Snowden escreveu ‘Vigilância Massiva, Registo Permanente’, o livro mais vendido do mundo
Edward Snowden é uma figura incontornável na luta contra as grandes entidades de vigilância digital. Nesse sentido, lançou o livro 'Vigilância Massiva, Registo Permanente' que é, atualmente, o livro mais vendido do mundo. Contudo, os EUA já estão contra a publicação deste livro.
O antigo colaborador da NSA tem tido uma agenda mediática bastante preenchida para divulgar o seu novo livro. Nesse processo, viu recusado o seu pedido de asilo na França.
Desde que Edward Snowden denunciou as práticas realizadas pela NSA, que têm sido vários os trabalhos para o dar a conhecer. Foram gravados filmes e documentários sobre si, vários artigos publicados e algumas entrevistas. Agora, o denunciate publicou um livro de memórias, ‘Permanent Record’.
O meu nome é Edward Snowden. Antes trabalhava para o governo, mas agora trabalho para o público.
Já disponível numa tradução para português, com o título ‘Vigilância Massiva, Registo Permanente’, Snowden afirma que este é de momento o livro mais vendido do mundo.
Hours after the United States government filed a lawsuit seeking to punish the publication of my new memoir, #PermanentRecord, the very book the government does not want you to read just became the #1 best-selling book in the world. It is available wherever fine books are sold.
— Edward Snowden (@Snowden) September 17, 2019
Contudo, a história não se fica por aqui. O livro relata sobretudo testemunhos na primeira pessoa do que viu e do que se passava na NSA. Para além disso, todo o processo de asilo político que sucedeu as denuncias foi igualmente abordado.
Entretanto, o livro de memórias já foi motivo para a instauração de um processo contra Edward Snowden. O Departamento de Justiça dos EUA está a colocar entraves à publicação do livro devido ao facto de este não ter sido previamente autorizado pela NSA e pela CIA. Segundo a lei norte-americana, este é um requerimento exigido a qualquer ex-funcionário destas agências de inteligência norte-americanas.
Pedido de asilo recusado pela França
Na sequência das várias aparições que Snowden tem feito para divulgar o seu livro, referiu à France Inter que gostava que a França lhe concedesse asilo político. Tal já tinha sido feito pelo denunciante em 2013, antes de rumar à Rússia.
Contudo, o país gaulês não parece estar disposto a mudar a sua postura. O ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Jean-Yves Le Drian, afirmou que não foi recebido nenhum pedido formal de asilo político. Para além disso, caso tivesse sido recebido, o ministro não vê motivos para mudar a posição tomada em 2013 e aceitar, desta vez, Edward Snowden no seu país.
Snowden: A nossa privacidade estará protegida?
Este artigo tem mais de um ano
Falta referir que o prefácio é do Ti Celinho, o tal das selfies com criminosos.
*em França.
Um homem com H.
Mas que garantias temos de que as coisas mudaram? Será possível alguém poder garantir isso? Será que no fundo o único lixado com f não foi o Snowden?
As coisas só mudaram no sentido em que muito mais gente agora tem uma melhor noção do grau de intrusão na vida privada, coisa que antes era atribuída à ficção cientifica, agora todos que se interessam sabem, incluindo os políticos que são mais sensíveis às questões de privacidade e segurança… e depois começaram a sair leis mais apertadas de privacidade, e a nível de segurança e privacidade começaram a ser criadas aplicações de comunicação mais fáceis de utilizar por qualquer um no dia a dia que protegem melhor as comunicações. As pessoas optaram sobretudo pelas mais inseguras do WhatsApp, Facebook Messenger, Skype e Telegram, mas mesmo essas proporcionam uma segurança e privacidade ligeiramente superior ao antigamente… em que era tudo passado às claras pela Internet para qualquer um ver sem qualquer dificuldade… agora ainda conseguem interceptar mas pelo menos já têm de esforçar um pouquinho mais. Mas existem outras que oferecem ainda um pouco mais de segurança e privacidade para quem fizer questão.
