Mudar a hora: Relógio biológico natural pode sofrer alterações
A descoberta, foi publicada na versão online da revista Current Biology, sugere que esta regular mudança de hora, praticada por cerca de um quarto da população mundial, representa uma significativa interrupção sazonal que pode ter efeitos em outros aspectos da fisiologia humana.
E a si, a mudança da hora, traz problemas?
Segundo referiu Till Roenneberg, da Universidade Ludwig-Maximilian em Munique, na Alemanha, quando implementamos pequenas mudanças no sistema biológico que por si só parecem triviais, os seus efeitos, quando vistos num contexto mais vasto, podem ter um impacto muito maior do que tínhamos pensado.
É muito cedo para dizer se a mudança da hora tem sérios efeitos na saúde a longo prazo, mas os nossos resultados indicam que devemos considerar esta hipótese seriamente e fazer muito mais pesquisas» sobre a adaptação dos indivíduos a esta mudança.
Tal como em outros animais, o relógio natural do ser humano usa a luz do dia para permanecer em sincronia com o seu ambiente, quando as estações mudam.
De facto, diz Roenneberg, isto é tão exacto que o comportamento humano se vai ajustando progressivamente ao aumento da escuridão do Oriente para Ocidente, sem contar com as zonas de tempo estabelecidas por lei.
Apesar de aproximadamente 1,6 mil milhões de pessoas mudarem de hora, poucos estudos investigaram como é que os padrões de sono se ajustam com a alteração nos dias.
A equipa fez um vasto estudo que examinou os padrões de sono de cerca de 55 mil pessoas na Europa central e concluiu que o tempo biológico de dormir segue a progressão natural do amanhecer, segundo um tempo padrão que não é o estabelecido pela mudança legal da hora.
Num segundo estudo, foi analisado em 50 pessoas o tempo de sono e de actividade durante as oito semanas que seguem cada uma das duas mudanças de hora, na Primavera e no Outono, levando em conta as preferências de cada relógio biológico individual, ou 'cronotipos', das primeiras horas do dia ao horário nocturno.
Neste caso descobriram que os níveis de actividade e de sono se ajustam mais rapidamente à mudança da hora no Outono e que, ao início, o tempo em que o organismo está activo não se ajusta à mudança da hora na Primavera, especialmente naqueles que gostam de estar acordados até tarde antes de ir para a cama.
Pensamos que a mudança de tempo forçada pelas transições da mudança da hora é 'só uma hora', mas essa alteração tem de longe efeitos drásticos, quando vistos no contexto da mudança sazonal nos relógios biológicos ou ciclos circadianos.
Disse Roenneberg.
Esta aparentemente pequena mudança de hora repete-se todos os dias nas semanas que se seguem, causando um repentino desfasamento no ciclo natural de acordar e dormir, acrescenta, exemplificando que é como se toda a população da Alemanha fosse transportada para Marrocos na Primavera e voltasse outra vez no Outono.
Depois de examinar estes ajustamentos periódicos nos participantes, os nossos resultados mostram que, de uma forma geral, o ciclo circadiano não se ajusta à transição da mudança da hora.
Acrescentou Roenneberg.
Isto é especialmente óbvio nos que se deitam tarde na Primavera, quando olhamos para os seus padrões diários de actividade. Essencialmente, o seu tempo biológico permanece dentro do padrão do tempo de Inverno, enquanto têm de ajustar as suas agendas sociais ao avanço da hora durante todo o Verão.
Conclui.
A equipa de investigadores inclui ainda Thomas Kantermann e Myriam Juda da Universidade de Ludwig-Maximilian em Munique e Martha Merrow da Universidade de Groningen, em Haren.
- No próximo domingo, dia 28, os relógios em Portugal continental e na Madeira atrasam 60 minutos às 2h, com a entrada em vigor da hora de Inverno.
Nos Açores, a alteração acontece à 1h, quando nos relógios passa a ser meia-noite.
O contrário acontece após a entrada da Primavera, em Março, altura em que os relógios adiantam uma hora para cumprir a hora de Verão.
A Comunidade Europeia patrocina estudos regularmente em todos os países para avaliar da necessidade ou benefícios da mudança da hora.
Este artigo tem mais de um ano
Por vezes questiono-me se não seria melhor vivermos todos na mesma hora…
Quais as implicações? Bom… vejo uma é que o enquanto uns iam almoçar às 13 outros iam à 1AM, talvez até um pouco confuso, admito.. Mas será que o nosso sitema é melhor?
Eu sei que a swatch uma vez tentou lançar este mesmo sistema de uma hora única, alguém me sabe dizer se isto vingou?
————————
http://www.sounatural.com
Finalmente um estudo contra essa aberração da mudança da hora! Não sei quem é que mete dinheiro ao bolso com essa imbecilidade ams espero que ninguém a ver se acabam com isso de uma vez por todas.
queria saber quem iventou essa história de horário de verão.
eu como tenho hábitos noturnos até gosto .. mas a maioria das pessoas que conheço odeiam.
Alguns modelos de swatchs tem a hora da internet em beats (@). Que é igual em todo o mundo.
Portanto se eu combinar falar com um chinês aos 300@ não preciso de me preocupar com fusos horários.
