STARKE – A bicicleta com portas USB para carregar dispositivos
Como já tive a oportunidade de referir em alguns artigos, eu sou um amante e praticante de BTT e ciclismo. Além do mundo da tecnologia, as bicicletas ocupam um lugar de destaque no meu dia a dia e sempre pensei como seria juntar a tecnologia às bicicletas (aproveitando que agora as bicicletas estão muito na moda em Portugal…é o hype!). Um dos projectos bastante conhecidos que junta as bicicletas e a tecnologia é o Yike bike. Recentemente fiquei a conhecer as bicicletas STARKE. Vamos conhecer quais as características destas interessantes bicicletas.
Como muitos ciclistas/bttistas, tenho um blog onde disponibilizo muitas fotografias de paisagens fantásticas que vou capturando ao longo dos percursos. Se antes tínhamos de levar uma máquina fotográfica e o telemóvel, nos dias de hoje conseguimos ter tudo isso no smartphone e ainda temos a possibilidade de registar (recorrendo ao GPS) os trilhos. No entanto, como sabemos, um dos problemas dos smartphones é a bateria e após algumas fotografias e o acesso à Internet para partilha imediata nas redes sociais faz com que a bateria se esgote rapidamente…não permitindo assim captar todos os momentos. E se na bicicleta pudéssemos carregar a bateria do dispositivo?
A serie STARKE (modelos 1, 2, 3, e Sub Zero) são bicicletas que incorporam portas USB para alimentação dos mais diversos dispositivos como por exemplo smartphones/tablet, máquinas fotográficas, telemóvel, GPS, etc. O sistema de carga recorre a um dínamo que produz energia para alimentação dos dispositivos.
A Starke 1 e 2 possuem um uma bateria por baixo do selim (bateria pesa cerca de 2,7 kg) que tem a capacidade de “guardar” a energia gerada para carregamento de dispositivos ou então para ser usado no sistema de iluminação da própria bicicleta.
Segundo informações da própria empresa, a série Starke será lançada nos EUA em 2012 e neste momento ainda não existe qualquer informação sobre o preço.
Vai uma volta neste gadget?
Homepage: Veja aqui as características de todos os modelos
Este artigo tem mais de um ano
Realmente uma boa aposta, no meu dia-a-dia, vejo cada vez mais pessoas a andarem de bicicleta, devido a vários factores…
E agora com as bicicletas eléctricas, as pessoas já não precisam de transpirar para chegar aos locais de trabalho…
Espero que a evolução deste meio de transporte continue, e penso que este meio de transporte, voltará a ser utilizado por maior parte das pessoas, a nível mundial…
Muito bom mesmo!
2,7 kg numa bateria é demasiado peso extra para uma bike!!! Até fiquei na dúvida se houve um erro na escrita. Compensa mais transportar no bolso uma bateria extra para o telemóvel que não deve pesar mais do que 50 gramas.
Para quem anda de bike “mais a sério” sabe a importância do peso adicional.
O interessante é comercializarem um dínamo universal para adicionar a qualquer bike com um sistema híbrido de bateria extra/dínamo de forma a se efectuar uma recarga muito estabilizada e com uma corrente eléctrica sem picos.
No artigo diz “para carregamento de dispositivos ou então para ser usado no sistema de iluminação da própria bicicleta.”
Penso que não vais pôr uma bateria de telemóvel no sistema de iluminação da bicicleta. 😉
Penso que com as lâmpadas Led actuais o dínamo dava conta do recado para as questões de iluminação, sendo a bateria um sistema de redundante, a não ser que o utilizador escolhesse este sistema: http://www.cleanbiketech.com/simplybettercycling/wp-content/uploads/2010/05/Orangebike.jpg
xD exacto.
Eu reparei no pormenor da iluminação e mesmo assim escrevi o meu comentário porque a única justificação para tal peso extra seria para ajudar na motricidade do veículo.
Iluminação é como o A. Lopes diz, qualquer lanterna LED serve, não costuma ser necessário ter luz mais do que um par de horas de no máximo e para isso uma pequena bateria é mais que suficiente
Muito bom este sistema A. Lopes, sabe onde posso adquirir um igual? Parece-me um exemplar único 🙂
Pode ser que com este peso extra o ciclista emagreça um pouco para compensar o peso extra, lol
Realmente 2,7kg a mais na bicicleta é muito, eu digo isto porque também pratico btt e nas subidas todas as gramas custam a puxar. Mas a parte mais pesada da bicicleta é mesmo o ciclista :p
Relativamente ao gadget, é interessante mas precisa de alguma evolução para o btt, a imagem mostra uma bicileta mais virada para passeios citadinos.
Se algum dia alguém quiser vir dar um passeio de btt na serra de sicó é só avisar.
Temos de combinar isso 🙂 Nunca andei em Pombal 🙂
BTT… havendo disponibilidade, podem também contar comigo.
Além da leitura deste blog, e de muitas outras coisas que gosto, o BTT é uma das principais.
LOL … não sou amante de bicicletas mas gosto de andar, mas esta não me importava de ter.
realmente o pessoal quer tirar todos os gramas possiveis numa bike e levar logo 2.7kg é dose, mas é o início, depois talvez baixe
O que virá a seguir? Uma bicicleta com wireless?
Pois 2.7kg e muito peso…a minha pesa 500g e da para tudo isso e ainda tem uma buzina de moto 🙂 “””a bateria e de 12 volts””””” e da para muitas horas 🙂
Os amantes da bicicleta que não se sintam melindrados, mas gosto do ditado alentejano
“A Bicicleta é o único meio de transporte em que a besta que puxa vai sentada”
Um Bom Domingo e bons passeios
Excelente 😀
Eu gosto bastante de pedalar e quando não tenho tempo… já fica a faltar algo… 😉
Bom domingo.
Não é ditado alentejano,foi o Guerra Junqueiro que escreveu isso á época
Prefiro esta tecnologia. embora a bicicleta seja muito bonita!
http://www.instructables.com/id/USB-Bike-Generator/#step1
http://www.instructables.com/id/How-to-Charge-Any-USB-Device-by-Riding-Your-Bike/?ALLSTEPS
Já há muitos anos que existiam bicicletas com dínamos nas rodas. o que estão a fazer agora é reutilizar esta invenção de há muito, para as necessidades da actualidade.
já agora, se me permitem, passo a publicidade:
http://bikeusbcharger.com/
Very nice!