PplWare Mobile

Mudar de operadora e manter o mesmo número? Há novas regras


Fonte: ANACOM

Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

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  1. uPedreiro says:

    .. fiquei na mesma e sinto que perdi tempo a ler o extenso texto.. nao percebi nenhuma alteração, nenhuma novidade..

    • Vasco says:

      Sim, faltou ao pplware esclarecer que antes de 11 de Maio para a portabilidade era necessário o ICCID, que era o código do cartão SIM que estava escrito ou guardado fisicamente no próprio cartão. A única diferença é que agora será obrigatório consultar esta informação através do operador de origem. Ou seja em vez de simplificar apenas torna o processo menos prático.

      • Rodrigo says:

        Não sei porque achas que ficou menos prático dado que o cvp vem em todas as faturas. Acho o processo bem melhor agora.

        • Vasco says:

          Não concordo Rodrigo. Porque até então poderíamos ver o ICCID no momento, bastava ir às definições em ios, e no Android ver com uma app tipo Sim info, ou mesmo escrito no próprio cartão. É neste momento e necessário consultar a fatura, ou solicitar a operadora. Imagina q estas numa operadora para fazer a portabilidade e não tens a informação contigo? Tens q ligar para a linha de apoio para pedir a informação, ou ir a uma loja. Não está tão acessível como dantes

          • NF says:

            Nem todas as pessoas teriam conhecimento de como ver o ICCID. Como indicaste, no caso do Android é preciso ver com determinados tipos de apps. O CVP no caso da Vodafone, por exemplo, está na app My Vodafone, além da fatura. Depois, quando uma pessoa vai tratar de algum assunto desta natureza convém estar preparado com alguns documentos que poderão ser necessários e normalmente uma fatura até serve como comprovativo de morada.

    • Heavyrui says:

      +1.
      Incompreensível.

  2. Pintor says:

    Com multas desses valores ( 2.5€ e 20€ dia) da vontade de rir.

    • Rodrigo says:

      Criticar por criticar. Querias que te dessem 1000 Euros por dia? Se quiseres receber dinheiro vai trabalhar malandro.

      • MAD says:

        Por acaso tenho de concordar com o Pintor visto que com valores destes as companhias não sentem nenhum pressão em resolver algum problema que surja. Se o problema é que acha excessivo o valor para o utilizador é aplicar valores elevados para doação a uma instituição de caridade á escolha do utilizador. E antes que venha criticar por criticar tenho o exemplo da minha avó que perdeu o numero de telefone rede fixa devido a um vendedor de porta a porta de uma operadora que po-la a assinar um documento de portabilidade para outra rede e so descobrimos quando tentamos ligar para casa dela e não dava o telefone e nisto já tinha passado 15 dias. E existir dois problemas ela ainda tinha contrato com uma outra operadora teve de pagar a totalidade até o fim do contrato, e nova operadora não tinha rede fixa naquele local e recusava-se a estender cabo até a casa dela e assim renunciou unilateralmente o contrato e a comunicação foi feita por carta e mal renunciaram deixam cair o numero e não era mais possível recupera-lo. Mandamos reclamação para a ANACOM e ela deu razao á operadora que renunciou nos prazos legais e nem se pronunciou acerca do numero de telefone. Resumindo os velhotes nao teem messenger nem outras formas de comunição e as operadoras nao querem saber dos velhotes.

      • Xis says:

        Meu caro, caso não saibas o telemóvel é a ferramenta de trabalho de muita gente.
        Estar um dia sem telemóvel pode causar enormes prejuizos a algumas pessoas, bem maiores do que o valor dessas multas.
        Obviamente para ti o telemovel é apenas um brinquedo, mas se calhar não é assim para toda a gente.

    • JJ_ says:

      Se eles cumprirem o pagamento desses valores… já seria muito bom.

  3. Jotas says:

    Sabem informar se CVP indicado numa fatura é válido para todos os números aos quais a fatura diz respeito ou tem que ser individual (um CVP por cada número, independentemente de estarem na mesma fatura ou não)?

    • PowerVerde says:

      “Dependendo da opção do operador, pode existir um CVP por cada um dos seus números ou um único CVP associado a todos os números “

  4. Fausto says:

    Se tiver fidelizado posso pedir portabilidade? Quem paga a rescisão de contrato com a operadora atual?

  5. Eduardo says:

    Aqui no Brasil isso já existe há anos, mais raramente alguém faz a Portabilidade, pois se torna uma grande dor de cabeça para a pessoa.

    • Woot! says:

      A portabilidade já existe há anos em portugal também e não é dor de cabeça nenhuma. A única coisa que alteraram foram as regras da portabilidade.

  6. Yessss says:

    A fidelização segundo novas regras como sempre tudo muda a meio do jogo e não à concorrência tudo com nomes novos mas pertencem mesma operadora de #¿$?%!¡ o qual interessa é o dinheiro com muita falta de comunicação confiança são todos gatu9!!

  7. Dsousa says:

    Essa do contrato de 2 anos é o maior roubo e o governo não faz nada. Porque não limitam o tempo?

  8. Bruno says:

    pela leitura do artigo a diferença é a ausência de assinaturas para efeitos de portabilidade (é o motivo da maior parte das recusas de portabilidades até ao momento)

  9. Z/OS says:

    Já repararam como todas as operadoras têm o mesmo tipo de pacote ao mesmo preço? Concorrência? Aonde? O que há é um lobby organizado para sacarem o máximo com o menor esforço possível. O que estes queriam mesmo era um mercado sem concorrência semelhante ao da EDP no qual as regras só beneficiam a empresa dominante. E sabem porque é que ninguém acaba com isto? Porque anda muita gente a “mamar” na teta destas empresas.

  10. Paulo says:

    Isso não muda absolutamente nada as operadoras podem continuar a fazer o que querem, eu muito recentemente tentei tirar um de quatro telemóveis da minha operadora e mudar para outro serviço da mesma operadora e o que me foi dito é que para fazer isso tinha de fazer alteração a todo o serviço e assim nova fidelizacão, a Anacom a informação que me deu é que como é uma questão contratual eles podem fazer o que querem.

  11. maria says:

    se pedir portabilidade ainda se houve a mensagem cada vez que se liga a essa pessoa a dizer que agora pertence a uma determinada operadora?

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