Sony prepara uma objectiva que se monta nos smartphones
Cada vez mais os nossos dispositivos móveis estão a receber especificações que os colocam ao nível de outros equipamentos acessórios. São cada vez mais potentes e com capacidades que podemos atribuir a computadores, estão cada vez melhores as câmaras fotográficas que os acompanham ao ponto de competirem com as máquinas normais ou outras características que os distinguem.
Um rumor que agora circula na Internet dá como certa a criação por parte da Sony de uma objectiva que pode ser acoplada a qualquer telefone e dar-lhe a capacidades para tirar fotografias ainda melhores.
Esta novidade que se espera que chegue ao mercado muito em breve vem dotar qualquer equipamento móvel de objectivas externas, do mesmo modo que as câmaras DSLR.
Este rumor é avançado pelo site Sony Alpha Rumors e detalha o que a Sony poderá estar a preparar. Este site tido como fidedigno apresenta esta objectiva como uma certeza muito elevada. A informação foi fornecida por duas fontes distintas, tidas como fidedignas.
Uma vez que os equipamentos normais não estão capacitados para terem acesso a este tipo de objectivas, a Sony preparou-a para ter comunicação com os dispositivos por NFC ou por Wifi. A objectiva em causa vai ter um sensor incorporado, bateria e memória.
Bastará montar a objectiva no seu telefone, ou usá-la em separado, e esta enviará para o seu dispositivo as imagens e estará preparada para tirar as fotografias quando o utilizador quiser.
A Sony prepara-se para lançar vários modelos desta objectiva, sendo a primeira equipada com o mesmo sensor de 1 polegada e 20.2MP, e a mesma objectiva Carl Zeiss de f/1.8 da Sony DSC-RX100M II. Um segundo modelo, a disponibilizar mais tarde, terá um sensor menor e um zoom maior.
Esta novidade, quando chegar ao mercado e for comercializada, permitirá dar uma capacidade fotográfica ainda maior e melhor a qualquer equipamento com que se encontre emparelhada.
Será um equipamento que ainda não existe ou que possa ser disponibilizado por qualquer marca. É um híbrido, sendo mais completo que uma simples objectiva, mas ao mesmo tempo menos completo que uma máquina fotográfica.
É uma objectiva autónoma que poderá ser ligada a qualquer dispositivo, enviado as captura em tempo real para este, decidindo depois o utilizador a imagem que quer capturar.
Homepage: Sony
Este artigo tem mais de um ano
Bem isto é capaz de ser interessante. Se alguma vez estas lentes + telemóvel de topo conseguir substituir uma DSLR boa….. Tipo Cannon D3200 ou Nikon EOS…..vendo já a maquina xD lol
a ideia é fixe mas o material sonny… que medo!
Não conheço essa marca “sonny”, conheço a sony lol.
Agora a sério, medo porque?
Que eu saiba a sony sempre teve produtos de qualidade.
a sony faz por exemplo, os sensores para as cameras da nikon..
A Sony sempre foi uma marca reconhecida pela qualidade no que toca a imagem, que engloba desde TVs, cameras de video e mesmo de fotografia (que aos poucos estão a chegar ao patamar da Nikon e Canon).
Provavelmente até irá criar uma linha com lentes Carl Zeiss, portanto… medo?! Medo da qualidade?!
É uma lente ou uma objetiva?
Caro Pedro Simões, é objectiva que se diz e não lente. Só se a objectiva tivesse apenas 1 lente (não conheço nenhuma, normalmente têem várias lentes consecutivas).
Em relação aos comentários, não conheço nenhuma Cannon D3200 nem nenhuma Nikon EOS 🙂
Lente é o termo usado no mundo dos fotógrafos para definir objectiva.
Apesar disso, acho que em artigos não especializados o termo deveria ser objectiva porque o leitor pode não perceber bem do que se está a falar.
no mundo de quem percebe do assunto (fotografos) o termo correcto é objectiva.. lentes é para os que tiram umas fotos volta e meia
Está redondamente enganado. Também eu chamava lente, até ter um wokshop de fotografia leccionado pelo IPF (Instituto Português de Fotografia), O formador fazia questão de me corrigir de cada vez que dava a calinada de trocar lente (1 só vidro óptico) por objectiva (conjunto de vidros ópticos). Eu sei que os Brasileiros dizem lente, mas não temos de seguir sempre os maus exemplos.
