Quantcast
PplWare Mobile

Segurança Informática – Dicas

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. dc says:

    O mais importante de todos no meu parecer:

    Se fazem download de email usem um bom anti-spam, não redireccionem mensagens em cadeia, em vez disso apaguem-nas, as mensagens em cadeia são uma praga que congestiona o tráfego online;

    Pessoalmente é o que me á mais dores de cabeça tendo criado uma porrada de Alias de e-mail só para me ver livre do Spam, pelo menos recebo 1% do Spam o que até se vai apagando de vez a vez.
    Se as pessoas não andassem ai a passar mensagens a 10 contactos porque senão o Messenger vai passar a ser pago, então os sites e os downloads eram bem capaz de ser mais rápidos, havia menos Lag nos jogos… pá! Coisas simples…

    Bom Artigo, tá um resumo bem feito e objectivo.

    CUMPS

  2. manuel says:

    boas
    podias explicar melhor o 1ºponto – “Usar sempre uma conta de utilizador limitada em vez de administrador”?
    k diferença é k faz eu trabalhar como administrador ou não, e k propriedades devo definir para a conta não administradora.

    abraço,
    manuel

  3. Carlos says:

    Para mim é tudo muito importante mas talvez o menos conhecido seja que devemos usar uma conta limitada em vez de a de administrador.
    Tal como no primeiro felicito o autor por este artigo de linguagem e entendimento simplificado .

    Bem Haja
    Carlos

  4. Navyseal says:

    @manuel

    Ao usares conta de administrador, qualquer programa se pode instalar com ou sem a tua autorização, esse é o maior problema do Windows. Ao passo que com uma conta limitada, cada programa necessita de uma autorização (inserir a password) para ser instalado ou removido. Sim é muito simples mas também muito eficaz.

  5. Luis says:

    Acho que vou enviar isto a meia dúzia de amigos, aos quais de vez em quando tenho de lhes formatar o pc porque já não tem outro remédio! 😛

  6. Redin says:

    Vítor M. diz:
    “Usar sempre uma conta de utilizador limitada em vez de administrador”
    ———-
    Isso seria bom se todos tivéssemos o modo de segurança igual ao que usam os sistemas de Linux. Mas, só se alguma coisa me estiver a escapar, o Windows não pede a palavra passe no caso de qualquer download ou instalação. O que ele obriga, caso estejamos ligados com contas limitadas, é mudar para uma conta de administração para podermos fazer isso. Para o Linux é fácil, aparece a janela para introdução e dados e pronto. Mas para o Windows lá temos nós que fazer sempre a passagem para o utilizador com administração e depois repetir todo o processo para voltar a encontrar o respectivo download que queremos. (chatice já corrigida com o Vista).
    Mas se eu estiver errado, gostaria que me digam como dar a volta. Obrigado.
    Redin

  7. Vasco says:

    Ou então usem linux 😛

  8. Pedro says:

    muitos virus e cenas do genero nem passam pelo “administrador”… abriu, ficou infectado!

  9. Navyseal says:

    @Redin

    Para instalares/desinstalares algo na conta de utilizador limitado, basta clicares com o direito e abrires como administrador, inseres password e ele instala, não precisas de andar a trocar de contas.

  10. Redin says:

    @Navyseal

    Isso não é prático na maior parte das vezes. Veja este caso (provavelmente no meio de muitos outros).

    http://redinpais.planetaclix.pt/previlegios.JPG

  11. dc says:

    Quanto ás contas de utilizador limitadas, o UAC no Windows Vista já é qualquer coisa… mas é chato como o caraças.

    Por acaso o Linux tem essa vertente, é só preciso ir á Shell, fazer um sudo -s, botar-lhe a password, fazer o que temos a fazer e depois fazer logout na Shell e mais nada.

    CUMPS

  12. Luis says:

    @dc

    Podes explicar como é que isso funciona?! É que ainda não deitei as mãos a nenhum Win Vista :p

  13. Victor says:

    Já alguem ouviu falar de spyware para Linux?

  14. Roger says:

    Não eu nunca ouvi falar em spyware para linux, pq em todo o linux já é por si só um grande spyware nojento…e que copia programas e sempre TENTA sem conseguir ser um PSEUDO O.s….

    Basta só se todos usassem LInuXO, que ele teria tb…já que ate hj nem o boiola do carlos morimoto me respondeu como e pq fui invadido com o linux, e o firewall dele atualizado o tal de fox alguma coisa, e pq o LInuXO, é uma carniça….

    TUDO de vcs que mexem com LInuXO é isso, meu LInuXO não tem isso…mas como pode ter ? se ninguém usa ? essa PSEUDO o.s ?

