PplWare Mobile

Sony disponibiliza Firefox OS para Xperia E


Autor: Pedro Simões

Destaques PPLWARE

  1. shake says:

    Tenho uma questão…vamos todos poder testar em qualquer telemóvel? Isto é…dentro dos requisitos minimos? Se sim, quais são os requisitos conhecidos até à data?

    Cumps

    • roliveira says:

      Shake os requisitos mínimos são muito pequenos. Para teres uma ideia a Mozilla apresentou dois smartphones que servem como design de referência para os testantes fabricantes que podes ver aqui:

      https://hacks.mozilla.org/2013/01/announcing-the-firefox-os-developer-preview-phone/

      Entretanto a ZTE e Alcatel apresentam primeiros smartphones com o Firefox OS na MWC 2013 (ZTE One e Alcatel One Tohc Fire) no caso de quereres pesquisar por as características desses modelos para teres uma idea.

      Como poderás observar o firefox OS é muito pouco exigente executando minimamente bem em smartphones android com características de 2011. Um processador single core 1GHZ e 512MB de ram são as especificações mínimas dos telefones de referência.

  2. carlos says:

    Interessante.
    Parece limpo.
    Esse telemovel parece ser um espectáculo.

  3. Pedro Lobo says:

    Se a Sony em vez de andar a brincar disponibilizasse ROMs para os telefones Android em condições… isso é que era!!

    • Pedro Lobo says:

      Não querendo ser só má lingua, concorrência e inovação são sempre bem vindas 🙂
      Espero que este Firefox OS e o Ubuntu para smartphones tragam coisas novas para o mercado!!

  4. Carlos Carvalho says:

    Bom dia ,

    As consequências que tiro deste artigo , são muito positivas , o que ando a escrever a luas , é que qualquer equipamento que use software de código aberto vai ter a sua disposição não só as diversas versões do Android , mas também os 2 SOs que foram recentemente anunciados ao qual se vai juntar o Plasma active , assim podemos todos dizer que o investimento que fizemos nos nossos equipamentos foi de facto real e podemos fazer com ele o que nos der na gana e SOs e Roms não vão faltar , aquilo que eu tenho como lema no meu canal do youtube é : ”O CONHECIMENTO HUMANO É DE TODOS , USE SOFTWARE DE CÓDIGO LIVRE ”

    Muito boas noticias .

    Cumprimentos

    Carlos Carvalho

    • lmx says:

      Boas Carlos,

      Não podia estar mais de acordo!

      Falta ai o Sailfish da jolla(vulgo MEEGO+Mer, com suporte a varias linguagens de programação,l etc).

      O próprio Android ira passar o seu kernel para a versão 3.8, pelo menos a Google esta a trabalhar nisso…este mundo não pára 😉

      cmps

      • Carlos Carvalho says:

        Cumprimentos também para ti , precisávamos de ti na comunidade Linux , o melhor precisamos de todos , mas gostava de te ver por lá , o ambiente é engraçado e tudo malta 5 STARS

        Carlos Carvalho

  5. Fábio Reis says:

    Sei que é simplesmente uma versão inacabada do os, pelo menos assim o espero, mas na minha modesta opinião acho que está demasiado minimalista, demasiado antiquado e para algo que está a entrar tão “tarde” no mercado, acho que não deveria ter sido desenhado assim. (Este comentário é apenas sobre o design)
    Não sei se será que alguém concorda comigo, mas eu diria até que a julgar o design do mesmo, está virado um pouco para crianças/adolescentes, o que talvez nem seja algo negativo mas eu pessoalmente se comprasse algum telemóvel com esse os, teria mesmo que ter algo que nenhum outro tivesse pois pelo design, muito sinceramente, não me atrai de todo.

  6. JJ says:

    No meio disto tudo o que acho incrível é que o Firefox, em menos tempo, esta a fazer mais parcerias para o lançamento do seu SO mobile do que a Canonical…

    Ao menos a Firefox, tem feito parcerias para o seu SO ser lançado directamente pelos fabricantes nos seus equipamentos. Enquanto a Canonical, apenas anda a lançar versões especiais para equipamentos que já existem sem passar pelos fabricantes.

    Começo achar que o Firefox OS, vai acabar por ter mais saída do que o Ubuntu OS Mobile (apesar de ter prometido muito mais)…

  7. Tanto Android como Ubuntu OS como agora o Firefox OS são de código aberto mas pelo menos o Android tem as aplicações fechadas. Isto é, num arquivo .apk e não com o código aberto.

    Mas sim, sendo o Firefox o melhor browser que existe na actualidade é muito bom saber como será o Firefox OS e das suas potencialidades.
    Ficarei muito atento ao Firefox OS e logo que seja possivel pretendo adquirir um dispositivo com o Firefox OS.

    Acredito firmemente que o Firefox OS rapidamente terá muitas aplicações disponíveis na sua plataforma o que é muito bom para todos.

