Será o Facebook um “glutão” de bateria no iOS?
As baterias electroquímicas são a tecnologia de armazenamento de energia eléctrica mais antiga e ainda hoje a mais utilizada, cujo desenvolvimento é bastante mais lento que o desenvolvimento do hardware e software dos nossos smartphones.
Quem nunca saiu de casa com 100% de bateria e o teve de carregar durante o dia, que levante o dedo...
Pois bem, no que toca o iPhone parece que a culpa não é só da bateria, mas também do Facebook.
Um antigo funcionário da Apple que dispensou alguma parte do seu tempo a tentar descobrir a causa da bateria do iPhone "desaparecer", diz que a aplicação do Facebook para iOS é uma das principais causas para este acontecimento, pelo menos nos telefones com os "Serviços de Localização" e a "Actualização de aplicações em segundo plano" activadas.
Este ex-funcionário da Apple referiu:
Eu decidi utilizar a aplicação "Instruments" do Xcode (a aplicação de desenvolvimento da Apple) para tentar descobrir qual era o problema. Basicamente, o "Instruments" funciona como Monitor de Actividade para o iPhone, permitindo desta forma a programadores (ou nerds como eu) verem quais os processos que estão a correr, quanta memória estão a utilizar e quanto do processador estão a precisar, tudo isto em tempo real para cada aplicação.
Durante o teste, a aplicação do Facebook chamou sempre à atenção e destacava-se bem acima na lista, mesmo sem eu a estar a usar. Por esse motivo decidi desligar os "Serviços de Localização" e a "Actualização em segundo plano" da aplicação do Facebook, aquilo que aconteceu a seguir é estranho - a bateria do meu iPhone subiu (!) de 12 para 17%, nunca tinha visto uma coisa destas acontecer.
Isto leva-nos à seguinte questão: Porque é que a aplicação do Facebook gasta tanta bateria? - A resposta que parece mais óbvia de momento é que o Facebook quer ter a sua própria rede de VoIP e, segundo a ComputerWorld, um dos seus grandes objectivos neste momento é ser uma rede de comunicação mundial, para além de uma rede social.
Pode ser uma teoria um pouco rebuscada, mas não custa nada tentar.
Se tem um iPhone e utiliza a app do Facebook, experimente desligar os serviços de localização (Definições -> Privacidade -> Serviços de Localização) e a actualização em segundo plano (Definições -> Geral -> Actualização em segundo plano) da app do Facebook.
Experimente e deixe aqui seu comentário!
Este artigo tem mais de um ano
Grande dica. Esse é o meu drama a bateria a meio da tarde esgota!
Vou testar.
hoje de manhã estava a pensar em algo muito similar. As pessoas queixam-se dos serviços push do email, mas depois tem push para mil e uma coisa como facebook ou whatsup
Obviamente (digo obviamente, pq acho isso mais que óbvio) só tenho o serviço de localizações ligado para apps que realmente necessitam disso, como o tomtom, mapas. Até na metereologia tenho deligado
agora a culpa é do facebook? ou é do ios 7.1? hu?
depende! Uma aplicação deve respeitar o SO e as suas APIs, seguir boas práticas em termos de recursos que necessita! Não é o SO que se deve sujeitar à aplicação, embora deva ter o cuidado de manter compatibilidade! Se acontecem problemas só com essa aplicação, então a responsabilidade é óbvia. Se acontece com mais algumas aplicações, pode ser do SO (bugs) ou das aplicações (más práticas), ou mudanças programadas no SO que requerem que as aplicações sejam actualizadas!
ou ios7 😀
Se bem li a noticia é da app facebook e nao do iOS, já que deveria ter outras instaladas (e monitorizadas) mas que não consumiam tantos recursos.
e já agora cortana vs siri https://www.youtube.com/watch?v=-iznLyIYzts
hahah boa jogada a da Microsoft, agora a promover o seu serviço num talk-show ^^
então mas desligar apenas não tem grande sentido, se estás funcionalidades são normais de um smartphone… o facebook terá que optimizar as suas aplicações para que usem menos recursos e portante menos bateria.
É do facebook! Tem uma linha no ficheiro *.plist que eu editei, consoante uns tutoriais que andam ai na net, que faz com que a app esteja constantemente ativa em background mesmo quando desligada, alterei essa linha para não permitir isso e ajuda na bateria! Não é uma diferença grande mas ajuda porque era uma app chata que estava lá sempre a massacrar…
É preciso ter jailbreak para fazer isto!
