Resultados Voto 2011 – a sondagem no Android
Há cerca de 3 semanas foi divulgado aqui uma aplicação para Android, Voto 2011, que teve como objectivo uma sondagem partidária aos utilizadores Android.
Depois de amanhã é dia de ir às urnas deixar o nosso voto e é a altura certa para divulgar os resultados desta sondagem.
A amostra contou com 552 participações e evidencia um resultado consistente.
Por Miguel Vitorino para o Pplware.com
Em conversa com um amigo discuti a diferença entre quem possui um telemóvel iPhone e um Android. À falta de estudos não chegámos a grandes conclusões mas apercebi-me que pelo menos numa coisa eu poderia contribuir: analisar a preferência partidária.
Mais habituado ao desenvolvimento para Android, passei da ideia para a aplicação final em 24 horas sendo que o mais trabalhoso foi arranjar logótipos de qualidade de alguns partidos que se esqueceram por completo de usar a Web para divulgar as suas propostas.
Tendo em conta que os votos seriam contabilizados até às próximas eleições era essencial arranjar uma forma de divulgação rápida e eficaz. Sabia que não poderia contar com o Android Market que pouco faz pela divulgação das aplicações (apesar das melhorias recentes) e com a comunicação social que mais facilmente divulga a tonteria ou a curiosidade do que aquilo que pode ser verdadeiramente útil. Foi por isso essencial o apoio do Pplware para obter um número de votantes significativo.
A adesão dos "Androideiros" nacionais foi dentro do esperado com 552 votos expressos fruto de 585 downloads efectuados.
Os resultados até ao momento não estão muito diferentes das sondagens que regularmente podem ser vistas nos media, sendo notória uma maior disparidade apenas em relação à percentagem do PS e PSD, por defeito, e em relação ao Bloco de Esquerda, por excesso.
Nos primeiros quinze dias PS e PSD andaram "taco a taco" mas depois o PSD descolou, sobretudo à custa dos votos em branco que tiveram uma descida de quase 5% nos últimos 10 dias. De relevo ainda a votação anormalmente baixa na CDU. Quatro dos 17 partidos não tiveram nenhum voto (P.H., PDA, PPV e POUS).
Consultando as estatísticas do Market oficial confirmei uma tendência que notei noutras aplicações: os utilizadores nacionais têm uma versão mais recente do que a média. Quanto a equipamentos, a Samsung teve uma forte presença e parece ter ocupado o lugar da HTC no coração dos Portugueses.
Resta-nos agora esperar pelo final do dia de domingo para conhecer quem irá trabalhar para o futuro de Portugal. Sim, porque é disso que se trata, e não de uma "brincadeira" e guerrinhas pessoais entre os líderes partidários. Vamos ver se é desta! I hope.
Este artigo tem mais de um ano
é pena as pessoas continuarem a ver apenas 2 partidos..
Concordo plenamente. E metade delas nem sabe distinguir esquerda da direita. Até os media consideram o PS de esquerda. Ora como dizia o deputado Gusmão, “PS de esquerda, só mesmo com o Fábio Coentrão.”
“metade delas nem sabe distinguir esquerda da direita”, tu és um deles !
Ora nem mais… 🙂
Eu sempre pensei que o PS era de esquerda…
Esta sondagem não está muito longe das anunciadas na tv, tirando a diferença entre BE e CDU.
Foi pena esta app não ter tido mais afluência de utilizadores,seria uma boa forma das TV’s terem sondagens e de borla!
O grupo era restrito, utilizadores de Android apenas…
Ainda assim, como dizes, não está nada mal e dá para ter uma noção do que será a realidade.
O Miguel fez um bom trabalho. Mas claro, isto com uma divulgação mais afincada tinha mais precisão. Claro, dentro de utilizadores Android.
podiam-se ter colocado no android talvez
É apenas uma sondagem, sem querer tirar o mérito de quem a fez, é claro que não pode ser muito exacta esta sondagem, pois não abrange muitos grupos da sociedade.
No meu ver, esta sondagem é constituida principalmente por jovens do sexo masculino da classe média.
e nota-se essa diferença no Bloco e na CDU estarem trocadas, como é sabido o Bloco tem muitos jovens apoiantes, enquanto que a CDU já é mais gente velha(gente essa que nao tem telemoveis android).
É por isso que arrisco o fim do PCP nos próximos (10???) anos. Mas o bloco teria que se aguentar na ribalta para consegui manter um partido à esquerda do PS. Não será fácil (digo eu) pois o trabalho não tem sido muito real… é um trabalho mais para conquistar certa clientela (não necessariamente jovem) do que resultados práticos em si…
E a JCP?! O futuro do PCP está muito bem “garantido” camaradas 😀
Avante*!
Era bonito era saber quantas pessoas sabem, pelo menos 1 coisa, acerca do que fez bem, mal e deixou de fazer o partido em que vão votar!
Infelizmente a maior parte das pessoas fora do meu círculo de influência direta só sabe dizer que são todos iguais… o que acho pobre. O mesmo seria dizer que os seres humanos são todos iguais e a maior parte são pecadores, logo qualquer ser humano não tem credibilidade para fazer boas acções. O que está errado!
Continuação de um FDS soalheiro e não votem no mais mentiroso, p.f., porque é de caras!
