Redes sociais podem ser limitadas durante protestos na França
As redes sociais têm, como tudo na vida, o lado bom e o lado menos positivo. Este tipo de meio de comunicação, permite comunicações em massa e de uma forma imediata. Nesse sentido, Macron admite limitar redes sociais durante protestos na França.
França pediu ajuda às empresas detentoras de redes sociais
Emmanuel Macron pediu colaboração das redes sociais para remover publicações que incitem à violência no seu país. Caso tal não aconteça, Macron referiu que o Governo pode vir a limitar ou até mesmo a bloquear o acesso às plataformas durante os protestos.
Precisamos pensar em como os jovens usam as redes sociais. Quando as coisas saem do controlo, podemos ter que regulá-las ou bloqueá-las”, disse Macron, citado pelo jornal The Guardian, numa reunião com mais de 200 autarcas cujos municípios foram atingidos pela violência no país
De relembrar que em França têm acontecido vários protestos por causa do jovem de 17 anos que foi morto pela polícia. São já milhares as pessoas que têm sido detidas.
Mais de 45 mil polícias continuam mobilizados para tentar travar os tumultos. A autoridade dos transportes da região de Paris divulgou recentemente uma primeira estimativa dos danos provocados pelos protestos urbanos ocorridos nas últimas noites, admitindo "pelo menos 20 milhões de euros de prejuízos".
Este artigo tem mais de um ano
Acho que já vi notícias destas vindo de países ditadores.
Só agora é que percebeu que o Macron é anti-democrático?
É mesmo? Tinha noção que tinha sido eleito…
Agora desligam as redes sociais quando o Macron quiser, isto está bom está….
O morcon presta vassalagem aos capitalistas, trabalha para os 1% de cima. Na hora em que ele tiver a aberta hostilidade da classe média assalariada tem uma guerra civil. Desligar redes sociais só vai servir para senha de início das operações. Aquilo ali não é Portugal, e convém lembrar que o socialismo revolucionário não foi inventado na Rússia, muito antes, em 1871 existiu uma coisa chamada Comuna de Paris.
A esta altura já todos viram, várias vezes, o vídeo de Nahel M, de 17 anos, baleado à queima-roupa quando, por não ter carta, tentava fugir a um controlo de trânsito.
O que me espanta é o polícia estar de arma apontada num controlo de trânsito – e haver uma lei, de 2017, que o permite. O que se vê é o polícia ser empurrado para trás e disparar. Por mim foi um tiro instintivo, de quem não está preparado para usar uma arma de fogo. O que não foi, foi um tiro para proteção do agente, que é o uso que a lei francesa permite.
Agora, quem sabe, diz que: “A polícia francesa é bastante racista e violenta e mata uma pessoa por mês, números que ficam a anos-luz do que se passa, por exemplo, na Alemanha.” E que a morte de Nahel foi o detonador e que: “A França está a braços com uma revolta nas ruas que ninguém ainda percebe como vai acabar. A ideia de que perdeu o controlo da situação faz caminho”.
Sabe-se que as redes sociais são o meio para grandes mobilizações e para circulação de notícias falsas como estas: https ://www.publico.pt/2023/07/05/mundo/noticia/imagens-filmes-videos-antigos-verdade-desinformacao-arma-motins-franca-2055716
Seja como for, dizem os entendidos, que se Macron proibir as redes sociais de divulgar os protestos/motins só vai piorar a situação.
Deixem nos fazer tudo e daqui a uns anos Portugal está igual. Não parou? É a vida. Devia ser sempre assim. As autoridades são para ser respeitadas
Basicamente estes protestos é só para roubar as lojas. Destruir é roubar ninguém quer saber de mais nada
Isto vai chegar a um ponto em que a polícia não fará nada por medo. Depois, teremos que recorrer a grupos armados para proteção das populações, tal como acontece na África do Sul, ou em alguns estados norte americanos.
Entretanto morreu um bombeiro a apagar os fogos, destruíram milhares de propriedades e cometeram atentados contra pessoas. A sociedade de direito tem regras e leis. Fechar a porta, retirar nacionalidade a muitos, penhorar as suas famílias, para ajudar a pagar os prejuízos, mudar a política de asilo e imigração.
