PplWare Mobile

Rumor – Que novidades poderão aparecer na WWDC 2012

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Tiago Dias says:

    E que venham para cá essas novidades!!

    Estou curioso. Diz-se até que esta será uma das “maiores” WWDC’s em termos de novidades. Será que vai ser mesmo? Depois de dois eventos, do iPhone 4S e iPad 3, em não houve nada de “wow”, apenas as esperadas actualizações, está a fazer falta uma daquelas keynotes bombásticas da Apple a marcar a sua posição! Que traz coisas novas, coisas que dão a volta ao mundo tecnológico!

    Cá estaremos para ver!

    • Rui "ALL" Sousa says:

      Após os últimos eventos (iP4S e New Ipad) as minhas expectativas são mesmo baixas, limitar-se a acompanhar a concorrência 6 meses dp e esta feito…

      • Tiago Dias says:

        Não é que eu tenha a expectativa muito alta, mas espero algo mais neste evento que nos últimos 2.
        Sinceramente nos outros 2 fizeram o que eu esperava.. claro que há sempre aquela esperança que mostrem algo bombástico, novo, mas ainda assim foi compreensível.

        Neste momento espero algo mais. Espero novidades agradáveis a nível de software. Espero mais funções, espero melhorias, coisas novas, quem sabe até algum refresh à imagem do iOS.

        Vamos esperar para ver.

      • Bruno Silva says:

        Estão a esquecer-se do Lion Mountain, espero que o Boot seja muito mais rápido, é que no Lion quase que dá para ir às compras e vir!

  2. Miguel G. says:

    Quanto ao ecrã retina nos macs pode até vir, mas o rumor das aplicações começarem a aparecer na mac app store com suporte ao ecrã retina foi mais alarido do que factos.

    O developer já veio dizer que apenas está referir-se a HiDPI, mesmo sem saber se os macs vão suportar:
    By “retina graphics” we’re simply referring to HiDPI (a.k.a. @2x graphics). We don’t know what Apple will show at WWDC.
    http://9to5mac.com/2012/06/08/retina-mac-apps-begin-appearing-in-app-store-ahead-of-apples-wwdc-unveiling/

    • Tiago Dias says:

      Sim, é verdade, mas com tantos indicativos, os ícones HiDPI, é algo quase certo.

      Talvez o façam apenas para o Air de 11”, possivelmente para o de 13. A partir daí começa a ser desafiante as enormes resoluções necessárias para o Retina (então em iMacs, upa upa).

  3. João Reis says:

    Já está confirmado:

    iOS 6 irá ter o tema cinzento que irá evoluir do azul:

    http://cdn.iphonehacks.com/wp-content/uploads/2012/05/wwdcapps.jpg

    O banner do anuncio confirma, fundo cinzento, mas claro 100% só na altura que anunciarem:
    http://cdn.iphonehacks.com/wp-content/uploads/2012/06/ios6_610x407-11.jpg

  4. ApacheDraco says:

    Bom dia,
    Não coloques a fasquia muito alta.

  5. Ryan says:

    Eles vão lançar mesmo muitas iNovações de alto recorte tecnológico 🙂

  6. Mário says:

    Uma Pergunta o MacBook Air ainda parte as dobradiças ou ja corrigiram esse defeito.

  7. Quick says:

    Estou em vias de comprar um iPod Touch, mas acham que é preferível esperar por um novo modelo que poderá sair ainda este ano ou devo seguir em frente?

    Cumprimentos

  8. Sombrero says:

    É bom que anunciem uma evolução significativa no iOS. Senão, vendo as minhas iCenas (iphone e ipad), e compro um Galaxy S3. Sinto que o Android se está a chegar à frente.

    • Vítor M. says:

      Uiii ias ficas tão decepcionado 🙂 não que o GS3 não seja um fantástico equipamento, mas tem um ‘problema’! Traz Android 😉 aí sim irias notar uma diferença gigante em termos de utilização qualitativa.

