Ryanair, easyJet, Vueling e Volotea multadas por cobrarem taxas pela bagagem de mão
Viajar por companhias aéreas low cost implica alguns custos extra, além do bilhete. Apesar de este ficar, de facto, mais barato, adicionar uma mala de mão ou, simplesmente, escolher um lugar pode acarretar taxas. A Ryanair, easyJet, Vueling e Volotea foram, agora, multadas por cobrarem taxas pela bagagem de mão e por falta de transparência em matéria de preços.
Quando o tamanho da carteira não é proporcional à vontade de viajar, as companhias aéreas low cost são a solução ideal. Contudo, a um bilhete de avião barato juntam-se outros custos, caso o passageiro queira fazer upgrades, como levar bagagem de mão - esta é, normalmente, assegurada pelas companhias aéreas full service.
Agora, na maior multa alguma vez aplicada pelas autoridades de defesa do consumidor por práticas prejudiciais contra os clientes, o Ministério do Consumo de Espanha aplicou uma coima recorde de mais de 150 milhões de euros a quatro companhias aéreas de baixo custo por práticas abusivas. São elas a Ryanair, a Volotea, a Vueling e a easyJet.
Esta multa baseia-se em quatro práticas comuns destas companhias, que são consideradas "abusivas" ou "não transparentes":
- Cobrança de bagagem de mão, pois as companhias aéreas multadas cobram aos passageiros que transportam mochilas ou sacos a bordo do avião, apesar de não ser necessário registá-los.
- Falta de transparência nos preços, uma vez que o preço de um bilhete pode mudar durante o processo de compra e de, no final do processo, ter aumentado inesperadamente. É considerada uma prática desleal porque dificulta aos consumidores a comparação de preços entre companhias aéreas ou a tomada de decisões informadas.
- Cobrança adicional pelo lugar ao lado de dependentes, que podem ser pais e filhos.
- Impossibilidade de pagar em numerário no aeroporto.
Embora sejam o modus operandi das companhias aéreas low cost, que assim asseguram os preços baixos associados aos bilhetes de avião, estas práticas passam a ser tecnicamente proibidas, a partir de agora.
Foram quase seis anos a lutar para que as autoridades atuassem contra as práticas através das quais as companhias aéreas inflacionavam ilegalmente os seus lucros e finalmente conseguimos.
Disse Rubén Sánchez, secretário-geral da FACUA - Consumidores en Acción, num comunicado.
Esta associação, que procura defender os direitos dos consumidores espanhóis e que lutava contra estas práticas desde 2018, motivou uma investigação da Direção-Geral do Consumidor, em 2023.
De acordo com o elDiario.es, citando a organização, a maior sanção recaiu sobre a Ryanair, que foi primeira companhia aérea a cobrar pela bagagem de mão, em novembro de 2018. Seguiu-se a Vueling e, a uma distância muito maior, a easyJet e a Volotea.
E em Portugal?
A próxima novidades das companhias low cost é cobrar se quiseres respirar dentro dos avião 🙂 🙂
Ainda há dias tive de fazer uma deslocação aos Países Baixos e para lá fui na TAP, 470€ sem direito a qualquer tipo de comida, uma vergonha, a vinda pela KLM, 310€ com refeição
Como acionista involuntario da TAP, agradeco a escolha de viajar conosco.
Foi uma viagem de última hora, não havia muita escolha
Felizmente poso e adoro viajar e foi das poucas vezes que viajei com a TAP, adoro ir visitar São Miguel e já comprei várias vezes passagens pela TAP, mas foi quase sempre operado pela Sata e das outras vezes que viajei na TAP foi também a TAP a operar o voo por outra companhia.
ahahahaah
Problema fácil de resolver. Vá na KLM.
Bem pior é andar a pagar 600€ para ir à Madeira.
Iir à Madeira para quê? Antigamente era o único lugar no estrangeiro onde o escudo era aceite. Agora nem isso.
Caso não saiba são aos milhares os Portugueses que vão à Madeira todas as semanas.
P.S. Antigamente tambem se aceitavam escudos nos Açores e nas Berlengas
Já tenho voos marcados para Bangkok e é mais barato que os voos para a Madeira
Este ano os voos para a Asia estão bastante mais baratos que no ano passado
Bangkok? Que tipo de turismo vai fazer? Tenha cuidado, parecem meninas mas nao sao.