Dou-lhe outro exemplo, toda a gente diz Aluga-se Quarto, inclusivé os jornalistas, mas por pura ignorãncia, porque os bens móveis (carros, motas, bicicletas, etc) alugam-se, já os bens imóveis (casas, quartos, edifícios, etc) arrendam-se. Acho que todos temos de educar e corrigir quando alguém comete um erro.
Neste caso que estamos a falar de um artigo, e já não é a primeira vez que cometem este erro de trocar os termos. Mas se têem dúvidas perguntem a profissionais de fotografia, não aos fotógrafos, aos mestres deles……
Cumprimentos
Hum… também tenho o curso do IFP (tirado há mais de 10 anos), e o termo usado era lente e objectiva, tal como ASA e ISO… e tempo de exposição e não velocidade, etc., etc.,
Ainda antes desta febre de workshops dados por qualquer curioso, já eu andava nisto e apesar de defender o termo objectiva, o termo lente é usado por profissionais também.
E há também os mais puristas que rejeitam o termo Camera analógica, porque o termo correcto é Camera óptica.
Uma ideia interessante e a considerar para o meu Xperia Z, que por si só já tem uma câmara bastante razoável.
As marcas estão cheias de medo da Nokia, no que toca a “smartcam”.
com anuncio da lumia 1020 com uma camera 41 MP (38 MP effective, 7152 x 5368 pixels), Carl Zeiss optics… natural que venha a concorrência!
Aqui não é uma questão de megapixels… é uma questão de foco. O tal telemóvel da nokia pode ter 41mpx, mas é como se vê no mundo real: reflex com 5mpx MATA muitas compactas com 15mpx. Just saying! (mas não deixa de ser verdade, visto que o comum comprador acha que a qualidade da câmara se mede pelos megapixels)
Bravo, grande ideia. Será que vendem também varas para bater claras em castelo? Dava-me um jeitão porque não tenho batedeira e o telemovel era o ideal.
Que ideia mais parva. Quem tem uma boa máquina usa a máquina, quer usa o telemovel é porque quer algo mais pequeno e sempre acessivel. Porém vejo muito turista a tirar fotos com ipads por isso já desconfio de tudo.
True, mas sinceramente, a ideia de ter uma mini-lente capaz de melhorar a “simples” câmara do telemóvel era capaz de me conquistar. Sejamos sinceros, num mundo perfeito, temos uma câmara compacta com a qualidade de uma reflex e isto é o início disso 🙂
Foram publicadas na passada semana umas declarações do presidente da Nikon que apontava para um investimento numa nova linha de produto, aparentemente aproximação das linhas de produto actuais da marca com smartphones.
Esta apresentação da Sony toma o mesmo caminho, no sentido inverso.
Desculpem a minha ignorância, mas se for ao ebay já tem kits de lentes e objectivas para telemóveis, penso que marca branca mas tem bons resultados.
True, tambem já tinha visto. Mas é preciso vir um grande (não querendo parecer fanboy da sony) para as coisas colarem
Objectiva (fotografia)
Origem: Wikipédia
Lente fotográfica zoom Nikkor 18–70 f/3.5-4.5G IF-ED
Uma objetiva (também conhecida como lente fotográfica, lente de câmera ou objetiva fotográfica) é uma lente óptica ou conjunto de lentes usada em conjunto com um corpo de câmera e um mecanismo para reproduzir imagens em um filme fotográfico ou em outra mídia capaz de armazenar uma imagem quimicamente ou eletrônicamente. É o elemento óptico que foca a luz da imagem no material sensível (filme fotográfico ou sensor digital) de uma câmara fotográfica.
No Brasil usam mais o termo lente. Se reparares nessa cópia da wikipedia, é quase tudo termos usados no Brasil. O termo correcto é objectiva, ou seja, é um conjunto de lentes. Mas se queres usar termos brasileiros… Podes começar a dizer caminhão em vez de camião, AIDS em vez de SIDA, mouse em vez de rato, windows seven em vez de windows sete, e por aí a fora.
Eu defendo a minha língua, o português de Portugal!