      • Sombrero says:

        Desapontado já estou eu por ter um iPhone há mais de 3 anos e continuar a mesma coisa. Onde anda a evolução e a inovação? Ainda há dias brinquei com um Galaxy Note e sim, notei uma “diferença gigante em termos de utilização qualitativa”. Para melhor.

        Eu não sou fiel a marcas. Deem-me o que eu quero e tomem lá o meu dinheiro! E se gostava de continuar com a Apple, não tenho problema em mudar se a concorrência se chegar à frente.

        • Vítor M. says:

          Tens um iPhone há 3 anos e continua a mesma coisa? Actualiza-o ora bolas. Desde essa altura até hoje muita coisa melhorou no iOS e se tens um iPhone 3GS, o de há 3 anos, é normal que queiras algo mais moderno, compra o iPhone 4S e se comparares com um Galaxy, os iPhones evoluem muito mais, basta ver que no teu iPhone 3GS podes actualizar o SO para o iOS 5… olha que nos Android a coisa é muito mais complicada 😉

        • Alexandre says:

          Comparar o Iphone com o GS3 “tudo bem” agora com o Note, não faz qualquer sentido!
          Também tive a curiosidade de “brincar” com um acabadinho de sair da caixa e aquilo “vazio” já não tem a fluidez do meu 4s carregado de app e fotos e musica.
          Esqueçam as especificações, o IOS está a anos luz de qualquer outro. Não é tanto pelo tlm em si, mas sim o software.
          Já tive Android e experimentei quase todas as ROM´S que consegui encontrar.

          • João Reis says:

            Verdade, por incrivel que pareça, essa fluidez nota-se mesmo. Como é possível telems tão caros e tão potentes não terem um software SO melhor. Android não vai longe, fiquei bastante surpreso não contava ver algo assim nos dias de hoje.
            O que eu digo a toda a gente é, experimentem os vários telefones antes de comprar. Nem que seja em maos de amigos, isso e tablets.

    • Rui "ALL" Sousa says:

      Eu tb não vejo o iOS a ter melhorias significativas, i.e., estava a espera de mais, e a minha vontade era se isto cont por este caminho mudar para Android, mas dp uso um Android e digo, iOS volta, estas perdoado ^^

      Sinceramente acho que o iOS esta a evoluir não de encontro a necessidade do utilizador mas consoante a necessidade que a Apple vê no mercado e na concorrência e apesar de estar a fazer o seu jogo como empresa, a mim como consumidor deixa-me decepcionado.

      O mesmo se vai aplicar no iP5, ira evoluir não para beneficio dos consumidores mas pq a concorrência assim o exige, caso contraio iríamos levar com um iP4S special edition que vinha em 2 novas cores e íamos cheio de sorte (ainda bem que o Android puxa a fasquia para cima)

      • Vítor M. says:

        Achas que o Android é que puxa a fasquia? Eu não acho muito sinceramente, vejo o caso dos dois Nexus e continuo a achar que foram flops, assim como os tablets da samsung e até o Galaxy S. Todos esse que foram apelidados como os iphone Killers e ipad killers.

        Vejo neste GS3 uma nova máquina… mas só agora e mesmo assim, ainda sem sistema operativo à altura. É a minha opinião, baseada no que temos visto nos últimos 7 anos.

        Quem puxa a fasquia é a Apple.

        • GreenTuxer says:

          Discordo totalmente! Tenho um Galaxy Nexus e não há nada tão rápido e fluido quanto isto! Por isso, acredita bem, o SGS III certamente será ainda mais rápido, o problema é trazer muita tralha Samsung.

          Duma forma geral, ambos se puxam uns aos outros, numas coisas um, noutras o outro.
          Há é que deixar de lado a fanboyzice, para saber admitir as coisas como elas são.

          • Vítor M. says:

            O mercado respondeu a isso, foi um flop. Quando saiu… era já ultrapassado. Foi a reacção do mercado, não são conclusões minhas.

            Se puxam uns pelos outros?