    Entendam de uma vez, jamais téra um LInuXO que séra melhor que o sistemas operacionais WINDOWS, nem em 20 anos o LInuXO séra melhor….pq se em 15 anos ja ele não conseguiu emplacar, imagina só no futuro….

    Nem o linus trovalds usa mais o LInuXO….

  15. aver says:

    @ Vitor

    O Google tem bastantes páginas a falar de spyware para Linux

    @ Roger
    O teu texto está bastante confuso. Lê os posts que têm saído no “pplware” sobre o Linux. Eu vou lendo e aprendendo, mesmo que só tenha experimentado um CD Live Ubuntu.

  16. Nazgul says:

    Que rico “informático” que me sais-te: Roger

    O Linux é! e sempre será um sistema operativo gratuito!
    O Linux em termos de software é muito mais estável, e quase sem buracos!
    Os viruz para linux são raros comparados com os que existem no Windows!
    Seria a minha grande aposta mudar-me para Linux, caso eu soube-se instalar e trabalhar da mesma maneira fácil que faço no Windows..

    Se queres falar mal, fala da Microsoft!!
    E se não gostas do linux, ao menos tenta argumentar! nao é chegar aqui e dizer que el é uma “merd@”!

    Desculpem..o post.. mas tinha de falar..

  17. Paulo Carvalho says:

    Boas dicas mas aquela de utilizar conta limitada tem os seus custos!!! Tenho programas instalados que só funcionam se for administrador!! 🙂
    Cumps.

  18. Fábio says:

    @Roger

    Linux é GRÁTIS…

    Já agora, tens licenças legais para todo o software que utilizas no computador?

    Se tens então parabens, é porque tens dinheiro para isso, há quem não possa e o tenha ilegalmente, há outros que não podem e preferem um sistema operativo grátis e por sinal muito bom..

  19. RaCcOn says:

    @Roger

    Caro amigo primeiro penso que não será muito coreto da tua parte atacares linux da maneira que tas a atar ate porque pelo que vejo nem tão pouco conheces o sistema operativo em questão, logo se não conheces não estarás nas melhores das posições para poder criticar!seja de que maneira for vou explicar-te o porque de linux não ser tão provável de seres infectado por virus ou spyware,
    1º ponto
    Linux e gratuito e desenvolvido por milhoes de programadores sem fins lucrativos, logo se estas a programar para um sistema operativo, pois tens gosto daquilo que estas a fazer eventualmente sera um poco estupido da tua parte fazeres um virus para infectar o sistema operativo que estas a ajudar a criar!certo?
    2º ponto
    windows e desenvolvido pela Microsoft, que tem 1000(Numero ao calhas) programadores de topo a desenvolver o seu sistema operativo, enquanto que linux tem esses mesmos 1000programadores em paralelo a ajudar no desenvolvimento do mesmo, e mais uns tantos milhoes de programadores que talvez tenham muito mais capacidades que os da Microsoft mas que estão no escuro porque nao tem um nome
    3º ponto
    Os virus e ataques sofridos pelas diversas distros de linux, tem origem na maior parte da Microsoft
    4º ponto
    Microsoft usa linux em alguns dos seus servidores(se eles tem um sistema operativo que e melhor que linux em todos os aspectos porque usar Linux?????)
    5º ponto
    Linux não e mais usado actualmente que windows devido ao facto de que inicialmente era um sistema operativo muito mais complexo e que foi basicamente desenhado para trabalhar em servidores e para utilizadores expert e com um elevado nivel de conhecimentos em informatica
    6º ponto
    Quando o windows chegou aos nossos computadores, ja ca andava o mac que e outro grande sistema operativo, mas que peca por uma so coisa, é muito caro e infelizmente(agora estao a usar passar para arquitectura intel) usavam uma arquitectura propria e nao se podia instalar mac num pc de secretaria normal.
    7º ponto
    Vou comprar um sistema operativo a microsoft que passa mais tempo a dar erros do que a trabalhar convenientemente?Alimentar o seu monopolio e fazer com que eles ganhem cada vez mais poder?
    8º ponto
    Linux!eu faco o meu sistema operativo, perssonalizo a minha maneira, uso da maneira que eu quiser, tal como posso dizer-te que tenho de formatar o meu pc de mes em mes pois o sismtema operativo fica muito pesado e cheio de erros, linux formato de 6 em 6 meses, e so formato porque quero, e normalmente e devido ao facto de querer experimentar outra distro qualquer ou uma nova versao que tenha saido eventualmente.

