Samsung boicota actualizações do Windows
O controlo que muitos fabricantes têm nos equipamentos que vendem aos consumidores é assustador. Sob a capa de manter as máquinas actualizadas têm acesso a controlar de forma completa os equipamentos e por vezes acabam por levar esse papel longe demais.
A descoberta agora feita dá conta de uma mudança muito perigosa que a Samsung está a fazer nos portáteis que vendeu. Para manter a estabilidade das máquinas resolveu desabilitar as actualizações do Windows.
Esta alteração tem estado a ser enviada aos utilizadores de forma silenciosa e está a ser feita através do sistema de actualizações de software da própria Samsung.
Esta sistema de actualizações, que reside na maioria dos equipamentos serve para a Samsung realizar algumas actualizações do software que acompanha estas máquinas e também para que a marca Sul Coreana faça actualizações de drivers.
Uma nova aplicação, de nome Disable_Windowsupdate.exe, foi detectada e sabe-se que, como o próprio nome indica, está a ser a responsável pelo desligar das actualizações do Windows.
Esta aplicação fica residente na máquina e mesmo que o utilizador volte a ligar o processo de actualizações do Windows, tratará de o desligar assim que a máquina seja reiniciada.
A descoberta deste modo de actuação da Samsung foi feita por Patrick Barker, um MVP da Microsoft, que detectou um comportamento anormal numa máquina, que teimava em não manter activa as actualizações do Windows.
Depois de descobrir esta nova aplicação contactou o suporte da Samsung e a resposta que obteve indicava que a decisão prendia-se com a necessidade de garantir que não fossem instalados drivers genéricos da Microsoft, que são recebidos via Windows Update.
When you enable Windows updates, it will install the Default Drivers for all the hardware no laptop which may or may not work. For example if there is USB 3.0 on laptop, the ports may not work with the installation of updates. So to prevent this, SW Update tool will prevent the Windows updates.
Para além desta falha que a Samsung está a impor de forma silenciosa aos seus clientes, existe ainda o problema destas actualizações estarem a ser enviadas para os equipamentos de forma não segura e sem qualquer cifra.
Qualquer atacante mal intencionado por forjar o certificado usado e conseguir instalar software malicioso nas máquinas dos clientes da Samsung, deixando-as comprometidas.
O problema maior desta situação é sem qualquer dúvida a decisão da Samsung de desligar as actualizações do Windows de forma unilateral, sem dar qualquer conhecimento aos seus clientes, dando-lhes a falsa sensação de estarem protegidos e com as suas máquinas actualizadas.
Este artigo tem mais de um ano
Parece que não fui o unico a reparar que depois de instalar as actualizações o sistema fica mais lento
Isso é normal no Windows..
É por isso que sempre que entra uma máquina o disco é formado e o SO é instalado de raiz.
Mais nada !!
Amén!
Ora aí está!
Subscrevo! 😉
You damn right!
Algo aqui está mal explicado, as actualizações entram igual, só que de forma controlada pela aplicação da Samsung.
Da maneira que é dito no artigo parece que uma máquina da Samsung não terá mais actualizações o que é falso.
A própria Asus já tem uma aplicação quase idêntica.
Não sou muito a favor desta política, devia de haver uma forma de escolher que sistema preferimos para fazer os updates (algo idêntico como os programas que gerem as redes wifi).
Não, não “entram igual”.
1) Está dependente que o fabricante faça a actualização. Na melhor das hipóteses há um atraso entre as actualizações que a Microsoft lança e efectivamente receber a actualização (crítico quando há uma falha de segurança). O mais natural é que o seu sistema acabe por (eventualmente) ficar esquecido no tempo — como é apanágio destes *integradores* na actualização de drivers, em que o fabricante do componente lança um novo driver mas eles dificilmente actualizam.
2) O Windows Update faz autenticação dos intervenientes (servidores) e das actualizações em si, este programa não faz nada disso. É uma porta de entrada para atacantes que queiram explorar o seu sistema.
Desculpe, mas entram.
Todas as actualizações de segurança entram pelo software da Samsung, pode é ter algum atraso em relação ao Windows Update.
Em relação aos drivers os fornecidos pela Microsoft em nada prestam e comprometem o dispositivo.
Este software só faz download do servidor da Samsung, só se o servidor for atacado é que podes receber pacotes maliciosos.