            Claro, isso num patamar básico é verdade, mas quem puxa pelo conceito smartphone? A Apple. pelo conceito tablet? A Apple, pelo conceito ultrabook? A Apple e pelo conceito portátil? A Apple. Basta ver o aspecto que mais vende, a imagem de marca, quem, por exemplo, desenvolveu uma pen para instalar o sistema operativo, e mais tarde lançando mesmo via cloud, recorrendo à instalação do SO via Mac App Store… quem? A Apple.

            Noutros segmento também teve grande influência, como ao nível das máquinas de produção, onde estúdios de arte e edição de vídeo, usam máquinas poderosa Apple.

            Existem depois outros segmentos liderados por outras empresas, mas nestes segmentos que falei, a Apple lidera e impõe um estilo.

  9. Alexandre Amaral says:

    Estava a pensar em comprar um iphone durante estes tempos, a minha pergunta basicamente é se devo esperar pela nova versão que irá sair (parece-me que não há data prevista para isso) ou comprar o 4s…qual é a vossa opinião?

    • Vítor M. says:

      Não esperes. O iPhone 4S oferece-te o que de melhor tens hoje e o que de melhor irás ter nos próximos tempos. Tens uma máquina com um ecrã excepcional, com um processador ainda dos mais rápidos saídos neste segmento, uma máquina em aço e vidro (mais nenhuma existe com esta qualidade de construção), tens uma máquina que usufruiu de um sistema operativo muito evoluído e com uma qualidade impar, agora prestes a ser actualizado para a versão iOS 6. Tens tecnologias tipo o Siri, Air Play, OTA, Find My iPhone a tirar proveito de serviços fantásticos, como o iCloud, iTunes Store, App Store, U Tunes, iTunes Match, Game Center, etc… e com aplicações do melhor que se faz neste segmento, como as da Apple tipo iPhoto, Garageband, iMovie, iBooks… etc… e um rol de milhões de outras que cobrem “quase” tudo o que se pode fazer com um iPhone.

      Na web com o cliente de mail ou o Safari… é uma prazer usar, verás isso mesmo.

      Não percas mais tempo à espera 😉

      • Rena says:

        Isso é que é publicidade enganosa ò Vitor M….

        “O iPhone 4S oferece-te o que de melhor tens hoje e o que de melhor irás ter nos próximos tempos.”

        O que me ri a ver isto :X
        Nem oferece o melhor de hoje, nem de ontem, nem de amanha..
        Alexandre se queres um telemóvel decente foge do iphone a sete pés e compra um samsung, htc ou um lumia até, agora se só o queres para o status…Your doing it right.

        • Vítor M. says:

          Não sou eu que o digo (ou não sou só eu), os testes feitos, a critica e as vendas… mesmo que te dê alguma indisposição 😉 mas é a verdade sabes, eu sei que muita gente (futuros clientes Apple) têm a “mania parva” de contrariar só porque sim, mas desde o iPhone 3G que vejo povo com essa tua opinião e que até hoje… não conseguiram sequer uma aproximação ao conceito e design que a Apple oferece 😉 Pensa nisso.

        • Rui "ALL" Sousa says:

          Argumenta a tua opinião sff…

        • ozie says:

          lumia 900

          esse sim

        • Alexandre Amaral says:

          Respondendo-te Rena, não vou para nenhum HTC (apesar de gostar bastante da marca, tive muitos no tempo do wm) porque simplesmente estou farto do meu Android, preciso de fluidez, sem manhas sem rom’s manhosas quero que o meu aparelho tenha actualizações como deve ser…sinceramente, dada vez mais parece-me que o Android é o Windows Mobile dos tempos modernos. O Android no geral está com demasiados problemas para o meu gosto, quero uma coisa simples, directa e que simplesmente funcione.

          Pensei sinceramente no Lumia, porque até sempre fui um apaixonado pela Microsoft, mas sinceramente eu vejo ainda como uma aposta inserta…não sei bem como será o wp no futuro.

          Obrigado Vitor M. e Rui Sousa pelas vossas opiniões.