Imaginem o cenário de não ter havido tiro , propositado, instintivo ou meio meio, e aquele carro ter atropelado mortalmente uma mãe com um bebé numa passadeira mais á frente em perseguição. Teria havido revolta em França? Um condutor descontrolado é uma arma de largas proporções. Inclusive já foi usado para terrorismo em larga escala. Eu se fosse á polícia fazia uma greve de 30 dias, a full time. Todos. Depois iríamos analisar.
Presumo que de deve ir para a cama a chorar sabendo que a go fund me do polícia ascende às centenas de milhares de euros enquanto a do coitadinho que estava na biblioteca a estudar não passa das dezenas! Os franceses de gema sabem bem que são as vítimas!
Sim, sim … a separação entre franceses de gema e os que não são de gema há de trazer grandes resultados, como se está a ver.
Uma das coisas que contribui para que a situação não se acalme é precisamente essa – os “franceses de gema” (extrema-direita) em vez de reconhecer que o polícia disparou ilegalmente e lamentar o que sucedeu, apoiam-no e dizem que agiu conforme a lei e querem mais tiros
Que a lei, de 2017, está errada é um facto – ao permitir que numa operação de trânsito um polícia esteja de dedo no gatilho a apontar para o condutor, mas, também diz a lei, que o agente só pode disparar para se proteger, o que manifestamente não foi o caso.
E com isto ficamos a saber que és de extrema esquerda…… tudo dito.
O Governo de Macron que não é de extrema-direita diz o memo que eu – que o disparo foi ilegal e lamenta-o.
Não diz que a lei de 2017 está errada e propõe a alteração – porque Macron fazia parte do Governo de François Holland que a aprovou. Mas há muita gente, sensata, que diz o mesmo que eu, que a lei é excessiva.
Os extremistas de direita dizem o mesmo que tu e outros comentários que por aqui aparecem.
Os extremistas é que consideram que todos os outros são extremistas do lado oposto. Eu só quero manter ver as coisas como elas são e que não haja governos extremistas (e, já agora, não levar um tiro ilegal da polícia).
Se visse o seu carro a arder, a sua casa vandalizada e pilhadas e os seus entes queridos sujeito a violações e espancamentos…penso que, provavelmente, também exigiria uma ação musculada das forças policias contra os bárbaros que lhe fizeram esses males, sejam amarelos ou verdes, rezem de cu para o ar ou de joelhos!
Joca, os franceses de gema são de extrema direita?
Que lhe aconteça a si o que tem acontecido a muitos franceses ás mãos dessa gente, é o que lhe desejo…
Que a polícia em Portugal numa operação de trânsito não te possa apontar uma arma. E que não dispare por acidente ou por não seres um português de gema.
A policia quando me manda parar eu PARO! A autoridade é para ser respeitada.
Quando aos protestos, realmente destruir e pilhar lojas, assim como queimar carros, é realmente um grito de revolta.
Se tivesses 17 anos, sem carta, é possível que tentasses fugir. Isso é motivo para seres abatido?
Vê se não te te candidatas à polícia, de dedo leve no gatilho.
Quanto aos motins em França, esta morte foi apenas o detonador. As causas são muitas e complexas, mas a situação não se resolve com os polícias franceses a aumentar o número de mortos por mês.
17 anos, sem carta, carro de alta cilindrada, provavelmente roubado, a fazer porcaria ao longo dr vários km e ainda o vem defender?
É como já disse, é até ao dia em que for brindado com a sorte que muitos já tiveram, depois muda logo de opinião.
Entretanto, não quer enviar parte dos seus rendimentos para jovens assim? Ou dar-lhes abrigo na sua casa?
Está aqui a fazer o quê? Faça as malas e vá para lá porque aqui não faz falta nenhuma.
Não era roubado era emprestado. Quem o emprestou diz que não sabia que Nahel era menor e que não tinha carta.
O que cá estou a fazer, além de te aturar e a outros façanhudos, é pagar impostos que o Estado gasta sem me perguntar.