Ninguém tenha dúvidas, a espionagem continua em larga escala, nunca as agências de espionagem conseguiram tanta informação de tanta gente em simultâneo com tão pouco trabalho e mão de obra.
Terão aquilo que merecem no devido tempo, e o mesmo está mais próximo do que pensam, e o melhor é que não é só para esta ou aquela, é para todas… o problema não está na espionagem, mas nos princípios colectivos e individuais subjacentes à actividade.
meh. este homem já mete dó. toda a gente sabe que somos espiados pelas centrais de inteligência mas… ninguém se importa na realidade. o que me faz duvidar a sua proclamação egocêntrica de “BEST SELLING BOOK IN THE WORLD”. um homem desinteressante que se meteu com quem não devia e agora chora…
literalmente WTF…
o homem nao é para ter interesse, o que o homem fez foi mostrar o quao fundo é a toca do coelho, com provas e não so suposições, que não era so alvos importantes, mas todo o mundo, o facto de tu não teres provas ou nao te importares é total e incompreensivelmente irrelevante.
Toda a gente sabe? Mentira.
E todos os que sabem é devido a ele. Antes, pessoas como tu gritavam “teoria da conspiração” e batiam com o gelado na testa.
Porque me incluis ai? Já desde a guerra fria que toda a gente sabe que existe um submundo de vigilância constante… só falta agora aparecer um funcionário do Facebook a escrever livros como o Facebook espia todos os utilizadores… please vamos crescer malta.
porque certamente nao tinhas, nem têns provas disso..
.
É como o disel gate ou os ficheiros do panama. Uma coisa são hipoteses infundadas, outra coisa é descobrir a verdade e ver que afinal era muito pior.
Se não fosse ele não sabíamos a magnitude da espionagem feita pelos EUA e UK, para não dizer mais.
E é preciso ter ‘cojones’ para fazer o que ele fez, sabendo as consequências, entre elas a perda da sua liberdade. Por isso tem pelo menos um pouco de respeito por alguém que se importa pela privacidade dos outros e abdicou de ter uma vida normal em prol dos outros!
Eu acho que tu é que metes dó. És apenas mais um fantoche nas mãos de quem “manda”.
Estás a referir-te a alguem controverso, corajoso, comentado para o bem e para o mal, cujo nome será falado durante muito tempo.
Quanto a ti ainda bem que existe internet para vires mendigar atenção, percebeste ó pessoa monótona e desinteressante?
Se calhar até sou mais interessante que ele, mas não trai a minha nação por isso ninguém fala de mim. isto é assunto para putos todos edgy
Trair a nação???
Mas o que é que a nação fez necessariamente por ti?
Tu tiveste a “sorte” de nascer em Portugal? é que se sim ele fez-te um favor, ou es Americano?
Tu es um cidadão do mundo, ou vá, um civil, e se a tua “nação” esta a cometer atos contra esse mundo, não é so o teu direito como o teu dever de te impor.
Deves ser deves…
um poço de interesse onde se focam atenções… Chico, como é obvio, este não é do teu campeonato. Mas a vida é assim. Nem todos são especiais.
Trais o teu país sempre que entregas dados voluntariamente à google ou apple em troca de pseudo-funcionalidades.
@Maria tem razão e muita ó pessoa monótona e desinteressante(@chico)?
Oh Francisco, o Snowden, tal como todos os funcionários federais, antes de iniciarem as suas funções, prestam um juramento, exigido pela Constituição dos Estados Unidos. Eles juram solenemente que apoiarão e defenderão a Constituição dos Estados Unidos contra todos os inimigos, estrangeiros e domésticos. A vigilância massiva dos americanos viola a Constituição, logo a atitude do Snowden foi uma atitude corajosa e patriótica.
+1
Isso é ver o copo meio vazio …
Por outro lado pode só ser uma pessoa como todos nós com alguma consciência 🙂
“um homem desinteressante que se meteu com quem não devia e agora chora”…
Se a ignorância fosse taxada… minha nossa.
O tipo de cidadão como tu é o que me move ditaduras.
