Redes Sociais retiram rendimento aos atletas Olímpicos?
Esta questão surge após a nadadora Australiana Emily Seebohm, culpar o Twitter e o Facebook por ter falhado a obtenção da medalha de ouro.
Apesar de Emily Seebohm ter estabelecido um novo recorde olímpico nas eliminatórias de 100 metros costas, a nadadora não conseguiu ganhar a medalha de ouro na final.
Segundo a atleta, admitiu que após ter estabelecido o recorde nas eliminatórias, passou demasiado tempo no Twitter e no Facebook, e que isso afectou a sua performance na final.
Após se autoproclamar como uma das favoritas a vencer a final, Emily foi “bombardeada” de felicitações e incentivos nas redes sociais, que segundo a nadadora, a fizeram sentir que a vitória na final já estava garantida.
"When they tell you a thousand times you are going to get it, somewhere in your mind you are just like, 'I've done it.'"
“Quando te dizem milhares de vezes que vais conseguir fazer algo, algures na tua mente tu pensas, 'Já fiz/alcancei isto'.”
Obviamente desapontada, prefere olhar para o lado positivo, que foi a obtenção do segundo lugar e que lhe deu direito à medalha de prata.
Emily quer agora focar-se na próxima prova, já que no próximo fim-de-semana irá voltar a competir.
Certamente desta vez irá dar menos atenção às redes sociais.
A ideia que as redes sociais podem efectivamente influenciar o rendimento de um atleta é partilhada pelo presidente do comité organizador dos Jogos Olímpicos de Londres, Sebastian Coe, disse que o Twitter pode prejudicar os atletas com hipóteses de conquistar medalhas no evento. "Acho que existe uma relação entre o número de mensagens enviadas durante o período da competição e o rendimento de um atleta."
"É uma forma de comunicação muito boa. Tenho filhos e sei que é uma ferramenta muito presente no mundo, mas as redes sociais podem afectar os atletas no momento mais importante da sua carreira. Quando eu corria, só queria ficar focado na competição. Sabia que era o meu momento e que só chegaria a ele uma vez na vida. Não é como o exame para a carta de condução, que pode ser repetido noutro mês e ser aprovado", disse Coe.
Por outro lado, e ainda mais grave, foi o caso de dois atletas, a grega Paraskevi Papahristou e o suiço Michel Morganella, que foram explusas nestas olimpíadas devido a um comentário racista na rede social Twitter.
E essa rede social foi também local que causou a detenção de um espectador britânico, após este ter proferido insultos sobre um atleta, Tom Daley.
E vocês o que acham? Pode realmente um atleta desconcentrar-se do seu objectivo na competição devido às redes sociais, ou é apenas uma desculpa?
Este artigo tem mais de um ano
A culpada foi ela,
Pensava que ja eram favas contadas
o que tira mais rendimento será mesmo isto
http://tinyurl.com/cumohua
Na minha opinião, o problema não está nas redes sociais mas sim na cabeça das pessoas. Supostamente cada um deve gerir a sua vida segundo uma escala de prioridades e quando essa escala de prioridades não está bem definida na cabeça das pessoas, cometem-se erros em coisas não prioritárias que interferem com as verdadeiras prioridades.
Afinal não só os portugueses que se desculpam sempre com “os outros” não admitindo as suas próprias culpas.
Concordo com o Manuelito. E mais, há tanta coisa la fora que as faz perder a performance como fast food, álcool, etc. Não quer arriscar as olimpíadas não vê twitters e facebook.
Melhor comentário até agora. Noto muito que há uma enorme falta de capacidade em gerir e separar a pegada digital do dia-a-dia real. E depois dá nisto.
A GREGA Paraskevi Papahristou
e não RUSSA
Corrigido, obrigada 🙂
Pode ser possível. O pensamento de “desapontar” tantas pessoas que a felicitaram pode ter afectado o rendimento, mas só mesmo alguém mais especializado na matéria poderá dar melhor feedback.
Agora a culpa é do facebook, quando um gajo não sabe dançar diz que o chão está torto…
Enfim, de rir! 😛
acho que o problema são mesmo os 150.000 preservativos para 10.490 atletas inscritos…
andam muito ocupados em gasta-los e depois já se sabe… 😀
150 000 / 10 490 = 14,2993327
Yeah! Isso é que é aviar bem! 😀 Sendo assim vou começar a treinar alguma modalidade :p Daqui a 4 anos lá estarei!
LOL
nao era suposto durante este tipo de provas os atletas se precaverem deste tipo de “esforços”?
E vão fazer sozinhos?
As contas estão mal feitas. Os preservativos devem ser usados a 2 ou mais. Logo o factor de relações sexuais é maior.
Tenho impressão que ela estava a twittar enquanto nadava.. está explicado!!! Enfim,… haja paciência!
Os portugueses foram a Londres twittar, é a conclusão a que eu chego.
A mulher do windsurf que ninguém sabia dela então foi o máximo.
Hehehe… realmente estivemos em grande 😀
Seems legit…
Ela passou o tempo por escolha própria em redes sociais e a culpa é das mesmas, fosse esse todo o mal do mundo !
confiança em excesso é mau, mas para estar nos olimpicos é preciso treinar muito, não é com treino de 3 vezes por semana que se vai aos olimpicos e em especial na nataçao, durante uma prova só se pensa no que se vai fazer correcto, nos pormenores o que decide um centésimo de segundo que é muito. por isso na minha opinião o problema nao é as rede sociais mas sim no pensamento de cada 1 antes da prova e antes e durante cada treino.