    podia tar aqui a darte um sem numero de pontos para te dizer que windows nao presta!mas nao vale a pena!relamente Linux nao vale nada e windows e que e um espetaculo!
    eu vo continuar a usar windows porque o meu trabalho assim o exige, tu vais continuar a usar windows porque continuas a achar que linux nao vale anda porque o teu vizinho te disse isso, otros utilizadores vao continuar a usar windows porque gostam de alimentar chulos(sim tamos em Portugal, isso e o nosso dia a dia!e mais um menos um e naquela!), otros utilizadores vao continuar a usar linux pois continuam a preferir ter um sistema operativo mais estavel e que consome para alem de consumir muito menos recurosos da sua maquina faz tudo o que o windows faz e muito mais e de uma maneira muito mais segura…
    no caso do windows e da microsoft vao continuar a copiar a concorrencia e a aproveitar as ideias dos outros para tapar os olhos aos utilizadores menos experientes e que muitas vezes nem sabem que tem otra alternativa ao windows…

    so para te dar uma ideia do que digo, quando veio o windows vista, o ppl olhava para o XP, e comparavam e diziam “Wow que espetaculo!ambiente de trabalho com efeitos 3D!” , Mac ja faz isso a muito tempo mesmo, em linux temos o Beryl que mete os efeitos 3D do vista a um canto e ja existe a mais de 2anos,
    depois olha-se para os requerimentos minimos para fazer aquilo tudo e vemos que windows preciza de 1gb de memoria, mais n sei quanto de grafica e um processador XPTO no minimo, e vemos as caracteristicas dos Mac e vemos processadores “ultrapassados”, graficas com 32MB k usavamos no windows para correr jogos de caca, e em linux vemos um sistema operativo gratuito a fazer muito mas mesmo muito mais que windows e pensamos “bem se o vista preciza de 1gb de memoria e uma grafica XPTO para fazer aquilo linux preciza de um topo de gama para correr!”, mas nao meu amigo, podemos correr isto tudo com apenas 256MB de memoria e uma grafica de 64Mb
    Linux foi desenhado para trabalhar em qualquer maquina, para ser seguro…
    cada um usa aquilo que quiser e diz aquilo que quiser…
    Windows é o melhor…mas eu prefiro linux….Sorry

  20. RaCcOn says:

    Desculpem o testamento anterior!so queria acrescentar algo que foi referido mas que nao foi explicado.
    Linux tens um user Root que e o chamado administrador no windows. em algumas distros nem e possivel fazer log em root mas sim usar a consola para teres permiçoes de root, caso pretendas entrar em linux no modo root ele avisate logo que podera ser perigoso e que nao e aconcelhado.windows por defeito metete numa conta admin.
    para alem do facto que permite que cries varias contas de administrador, o que nao e possibiliado em linux, o root pode apenas dar permiçoes ou nao para usar alguma coisa no sistema,mas nunca podes ter 2contas de root.
    ja agora o que e que no windows um user normal pode fazer para destruir o sistema operativo?muita coisa!e mesmo muito facil de destruir….
    linux?tens de dar umas voltas muito mas mesmo muito grandes ate poderes fazer alguma coisa!e sem saberes a pass de root?entao pronto e melhor esqueceres e rendereste ao sistema…

  21. Victor says:

    Obrigado pela informação “aver”. Qto ao post do “roger”, nao tenho nada a acrescentar… Não creio k seja útil comentar. Apenas keria referir k o Linux sp foi um SO polémico, mas axo k é uma óptima alternativa ao Windows. Não sou informático, mas acho k é um SO seguro e k oferece mtas alternativas. Além disso, não custa nada ter os dois sistemas operativos instalados ou simplesmente experimentar em Live CD. Dp disso, cada um pode formar a sua opinião.

    A vantagem do Linux é k, caso não estejam satisfeitos, podem desinstalá-lo de consciência tranquila sem chorar o prejuízo financeiro k vos causa o facto de terem comprado um SO (250€ na sua versão original) k não vos satisfaz completamente.

  22. Bruno says:

    Tenho que concordar com o RaCcOn pq sem duvida o Linux supera o Windows em mts aspectos principalmente o monetario e a facilidade de personalizarmos o nosso S.O. logo existem milhoes de Linux cada utilizador com o seu) mas felizmente em portugal usa-se mt o windows pq se assim n fosse a empresa microsoft n investia mais em portugal e era mais uma a ir embora e esta empresa é mt importante para o nosso desenvolvimento enquanto que a empresa Linux (n existe) n é tao importante.

    portanto em casa usem linux ficam mais bem servidos mas no emprego viva o windows para o crescimento de portugal hihih =)

  23. serginho says:

    Bem, tenho uma duvida de segurança, acho que até se aplica ao topic.
    Uso o Kaspersky Internet Security e o Live Messenger 8. Acontece que não qual a linha de comandos a utilizar para fazer com que o Messenger utilize o Kaspersky para scannar os ficheiros automaticamente. Já tentei algumas coisas, mas nickles… alguém tem ideias? 🙂