Para além de alguns colegas meus terem relogios com isso, nunca vi isso referido noutros lados. Portanto a ideia até agora não vingou.
epá.. desculpem la.. mas o video ta mesmo brutal =) =)
Ao tempo que digo que esta porcaria devia acabar!
Vivi 18 anos da minha vida em França e quando tive que regressar a Portugal com a hora de diferença entre cá e lá foi uma carga de trabalho.
Mas agora quando a hora muda na primavera é uma catástrofe humana no meu caso! Só me recomponho no inverno. Nunca mais é sábado para ver se volto ao normal.
Podem não acreditar mas só fico em forma no horário de inverno!
O génio que inventou esta porcaria devia de ir dormir todos os dias num continente diferente para aprender o que custa!
Tenho ódio dessa mudança de horário. Cá no Brasil estamos em horário de verão há quase um mês (relógio adiantado 1 hora). Veja bem, nada contra a hora em si, mas contra a mudança. Se se faz isso para diminuir o consumo de energia elétrica, então que se deixe a hora para sempre nessa que está e que se economize energia o ano inteiro.
Ah, e a propósito, o artigo está muito bem escritinho. Parabéns, Fábio Palma: tens a verve verborrágica.
“O horário de verão contribui para reduzir o consumo de energia, mas a medida só funciona nas regiões distantes da linha do equador, porque nesta estação os dias se tornam mais longos e as noites mais curtas. Porém nas regiões próximas ao equador, como a maior parte do Brasil, os dias e as noites têm duração igual ao longo do ano e a implantação do horário de verão nesses locais, traz muito pouco ou nenhum proveito. Contudo, seu maior efeito é diluir o horário de pico, evitando assim uma sobrecarga do sistema energético. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), “O Horário de Verão tem como objetivo principal a redução da demanda máxima do Sistema Interligado Nacional no período de ponta. Isso é possível, pelo fato da parcela de carga referente à iluminação ser acionada mais tarde, que normalmente o seria, motivada pelo adiantamento do horário brasileiro em 1 hora. O efeito provocado é de não haver a coincidência da entrada da iluminação, com o consumo existente ao longo do dia do comércio e da indústria, cujo montante se reduz após as 18 horas.” Wikipédia
Gosto pelo tempo claro depois das 18hs mas qdo começa a se acostumar…acaba. Biologicamente falando mexe mesmo…mais chopps!!!!!
Abraço
Iv@n
Acho uma piada a este pessoal que diz que a sua vida se altera porque a hora muda, se fosse para fazer uma directa na moina já não se preocupavam com as horas!!!
Have Fun
BisMarques
Quando eu era puto dizia-se que se mudava a hora por dois motivos:
Por um lado por causa das pessoas, nomeadamente os miúdos das escolas saiam de dia, e entravam de dia, etc.
Ora está mais que provado que isto não é assim. De manhã, acaba-se por sair praticamente ainda de noite (no caso daqueles que trabalham e frequentam as escolas um pouco mais longe de casa) e no fim do dia entra-se mesmo de noite escura.
Por outro lado por causa das empresas. Era melhor porque poupavam energia.
Como se sabe também não é verdade. As empresas têm de acender as luzes de manhã e cerca das 16:00 já têm de as acender outra vez.
Resultado a única razão é economicista e visa aumentar ainda mais o império da EDP. É por isso que depois podem lançaar OPAS a empresas Brasileiras e outras.
Mais valia, diminuirem o preço da energia aos Portugueses mas, como somos um povo rico podemos ganhar pouco e pagar tudo mais caro.
É uma maravilha!
Bem hajam!
Mas que imagem (da noticia) mais bizarra hein? 😀
“A idéia de se adiantar os relógios para aproveitar melhor as horas de sol foi lançada em 1784 nos Estados Unidos por Benjamin Franklin, numa época em que ainda não existia luz elétrica. Mas sua idéia não sensibilizou o governo americano. O primeiro país a adotar oficialmente o horário de verão foi a Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial.
Em Portugal, o horário de verão verifica-se a partir do último domingo de março até ao último domingo de outubro.
No Brasil, o horário de verão é definido pelo governo federal.
Em 2007, no Brasil, o horário de verão começou no dia 14 de outubro e terminará no dia 16 de fevereiro de 2008.”
“O horário de verão contribui para reduzir o consumo de energia, mas a medida só funciona nas regiões distantes da linha do equador, porque nesta estação os dias se tornam mais longos e as noites mais curtas. Porém nas regiões próximas ao equador, como a maior parte do Brasil, os dias e as noites têm duração igual ao longo do ano e a implantação do horário de verão nesses locais, traz muito pouco ou nenhum proveito. Contudo, seu maior efeito é diluir o horário de pico, evitando assim uma sobrecarga do sistema energético. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), “O Horário de Verão tem como objetivo principal a redução da demanda máxima do Sistema Interligado Nacional no período de ponta. Isso é possível, pelo fato da parcela de carga referente à iluminação ser acionada mais tarde, que normalmente o seria, motivada pelo adiantamento do horário brasileiro em 1 hora. O efeito provocado é de não haver a coincidência da entrada da iluminação, com o consumo existente ao longo do dia do comércio e da indústria, cujo montante se reduz após as 18 horas.”
o que devia sofrer alteraçoes era o horario escolar porque maioria dos alunosdorme poucas horas devido ao horario escolar apertado!!