    Cumprimentos
    César Oliveira
    http://www.profissionalweb.net

    • Fernando Andrade says:

      Não percebi o que quer dizer, la porque uma aplicação está empacotada não impede de ser código aberto…

    • Carlos Carvalho says:

      Bom dia ,

      A comunidade vai se encarregar de as produzir e portar algumas etc , só mesmo quem não saiba nada como é o MUNDO do software aberto é que pode pensar que o Firefox OS vai ser o deserto do W8 , depois a questão do design ainda não pode ser avaliado , vão existir dezenas de launchers que irão mudar por completo a actual UI , não esquecer que este SO vai concorrer no mercado dos dispositivos até ao 200 e e na sua maioria não deverão ultrapassar os 100 € , se for fluido o sucesso vai ser garantido .

      Quanto a questão da Canonical , de facto não se compreende muito bem a sua estratégia , deveria primeiro ter-se assegurado do apoio de vários fabricantes de hardware , coisa que parece que não fez , o que é certo é que já andam por essa WEB fora imensas imagens que estão disponíveis para fazer download , acredito até que as carruagens passem a frente da locomotiva e que a comunidade crie as roms para os diversos equipamentos existentes , por tudo o que escrevo tudo está em aberto , esta é a maravilha do software de código aberto .

      Cumprimentos

      Carlos Carvalho

    • JP (djlinux) says:

      Olá Cesar, existem muitas aplicações para Android de código aberto.

      Olhando para o videos de apresentação ao Firefox OS não vejo diferença nenhuma comparando com o Android, tem apenas uma interface diferente, mas é sempre bom nem que seja para abrir os olhos a certas pessoas que pensam que o Android é imbatível, não quero com isto dizer que o Firefox OS ou o Ubuntu Touch vai eliminar o Android, isso muito dificilmente vai acontecer, mas as novidades que eles trazem, principalmente o Ubuntu Touch mostram que ainda falta muito por explorar.

      • Carlos Carvalho says:

        E faltam e de que maneira, existem é pessoas que acham que o SO móvel mais evoluído do Mundo já existe a muito tempo embora os pensos rápidos e os buracos não parem de surgir até parece as estradas de Portugal (a empresa entenda-se)

        Cumprimentos

        Carlos Carvalho

  8. Freud2004 says:

    Bom dia,

    Creio que nos próximos tempos vamos assistir à confusão generalizada do mercado dos SOs móveis, com tantos players no mercado em concorrência uns com os outros será complicado para o banal dos utilizadores saber o que é melhor para si.

    Não sei até que ponto esta proliferação de SOs será beneficia para o mercado, para o comum dos mortais será mais um fator de confusão na altura de escolher um dispositivo móvel.

    • JP (djlinux) says:

      Olá Freud, isso pode acontecer sim, mas só porque a maior parte das pessoas não se informam antes de ir as lojas, só quando chegam a uma loja é que perguntam o que um faz mais que o outro e depois claro, o vendedor vai falar melhor do que mais convém vender ( a maior parte das vezes o mais caro ) …

      Eu por exemplo antes de comprar um Smartphone com Android andei a pesquisar, preferi comprar com um SO que me deixa ser eu a escolher o que quero, como eu quero, com a cara que eu quero, do que outros que pouco ou nada permitem alterar…

  9. Carlos Carvalho says:

    Bom dia ,

    Eu tenho uma opinião totalmente contraria , acho que o mercado vai ficar mais interessante .

    Quem usa como eu a muitos anos Linux e se habituou a ter imensas distribuições por onde escolher , este cenário para mim é o ideal , mau seria se tomos nos tivéssemos de vestir da mesma forma como a Apple quer e a Microsoft , agora oferta de novos SOs é sempre bem vinda , e depois já viram que hoje compram um equipamento com o Firefox , amanhã querem mudar para o Android e lá vai disto ou o contrario ou até ter todos em diversos equipamentos , este Mundo do software de código aberto está dia a dia a pressionar para que a mudança de paradigma se verifique , esta imagem para mim está bem clara e acreditem que os estará para vocês também dentro de pouco tempo .

    Cumprimentos

    Carlos Carvalho

  10. Gerardo says:

    Se não soubesse que era o FOS diria que era uma ROM android. Então aquele menu final é tal e qual.

    É uma pena, devia ter feito algo diferente como o Windows Phone e o Ubuntu. Mas ainda bem que aparece diversidade.

  11. Nelson Vasconcelos says:

    Eu sou da opinião do Gerardo, este FOS parece sim uma ROM modificada do Android, simplesmente isso 🙂

    off topic, já o Windows phone e o Ubunto, sim são coisas diferentes, e lufadas de ar fresco.

    btw, acho estranho ainda não ter aparecido o funcionamento do browser no FSO, ou sou só eu?

    off topic: e o SO da google para PC’s? “morreu”? :/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.