  24. Navyseal says:

    @Victor

    Respondendo ao spyware em Linux, o spyware em questão é o Ad-aware, que é transmitido através de cookies, tanto o Firefox, como o Opera, entre outros navegadores possuem bloqueadores de pop-ups logo a epidemia é controlada dessa forma, mas também basta, no caso do Firefox, ir a Ferramentas/Limpar dados privados ou fazer ctrl+shit+del, para eliminar todos os dados privados, executando assim uma navegação segura. 🙂

  25. Gonçalo says:

    “se são utilizadores modestos do computador e apenas realizam tarefas básicas, não estão para perder muito tempo com a segurança, seria boa ideia ponderar mudar de sistema operativo.”

    Um utilizador modesto não vai pescar nada da enorme capacidade “user friendly” do Ubuntu.. ou qualquer outro Linux. Quem é utilizador modesto não está para pagar balurdios num Mac.. Bah.. sempre a impingir outros sistemas..

    O Windows não é o melhor em termos de desempenho.. mas é, sem duvida, o mais direccionado para os “utilizadores modestos”!!

  26. RaCcOn says:

    @Bruno
    Concordo com o facto de termos uma empresa em Portugal seja importante para o nosso desenvolvimento!embora que na minha opiniao essa vantagem, era mais lucrativa para o pais se a Microsoft fosse portuguesa, pois os lucros vao todos parar ao pais de origem EUA, e apenas parte deles ficam ca!
    sim a empresa da emprego a muitos programadores, tecnicos de informatica e tem sustentado algumas familias, mas lembrate que…
    caso todas as empresas usaxem Linux, tavam a poupar muito dinheiro em licencas e tavam legais na mesma!certo?um exemplo uma empresa com 4maquinas(sera uma empresa relativamente pequena) so em licenças para o sistema operativo pagará nada mais nada menus que 250Eur * 4, logo sao 1000Eur de investimento que poderiam ser gastos em outras coisas tais como novos equipamentos para satisfazer mais as necessidades e aumentar a produtividade da empresa, depois a empresa tem de trabalhar com offices e afins logo tem de pagar mais 4* 200eur num investimento para que todas as maquinas tenham office para poderem trabalhar, logo sao mais 800eur!ou seja,,,
    1800eur ja foram para o tecto!certo?
    ja para nao falar de mais algum software que esta precize inclusive software de facturaçao, utilitarios e afins que será tudo pago para que esteja legal…logo com isso tudo somos capazes de ter um investimento de pelo menus 3000euros so para software numa pequena empresa!
    caso eles optacem por linux, tem um sistema operativo “mais seguro” , e o que e que eles tem de investir?Manutençao do mesmo(chamar um tecnico ou contractar uma empresa para tratar das maquinas que ja tinham de fazer caso optacem por windows(Como ja disse anteriormente linux preciza de menos manutençao mas vamos admitir que a manutencao seria igual)) mais tarde a empresa preciza de software n sei das quantas!sim linux tem de certeza absoluta!e mais uma vez e gratis….
    ou seja a empresa poderá ter mais algum dinheiro para aquele empurraozinho que necessitava para aumentar o seu crescimento e ainda poderá fazer uma doação para os criadores da distro que esta a usar apoiando e incentivando mais o projecto!
    logo…se nao tivessemos uma microsoft em portugal poderiamos ter um melhor desenvolvimento pois haveria mais dinheiro para invesitir!right?
    agora e so escolher o que seria melhor….
    microsoft ou linux?
    😉

    P.S – nao existe uma empresa chamada linux mas existem varias empresas que “vendem” o seu sistema operativo baseado em Linux!sim elas existem…
    Red Hat, Mandriva, etc….

  27. Pedro says:

    Gonçalo eu acho que isso cada vez mais o Linux está a virar-se para o utilizador comum (se bem que antigamente isso não era verdade). As pessoas estão simplesmente mais habituadas ao Windows. O Ubuntu, por exemplo, é um sistema que é extremamente simples e intuitivo. Eu uso os dois SO’s, por vezes em paralelo (apesar de dizerem que o GIMP é muito bom e tal, não consigo fazer no GIMP o que faço no photoshop, pode ser por noobice mas não consigo, além disso o Macromédia Flash não tem versão nem substituto à altura em Linux) e posso dizer que percebo muito melhor o Linux que o Windows (e é tudo uma questão de hábito).
    Se, por exemplo, pegarmos em dois jovens sem experiência no uso de computadores, que pretendam utilizar o computador de uma forma não-profissional, e se os colocarmos, um em Windows, o outro em Linux, tenho a certeza que passado uns tempos ambos trabalham bem, cada um em seu SO.