Concordo contigo. A ignorância e mediocridade de muita gente está patente no “ó para quê mudar de opinião de são todos iguais?”. Sabem que foram culpados, sentem-se culpados mas escondem-se mo “são todos iguais”. Mediocridade de um povo que gosta de ser roubado.
Enfim… espero que ganhe quem pode fazer alguma coisa por este país!
Devia existir (no boletim de voto) uma opção “Não gosto de nenhum” que, caso atingisse maioria, obrigaria os partidos a mudar de cabeça-lista. Mas isso não interessa aos políticos que temos, que se fossem sérios não se importariam. Enfim, eles são o espelho do nosso país (quem, ainda hoje, não se gaba de ter fugido ao fisco ou de ter feito a viagem Porto-Lisboa em hora e meia?)
O que eu defendo que deveria existir, um pouco implícito no teu comentário, era um item “Em branco” e o respectivo local para a cruzinha. Isso sim, era um voto que manifestava claramente a vontade.
A forma como fazemos o voto em branco, deixamos todos os espaços “sem cruzinha”… se é que me faço entender.
“Não gosto de nenhum” é claro e sem margem para dúvidas. Em branco pode ser interpretado como “não sei em quem votar” ou “não percebo nada de politica” ou “a caneta deixou de escrever”.
Ou de riscar os comentários não abonatórios ao pplware? provavelmente este comentário passa para tentar mostrar a isenção das pessoas que estão à sua frente mas sem colocar on-line, os sucessivos comentários (com o nome individual identificado) não publicados sobre pontos de vista correctos e não muito favoráveis ao pplware… O que é certo é que tal aconteceu e nem mereceram uma única resposta por extenso (a única resposta foi o lápis azul que impediu a sua divulgação) apesar de nunca ter baixado o nível da conversa…
De que falas mesmo? Acho que te enganaste no artigo…
Assunto antigo… Outras pessoas da vossa equipa lembram-se certamente. Apenas me veio à cabeça depois do que escrevi no comentário anterior e do país que temos.
Tens de resolver esses assuntos pendentes e seguir em frente. É assim que temos de tratar os nossos problemas da vida!
Por mim estão completamente resolvidos não penso nem sonho com elas, apenas, em certas ocasiões, me relembram que vivo neste país, aquilo que não pretendo ser 🙂 e a educação que não pretendo dar.
Estas situações, como referes, devem ser recordadas, para não serem repetidas e sem ressentimentos.
Whoknows 😀 eu também de vez em quando, tenho coisas assim 😀 principalmente depois de uns jantares entre amigos com assuntos divertidos e nectar fresquinho.
Como ninguém percebe o que dizes… recomendo guronsan… se não amanhã vais andar à rasca 😀 hehehe
@Vitor M.
Boa resposta. Diz tudo. Gostei especialmente de “Como ninguém percebe o que dizes”. Assim não vou perder mais tempo com a conversa, e muito menos com quem não percebe. Chegam-me os artigos da área de interesse.
E para que não restem dúvidas sobre as minhas intenções: O pplware produz muitos mais materiais com interesse geral do que materiais com interesse particular (do próprio pplware) …
É por isso que eu continuo por cá, porque existe material muito bom e que me interessa.
Sim e não é de agora, já lá vão 6 anos que fazemos isso 😉
eu só não intendo uma coisa, como é que depois do estado em estamos ainda há 25% a votar no Sócrates? são todos iguais? então votem em branco. não apelo a nenhum partido, pois não voto em partidos mas sim em pessoas, mas votar PS? foram eles que estiveram lá estes últimos 20 +- e estamos como estamos, este povo é mesmo inconsciente, se nem com 4 PEC’s lá íamos acham mesmo que ele consegue governar?
é como se depois da frangalhada toda do Roberto ainda o quisessem a titular, se não faz o que deve põe-se outro.
é pena não poder ser imigrante sem ter de facto de imigrar, que por aqui vamos de mal a pior.
hoje é dia de reflexão não deves indicar o voto a ninguém. cada um vota em quem quiser, seja Sócrates ou outros. porque o que estás a fazer é um juízo de valor e cada um sabe fazer o seu. Tb por vezes o Roberto jogava porque havia outro que ainda era mais frangueiro para o substituir.
se tu achas que o país está bem assim melhor para ti, o que eu disse era apenas a minha opinião, que sócrates já mais, e o porquê, agora tu vota em quem quiseres como é óbvio, mas o juízo de valor que fiz ao dizer “inconsciente” pelo menos tem fundamento, o critico estado do país e ainda querem que os mesmos continuem, por mim podiam ir os verdes ou dos animais e natureza, porque diz-me lá como sabes que a concorrência é “mais frangueira” se nunca os viste a “jogar”? e caso não gostes de nenhum vota em branco, ou nem votes.
a esta hora já sei que não ganhou, resta agora esperar que faça melhor que o anterior, se não for estarei aqui a mesmo outra vez.
abraço a todos!!
…estarei aqui a FAZER mesmo outra vez.
Será que fui o único a votar de um Nexus One?? Nem deu para aparecer nas estatísticas 🙁
a ideia é boa, e podia servir para muita coisa, tanto em decisões a nível politico (interesse nacional), tipo quando foi o aborto, como em tendências de mercado (porque não) ou coisas do género, boas ideias são sempre bem vindas, especialmente as nacionais!!