PplWare Mobile

SpaceX consegue pousar propulsor do foguetão Starship (com vídeo)

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Elonao says:

    Bravo. Bravo. Bravo.

  2. Joca says:

    Está excelente a forma como foi feita a “aterragem” flutuante por assim dizer…

  3. jota says:

    Aquilo que muitos chamam de um grande avanço, a mim parece-me algo arcaico e débil!

    • PAULO PEDROSO says:

      o Arcaico e débil que nunca foi feito.

      Apesar de não concordar com metade das parvoices do musk tenho de tirar o chapeu na spacex

      • Blackbit says:

        Idem.
        Nem a NASA ou Roscosmos conseguiram fazer o que a SpaceX tem estado a fazer: reutilizar os modulos propulsores dos foguetões.
        Ele não tem medo de errar e voltar a tentar, ao contrario das outras agencias espaciais.

        • Técnico Meo says:

          +1. É grotesco a quantidade de desinformação e ódio junto dos média e redes sociais acerca dele e dos trabalhadores das empresas dele; porque aqui o mérito divide-se por muita gente. Principalmente entre os mais jovens, a lavagem cerebral é via web e pelos vistos nas escolas vindo de alguns professores também. Um dia destes em nome do ” progressismo” voltamos á idade média. Apoiar terrorismo bárbaro agora também é uma ” cena in, e cool “. Não sei o que se passa, muito honestamente, não dá para perceber. Digo em forma de profundo desabafo, sem ” partidarites “.

          • B@rão Vermelho says:

            Aqui esta um bom exemplo porque que as empresas têm margem de lucro, quantos milhões foram “torrados” até acertarem, certamente dava para todos sermos muito felizes o resto das nossas vidas a fazermos o que mais gostamos.
            Só um aparte, a NASA tem fundos estatais, logo não pode gastar a fortuna que é gasta pelos privados nem sei como reagiriam os contribuintes a cada falhanço, penso que é um ponto a ter em consideração em relação a NASA.

          • Filpe says:

            Barão Sim mas o orçamento da NASA tem diminuído nos ultimos anos mas é infinitamente superior ao da SpaceX, isto é só mais um exemplo de que se a SpaceX tivesse o orçamento da Nasa já tínhamos colonizado metade do sistema solar há pelo menos 10 anos.
            A Nasa por exemplo desenvolveu outro foguetão o SLS que não é reutilizável e ao longo dos anos já custou aos contribuintes mais de 30 billiões e cada vez que é lançado custa mais 2 e agora olhamos para isto e questionamos se SLS já não está totalmente desactualizado ainda antes de entrar em serviço.
            O grande problema da Nasa é mesmo ser publica sempre dependeu de vontades do estado a cada 4 anos o presidente muda e mudam-se as vontades, na minha opinião a nasa tem de deixar a engenharia dos foguetões e capsulas para os privados tal como fez com Dragon e Lunar Lander e focar-se em tecnologias para usar na Lua e em Marte que é nisso que eles são bons e deixarem o transporte para outros.

          • AlexS says:

            “NASA tem fundos estatais, logo não pode gastar a fortuna que é gasta pelos privados ”

            A NASA é rica, tem muito dinheiro. Com o tempo ficou um paquiderme burocrático e politizado. A função deixou de ser a conquista do Espaço.

          • SVR says:

            Nesse ponto eu já disse várias vezes para mim existe o Musk no seu lado profissional que é um inventor incrível, génio atrevia me a dizer, arriscado, ousado, de ritmo mesmo. E depois existe o lado pessoal do ser que é um verdadeiro degredo em todos os aspectos…

            Não posso com o ser não quer dizer que não de muito valor ao seu trabalho

      • om says:

        anda a ver muito Star Trek.

    • Gonçalo says:

      Então faz tu realmente algo que seja um grande avanço.
      Realmente a NET é lixada andam os engenheiros a estudar anos e anos a fazer testes sem conta a fazer algo que nunca foi feito por ninguém agarrar um foguetão de 70 metros com uma faca e um garfo no topo de um torre para o jota que nunca fez nada na vida dizer que é arcaico ahahahahah

    • Toni da Adega says:

      arcaico – adjectivo
      1. Que é muito antigo (ex.: cultura arcaica). = VELHO ≠ MODERNO

      2. Que já não se usa há muito tempo; que caiu em desuso (ex.: termo arcaico). = ANTIQUADO, OBSOLETO ≠ MODERNO, NOVO.

      Se é arcaico há quantos anos é que está tecnologia existe?

    • Hugo says:

      És livre de ter uma opinião, mesmo que estúpida.

    • Rodrigo says:

      Ok senhor engenheiro ficamos a espera da sua experiência na LEGO.

      Fdx o Musk conseguiu algo nunca visto nem a NASA nem os russos com décadas disto acreditavam ser possível, mas pronto…

    • Luís Costa says:

      Tu é que és bom jota.. tu é que és o génio, o que já desenvolveste conta lá aqui ao pessoal?

    • freakonaleash says:

      O que é para si um grande avanço?
      Porque acha este feito arcaico e débil?

    • Anung says:

      Tu é que és bom, o maior avanço já presenciado pelo ser humano.