    No meu caso, como programador, prefiro o Linux, A consola permite uma rapidez e eficácia maior para todo o tipo de trabalhos que pretendo fazer. Como utilizador comum para mim o Linux ganha pela segurança e também rapidez.

    Já agora, já coloquei familiares meus que só trabalham em Windows a mexer em Linux e desenrascaram-se bem…

  28. whyunt says:

    eu dantes falava mal do linux…depois experimentei-o: gostei muito, de tal forma que quando souber trabalhar melhor com ele mudo definitivamente.

  29. Pedro says:

    Vi aqui muita gente fanática por linux… e windows tambem!

    1- windows tambem tem software gratis (até de facturacao)
    2- encontra-se mais fácil um software free para windows do que linux
    3- a manutençaõ do windows é grande? e linux não?? desde quando??
    4- uma gajo que vem para aqui dizer, (tecnico, ou percebe de “computadores”) que tem que formatar todos os meses com um windows e o linux em 6 e 6 meses não percebe é de nada de nada.
    5- microsoft não utiliza linux, simplesmente tem protecções que simulam que utilizam linux.
    6- microsoft, mais virus = microsoft software mais usado em todo o mundo (é normal que fassam mais virus, pois sabem que há mais gente a utiliza-lo, vai haver mais gente infectada)
    7- “com linux eu fasso o meu linux a minha maneira (personalizar)…”. parece que toda a gente percebe de programação… da maneira que falam parece que é como estivessem a fazer uma página de htm…

    acho que não é preciso dizer mais nada…

    eu formato os meus pc’s em 3 em 3 anos… e já é tempo muito curto, formato pois o meu trabalho exige ter muito software instalado, e muitos ficheiros no disco, entao prefiro limpar tudo e instalar tudo de novo, para tornar os pc’s mais rápidos!

    Virus… já nem me lembro qual foi a ultima vez que tive… nem cheguei estar infectado com o blaster… que temivel… ohhh, e ainda para mais não tenho nenhum problema ir aos sites warez ou outro tipo de sites… no fear!

    estamos no tempo do windows xp e não do windows 98 ou me… é uma tecnologia completamente diferente…

    Windows é pago, talvez é o problema dele… SÓ!!

  30. tyurias says:

    mas afinal ké kesse Roger ker??? sugus????

    caso ele n tenha percebido, so usa GNU/Linux kem ker, ninguem é obrigado.

    é pá, sakast o Ubuntu e n gostast, paciencia, sakas o Caixa Magica, é pá mas tb n gostast, podes sempre sakar o famelix, fedora, entre muitos outros. e se no final n gostast de nenhum (o ké kase impossivel) podes sempre voltar ao Windows e ké k perdest???
    uns CD’s no maximo e algum tempo k n é perdido mas sim investido.

    bem, polemikas à parte…

    belo post, alias, outra coisa n era de esperar.

    fikem bem
    hasta

  31. Paulo Carvalho says:

    Essa dos sugus nem eu me lembrei!!!! 🙂

  32. Pedro says:

    não é preciso andar a ofender o pessoal… calma… acho que cada um tem a sua opinião e a sua experiencia!

    eu já experimentei alguns linux, não gostei, são muitos anos em windows e não consigo habituar-me, mas há que haver calma e não mandar “cenas cá para fora” que nem são verdadeiras por vezes nem são válidas!

    como já disse aqui uma vez… há muito people que defende o “seu” SO como fosse uma religião! parece conversas quando se mete dois gajos fanaticos pela sua relegiao frente a frente!

  33. Pedro says:

    esquecime de dizer no meu ultimo comentário que não foi para apontar o dedo a ninguem, foi um comentario global!

  34. Luis says:

    Eu riu-me quem nem um perdido cada vez que vejo estas discussões windows vs linux! Apetece-me dizer que vocês são todos uns informáticos amadores, mas não vou deitar mais lenha na fogueira.

    Eu uso linux 90% do tempo.
    -Linux não é para todos, ou melhor não é para leigos em informatica.
    -Linux é um brinquedo autentico, imaginem um mecânico com o seu carro, podemos mudar tudo….
    -Linux é melhor que windows, quem disser o contrario é porque não sabe do que está a falar…. duvidas? http://www.whylinuxisbetter.org http://www.google.pt
    -Windows é fixe porque é só instalar, e já está (isto é bom para a maioria das pessoas 😉 )
    -Windows bem afinadinho não dá problemas, eu não tenho problemas com o meu windows (ok.. ocasionalmente dá aqueles erros estúpidos, mas isso até o meu KDE dá)
    -Se tiverem o antivírus sempre actualizado, SO actualizado e mais umas coisitas, não terão problemas…
    -Windows é pago, linux é gratis

    Se continuasse nunca mais parava. O que eu quero dizer é que ambos tem prós e contras, as pessoas tem é de experimentar e saber qual o que corresponde as suas reais necessidades. Quanto a essas pessoas que defendem o SO como se fossem uns fanáticos religiosos.. cresçam!!

