Sabe porque é que as janelas dos aviões são redondas?
Para quem costuma viajar de avião há muitos pormenores no interior da aeronave que dão que pensar. No que diz respeito às janelas, sabe porque é que as mesmas não são quadradas ou retangulares, tal como acontece em alguns carros?
Descubra neste artigo a explicação para tal opção.
O facto de os aviões terem janelas redondas/ovais deve-se à resistência, ao nível da pressão, da mesma comparativamente a janelas quadradas ou retangulares.
Segundo o Travel + Leisure, “os cantos aguçados das janelas quadradas ou retangulares são naturalmente mais fracos: tratam-se de pontos de concentração de pressão que tendem a enfraquecer devido à pressão atmosférica”. Assim, a escolha de janelas redondas/ovais para aviões é a mais acertada, uma vez que conseguem também distribuir melhor a pressão.
Janelas redondas nos aviões: Nem sempre foi assim…
Os primeiros aviões comerciais, dos anos 1950, utilizavam janelas quadradas. O modelo de Havilland Commet, por exemplo, desenvolvido nos finais dos anos 1940, foi o primeiro avião a jato a prestar serviço comercial e tinha janelas quadradas.
Estes aviões tiveram sérios problemas, sendo que dois exemplares quebraram-se mesmo a meio de um voo, causando a morte dos passageiros. De acordo com algumas investigações realizadas, concluiu-se que os cantos das janelas racharam num ângulo de 90º devido às mudanças de pressão constantes durante o voo.
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Comet. O canto cria um ponto de stress, enquanto uma janela redonda não o tem logo as forças estão melhor distribuídas.
Exatamente isso, mas parece que tem gente que anda cheio de desejos em comer donuts 🙂
Nos EUA não eram os Republicanos que queriam abrir as janelas em pleno voo? :0)
É deixa-los 😀
Melhor não deixar, muitas das modas americanas espalham-se pelos jovens ocidentais como virus!
Sem dúvida. Sempre atento.
Sao redondas em homenagem aos donuts
You’re do…nuts.
Julgo que este artigo não está bem traduzido.
Os cantos retos (que existem nos cantos das janelas quadradas) em qualquer material criam um ponto de concentração de tensões independentemente da carga aplicada, ou seja, se aplicarmos uma qualquer força a uma qualquer peça com cantos retos, ao medirmos as tensões no material verificamos que nos cantos são muito superiores à média.
Olhem para uma qualquer janela de um edifício por exemplo, e se houver fissuras/rachas é quase sempre nos cantos (ou é a primeira a aparecer). Aplica-se a todos os materiais.
Ou seja não é decido à pressão atmosférica que é elevada, ou à janela que “enfraquece”. A resistência do vidro é tecnicamente sempre a mesma. Nos cantos rectos a tensão é simplesmente mais alta para a força aplicada do que nas restantes áreas e é por isso onde parte primeiro.
Porque o avião é um cilindro.