SATA escolhe Office 365 da Microsoft …
... para reduzir custos de operações e aumentar produtividade!
Como todos sabem, um dos grandes objectivos das companhias, especialmente nesta altura de maior aperto é precisamente o de reduzir custos e aumentar produtividade.
Apesar de ser um binómio difícil de atingir na totalidade, o que é certo é que se trata duma eterna busca do Santo Graal das organizações e como tal a necessidade de inovar e de se reinventarem impera.
Foi o que sucedeu recentemente com o Grupo SATA que, seleccionou recentemente o serviço integrado de soluções de produtividade, comunicação e colaboração da Microsoft, o Office 365, com vista a reduzir os custos de operação, otimizar recursos e aumentar a produtividade.
A Microsoft Portugal anunciou recentemente que o Grupo SATA, que integra no seu universo de actividade duas transportadoras aéreas, dois operadores turísticos e uma entidade gestora de aeródromos no Arquipélago dos Açores, acabou de seleccionar para o seu serviço integrado de soluções de produtividade, comunicação e colaboração, o Office 365, com vista a reduzir os custos de operação e a optimizar recursos, disponibilizando a todos os seus colaboradores as mais recentes ferramentas de produtividade em modelo “cloud”.
A implementação do serviço Office 365 pretende, assim, tornar os processos de comunicação do Grupo SATA mais eficientes e rentáveis, na medida em que os seus colaboradores poderão, a partir do momento em que a solução estiver implementada, beneficiar da nova “suite” de aplicações colaborativas da Microsoft, conjugando-as com as potencialidades oferecidas pela “cloud”.
No âmbito da realidade do Grupo SATA e das suas necessidades, foram contemplados dois cenários para integração do serviço.
Num primeiro cenário pretende-se proporcionar uma maior facilidade de administração e opções de implementação mais flexíveis dentro da organização, permitindo facilidade e rapidez no acesso, a partir de praticamente qualquer local, às ferramentas tradicionais do “Office”, bem como a actualizações automáticas para a versão mais recente do “Office Professional Plus 2010”.
Um segundo cenário, por sua vez, contempla planos de trabalho para colaboradores que não dispõem de uma secretária ou escritório, nomeadamente aqueles que trabalham por turnos ou em lojas (quiosque), ou que utilizem um PC partilhado, e que por isso necessitam de ferramentas que assegurem também mais facilidade e rapidez no acesso à informação.
Com a integração do “Office 365”, vai ser possível, ao Grupo SATA, a migração da estrutura existente para o primeiro cenário, bem como o alargamento das funcionalidades do serviço e de todos os seus benefícios aos colaboradores e equipas de terra, contemplados inicialmente no cenário de colaboradores quiosque.
De acordo com Paulo Ornelas, CIO do Grupo SATA “A seleção do Office 365 é a escolha mais acertada, tendo em conta a realidade do Grupo SATA e as necessidades evidentes no que respeita à eficiência dos processos de comunicação. Com a integração deste serviço, esperamos conseguir capitalizar de forma mais eficiente os nossos recursos e aumentar os níveis de produtividade e colaboração em todas as empresas do universo SATA.”
Adicionalmente às vantagens de maior flexibilidade e rapidez no acesso à informação, destacam-se, ainda, a maior capacidade de arquivo de ficheiros, a possibilidade de partilha e edição conjunta de conteúdos, novos modelos de trabalho e processos colaborativos como algumas das mais-valias, e uma clara vantagem competitiva no que respeita a uma gestão mais eficiente e rentável.
Este artigo tem mais de um ano
Na empresa também decidimos migrar para o Office 365 (plano P) e têm-se revelado uma boa decisão. Há mais de um ano que temos o serviço e nunca detectei qualquer falha.
Devo dizer no entanto que este post soa bastante a publicidade. Era bom manter um pouco mais a imparcialidade. Como o Office 365 há vários outros serviços de Exchange na Cloud.
JCM
“Devo dizer no entanto que este post soa bastante a publicidade. Era bom manter um pouco mais a imparcialidade” concordo
Imparcialidade sim = indicar alternativas
A notícia é que a SATA adotou o Office 365, que alternativas queres?
“…que alternativas queres?”
E que tal ver um post que não seja um copy/paste de algum comunicado de imprensa?
Ou então identifiquem estes posts como aquilo que são: publicidade nua e crua.
É publicidade nua e crua! É lógico que estas duas empresas têm acordos entre si, daí a SATA ter adoptado o office 365 e ser a microsoft a lançar o anúncio!
Uma empresa como a SATA que tem o monopolio de viagens entre o arquipelago dos Açores, com falsas tarifas low cost..atira constantemente areia para os olhos dos clientes. Acho que tem o poderio financeiro para investir em office…podem já aproveitar e substituir todos os windows 7 pelo 8…
Não ficava mais barato o Google Apps? Era interessante ver um comparativo entre as soluções para empresas.
Acho que seria bom ter um comparativo entre essas duas soluções, visto que são os dois concorrentes directos.
Na empresa empresa onde trabalho, adoptámos à 1 ano o Google Apps e estamos muito satisfeitos com os resultados, mas mesmo assim gostava de ver esse “duelo” entre estas duas soluções.
Se as vantagens valerem realmente a pena, porque não mudar novamente?
Essas soluções na cloud são ambas mais fracas que o LibreOffice. Poderiam usar o LibreOffice para produzir os documentos e a cloud para os partilhar.
Assim dessa forma teriam o mais barato e ficariam assim mais eficientes. As pessoas não conhecem (muitas vezes porque não querem ou por não dizer M$) o LibreOficce e muito menos as suas capacidades.
De notar que o a cloud da M$ não grava noutros formatos que não os X (docx, etc) e tem recursos limitados, embora melhor que o Google Drive, que abre ficheiros em quase todos os formatos.
O objectivo do 365 não é partilha de ficheiros.