Se o Snowden vier para França logo vai ser entregue aos USA, que se deixe estar pela Russia, o melhor que o homem pode fazer é pedir asilo ao Irao, aî ele sera tratado melhor que o papa.
O povo do Irão até pode ser amistoso e amigável, mas é um pouco mais duvidoso que a parte política seja assim, ainda mais com alguém como Snowden, apesar de ele ter feito o que é correcto (denunciar um sistema claramente abusivo até mesmo para as leis por eles (políticos) próprios definidas) não sei se seria muito bem recebido… pois ele fez parte de uma organização que tem por missão espiar tudo e todos fora dos EUA pelo menos a nível tecnológico.
Todos os países ricos espiam, e ja não é de hoje, a frança espia a Alemanha idem so a tugolandia é que nao espia porque nao pessoas competentes, até nem os submarinos descobriram, nem outras coisas menos importantes descobrem, nao temos boas escolas, vejamos alunos entrarem num curso dito superior entrar com nota negativa, depois temos o que temos.
Aí é que se engana, descobrem sim, e bem depressa.
Tudo depende do indivíduo em questão.
Se for político, nunca se prova nada, é tudo alegadamente, etc e tal.
Veja o Rui Pinto, apanharam no num instante.
Para este já há recursos humanos, agora Sócrates é salgados não há, é até prescrever…
Até o sindicato dos motoristas das matérias perigosas arranjaram logo gente para dizer que era um sindicato ilegal.
Como vê, aqui até é rápido, depende de quem está do outro lado…
Claro que até a tugolandia espia países terceiros. Se a tugolandia tem os mesmos meios, pessoas e dinheiro? Não, mas isso nunca impediu ninguém de espiar, por vezes nem há dinheiro envolvido, mas apenas interesses alinhados, e certamente que existirão espiões a ser pagos pelos serviços de informações nacionais no estrangeiro.
Até que ponto tal tem sido útil ou inútil? Desconheço.
Actualmente,muita atenção !! É o livro mais vendido no mundo,actualmente !! Porque o livro mais vendido de todos os tempos é a Bíblia Sagrada.
Até pode ser o livro mais vendido de sempre mas a verdade é que não vejo ninguém a lê-lo. Esse do Snowden vou comprar e vou ler com muito interesse.
Informo me e ao mesmo tempo ajudo o homem.
O Snowden deu cabo da vida dele para expor estes casos, e ele sabia disso antes de o fazer.
Merece toda a minha admiração.
Se isto não é coragem, então não sei o que é…
Se fosse eu no lugar dele o mais que faria seria publicar anonimamente o mais que pudesse.
Nunca me exporia publicamente como ele fez.
Até porque na verdade a maior parte das pessoas não quer saber da privacidade para nada.
Ele que não venha para a Europa, aqui é só merda.
À primeira oportunidade mandam no para os EUA.
Aqui nesta pocilga o Paulo Portas mandou aterrar um avião que estava a sobrevoar o espaço aéreo por suspeitas dele estar lá dentro.
Imaginem se o apanhassem…
Ele que vá para a China, para mudar de ares…
Se vier para a Europa que seja do género se algo me acontecer aparecerão na Internet gigas e gigas de dados realmente comprometedores.
Assim talvez se safe…
Captain Obvious is obvious.
Garantidamente a bíblia é mais vendido, pena é não ser o mais lido, especialmente sem ajudas.
Parem de dar atenção a este “senhor” que ganhou fama à base de mentiras, especulações e um assunto que toda a gente já sabia que era feito. O problema de a internet estar cheia de “cancro” é a atenção que os meios de comunicação social e redes sociais lhe dão.
Não existia qualquer conhecimento do PRISM ou se quer se especulava do quanto abusivo ele era.
Foram 6 anos em funcionamento totalmente sem conhecimento e todas as especulações tinham ou zero provas ou nem se aproximavam da capacidade do mesmo.
Mais vendido que o Harry Potter? Duvido.
Quem me diz a mim que o Snowden agora mesmo nao será ele um espião , e se esta a fazer passar por algo que ele não é, ha muitas maneiras de matar as moscas.