Eu sei que não são todas as actualizações efectuadas, mas as de segurança são.
Evitando “pingue-pongue” e repetir o que já foi dito, acho que não é preciso dizer mais nada quando o melhor argumento se resume a “é igual. mas diferente”.
Há muitas mais formas de atacar um software (que não verifica assinaturas) do que comprometer logo o servidor da Samsung… basta atacar na rede local com coisas pouco evoluídas como ARP spoofing do gateway e modificação do source ip para o do server correspondente à resolução do endereço (ou um rogue DNS, ou um proxy transparente, ou … tantas outras).
O problema mais grave é que já sabemos que lenovo também não é de confiança… Samsung também já sabíamos, as televisões também mandam o áudio de volta para a sede. Qualquer dia não se pode comprar nada…
Desligas da rede e utilizas numa sala com paredes de chumbo…
Melhor pratica seria desactivar quando muito as instalações automáticas e complementar isso com um boletim regular de seguranća que ensinasse aos utilizadores quais são as que devem ser ou não ser instaladas manualmente sem prejuízo para a estabilidade do sistema. Eu desactivei as actualizações automáticas numa série de maquinas depois de ter passado pela experiência terrivel de ter um toughbook a bloquear no arranque do windows depois de fazer uma actualização. O sistema era um Windows 8.1 do meu chefe e só se conseguia aceder ao ambiente de trabalho após entrar em modo de segurança, desactivando a assinatura digital dos controladores e fazendo um novo reiniciar. Algo capaz de causar calafrios, tendo em conta o computador de que se trata e o facto de terem sido aplicados updates da Microsoft que à partida não poderiam causar uma anomalia dessas. Perdi horas que poderiam ter sido aplicadas em coisas muito mais interessantes do que lidar com incompatibilidades entre um update e configurações específicas. E mais gente foi afectada, pelo que consegui ler nos foruns da MSFT na altura. Parece que em Maio voltaram a existir problemas com outro update qualquer pelo que não é garantido que situações identicas não voltem a ocorrer futuramente. Daí que até compreendo esta medida da Samsung, apesar de achar que deveria ser implementada de outra forma e com o conhecimento e responsabilização dos utilizadores.
sabe/se que o windows 8 nao esta devidamente registado em maquinas novas## erro no li;enciamento## lol.
Fabulastico, samsung!
Mesma política que adoptaram no Android?
“Quer um portátil com W10? Então compre um portátil novo, de gama alta, que já vem com W10…:”
Com Mac, isso não acontece…
Toda a empresa tem esuemas… é tudo farinha do mesmo saco. Só mudam as justificações.
Compra Apple, mais limpinho, não há.
I must not facepalm… Facepalm
Coisas como estas, não acontecem.
continua a acreditar nisso…
Continua a acreditar que compres qualquer marca que seja, que não vais ter sempre problemas destes…
Os Macs vêm já limpinhos, sem qualquer software extra. É tudo Apple, e pronto…
É! E Pai Natal existe, e os bebés vem de Paris no bico de uma cegonha, e a fada dos dentes…
Se o Windows substitui por drivers genéricos, não me choca a posição da Samsung. Claro que isso deveria ser feito às claras.
Que atitude tão inteligente… sem duvida…
Então porque vendem o portátil com o Windows pré-instalado?!
Quando chegar a casa tenho de vasculhar o meu Chronos :\
Não pondo em causa que o que está na noticia tenha acontecido, posso garantir que não é verdade para os portáteis em Portugal, pelo menos para todos. Tenho um ATIVBOOK4, entre outras pessoas com samsung, com windows8.1, e sempre teve o swupdate e o windowsupdate a funcionar sem qualquer problema. tenho todas as atualizações as Windows feitas e os drivers são de facto os da Samsung, porque são os preparados para o meu modelo e não pretendo atualizar para genéricos (funciona muito bem assim)
Também já tenho o ícone para solicitar o Windows10 e por isso tenho o upgrade garantido e de graça.
Convém não entrar na teoria da conspiração só porque é a Samsung, ou a Apple, conforme os casos. A única queixa que tenho do software da Samsung é o peso de algumas aplicações que acabei por desinstalar, de resto os portáteis da Samsung são 5*!!!
Por isso que até agora tenho problemas para instalar o Windows 10 Technical Preview!!
OS X.
Mais nada.