa noticia é puro sensacionalismo, estou cnt João Santos, tb sou de VLC e fiquei chocado quando a notícia apareceu nos media, mas como para variar, e o que se vende, é este tipo de notícias, a imprensa lá publicou a notícia à maneira deles. Sem dúvidas que aquele jovem precisa de acompanhamento, agora sites como essa tal orkut deveiam ser encerrados e os seus moderadores postos no sitio certo, que era fechados sem acesso á internet…

    abraço a todos os ValeCambrenses e em especial à famila do rapaz

  24. Jorge Cunha says:

    As influências negativas ajudam a este tipo de coisas de salientar que a nossa sociedade está a formar e a tomar este caminho há muito. O tempo dos país é muito limitado para educar os filhos e passar valores a estes. Desta forma os jovens estão sozinhos, no meu tempo havia os avós e os país, a autoridade dos professores era respeitada e quando era desrespeitada havia os castigos. De lembrar que agora não há responsabilização dos jovens. Se o jovem chegar atrasado há uma alua 20 min. este acha que é normal.
    De lembrar que a sociedade é um conjunto no qual todos tomamos parte.

    Jorge Cunha

  25. Manjerico says:

    Vitor M.

    A única questão que tenho é o porque desta notícia estar aqui, visto ter sido desmentida mais do que uma vez no noticiário. Sou completamente a favor deste tipo de avisos no pplware, longe de mim criticar o vosso método de trabalho, só acho que isto devia fugir um bocado à linha sensacionalista da mídia portuguesa no geral.

  26. Joao Santos says:

    Caro amigo Vitor, eu não disse que nada era verdade, tenho é a certeza que o jornalista construiu e “sua verdade” para vender a notícia.

    Quando se coloca nos noticiários em hora de ponta um título “Suicídio colectivo evitado … ” e depois quando se lê todo o conteúdo se refere a 1 criança de 14 anos, só mentes poluidas ou com a ganância da visibilidade (audiências) que por consequência trazem €uros, conseguem ver esse cenário.

    Aristóteles dizia assim “A única verdade é a realidade.”

    Por aqui me fico.

  27. knozer says:

    na minha terra natal ando tudo tolo 😛 ainda bem qeu sai de la senao ainda me suicidade sem querer

    o que me realmente alerta para esta situaçao foi a cobertura que se deu a este caso tentando, retirar todo impacto noticioso que tinha o que acho que e deprimente, no pais que vivemos uma democracia onde o acesso as noticias deveria ser libre e sem censura…

    em fim uma sociedade sem responsabilidade, sem reflectir o que as situaçoes podem levar, e a sociedade em que vivemos.

  28. Ricardo Rodrigues says:

    @Manjerico

    Mas e’ exactamente isso q estamos a discutir.. tenho a certeza q parte dos utilizadores assiduos do pplware (moneadamente mais jovens) nao faziam ideia do sucedido ate’ porque as suas escolhas no ambito da programacao televisiva apenas dao enfase ao “Morangos com Acucar” e barbaridades do genero.

    Como dizia o nosso velho amigo : “A cultura nao e’ uma opcao.. TEM de ser imposta.

    Abracos

  29. Aníbal Mendes says:

    A falta de credibilidade desta notícia só é superada pela quantidade de erros ortográficos nos comentários.
    Vocês não sabem instalar um corrector ortográfico? Têm algum problema com os acentos ou as vírgulas?

  30. Filipe Duarte says:

    Estou com o Sniffer…

    Antigamente faziamos coisas bem piores e não havia internet. Falando no geral e não em nenhuma situação pessoal, quem não teve um amigo ou um grupo de amigos que :
    . roubavam o carro aos pais as escondidas
    . os pais deixavam conduzir de vez em quando
    . torturavam animais
    . davam tiros de pressão de ar em tudo o que mexia
    . andavam ah pedrada uns com os outros
    . as “armas” eram paus aguçados, ferros e outras coisas
    . fisgas com pedaços de cobre
    . as brincadeiras de carnaval envolviam fulminantes e outros explosivos
    . brincava-se ate a altas horas na rua não conhecendo limites
    . so’ se sabia que magoava quando magoava
    . se desse para magoar muito chegava-se a casa e ainda se levava mais
    . andar ah pancada era normal na escola.
    . esgravatava-se, convivia-se, rebolava-se com a doença em tudo o que era lixo, sujidades, lama etc.

    Secalhar não me estou a recordar de mais….
    Na altura não existia internet… Eu cresci e muitas gerações tambem o fizeram.

    O que se tenta fazer agora eh criar uma geração estéril destas coisas mais mundanas, tentando evitar algo impossivel de se evitar, isto para não falar que coisas destas antigamente não eram noticiadas, agora basta um rapazinho mijar fora da sanita e aparece a escola, os pais e os amigos nos jornais.

  31. Vítor M. says:

    Joao Santos e Manjerico de facto muita coisa ainda está por esclarecer, mas tiramos outro exemplo desta hipotética inverdade jornalística, o mundo anda assustado e a comunicação social está em guerra pelas audiências, já vale “quase” tudo.

    João sem dúvida que os títulos vendem… e bem!

    Mas a minha opinião passa um pouco pela ideia do Ricardo Rodrigues, há muita falta de informação correcta, dirigida e acima de tudo filtrada.

  32. Iv@n says:

    Sendo ou não verdade serve de alerta aos pais dos pequenos que já têm acesso a Internet. Sabemos que loucos não faltam para enganá-los. Policiem sim seu pequenos para evitar loucuras como por aqui apareceu….Um que se denominava Vlad Hacamia andou mordendo o pescoço de menores, prometendo vida eterna. Conseguiu convencê-los que era mesmo o satânico.