          • Rui says:

            Grande resposta Alexandre! LOLOL

            Desarmas-te completamente o/a Rena.

            Em relação à compra, discordo ligeiramente do Vitor M., Se fosse eu, esperava um pouco mais até saber em Setembro/Outubro qual vai ser o novo iPhone. Se me agradasse, comprava o novo, senão aproveitava e ainda comprava o 4S

            De qualquer forma, se comprares agora o 4S, estás a comprar o tlm fantástico! Eu tenho o 4 e estou super satisfeito.

            Boas compras 🙂

          • Sergio says:

            Completamente de acordo. Migrei para iPhone por causa de tufo isso. E ao fim de 1 mês posso dizer que grande aquisição foi este 4s. Mas digo-vos o jaikbreak estraga um pouco esta imagem de estabilidade. De vez em quando lá me aparece uma janela a dizer que o springboard precisa ser reiniciado. Coisa que se faz com um simples ok, sem necessidades de resets.
            Pessoalmente acho que uma das grandes inovações do iOS 6 é uma api para programar para a barra de notificações. Dentro da mesma onda será o aparecimento de vários widgets por parte da Apple. Na minha opinião vai surgir o widget que vai matar o sbsettings. Acho que finalmente vamos ter um widget nativo para ligar/desligar interfaces (esta-me a falhar a palavra). Possivelmente podemos vir a ter uma integração maior entre o calendário, as tarefas e as notas

          • GreenTuxer says:

            Então experimenta um telefone com Android nativo, como o Galaxy Nexus. Tem exactamente isso tudo que procuras.

    • Rui "ALL" Sousa says:

      Não quero meter lenha na fogueira mas eu esperava mais uns 3 meses e comprava o novo (mas isto sou eu), faz todo o sentido esperar 3 meses para comprar um iPhone que não tem uma estrutura de 2 anos e com uma entrada de 30 pins que em breve vai estar desactualizada.

      O meu ponto de vista é, uma vez que o preço dos iPhones é sp o mesmo, eles devem ser comprados mal saiam (3 meses) pq não iremos ter aquela decepção de que apos meio ano podiamos comprar mais barato, pq felizmente eles mantem o mm preço, a faltar 3 meses comprar um equipamento que em breve ira estar “de certo modo” desactualizado, acho que é um erro.

      Mas eu posso não perceber mt do assunto e vamos seguir a opinião dos especialistas (MacRumors): “Recommendation: Buy only if you need it – Approaching the end of a cycle”

  10. Sombrero says:

    Desapontado já estou eu por ter um iPhone há mais de 3 anos e continuar a mesma coisa. Onde anda a evolução e a inovação?

  11. The man says:

    Impressionante este ecossistema a funcionar em pleno.

    Vitor excelente artigo, perfeito apanhado de todos os rumores e notícias que correm nos milhentos blogs que por ai discutem este assunto.

    Porém eu vi qualquer coisa sobre o novo cinema display trazer buit in Air play, tens ideia de algo?

    • Vítor M. says:

      Realmente li algo, mas era tão vago que não tenho uma ideia formada, assim como o estender do Thunderbold a outros segmentos. É tudo possível, sabemos como funcionam os engenheiros daquela casa, querem ter sempre uma novidade segura nas suas criações… mas vamos ver o que nos trazem.

      Há depois tecnologias que se cruzam entre possíveis projectos, como a saída da iTV, por exemplo. Vamos ver.

      • the man says:

        Eu nem tenho grande esperança sobre a possível iTV propriamente dita, mas so o facto de sair um SDK para a apple TV normal, para mim ja é um leap forward autentico. Abre um novo mundo de possibilidades

  12. jpng81 says:

    Os tipos da apple que se ponham a pau, agora quando começarem a aparecer ultrabooks que se convertem em tablets tipo o “lenovo yoga” e creio que já existe outro modelo ainda muito mais bem pensado que o lenovo yoga em que existe com dois ecrãs em que nem sequer é necessário andar a fazer a ginástica que o “yoga” faz.
    Tablets já eram coisa do passado e nunca pegaram, por isso agora voltaram e vão-se embora novamente.