Tinha bom remédio, desligava tudo. Só andou nas redes sociais porque quis. Que desculpa esfarrapada…
Ana Narciso, desligar tudo era, de facto, um excelente remédio, mas só no caso de, como eu disse acima, houvesse a noção do que é prioritário! O que me parece é que muita gente vai para o jogos olímpicos numa postura de olímpica tranquilidade. Como dizem alguns atletas portugueses, estar lá já é uma vitoria, daí que numa prova onde concorrem 100 atletas ficar em 95 já dizem que foi muito positivo!
Jogos olímpicos é uma coisa muito séria para gente que os leva a sério, como o Michael Phelps e outros atletas de alto nível.
Não compreendo como é que pessoas que deviam, pela sua prestação, tentar ficar na história do desporto, se contentem em vir dos jogos, apenas com umas boas histórias!
Concordo plenamente contigo.
Deixa lá os atletas portugueses e concentra-te em seres o 95.º melhor do mundo na tua profissão. Quando lá chegares, depois diz se a sensação é positiva.
Totalmente descabida a tua observação Pim Pam Pum:
1º. Eu trabalho não entro em competições;
2º. Eu represento-me a mim mesmo e não o país;
3º. Eu recebo pelo trabalho que faço,não recebo subsídios do Estado para trabalhar;
4º. Sei, porque tenho essa consciência, que não sou um dos 100 melhores do mundo na minha profissão, mas não crio ilusões a ninguém, sou realista;
5º. Não sou uma figura pública, não beneficio dos flashes e dos holofotes, não crio expectativas a um povo inteiro;
6º. Sei que para se comentar num site de acesso público, como é o pplware, tenho que ter algum poder de argumentação e a cabeça bem organizada, para não correr o risco de fazer afirmações infantis, populistas, incoerentes e fáceis.
Tenho dito!
E com tanto poder de argumentação, nem vale a pena contra-argumentar, pois nada do que eu possa dizer te fará mudar de ideias. Por isso, leva lá a taça, you are the champion! 🙂
Os melhores tuites de atletas olímpicos, em Londres:
Papachristou: “Com tantos africanos na Grécia … os mosquitos a oeste do Nilo comem pelo menos comida caseira”.
A moça não chegou a competir e foi mandada para casa pelos gregos, por o comentário ter sido considerado racista. Pediu desculpa pelo tuíte apatetado e que não queria ofender ninguém.
Morganela, defesa da seleção de futebol suissa depois de perder com a Coreia do Sul: “Vou dar porrada em todos os Sul-coreanos! Grandes atrasados mentais”. Também já foi mandado para casa.
Para evitar estas coisas, há seleções, como a italiana, que proibiram a utilização das redes sociais: “É melhor ficar de boca fechada e parecer estúpido do que abril-la e desfazer as dúvidas definitivamente” (Marx, Groucho).
http://deportes.elpais.com/deportes/2012/07/31/juegos_olimpicos/1343737314_059440.html
http://www.motifake.com/image/demotivational-poster/small/0912/implied-facepalm-implied-facepalm-demotivational-poster-1259858393.jpg
Na era tecnológica em que vivemos, não podemos deixar de citar ainda o cyberbullying (bullying praticado através de redes sociais). Essa variação do bullying é um pouco pior, já que suas consequências têm um alcance muito maior devido à velocidade em que a informação é transmitida através da internet.
A pergunta lançada era:
-Pode realmente um atleta desconcentrar-se do seu objectivo na competição devido às redes sociais?
Eu respondo aqui com algum conhecimento de causa…
-Resposta: Pode. Depende muito da forma como cada atleta altera ou não, os seus comportamentos durante os Jogos Olímpicos, em relação ao que está habituado a fazer no seu dia a dia. Um exemplo: quantos preservativos têm cada um de vocês em casa? Muitos!? Vão gastá-los todos num mês?!
Por outro lado, só nesta altura é que nos preocupamos com os nossos atletas e com os seus resultados. A maioria deles nem sequer tiveram contato com os média, a não ser nestes dias.
Finalizando: uma presença nuns Jogos Olímpicos fica sempre na história do desporto de um país (até quando se fala do futebol olímpico – uma verdadeira aberração!).
na minha opinião isto não passa de uma desculpa! então e todos os outros atletas que estão a competir não recebem tweets dos fãs ou mensagens no facebook?! e nos outros desportos os atletas não recebem felicitações? já para não falar de que não é por muita gente dizer que vais conseguir que realmente o consegues, quem está a competir és tu (atleta). no mínimo ridículo este tipo de comentários mas pronto
@António Pereira: Não posso concordar mais contigo. De facto 1 imagem vale mais do que 1000 palavras.
Sinceramente nem sei bem como classificar o elevadíssimo grau de estupidez que é a desculpa esfarrapada / justificação que a atleta dá por não ter ganho a medalha de ouro.
Gostava de ver, eu estar no facebook ou no twitter até às 3 ou 4 da madrugada e depois faltar ao trabalho, justificando-me que faltei por culpa dessas redes sociais. De certeza que o meu patrão me despedia e me mandava ter com o pessoal do facebook ou do twitter pra pedir o fundo de desemprego. Lol
Como complemento ao post do António Pereira:
http://1.bp.blogspot.com/_J5ebEGaLvbA/TMnCsSHcMdI/AAAAAAAAA9A/HUScoOalpXA/s1600/stupid.jpg
http://bandaragama.files.wordpress.com/2009/01/internet_-_it_doesnt_make_you_stupid_it_just_makes_your_stupidity_more_accessible_to_others.jpg