Há mais algumas informações interessantes de quem descobriu isto
http://www.overthought.org/blog/2014/the-ultimate-guide-to-solving-ios-battery-drain
Olha agora… se desligar até todos os serviços de localização e de segundo plano ela ainda dura mais de certeza, não é só a do FB.
É claro que sim! Mas a questão é que o FB parece abusar e gastar mais do que o expectável!
Já sabia desse efeito da app do Facebook…
O que ia apenas dizer:
Epah já estou a ver porque o meu iPhone ao contrario do que todos reclamam, dura tanto a minha bateria(dias), não tenho facebook 😛
a questão é: Temos um smartphone, com todas e mais algumas funções. Se formos desativar os serviços de localização, o wifi, os dados moveis, as sincronizações, as aplicações de background, pra isso n compramos um smartphone, compramos um nokia 3210.
O facto de eu chegar a casa, e o background refresh ativar o dropbox fazendo upload das minhas fotos todas sem eu ter que mexer uma palha, pra mim faz valer o gasto da bateria.
Agora, logicamente , se a bateria nao durar para o dia todo…é mau e tem que se fazer um tweaking. Mas pra mim, chegar a casa e ter que carregar todas as noites, é o normal
o que é referido é desligar essas opções para a aplicação do Facebook, não desligar completamente!
O problema é que esta aplicação abusa dessas opções, talvez até deliberadamente!
Eu posso levantar o dedo! Nunca precisei de sair de casa com a bateria cheia e ter de carregar o telemóvel a meio do dia… Simplesmente só activo o 3g/4g quando tenho necessidade de consultar um mail, fazer uma pesquisa ou ir ao facebook. Até me chega para 2 ou 3 dias. Quem anda sempre com os dados activos sem ser por motivo profissional acho que não faz o menos sentido.
Eu tenho isso tudo ligado sempre, nunca fiquei sem bateria com este…
Ligado todo dia 3/4G e tens bateria para 1 dia?
No Note 3, se instalar o Swiftkey, por exemplo a bateria dura 1 dia mas pelas pontas…e se usar qq coisa a mais…a bateria vai-se em menos de 1 dia…é natural que uso o 3g ou 4g ligado…é para isso que serve um smartphone…nao é para andar a ver se recebo um e-mail quando quer saber se recebi algo, mas receber-lo quando me é enviado…seja profissional ou pessoal…ou outras mensagens sejam elas via apps que usam os dados para que assim sejam encaminhadas…Enfim são opcoes e opinioes e cada qual vive com elas…mas a verdade é que temos demasiado processamento para as funções que temos no equipamento…mas é uma area que dará uma grande discussão e é demasiado complicada…
Eu no iPhone, tenho a Paper, não noto gastos de bateria.
No iPad, basta desativar as atualizações automáticas para o FB.
Tenho um 4s, não sei por que motivo já gastei o plafon, sim ainda estamos no início do mês, mas aqueles gajos do M4o mais os 200mb que oferecem… O que quero dizer é que com tudo ligado durava um dia, agora sem 3G, ainda não deixei ir ao fim sem carregar, mas pelo menos três dias dura. E durante pelo menos oito horas está com WIFI a bombar, com tudo ligado.
Tenho o nexus 5 e aconteceu-me o mesmo a APP facebook drenava muita bateria agora que não a tenho já não acontece.
É verdade que queremos um smartphone para usarmos com tudo o que temos direito. No entanto um smartphone não é um PC, não é suposto estar ligado a 100% todo o tempo.
É verdade que esse FB drena a bateria mas tambem porque é que precisamos de ter o servico de localizacao activo? Eu nunca o usei.
A realidade é que um iphone com 2 anos tem a bateria com uma capacidade muito mais limitada mas fazendo uns ajustes fica a funcionar perfeitamente para 1,5 dias.
Deixei de receber os emails do trabalho em tempo real quando estou fora do emprego e ganhei em bateria e em paz de espirito.
O FB quer tornar-se numa especie de big brother ao saber onde as pessoas andam e a controlar as mensagens, mas comigo têm pouca sorte: zero app de messengers e zero localizacões!
Experimentem reduzir a luminosidade do ecrã quase para o mínimo e depois digam qualquer coisa..o que gasta mais no telemóvel é o ecrã