    • Vítor M. says:

      Os ultrabooks não vão aparecer, pelo menos a patente está já do lado da Apple, afinal o AIR foi quem deu o mote a este provável segmento 😉 Nós hoje já dizemos algo sobre isso….

    • Tiago Dias says:

      “Os tipos da apple que se ponham a pau…” é um começo de frase que se tem visto muito nos últimos tempos.

      Eu diria mais “Os tipos da concorrência que acordem!”.

      Em relação ao caso particular dos ultrabooks, há alguém capaz de afirmar que não foi o Air a “criar” este segmento? A inspirar a aposta neste tipo de computadores?

      Não digo que a concorrência não crie ultrabooks. Criem-nos, por favor! Mas não se limitem a copiar, desenvolvam algo diferente, e principalmente, algo competitivo! Porque até agora nenhuma marca está a conseguir ultrabooks com preço abaixo do Air, e então se começam a por 2 ecrãs, para onde vai o preço?

      • MárioM says:

        Nos Ultrabooks é tudo uma questão de gosto eu pessoalmente estou satisfeito com o meu IBM X61s retirei o Windows instalei o Kubuntu e se já era um maquinão ainda melhorou mais.

  13. Bruno Coimbra says:

    Só uma questão, se forem apresentados os novos macbooks pro como referiram para quando estarão á venda em portugal alguem sabe mais ou menos quanto tempo demora entre a apresentação e a venda ao publico???

    Abraços e continuação de boa cobertura do evento

    • Vítor M. says:

      No dia deves poder encomendar no fim da keynote e até 5 dias tens isso em tua casa.

      • Bruno Coimbra says:

        Mas vitor mesmo para portugal?

        Eu sou virgem no que toca a produtos da apple (excepto um ipod nano ja velhinho) e queria saber se tem vantagem comprar aqui em portugal numa apple store ou encomendar dos USA.

        é q queria comprar um portátil pq o meu vaio morreu e aproveitava esta nova remodelação dos macbooks pro para mudar de ”ambiente”

        abraços

        • Vítor M. says:

          Existem produtos onde só são lançados primeiro para um grupo de países, tem a ver principalmente com o poder de fornecimento, no caso dos MacBooks esse problema não se dá e a Apple abre logo para o mercado mundial Foi assim que comprei este meu actual quando foi anunciado na keynote de 2011.

  14. Rena says:

    Resumindo, não vão apresentar nada de novo mas vão fazer um espetáculo como se tivessem inventado a roda!
    Adorava conhecer pessoalmente a equipa de marketing deles … :’)

    • Vítor M. says:

      Hehe… já estás a tremer? 😀

      Vão apresentar evoluções que levarão os outros atrás… queres apostar? 😉

      • Rena says:

        Não estou a tremer, gostava mesmo de conhecer a equipa de marketing deles, era um privilégio para mim 🙂 São dos tais que conseguem vender gelo no polo norte.
        Aposto que vão pegar em tecnologias que os outros já têm e cobrir com um doce manto de marketing…isso sim aposto 😉
        E para responder ao post lá de cima, lumia 900+windows phone passa de longeeeeeee o conceito e design que a apple oferece 🙂

        • Vítor M. says:

          Ó… não inventes 😀 o Lumia tem o seu segmento e nunca chegará ao mercado que a Apple conseguiu e está permanentemente a conquistar.

          Todos, como tu dizes, são iPhone Killers e nenhum fez mais do que dar tiros nos seus próprios pés 😉

          • Rena says:

            Ó…Não sabes o que dizes 😀
            Na minha opinião Apple já deu o que tinha a dar. Ainda para mais quando sair o windows 8 para todas a plataformas, e estando a apple a desleixar-se dos seus clientes profissionais como está.
            Ainda vão ter de voltar a batalhar para não descer dos seus 6 ou 7% de cota de sistemas operativos. Mas admito terem subido de 2% para 7% nos últimos 10 anos, não foi nada mau :X
            Mas pronto… especulações… 😛

          • Vítor M. says:

            Rena… eu não sei o que digo? Lol está a reinar verdade?

