Renovação do Cartão de Cidadão poderá ser feita em máquinas?
O Cartão de Cidadão (CC) foi introduzido em Portugal em Fevereiro de 2007 (nalgumas localidades piloto), mas foi apenas em 2008 que passou a ser obtido em qualquer conservatória do registo civil ou loja do cidadão do país. Como já referimos, apesar de integrar várias tecnologias, as mesmas não têm sido muito exploradas/integradas com os mais diversos serviços.
E renovar o cartão de cidadão? É quase como voltar ao “zero”…mas vai haver novidades.
Portugal emitiu, em média, 220 mil cartões de cidadão por mês em 2014. Com muitos cartões a caducar (a validade é de apenas 5 anos), a questão volta a ser colocada em cima da mesa “Não poderá o processo de renovação ser automatizado?”
De acordo com o Secretário de Estado das Comunidades, José Cesário, "daqui a uns anos" os cidadãos vão poder renovar documentos, como o Cartão do Cidadão, automaticamente numa máquina disponível para o efeito.
Além desta novidade para o futuro, Ana Pipa, da Agência para a Modernização Administrativa já havia referido em Novembro que os cidadãos vão poder brevemente identificar-se junto da administração pública através de um código SMS.
Via Lusa/SOL
Este artigo tem mais de um ano
As conversas com o pessoal que imagina estas máquinas devem ser interessantes…
Alguem ja fez o dump do cert e da privk do cartão? Podiam ter dado os ficheiros quando se fez o cartão…
A privk não sai do cartão!
A ser verdade o conteúdo deste artigo quando entrar em vigor teremos mais uns milhares no desemprego.
A nossa socialização começa a ser com máquinas, falar com pessoas é do século passado. Estou preocupado, mas como não tenciono ter filhos aguento bem o impacto do caminho da estupidez humana.
Sim porque tu já tens dose que chegue.
Acho que era desnecessário, apenas deu a sua opinião.
???
onde está a estupidez no que ele disse?
já essa resposta….
Chamar de estupidez humana ao progresso é estúpido…..falar das consequências q o progresso trás aos humanos seria mais inteligente
Para ti nao devia haver multibanco, via verde ou portal das finanças. É isso?
Amigo (!!), como tu e outros milhões de portugueses utilizo esses serviços.
Mas faz essa pergunta às pessoas que perderam os seus empregos nas portagens e nos bancos. Para já não que o portal das finanças tenha mandado alguém para a rua.
Provavelmente se todos parassemos 5 minutos para pagar portagens não faria diferença numa viagem de duas e estaríamos a ajudar na criação de emprego.
A minha opinião vai nesse sentido. Se alguém se ofendeu temos pena.
Sim, é verdade.
Mas sempre é preferível do que ter:
– Polícias sinaleiro
– Operadoras de telefone para nos encaminharem a chamada
– Despertadores (estou a falar daquelas pessoas que batiam à janela para acordarmos de manhã)
– Pessoas que ligavam e desligavam os candeeiros das ruas que tinham velas.
Para cada polícia sinaleiro temos agora mais de 5 postos de trabalho (manutenção dos semáforos, montagem dos semáforos)
Para cada operadora de telefone temos N engenheiros informáticos e de telecomunicações para manterem a arquitectura que está por detrás do telefone.
Etc.
Isto não é bem verdade, achar que cada operadora equivale a 1 engenheiro é um pouco forçado demais, o mesmo relativamente aos policias sinaleiro.
Obviamente que cada vez mais é preciso menos pessoas para se ter melhor qualidade de serviços, por isso a preocupação devia de ser como fazer essa transição com o mínimo de prejuízo para a sociedade.
Eu nos supermercados vou sempre para a caixa que tem operador. Mas há gente que não entende que daqui a uns anos deixa de haver operadores de caixa. Dps queixem-se… é IN ir para as cxs automáticas. O problema em Portugal é que gosta tudo de andar na moda, é tudo no deixa andar…
eu faço o contrário ….uso as caixas automaticas para ajudar a criar postos de trabalho em empresas de novas técnologias e assim despacho-me mais rapido alem de ajudar ao reconhecimento do nosso País, pois sistemas destes são pioneiros no Mundo
Mas o Senhor António sabe do que fala?
Se fosse como o senhor diz ainda estaríamos de paus e pedras na mão a caçar animais!
A evolução tecnológia acaba com trabalhos “desnecessários” e abre a porta a outros muito mais interessantes!
Já pensou no que seria ter que fazer todas as suas contas com papel e caneta? Daria certamente para dar emprego a milhões de pessoas. Mas e as possibilidades que poder fazer cáculos complexos e enormes criaram no mundo do trabalho?
Não sejamos retrógados!
O medo da tecnologia é real 🙂
Sim, perdem-se empregos, por outro lado criam-se novos, nunca os programadores e informáticos no geral foram tão procurados.
Não pode ser só a tecnologia a evoluir, as pessoas também têm que acompanhar os tempos.
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Estes políticos idiotas muito sinceramente só têm areia na cabeça….então se com o CC passamos a ter mais usurpações de identidade, a possibilidade de ser pedido um CC não presencialmente perante um funcionário vai dar asas a que estrangeiros, foragidos da lei, Jihadistas, possam facilmente comprar identidades nas ruas…explico….todos os dados serão do cidadão tuga que se desloca com o “comprador de identidade” a uma máquina para passar dados biométricos (impressões digitais), depois a foto do comprador é a que vai constar no cartão e assim aí está um CC legítimo única e simplesmente o que mudou foi a foto constante.
Senhor governante explique como vai controlar estas possíveis situações????
É mais fácil enganar um humano, que uma máquina… desde que a máquina esteja bem blindada, programada e vigiada… o que é previsível visto que vai estar certamente dentro de espaços onde estarão funcionários!
Claro que a questão da segurança é de fundamental importância, mas com ainda hoje em dia a usarem certificados de identificação pessoal RSA 1024 bits a esperança é pouca… visto que no mínimo já deveria ir em RSA 2048 bits ou mesmo RSA 4096 bits.
Também posso pagar 7000€ à D. Maria do registo civil que ganha 700€/mês para me fazer um CC falso, não?
À D. Maria não sei…..ao Araújo não pode de certeza que participaria criminalmente de si.
Assim como a máquina 😉
O processo de renovação do cartão do cidadão é exemplar: Com marcação por telefone na véspera, fui atendido à hora prevista, tendo decorrido apenas 7 minutos desde que entrei na conservatória até que saí.
O preço cobrado pelo cartão é excessivo (15€), mas o serviço exemplar 🙂
Epá , só tens que dizer onde se passa essa estranha aberração, não coincidente com os padrões da função publica Portuguesa. hehehe
Confirmo que em Santarém é um mimo. Já na zona onde habito, é uma miséria total, típico serviço público, esperas, desesperas e esperas de novo.
Compensa bem a viagem, ao menos passeio e não me chateio 🙂
se isso providenciar safar-me à sempre mal humorada assistente da conservatória da minha terra, já é bom =)