A TAP e a Sata, como sabem que muita gente prefere viajar nessas companhias para as (ou das) ilhas, abusam dos preços.
A Easyjet e Ryanair são realmente mais baratas mas deixam o passageiro totalmente desprotegido quando há cancelamentos. Pagam o que têm de pagar, mas não garantem lugar noutros voos.
Eles cobram 1kg a mais na bagagem de mão, mas não cobram ao gajo que vai ao lado que tem o dobro do meu peso… Só deus sabe o que eles levam nos porões para não terem espaço…
Sou magro, peso 60kg, porque tenho de pagar bilhete igual a um que pese 100kg e ocupa lugar e meio!?
Pk a companhia aerea é uma empresa privada e vende um produto/servico.
Tu como cliente tens duas opcoes ou compras ou nao compras.
Andar de aviao ainda nao é um direito universal.
Por isso vou se carro para toda a Europa e faço o que quero
Desde que caiba num assento, paga o mesmo.
Há companhias a cobrar mais quando o passageiro ocupa 2 lugares.
60 kg de estupidez devem pagar mais do que 100 kg de ser humano.
Ele tem razão… Tem alguma lógica cobrar bagagens de mão pelo peso e depois ter um rinoceronte ao lado???
Infelizmente, quem vive no norte tem poucas opções. O Aeroporto Sá Carneiro está “infestado” de voos “Low Cost”. Por outro lado, quem vive na zona de Lisboa tem mais escolhas. Nem toda a gente gosta de viajar nessas companhias de “Low Cost”. Muitas vezes, depois de pagar o transporte de bagagem, escolher o lugar e a comida, o preço acaba por ser mais ou menos o mesmo que o de um voo de uma companhia aérea normal. No entanto, quem viaja na companhia Vueling deve ter cuidado, pois muitas vezes não cumpre o horário e está sujeito a perder a mala ou o voo, especialmente para quem tem outra conexão (já aconteceu comigo 2 vezes).
Dificilmente é o preço de uma companhia aérea normal principalmente porque estas companhias tem voos diretos praticamente para todo o lado. Acho que já não são bem low cost mas com tudo incluído existem bastantes destinos com preços bons.
ahahahah…agora tudo são conexãoes e, eua pensar que eram ligações..
No brazil falam assim, de forma estranha. O pessoal que ve as novelas brazileiras tende a falar assim
Conheço a Ryanair em voos de curta duração, até porque às vezes não há outra companhia aérea ou às horas que pretendo. Nem noto que haja diferença assinalável para companhias que não são low cost. Todas encolheram o espaço entre bancos. A Ryanair teve o bom senso de, sendo assim, as cadeiras não serem reclináveis. Não percebo é por que é que os assentos são de “suma pau”.
– Cobrança de bagagem de mão. Levar bagagem de porão aumenta o preço, logo muitos levam apenas bagagem de mão – que pode ir desde a pequena mala de dimensões regulamentadas, essa mala e mochilitas e sacos ou levar uma mochila maior do que uma mala de porão. Não creio que a multa queira dizer que se pode levar na cabine toda qualquer bagagem que se possa transportar.
– Cobrança adicional pelo lugar de dependentes. Às famílias gostam de viajar juntas. Às vezes não é possível e só há lugares separados. Mas a notícia da multa o que dá a entender é que, havendo lugares juntos, a companhia atribui lugares separados e só junta os dependentes pagando mais. Se isso acontece é uma valente sacanice.
– Bilhetes que vão subindo de preço durante o processo de compra online. Começa-se com 50, a seguir passa a 70 , quando se chega ao fim são 90. Sim, já me aconteceu, não achei graça.
– Não aceitar pagamentos em dinheiro. Mas quem é que hoje em dia faz pagamentos em dinheiro?
Não houve multa, mas uma censura especial à Ryanair por levar 20€ se se quiser o bilhete impresso. Eu à cautela, imprimo os bilhetes e os cartões de embarque em casa.
Para voos directos, o factor preço é algo que tenho em conta, mas não o único. Agora para voos com escalas, prefiro ainda voar com companhias aéreas ditas tradicionais, pois até estas, têm algumas práticas de lowcost, mas não de lowfare.