            Olha para o mercado, meu caro e vê, olha com olhos de ver a qualidade de equipamentos que a Apple tem desenvolvido, os conceitos e segmentos desenhados para uma escala mundial, quem passou de 2% para 20% no mercado norte-americano em vendas de computadores pessoais… e que cresceu de forma colossal nos últimos anos no segmento tablet e smartphone… depois conversamos.

    • Tiago Dias says:

      Mais uma vez.. é o marketing que vende os produtos? Não há dúvida que o marketing é bom, nunca discuti isso. Mas é SÓ o marketing que vende? Acreditas mesmo nisso? Podia vender 1 ou 2 anos, mas se os produtos não mostrassem valor não havia marketing que os salvasse…

  15. Emannxx says:

    Tantas suposições lançamentos fantásticos e reinvenções dramáticas do que já existe etc. … depois acontece o que aconteceu nos dois eventos anteriores (ou seja, nada demais) e fica toda agente… “Where is it?!”.

    • Tiago Dias says:

      Sem dúvida que pode acontecer! hehe 😛

      Mas neste, embora não garanta que haja algo wow, vai haver algo mais, de certeza. Eles não se podem dar ao luxo de “decepcionar” 3 vezes seguidas.. é muito negativo, e embora até agora as vendas não mostrem isso, podem passar a mostrar…

  16. Tiago Dias says:

    Respondendo a todos os que equacionam a troca do iPhone por um Android no caso de não serem apresentadas grandes novidades… Eu também espero que sejam apresentadas novidades relevantes para o iOS, mas no caso de isso não acontecer, ainda haveria um caminho longo para trocar o iOS pelo Android.

    Embora o meu SO mobile de eleição ainda seja o iOS, admito que gosto muito do Android, das suas potencialidades, e admito que chega mais à frente em diversos aspectos.

    No entanto, o que eu quero para me servir no dia a dia é algo estável, confortável, fiável, que me permita uma utilização sem grandes preocupações, preciso algo que simplesmente funcione, sem truques e malabarismos (ou marabalismos, como preferirem :)). E isso o Android ainda não conseguiu alcançar, não por sua própria culpa, mas por culpa do que lhe fazem.

    Usei durante aproximadamente 1 mês um HTC One S (apresentarei a análise em breve). Foi um uso diário, como principal telefone, deixando o iPhone em casa. Adorei o One S, é um telemóvel fantástico, bem construído, com um design e interface muito apelativo e bem pensado para o utilizador.

    Mas vamos onde eu quero chegar. Enquanto usei o One S achei-o sempre rapidíssimo! Muito mesmo! Tinha ocasionalmente uns bugs, uns crashes do launcher, mas nada que influenciasse muito negativamente a utilização. Chegou então o dia em que voltei a usar o iPhone 4. E chegou então o dia em que percebi a diferença entre os 2!

    Se até àquele momento me tinha passado diversas vezes pela cabeça “Aqui está um equipamento que me podia fazer trocar o iPhone”, a partir do momento em que voltei ao iPhone esse pensamento afastou-se um pouco.

    E porquê? Porque embora o One S me parecesse rapidissimo durante todo o tempo em que o usei, assim que voltei a usar o iPhone 4 senti imediatamente um aumento da velocidade, da fluidez na utilização do telefone. Note-se que não se trata de um iPhone 4S, mas sim um iPhone 4! Um equipamento com quase 2 anos, com hardware mais modesto, mas que consegue uma fluidez e rapidez claramente superior a um equipamento do mesmo nível recentemente lançado.

    E tal como a fluidez aumentou, os bugs e crashes diminuíram com o regresso ao iOS. Isto pode não parecer importante, mas num uso diário, naquelas situações em que precisamos de algo que não nos falhe, que nos “desenrasque” eficazmente, aí se vê a diferença. E é por isso (entre outras coisas) que, apesar de gostar muito de Android, continuo a escolher o iOS.