    Ele prometia riquezas e imortalidade para os integrantes…

    “Quatro famílias denunciaram à polícia, que um homem que se auto-denominava como Vlad Hacamia, reunia cerca de 16 jovens com idades entre 13 e 17 anos, numa praça da cidade, às quintas-feiras. Ele propagava as idéias da seita ‘Legião de Salvadores do Mundo’, onde eles seriam ‘Vampiros/Anjos/Guardiões de Cemitérios’. A ‘iniciação’ era feita pelo próprio ‘Vlad’, com mordidas no pescoço e cortes nos punhos dos adolescentes.

    ‘A gente já desconfiava de comportamentos estranhos dos meninos, mas, quando chegaram em casa com marcas, vimos que algo grave estava ocorrendo’, disse uma das mães à imprensa, ‘Investigamos por conta própria e flagramos esse homem na praça conversando com as crianças. Quando o abordamos, ele fugiu’ concluiu.

    ‘Vlad Hacamia’ foi indentificado como Vandeir da Silva, de 27 anos. A polícia já conseguiu localizá-lo, e ele foi interrogado por mais de duas horas. Negou ter mordido pescoços, ter bebido sangue dos jovens e negou também que ele esteja namorando uma das jovens. O delegado suspeita que o suposto ‘vampiro’ usou uma prótese dentária com caninos, que até a publicação desta matéria, não foi encontrada.

    Agora ‘Vlad’ diz que vai processar os pais que o acusam. Afirmou que o nome do grupo é ‘Anjos Rebeldes’ ( e que seu objetivo é ajudar os outros ), disse que faz parte das Igrejas Messiânicas e da Graça, assim como participa de jogos de RPG interpretando um personagem chamado Dimitri em Diablo, o ‘Demônio Salvador da Terra’ que fez um pacto com Deus para proteger o planeta… Enfim, a polícia continua com as investigações….”

    Não nos descuidemos de nossos filhos .

    Abraço

    Iv@n

  33. Rui says:

    bem eu sou de vale de cambra e pelo que li se e pessoal da escola secundaria, e pessoal bem grandinho… penso que alguns jovens se deixam iludir…

  34. paulo says:

    este tipo de coisas ja acontece a anos, eu pelo menos ja tenho conhecimento deste tipo de coisas a cerca de 7 anos, quando um conhecido meu o fez e fe-lo com o incentivo da internet, são pessoas frageis… é muito complicado este tipo de situação…

  35. Jonblue says:

    Também com este país e este mundo cada vez + complicados acho que eles são + corajosos que nós 😀

  36. t@ndre says:

    Uma coisa é certa…. faz-nos pensar….
    ——————–
    http://www.sounatural.com

  37. Muleta Junior says:

    @Anibal
    Programar no pplware é á quinta…
    Aulas de portugues, combina com o vitor..

    @camaradas
    Isto ao fim ao cabo parece o filme do 007 morre outro dia, acho eu, daquele magnata que era dono de uma televisao e que fazia merda
    para ser o primeiro a reportar a noticia…
    podia ser uma ideia interesante???????
    Aonde anda o nosso 007 tuga???
    Mas afinal passou-se ou nao???

  38. Rex says:

    Realidade ou mito???

  39. Ricardo Rodrigues says:

    @Aníbal Mendes

    Para te ser sincero tenho um grande problema com acentos e virgulas.. e sabes qual e’? E’ que este teclado nao as tem.. consegues enteder o porque ou e’ demais para ti? Mesmo assim dou-te uma pista.. Se calhar n vivo em Portugal e por isso nao tenho um teclado em Portuges.

    “Et voila..”

  40. Iv@n says:

    rsrsrrsrsrsrsrs!!!

    De aorcdo com uma peqsiusa
    de uma uinrvesriddae ignlsea,
    não ipomtra em qaul odrem as
    Lteras de uma plravaa etãso,
    a úncia csioa iprotmatne é que
    a piremria e útmlia Lteras etejasm
    no lgaur crteo. O rseto pdoe ser
    uma bçguana ttaol, que vcoê
    anida pdoe ler sem pobrlmea.
    Itso é poqrue nós não lmeos
    cdaa Ltera isladoa, mas a plravaa
    cmoo um tdoo.

    Abgedo

    Ix$n

  41. aver says:

    Acaba de ser publicado um estudo em Inglaterra que analisou os posts em sites como oo MySpace, Facebook e Bebo de 2000 jovens com idades entre 14 e 21 e anos.

    Só algumas conclusões:
    – 60% revela a data de nascimento online;
    – 10% dá a morada de casa
    – 70% não está preocupado que estranhos possam ver a informação que postam, o que os torna permeáveis à fraude online, através do roubo de identidade (usar essa informação para encomendar cartões de crédito, produtos e serviços.

    O Governo inglês criou um site para advertir os jovens – e não só – sobre esses riscos (link onde diz “The Information Commissioner’s Office has set up a Web site”) http://www.pcworld.com/article/id,139877-pg,1/article.html

  42. aver says:

    Para mostrar que não são só os miúdos a pôr na internet informação que os pode prejudicar, junto o caso de uma professora que tinha obrigação de ter juízo.
    http://mashable.com/2007/11/23/newsflash-internet-porn-parts-can-prevent-certain-career-paths/

  43. Iv@n says:

    Concordo com Chris, realmente deveria abraçar a uma carreira pois haverá uma incompatibilidade e um respeito como educadora será bem difícil por parte dos educados. Como pai não a quereria mesmo para educar minha pequena filha.

    Abraço aver

    Iv@n

  44. João Pedro says:

    A culpa é dos azagatel, têm uma música que incentiva o suicídio.
    Onde é que se viu uma banda que tem uma música chamada “eu quero morrer”.
    Acho que este tipo de música deveria ser proibido.
    João

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.