    Quanto a segurança, nenhum sistema é inexpugnável, seja Windows, Linux ou MacOSX ou etc. Por isso basta seguírem os concelhos de segurança e de certeza que nunca terão problemas. 😉

    PS: Não liguem a esse Roger, deve ser mais um hippie dos computadores. Alguem que sabe instalar o windows e já pensa que é engenheiro.. lol

  35. Pedro says:

    Luis concordei em tudo menos uma frase tua:

    “-Linux não é para todos, ou melhor não é para leigos em informatica.”

    estas a fazer uma comparacao em que quem não mexe linux é um leigo em informática! acho que não tem nada haver! cada um é informático como é…

    se um gajo programa em C não quer dizer que é um informatico melhor que programa em asp!

    eu não sou pró em programação, sou designer e só tenho algumas noções de programação na area web, mas conheco gente que tem cursos de informática de tudo e mais alguma coisa e sabem programar e por vezes cometem erros de segurança (e não só) em utilizacao windows muito graves e por vezes cenas básicas!

    isto tudo só para querer dizer que não saber tirar 100% potencialidades do linux que não seja uma grande informãtico! não me considero leigo…

  36. Carlos Nascimento says:

    Já conheço há muito esse método de usar uma conta limitada em vez de administrador. Nunca aderi porque não é pratico.
    Mas deixem que vos diga: com uma boa suite de segurança dá-se a volta a isso. No meu caso uso o Kaspersky Internet Security, se a defesa proactiva estiver activada aquilo não deixa instalar nada sem pedir o nosso consentimento.Monitoriza a actividade e integridade das aplicações assim como alterações no registry. Chega mesmo a tornar-se aborrecido pelo que sempre que estou a instalar alguma coisa desactivo a defesa pro activa. Já usei o Vista, acho que no XP com bom software com este tipo de protecção se está tanto ou mais seguro.

    Sobre Linux não me pronuncio por não ter conhecimentos suficientes.

  37. c0nflict says:

    Boas

    Eu tenho o meu portatil de trabalho com linux, e o meu pessoal em win.
    No meu portatil, so uso Linux a cerca de 1 ano, ainda tenho mt para aprender mas tenho 1 sistema perfeitamente estavel e faço td o que faço em windows, execpto JOGAR.
    No meu pc pessoal encontra-se WinXp, eu tenho 1 sistema perfeitamente estavel, no qual uso 1 antivirus free, entre os restantes softwares, faco varias experiencias com softwares neste pc e nao tenho problemas nenhuns, tenho claro o cuidado de fazer uma manutenção semanal.. mas nada por ai além, um ccleaner, adware, spybot, defrag, e a minha conta é de administrador..
    Acho que não passa de bom censo saber o que se faz, e se não se sabe procura-se saber..
    Mas 1 bom post ajuda sempre.. :p

  38. Ricardo Rodrigues says:

    Boas..

    Embora use windows e linux quer profissionalmente que a nivel pessoal devo corrigir apenas corrigir um ponto.. Existem servidores a usar a arquitectura windows que sao tao seguros como linux. E quem percebe alguma coisa de seguranca entende que uma rede e’ muito mais segura se usares as duas arquitecturas em conjunto. Sim.. e’ verdade meus caros.
    Proxies, firewall -> linux
    Pc’s de trabalho -> windows
    Pc’s de Desenvolvimente (web) -> windows
    Servidores SQL -> tanto da’
    FTP Servers – linux
    WebServers -> tanto da’.. ,mas opto por windows por causa de .NET

    Nao e’ tao simples dizer q um e’ melhor q outro.. ou vice versa.. porque a forma como esta configurado.. conta MUITO.

