Roubados mil milhões de endereços de e-mail
O crime compensa! Pelo menos no cibercrime os roubos de dados privados rendem milhões e por essa razão vemos cada vez mais organizações dedicadas a este tipo de crime.
Dois homens vietnamitas foram acusados de roubar cerca de mil milhões de endereços de correio electrónico e ainda outras informações confidenciais sobre os seus utilizadores, acto que o Departamento de Justiça dos EUA acredita ser a maior violação de dados da história do país... e que lhes rendeu milhões de dólares!
E este é o mais recente caso que está a ser julgado nos Estados Unidos da América e que dá conta que este ataque esteve activo por cerca de 3 anos, desde Fevereiro de 2009 até Junho de 2012, o resultado foram milhares de informações pessoais roubadas, utilizadas posteriormente no envio de mensagens de correio electrónico de spam, conseguindo com isso angariar em vendas cerca de 2 milhões de dólares.
Estes ataques foram conduzidos por dois homens vietnamitas, conforme relata a Reuters, Quoc Nguyen e por Giang Hoang Vu. Vu, foi preso pelas autoridades holandesas em 2012, tendo-se declarado culpado no passado dia 5 de Fevereiro, no Tribunal Distrital do Distrito da Geórgia, estando a aguardar a sua sentença, que está marcada para 21 de Abril. Quanto a Nguyen, continua ainda foragido.
Para todo este processo, estes dois homens contaram ainda com a ajuda de um cidadão canadiano, David-Manuel Santos da Silva, empresário e co-proprietário da empresa 21 Celsius, sendo uma peça fundamental para a receita e para a lavagem de rendimentos.
Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM
Este artigo tem mais de um ano
Roubaram que empresa? onde foram a esses dados?
Lançam o pânico, ao menos digam as empresas atacadas para ver se fui uma das vitimas… mil milhões é 1/7 da população mundial e provavelmente o numero de utilizadores verdadeiros do facebook
É impressão minha ou, a julgar pelo nome o canadiano é mais português do que canadiano?!…
Mais um cérebro nacional que emigrou!
Um tipo destes dava imenso jeito para ajudar o Ministério das Finanças a pôr as contas em ordem.
pagas-lhe tu o ordenado?
A coisa funcionava assim:
– os vietnamitas sacaram os endereços de email
– enviavam spam para vender software da firma do luso (pelo nome) canadiano, como por exemplo o Adobe Reader, que se pode descarregar gratuitamente do site da Adobe 🙂
– ainda conseguiram dois milhões de dólares.
É que é tudo a impedir a livre iniciativa!
foi “apenas” 2 milhões e não 2 mil milhões!
sim 😀 quando li o titulo achei logo estranho tendo em conta que o gmail tem 400 mil users e é um dos maiores 😀 era sacar info de 2.5x gmail users 😀
Os 2 mil milhões não eram de endereços de email – eram dos dólares que eles tinham “feito”, entretanto já corrigido para 2 milhões.
Os emails, de vários fornecedores de correio electrónico são mil milhões.
Os mails de spam que enviaram foram algumas dezenas de milhões.
É o que está no comunicado do FBI.
os ISP devem fazer isso a toda a hora, digo eu,
such news, much wisdom
mais uma prova d k a segurança perfeita só não existe pk há sempre alguém k mete a pata na poça ou vicia o jogo!