Sigä: Marque já a sua vez para ir tratar do Cartão de Cidadão
Precisa de tratar do Cartão de Cidadão e não quer esperar? Os serviços do Estado ganharam, em 2018, um novo sistema de informação para gestão do atendimento. O objetivo deste sistema é reduzir os tempos de espera em vários serviços.
Se, por exemplo, quiser tratar do Cartão de Cidadão, saiba o que tem de fazer para realizar a sua marcação.
O sigä é um sistema de informação para gestão do atendimento. Trata-se de uma solução que permite:
- gestão e monitorização em tempo real do atendimento da entidade
- gestão de serviços e prioridades
- recolha e disponibilização de estatísticas em tempo real e a nível nacional
- atendimento por marcação – através do Portal de Marcação de Atendimento ou da App
- atendimento nas seguintes modalidades: presencial, vídeo, telefone
- disponibilização de senhas digitais - em sigaApp
Cartão de Cidadão: Como realizar uma marcação?
O sigä dirige-se a entidades com serviços de atendimento ao público, preferencialmente do setor da Administração Pública. Pode, por exemplo, tratar do Cartão de Cidadão (ou apenas alguma funcionalidade). Para realizar a marcação basta que aceda aqui e escolha Registo.
Em seguida escolha no Tema Cidadão e o Subtema o que pretende tratar. Ao nível do motivo pode ser a segunda via da carta PIN, alteração da morada, ativação de certificados digitais, etc.
A seguir indique o distrito, localidade e local de atendimento.
Por fim basta que escolha qual o slot disponível para registar o seu agendamento.
Aquando da marcação, será solicitado para introduzir os seus dados, recebendo um e-mail de confirmação.
SigaApp - A app para o seu smartphone/tablet
O sigaApp é uma aplicação móvel do sistema de informação de gestão do atendimento - sigä, que permite a gestão de filas de espera. Esta aplicação permite gerir à distância a ida a um serviço de atendimento, através da possibilidade de retirar uma senha no smartphone para ser atendido.
Pode fazer a pesquisa por distrito ou por proximidade, e escolher o serviço e o assunto que quer tratar. Esta app reproduz a dispensadora de senhas que se encontra no local de atendimento, permitindo-lhe comodamente e à distância de um toque retirar uma senha para ser atendido.
Através do sigaApp obtém informação sobre:
- o serviço de atendimento mais próximo,
- o número de pessoas em espera,
- a estimativa de tempo para o atendimento.
- a melhor forma para lá chegar, através da consulta no mapa.
Para obter esta app basta que aceda aqui.
O sigaApp é disponibilizado pelos serviços de atendimento público que têm este sistema de gestão de filas de espera, cabendo a estes a definição do horário das senhas móveis bem como dos assuntos abrangidos.
Este artigo tem mais de um ano
Não precisei nada disso ainda a pouco renovei através de SMS
Recebi o SMS com a referência e fiz pagamento e passado 10 dias recebi em casa
Mais prático do que isto não ha
Claro que há . Pode passar a ser de 5 em 5 anos e ser entregue em casa em 5 dias a pagar o mesmo.
O meu tem validade de 10 anos mas quando fiz o pagamento a mim demorou 10 Dias a chegar e foi o Correio de entregou me pedindo a minha identificação
o prazo do meu cc termina a 28/12/2028 será que devo fazer já o agendamento para renovar?
pois a administração publica em certos casos ou até mesmo na maioria funcionam muito mal acho que até colocam entraves para a resolução dos problemas e quem lá trabalha não se regem todos pela mesma orientação de funcionamento
Deixe lá, quando for renovar o seu, pode fazê-lo pagando 800 euros e mais 50 euros pelos portes, se quiser foto nova são mais 300 euros, indo a um cartório privado, onde pode ser recebido por uma secretária, que o leva para uma sala de sofás, onde lhe fornecem acepipes e tem 200 garrafas de vinho para poder escolher a que mais gosta, é chamado, paga o serviço e 30 dias depois, tem um robot, na sua janela ou varanda, para entregar o CC, bastando colocar o seu polegar na ranhura e recebe o novo cartão. Foi promessa do líder do PSD e do Chega.