    Cumps
    Ricardo

  39. Bruno says:

    @RaCcOn

    É claro que fica mais caro a uma empresa investir num S.O. windows do que linux mas continuo a defender que a importancia dessa utilizaçao so tras mais valias para portugal pq nem todo o dinheiro vai para os E.U.A. muito fica por ca alem de todas as actvidades que a microsoft apoia alem da formaçao que da a muitos estudantes acabados de se formar e que tem a hipotese se ingressar numa grande empresa(as empresas que distribuem linux nao tem tanto impacto como a microsoft e isso é indescutivel). Mas sem duvida que gosto muito mais do ubuntu do que do vista ja usei os dois e posso falar.
    E as empresas tem alguma facilidade em adquirir S.O. windows ate pq em alguns casos existem promoçoes para pequenas empresas de modo a nao pagarem tanto por um S.O. alem de que a maioria dos programas so correm em windows. enfim mantenho a ideia de que linux é bom mas o windows tem um poder mt maior e que é mt importante que se continue a usar em portugal

  40. Ricardo Rodrigues says:

    @Bruno

    Fazias ideia que e’ mais barato (e mais seguro “financeiramente”) para uma empresa usar windows? Sou doido? Nao sou nada.. eu explico melhor.
    Empresas grande (estamos a falar de muitos terminais) tem licencas de volume.. ou seja.. n pagam tanto por casa aplicacao/licenca M$ e alem disso tem acesso uma coisa mt importante: ASSISTENCIA TECNICA por parte da microsoft.
    Imagina que tens uma aplicacao que e’ acedida por muita gente a correr (essa mesma gente depende da aplicacao e paga por isso) em servidores windows.. se alguma coisa corre mal.. a microsoft da’ suporte.. e se por algum motivo a coisa falhar.. a M$ e’ responsabilizada.. ou seja.. a seguradora da M$ indeminiza o q tive de indeminizar.
    Agora pomos a situacao ao contrario.. tens um servidor a correr em linux (nao te esquecas q o hardware tb falha).. mas n e’ so’ isso,.. se existe um problema num desses servers.. quem chamas? a quem ligas? RedHat? Ununtu? Talvez ligasa’ Redhat para um tecnico vir ao local solucionar o problema. Sabes quanto cobram a’ hora? Pois’e meus amigos.. MT DINHEIRO.
    Os sistemas linux sao em geral mais seguros… mas mais seguros em que aspectos? Virus? Spyware? Claro que sim. Mas.. “financeiramente” e em termos de fiabilidade nao sao um investimento tao seguro.
    Meus amigos.. em tudo ha “politica” a informatica nao e’ excepcao. Nao podes explicar a um accionista de 60 anos cheio de dinheiro q isto NAO funciona.. e se lhe dizeres.. ele pergunta-te se ja ligaste para quem devias… e se disseste q sim e que mesmo assim nao funciona entao ele sugere processar a empresa em questao. Isso e’ politica, tribunais, seguradoras.

    Cumps
    Ricardo

  41. Gonçalo says:

    @Pedro

    Não sei como podes dizer que o Ubuntu é intuitivo.. se para instalar a porcaria mais pequena.. tenho que ir à consola! E ainda por cima não são comandos assim tão intuitivos!

    Não digo que depois de configurado o Ubuntu não seja intuitivo.. mas para quem percebe pouco de Linux.. a vida não foi minimamente facilitada! E eu, que preciso de instalar a minha placa de rede.. tenho que andar de um sistema para o outro.. ora pesquiso uma solução.. ora aplico a solução – e nenhuma delas resolveu o meu problema!

  42. Pedro says:

    é assim… o problema ainda dos linux’s, são as drivers, mas o linux tem as suas vantagens e desvantagens como o windows tem! eu n troco o meu xp por nada, (talvez mesmo nem pelo vista) mas não preciso de andar inventar cenas contra o linux, e quem é utilizador do linux tambem não precisa de inventar historias sobre o windows.

    Volto a dizer, só utilizo o windows pk estou muito habituado a ele e preciso dele para trabalhar! só para terem a noção eu utilizo o theme classic, pois destesto efeitos e blur’s nas letras etc etc! o linux tem “muito blur” e há coisas que não dá para tirar o blur, começo a ficar enjoado, e ainda para mais com a mesma resolução do linux é tudo muito maior que a do windows, e como tenho um portatil já utilizo a resolução no máximo! preciso de uma grande area de trabalho

    mas confesso que já pensei várias vezes em instalar um linux para o meu servidor, que até de certeza correria melhor que o windows xp (o pc é ferro velho)

  43. RaCcOn says:

    @pedro

    Vi aqui muita gente fanática por linux… e windows tambem!

    1- windows tambem tem software gratis (até de facturacao)
    2- encontra-se mais fácil um software free para windows do que linux
    3- a manutençaõ do windows é grande? e linux não?? desde quando??
    4- uma gajo que vem para aqui dizer, (tecnico, ou percebe de “computadores”) que tem que formatar todos os meses com um windows e o linux em 6 e 6 meses não percebe é de nada de nada.
    5- microsoft não utiliza linux, simplesmente tem protecções que simulam que utilizam linux.
    6- microsoft, mais virus = microsoft software mais usado em todo o mundo (é normal que fassam mais virus, pois sabem que há mais gente a utiliza-lo, vai haver mais gente infectada)
    7- “com linux eu fasso o meu linux a minha maneira (personalizar)…”. parece que toda a gente percebe de programação… da maneira que falam parece que é como estivessem a fazer uma página de htm…

    acho que não é preciso dizer mais nada…

    eu formato os meus pc’s em 3 em 3 anos… e já é tempo muito curto, formato pois o meu trabalho exige ter muito software instalado, e muitos ficheiros no disco, entao prefiro limpar tudo e instalar tudo de novo, para tornar os pc’s mais rápidos!