    • Mango says:

      faz melhor jota

  4. says:

    Acho um grande feito em termos tecnológicos, especialmente pela absurda precisão necessária. Nunca pensei que fosso possível controlar o pouso de um “foguetão” desta forma. Continuo com reservas, mas há esperança.

  5. David Guerreiro says:

    Aquele maçarico ali na lateral junto aos motores não me parece normal. De qualquer forma deve ser algo que é fácilmente solucionável, possivelmente foi purga de linhas que incendiou.

  6. PorcoDoPunjab says:

    Realmente é um feito extraordinário.
    Aquilo vem lá dos altos dos infernos e acerta num pequeno espaço.
    É notável.
    Faço ideia quantas vezes tentaram antes de conseguirem a maneira certa…. Mas é assim mesmo.
    Parabéns aos Engenheiros e a quem os instruiu por este caminho, o Musk.

    Por certo por cá tb temos muitos engenheiros capazes para uma façanha destas.
    Um deles, classificado de super hiper inteligente, só anda a fazer porcaria na ONU depois de rebentar com Portugal.
    Ora vamos lá a fazer as contas, 5% de não sei quanto, é….começa a sair fumo pelas orelhas e não sabe a resposta.
    Dia seguinte, um lacaio veio dizer que ele estava muito cansado…imagino.

    PorcoDoPunjab, o terror dos incompetentes e corruptos

  7. Mike says:

    Digam o que disserem, os chineses a nível tecnológico conseguem desenvolver muito mais rápido que qualquer país ocidental. Um grande exemplo disso são os EV’s. E nesta área, também já estão quase ao mesmo nível da SpaceX, com os testes bem sucedidos que vão dar forma ao LandScape ZQ-3. Reparem que a SpaceX foi fundada em 2002 e a LandScape em 2015 e a SpaceX está a desenvolver o seu sistema de regresso e reutilização da Falcon 9 desde 2011, a LandScape, com menos anos, já está quase no mesmo patamar tecnológico… As empresas ocidentais que continuem a deslocar as suas tecnologias para a China e não tarde nada ficam para trás (se é que já não ficaram, infelizmente!)…
    https://www.globaltimes.cn/page/202409/1319632.shtml

    • Filpe says:

      Como é que estão no mesmo nível se ainda não aterraram nenhum foguetão orbital 1 única vez ? e os 4 que tentaram meter em orbita falharam 2 vezes não estão nem perto já para não falar que os foguetões são uma copia autentica do falcon 9 e falcon heavy posso concordar em algumas coisas mas nesta área ainda não estão nem perto

      • Mike says:

        Então como se explica que foram os pioneiros na exploração do lado obscuro da lua, quando os EUA nem chegar novamente à lua conseguem?
        https://www.history.com/news/china-plans-historic-landing-on-dark-side-of-the-moon

        • Filipe says:

          Pronto lá está tal como o nome indica ainda ninguém tinha ido lá porque todos os outros foram ao outro lado eles foram para o outro lado por essa mesma razão para dizerem que foram os primeiros ali vale o que vale.
          Os EUA nunca mais lá voltaram porque perceberam que daquela forma não valia a pena e eu concordo gastar milhoes e milhoes só para ir lá dar uns passinhos não vale a pena se querem ir vão de modo sustentável e de modo a construir uma base lá tal como existe a ISS que é agora construir uma base na lua com a presença constante de pessoas a NASA falhou foi novamente no foguetão o SLS vai ser outro problema no futuro

          • Mike says:

            Se assim fosse como diz, os EUA não estariam tão preocupados com o avanço tecnológico da China: https://www.theguardian.com/world/article/2024/may/05/the-new-space-race-what-are-chinas-ambitions-and-why-is-the-us-so-concerned
            A maioria tem uma ideia da China de há uma década, onde por exemplo os carros chineses eram construídos com uma cópia de uma frente e uma traseira de equivalentes ocidentais. Hoje em dia já não é assim. E veja-se o desenvolvimento das baterias para os EV’s, quem é que lidera o desenvolvimento nessa área? Duas empresas chinesas (CATL e BYD) que inclusive equipam modelos de EV’s ocidentais. O mesmo acontece com tecnologia de ponta (Huawei), que quando não se consegue acompanhar, cria-se entraves à importação por motivos de “segurança”, tal como agora com os EV’s chineses. Não podemos negar que a China está rapidamente a ultrapassar os EUA (e já ultrapassou a Europa) e tudo por culpa dos empresários do ocidente, que apenas viram lucro fácil e deslocaram as melhores tecnologias e know-how para a China…

    • David Guerreiro says:

      Os chineses são é ótimos a copiar, não inovam nada. Porque é que antes da Tesla não apareceu nenhuma marca chinesa com carros elétricos bons e acessíveis? Porque é que os chineses não lançaram um equipamento melhor que o iPhone antes da Apple o fazer? Os chineses só sabem ir atrás das ideias das empresas ocidentais.

  8. VaPoC says:

    Ainda bem que o Musk pouco ou nada manda na SpaceX. Os engenheiros a sério levam a empresa para a frente.
    O Musk que fique no X a trollar os seus fanboys.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.