Seagate: Estão a chegar discos de 12TB, 14TB e 16TB
A Seagate disse, em 2013, que esperava lançar um disco rígido de 20 TB em 2020, recorrendo à sua mais recente tecnologia de gravação magnética (SMR). Actualmente o maior disco mecânico (HDD) que tem disponível é de 10TB, embora a sua oferta inclua já discos de 12TB, 14TB e 16TB... mas só chegarão ao mercado daqui a 18 meses!
Mas será que os discos rígidos tradicionais conseguem competir com as drives SSD?
Na verdade, os discos, os tradicionais HDD têm cada vez menos argumentos para competir com as drives SSD. Estas unidades estão a insurgir-se com muita força no mercado do armazenamento e temos visto o seu preço diminuir de forma significativa.
Espera-se que dentro de poucos meses a empresa coloque no mercado o seu novo disco rígido de 12TB com tecnologia de hélio. Mas o caminho não ficará por aqui.
Mas qual é o trunfo dos HDD?
Sem dúvida que, actualmente, os HDD apresentam uma capacidade fantástica de armazenamento. Além disso são mais baratos e, quando não necessitamos de desempenho, este tipo de dispositivo de armazenamento pode ser o indicado.
O CEO da Seagate, Stephen Luczo, referiu que os HDDs de 12TB, baseados na tecnologia de hélio, estão já a ser testados e que as soluções mais amplas não estão tão distantes.
Os HDDs não desarmam e vão à luta
Pese o facto dos discos rígidos tradicionais estarem a perder terreno para as unidades SSD, há ainda uma grande procura por espaço e isso as empresas conseguem ter a um custo muito mais competitivo. Empresas como a Seagate conseguem, por exemplo, colocar no mercado um HDD de 10 TB ao preço de 400 dólares (podendo variar ligeiramente o preço consoante o modelo).
Enquanto os consumidores "comuns" ainda estão interessados nos HDDs de grande capacidade, Luczo diz que a Seagate está a ver a procura destas unidades noutras áreas. A área da vigilância, por exemplo, tem cada vez mais a necessidade de espaço de armazenamento com características dedicadas. A Seagate tem, por isso, uma linha de HDDs dedicados à vigilância, a série SkyHawk, que é otimizada para DVRs e NVRs com firmware especializado, permitindo streaming de vídeo suave e estável para este tipo de aplicações.
As NAS são outra área onde os HDDs de grande capacidade estão a tornar-se populares entre os consumidores. E, claro, os clientes empresariais são atraídos para estes discos mecânicos de grande capacidade para os servidores e data centers.
A Seagate arrecadou 2.9 mil milhões de dólares de receita durante o segundo trimestre do ano fiscal de 2016, o que levou a um lucro de 297 milhões de dólares. As vendas de discos rígidos representaram quase 2.7 mil milhões de dólares, com os SSDs a acrescentar relativamente pouco à linha de nuclear da Seagate.
Quantos GB ou TB tem o seu disco principal do seu PC?
Via: PCWorld
Este artigo tem mais de um ano
Principal? 256 gb+256 gb (ssd um para cada OS), de suporte, 8TB, Mais um NAS com 16TB
256GB m.2 SSD
Os HDD só lutam a nível de espaco. Um SSD de 512 GB custa o mesmo que um HDD de 4 ou 5 TB 3.5″. Tenho um PC com um SSD e um HDD, o SSD atinge uns 500 MB/s e o HDD uns 150-170 MB/s.
Honestamente acho que os SSD sao Bons para o SO e programas principais estilo Photoshop, Premiere, Office e afins. Tudo o resto corre como seda nos HDD. Mesmo os jogos estilo GTA, FIFA, Rise of Tomb Raider, etc leem super rápido do HDD e é preciso completo silencio para o ouvir…
Se os preços dos ssd´s continuarem a disparar como se tem verificado nos últimos meses e quiçá nos próximos não tenho dúvidas que os tradicionais discos rígidos mecânicos vingarão outra vez…
A disparar?
Só têm descido. Todos os anos descem para quase metade do preço.
Vá agora em média subiram 10€ porque há falta de material, o que pode antecipar uma chegada de novos ao mercado nos próximos meses.
Por exemplo: Samsung 850 Evo 250GB 99€
Exactamente, espaço para armazenar. Cada vez temos mais tralha, mais vídeo, mais fotos. Pego no drone ou na GoPro… são logo 60 gigas de vídeo, compila-se, guarda-se o vídeo editado…. mas como pena não deitamos fora as gravações. Pois… não há disco que resista.
Uma NAS com 8 TB foi o que me salvou.
principal 1TB ssd secundário 2TB WD
Os HDD’s nunca irão sair de moda, podem fazer o que quiserem com os SSD’s mas para qualquer coisa precisas de um HDD e com bastante espaço…um jogo é 50/60 gigas, fotos e videos… 70gigas… e por aí fora!!!!
ssd 512GB e 2 hdd 2TB
256GB SSD Samsung 840 Pro – Disco para Windows
500Gb mSata SSD Samsung 840 EVO – Disco para jogos
1Tb HDD @ 7200rpm – Disco de dados e backup
500Gb HDD @ 5400rpm – Disco para backup
Que programas/formas usas para fazer backup? E fazes backup do quê?
Cobian Backup
http://www.cobiansoft.com/index.htm
Seagate ta pior q WD, o tanto de hd de 500gb da seagate q deu defeito no ano de 2016 é brincadeira. Imagina só por 1hd de 14tb e a empresa perder os dados, dos dois hds kkkk ta doido.
850 Evo 500GB
WD 5TB
WB 2TB
WD 500GB
De momento:
-SSD OCZ Vertex 3 de 128 GB para OS;
– SSD Samsung 840 Evo de 500 GB para jogos;
– HDD Western Digital de 1 TB para dados e backup;
– HDD Western Digital de 2 TB para dados;
Planeio comprar um novo computador em breve, e passar todos os discos para lá à excepção do SSD do OS, que espero substituir por um M.2, talvez um 960 EVO de 256 ou 500 GB.
Depois tenho mais uns quantos discos externos:
– Western Digital My Book de 2 TB para dados;
– Western Digital de 3 TB para dados;
– NAS Western Digital de 500 GB que tem lá fotos, mas que raramento uso.
Portátil com 10 anos com 256gb de ssd como principal e um HD de 1tb na baía do DVD para dados. Com Windows 10, ecrã 17” de alta definição. Para trabalhar e lazer (nada de jogos especiais) vai durar até ao limite.
Aqui:
256Gb SSD no Macbook 1Gb/s
500Gb SSD no Desktop 500Mb/s
2 x 500Gb SSD
HD de 6Tb
Nas synology com 25Tb sendo que só 20Tb estão disponíveis
Nas Dlink com 10 Tb sendo que só 2.5Tb estão disponíveis para ficar sem os dados tem de avariar 4 discos em simultâneo 🙂
SSD 256GB + SSHD 1TB (8GB NAND)
256GB PCIe no MBP Retina
uma experiência que tive o ano passado com discos para servidores diz-me que ao nível de servidores os ssd ainda estarão longe de conseguirem competir com os tradicionais hdd, tanto ao nível de capacidade como de preço.
numa marca como por exemplo a hp, para um hdd sas que custe 200 euros o ssd da mesma capacidade custa quase mil euros. até pode ser mais rápido mas o preço é uma loucura
Disco Rígido 2TB 3.5 Polegadas DVR WD20PURX
https://tecseteletronica.loja2.com.br/9198969-Disco-Rigido-2TB-3-5-Polegadas-DVR-WD20PURX