    Virus… já nem me lembro qual foi a ultima vez que tive… nem cheguei estar infectado com o blaster… que temivel… ohhh, e ainda para mais não tenho nenhum problema ir aos sites warez ou outro tipo de sites… no fear!

    estamos no tempo do windows xp e não do windows 98 ou me… é uma tecnologia completamente diferente…

    Windows é pago, talvez é o problema dele… SÓ!!

    Amigo…primeiro ninguem te ofendeu directamente nem disse a ninguem que ninguem percebia nada do assunto…ate porque acerca de informatica nunca ninguem sabe tudo e aparece sempre alguem que sabe algo que nao sabias…
    para satisfazer a tua curiosidade acerca da minha carreira no mundo da informática, e nao vou estar a divulgar nomes de empresas pois nao ando aqui a fazer publicidade a ninguem, ja ando neste ramo da informatica faz mais de 15anos(sim o primeiro sistema operativo que usei foi MS-DOS, sim a primeira linguagem de programação que usei foi Assembly) quanto ao facto de eu formatar as minhas maquinas com windows de mes em mes deve-se exactamente ao facto que referiste, mas aparentemente tu consegues andar com um pc durante 3anos sem formatar, eu ao final de 3 anos mesmo que consgui-se estar sem formatar para alem de a maquina estar completamente entupida, ja tinha trocado todo o hardware da mesma umas 1500Vezes(exgero como e claro) , quanto a microsoft usar Linux em alguns dos seus servidores posso garantir-te que o usam e normalmente a distro que usam é gentoo linux, e como é que eu posso afirmar isso?Estive e continu-o ligado a Microsoft, e tenho ficha de funcionario da Microsoft Portugal(exclarecido?)
    Sim sim vais dizer “Trabalhas para a microsoft e dizes mal do windows?”
    embora trabalhe com eles directa ou indirectamente, posso ou nao gostar do que e desenvolvido por eles…
    para te responder ainda a mais uma coisa…
    nao eu nao sou fanatico por linux, como ja disse anteriormente considero por exemplo mac bem melhor que linux, so que nao gosto….

  44. Carlos Nascimento says:

    @Serginho

    Bem, tenho uma duvida de segurança, acho que até se aplica ao topic.
    Uso o Kaspersky Internet Security e o Live Messenger 8. Acontece que não qual a linha de comandos a utilizar para fazer com que o Messenger utilize o Kaspersky para scannar os ficheiros automaticamente. Já tentei algumas coisas, mas nickles… alguém tem ideias?

    Em resposta à tua questão:

    No Windows Live Messenger ir a Ferramentas=>Opções=>Transferencia de Ficheiros=>Detectar vírus nos ficheiros utilizando: , fazes “procurar” vais `pasta “programas” e “Kspersky Lab”, procura e clica avp.exe , acrescentas “scan %1” (sem aspas)

    Isto era pra entenderes, vai ficar algo assim : “C:\Programas\Kaspersky Lab\Kaspersky Internet Security 6.0\avp.exe” scan %1 , pelo que se quiseres é só copiar e colar no WLM.

    Também se afirma que não precisas fazer isto, o KIS examina automaticamente tudo o que vem da net, pelo sim pelo não… assim tens a certeza de que os ficheiros são examinados.

    Cumprimentos

  45. serginho says:

    @Carlos
    Obrigado, faltava-me o %1. Já tinha andado a fazer /? na linha de comandos mas não tinha chegado a lado nenhum. Abraço!!

  46. Anibal Ferreira says:

    Por coisas que o Carlos Nascimento acabou de exemplificar de forma prática, é que o linux não tem assim tantos aderentes, ao menos no windows (e não sou fanático) já vem a “papinha” toda feita.

  47. Bruno says:

    @Ricardo R.

    Mas foi exactamente isso que eu disse e defendi Windows para as empresas Linux em casa. Uma grande empresa tem que se ligar a empresas que tem maior apoio tecnico e maior renome no mercado uma gestao tb passa por ai n é so para os numeros ate pq o preço do S.O. para uma empresa n tem nada a ver com o preço para um pessoa singular.

    Mas pronto n me devo ter explicado bem.

    Cumps a todos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.