    Resumindo, apenas ao comparar, apenas ao usar um e outro é que se percebem as verdadeiras diferenças. Ambos são bons, ambos são excelentes! O ideal para cada utilizador dependerá sempre dos seu gostos, das suas necessidades, do que cada um considera mais importante para o seu tipo de utilização.

  17. nosha says:

    Boa Tarde, Estou a pensar adquirir um macbook pro, o valor de lançamento de macbook’s é maior do que passado uns meses? Ou permanecem iguais ate lançamento de novo modelo?

    Obrigado.

  18. Carlos says:

    Boa noite.
    Ando interessado em comprar um macbook pro, e queria saber se vale mesmo a pena fazer a mudança de windows para mac (se compensa) se os novos pro’s vem sem drive?

    • jpng81 says:

      Se quiseres poupar 1000€ mudavas era para linux. 😉 quem é amigo quem é? já te estou a ajudar a poupar 1000aereos.
      Mas claro que me vais já chamar de maluco 😀 😀 a dizer “isso é muito complicado de aprender.”
      Boa sorte.

    • Rui says:

      Boas,

      Sou utilizador diario de PC com windows mas tenho para uso pessoal um mac pro +- à um ano.

      A resposta é bastante simples… depende da utilização que dás ao PC e depende da carteira. Um PC normal, dependendo das caracteristas, deve ficar na compra mais barato que um mac, e existem aplicações que muitas pessoas usam num PC normal não são executadas num mac.

      No entanto, nem tudo são más noticias… o meu mac foi mais caro do que um PC normal mas tem as suas vantagens 🙂
      A nivel de contrução parece-me superior a muitos PCs que andam por aí.
      Curiosamente e após um ano com o mac, ainda não o formatei, e corre tudo lindamente.
      Depois, podes instalar o windows no Mac e ficar em dual boot. A Apple fornece um aplicativo específicamente para isso.
      Ainda assim há programas que te permitem executar as aplicações windows no mac, e podes ter maquinas virtuais de windows. Eu uso o vmware fusion e estou satisfeito… quando preciso de win no mac, funciona muito bem.

      Depois tem as diferenças na utilização, que é algo diferente e requer habituação, mas que em muitos casos, simplifica imenso a utilização normal.

      Quanto à drive existir ou nao nos novos mac pro, em principio devem vir com leitor de DVD. Os mac air é que não trazem.

      Eu gosto imenso de trabalhar com o mac, estou satisfeito. Sugestão: vai a uma fnac ou worten e experimenta usar um mac 😉

    • Vítor M. says:

      Ap contrario do jpng81, que não faz ideia do que é um Mac, não tem noção do poder de um OS X Lion e não teve até hoje a sorte de usar um dispositivo Apple com o seu sistema operativo, vale bem a pena mudares, tal como o mercado mundial o está a fazer.

      Quem muda descobre um mundo novo de funcionalidades e uma nova cultura de organização. Não é que o Windows não seja o melhor sistema operativo da actualidade, mas está ultrapassado no mais elementar conceito de usabilidade e utilização de novas filosofias, como por exemplo a forma de se instalar o mesmo nas máquinas e o preço pedido por uma licença.

      Os MacBook Pro trazem drive óptica, leitor de cartões multimédia e portas USB, bem como as novas Thunderbolt, além disso poderás ter discos convencionais ou optar por discos SSD. São máquinas robustas, poderosas, com os melhores materiais de construção (que passados uns anos vais agradecer esse factor) e com um aspecto distinto (que outros copiam nos seus modelos).

      Podes mesmo instalar num MacBook, usando a partição bootcamp, o Windows, sendo estas máquinas as que melhor correm o sistema operativo da Microsoft.

      Portanto, é uma maquina que custa bom dinheiro… mas vale cada euro gasto.

      Os que discordam.. ora bolas, são os que nunca tiveram um Mac. 😉

      Qualquer duvida, pergunta que ajudamos.

      • jpng81 says:

        @Vitor M. Sim claro que valem cada euro gasto, mesmo sendo maquinas sobrevalorizadas tendo em conta ao hardware pré-histórico que trazem, porque de resto o que essas máquinas trazem de jeito apenas e somente o chassis que é mais que lambido e limado para se pensar que está ali um maquinão e que vale bem apena o dinheiro investido… mas depois quando se vai a ver as cateterísticas do hardware é que se vê a arrastadeira que se comprou.
        Embora nunca tenha comprado um produto da aple, tenho noção dos preços vs hardware e a aple é uma moda que nem sequer estou para aí virado.

        • Rui says:

          Engraçado, nao sabia que o hardware dos macs era pré histórico 🙂
          Mesmo assim o meu é super rápido. Deve ter tomado vitaminas

          Podes explicar melhor porque é que um Mac tem hardware pré histórico e quais as características que deviam ter para nao o serem???

          • jpng81 says:

            @Rui basta olhares para um pc topo de gama e um mac que notas logo uma diferença da noite para o dia. Com o dinheiro do mac compras dois pcs topo de gama.
            Só não vê quem não quer.

          • Rui says:

            jpng81,
            Se tu só olhas para as specs que estão à vista… é obvio que consegues comprar 2 ou 3 maquinas pelo preço de um mac.

            E acrescento, se fores montar um servidor numa empresa, aposto que a comprares peças consegues 2 ou 3 servidores pelo preço dum HP, e aparentemente com as mesmas specs

            O engraçado vem depois, em que o HP dá 15 a 0 ao teu servidor com as peças escolhidas a dedo. Se calhar ao comprares um mac estás a comprar um pc que tem componentes mais pensados e testados. Ou tu julgas que um PC de 600/700€ com as mesmas specs um de 1200/1500 tem a mesma qualidade???

            Abre a pestana! Milagres não há… Se fores ver bem os preços de portateis de linhas profissionais, vais ver que os preços não são de 600/700€

            Ainda à bem pouco tempo estive a ver um ultrabook da Lenovo e custava 1800€, com specs identicas ao do Mac Air que custava 1600€. A qualidade, paga-se.

        • nosha says:

          jpng81 eu tambem pensava assim, ver computadores a 900€ com hardware (processador, ram,etc) melhor e um mac custar 1300€ só que o diferencial é acabamento e o S.O. que foi “desenhado/ajustado” para aquele hardware o que acontece agora? Tens um windows(registo :S) que corre em milhoes de hardware diferente, linux same que por muito que se queira e muitos ajustes que se faça estas sempre com um sistema operativo que não foi desenvolvido especificamente para aquela maquina. Dai achar que apesar de abusado o preço, acho que se justifica.

          • Rui says:

            tens mais coisas que fazem a diferença… o ppl olha para o processador, ram e disco e depois esquecem-se que se a board for uma porcaria, o pc arrasta-se. E estou a falar na board em termos genéricos, pois basta que alguns componentes sejam mais lentos, que todo o conjunto é lento.

            Devem julgar que há milagres, que as marcas vendem caro só por vender. Se comprarem portateis linha profissional, os preços não tem nada a ver com o que aparece nas fnacs, os tais 600/700€

      • Nosha says:

        Vítor M. A mudança de Windows para mac é de aprendizagem rapida? Eu sou “defensor ” de Windows e Linux mas dominesse o que se dominar o so nunca é desenvolvido para o hardware, o que faz toda a diferença.

        • Rui says:

          Eu quando passei a usar Mac estranhei um pouco, mas foi relativamente rápido. Em um dia já tinha o conhecimento básico para o usar.

          O que mais estranhei foi o facto das teclas home, end, pg up, pg down serem atalhos

  19. Carlos says:

    Obrigado pelas vossas opiniões.
    Acho que vou mesmo mudar para macbook pro 13″ o básico, mas vou aguardar pelos novos. Depois com um parallels a rodar windows lado a lado do mac os x, acho que fica máquina.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.