Se quiseres saber o que disseram os polícias e as testemunhas que seguiam no carros:
https://www.francetvinfo.fr/faits-divers/adolescent-tue-par-un-policier-a-nanterre/mort-de-nahel-ce-qu-ont-dit-les-policiers-et-les-passagers-de-la-voiture-aux-enqueteurs_5929931.html
este era bem enviado para Marselha ou Lyon, porfavor vira para la!
Joca, é por haver ainda muita gente como vc que a Europa está em decadência acentuada.
Dizer que o indivíduo foi baleado apenas e só por não ter carta, demonstra uma de duas coisas, ou é um absoluto ignorante, que não está informado e não sabe o que diz, ou então é um daqueles wokes que protege tudo o que é escumalha e no fim ainda culpa a sociedade pelos actos que praticam.
Enfim, nojento… Não me ocorre outro adjectivo para o qualificar.
Quando as coisas lhe cairem em cima talvez aí já mude de opinião.
Até lá…
hehehe filiado no BE ou PCP de certeza!
https://twitter.com/GoldingBF/status/1676532456281849856
O macron sempre quis controlar a internet, basta verem o filme que foi o artigo 13 com a posição da França.
Se fosse só a internet… até outros países quer controlar quanto mais!
Na verdade já estamos a viver outra vez numa ditadura..
A EU é por omissão uma ditadura..tem exactamente o mesmo modelo da União Soviética.
E sim já ha muitos canas de informação que estão a ser bloqueados…
A melhor faze foi, quando ainda tinha-mos a Comunidade Europeia, ai os países tinham soberania, e havia ditadura já, mas era uma ditadura económica…agora é os dois tipos..
A UE vai implodir na hora em que o zé lenços apresentar com maus modos a conta dos estragos e exigir que a Europa lhos pague. A menos que os franceses e alemães resolvam assumir eles sozinhos a conta, vai cada um para o seu lado.
Pago de bom grado os impostos que forem canalizados para a Ucrânia, vítima da tentativa de genocídio dos nazis da moscóvia!
Esses nazis moscovitas já estão obrigados a pagar reparações do massacre com as sanções e confisco de bens de oligarcas.
Não se esqueça que deve de bater as botas enquanto estica o braço em saudação ao retrato do seu querido fuhrer putin que tem nas águas furtadas.
Isso é tudo muito bonito mas é agora, quero ver quando chegar a horinha de pagar, e mais os cortes, e o “brutal aumento de impostos” e o resto. Confiscos à Rússia: esqueçam. Em Portugal já disseram que andava à volta dos 25 euros. Noutros países poderá ser mais, mas a Rússia também lá tem cativos muitos mais bens ocidentais para se desforrar. Não adianta, a conta vai mesmo sobrar para a Europa.
Grunho, Portugal é um país que recebe todos mas todos de braços aberto, mas não obriga ninguem a cá ficar. Fica a dica.
Acho que está profundamente iludido ou a tentar iludir-se a si próprio se acredita, mesmo, que os bens cativados pelos nazis da moscóvia ao Ocidente (nem nunca li sobre isso em lado nenhum tal deve ser a ausência de alarme) são de envergadura superior aos que o Ocidente já cativou aos oligarcas das moscóvia…mas prontos o vosso fuhrer putin também vive nessa ilusão de que está tudo bem. Hoje um rublo vale menos que um cêntimo de Euro!
freakonaleash, não quer pagar os meus tb?
Já pensou em voluntariar-se para o batalhão Azov?
Têm vagas, ouvi dizer…
Já cumpriu com as instruções do MOD da Moscóvia? Ou vai permanecer na Bielorrúsia?
Guincha e esperneia para aí!
“Vive la liberté”
Quem diria que a França está com tiques de ditadura, criticavam os regimes que o faziam mas agora querem fazer o mesmo!
Tudo a criticar o Macron, mas ao mesmo tempo esquecem-se de “um grupinho” que andou a pilhar, destruir, saquear, disparar tiros sobre casas. Resultado disto, um bombeiro morto, 2 polícias gravemente feridos (um no olho que foi operado e outro na mão).
Começo a acreditar no que um amigo disse, a população não está preparada para viver numa sociedade livre, necessita de regras e controlo.
Para os mais distraídos oou ingénuos:
ao longos dos últimos anos deixaram entrar propositadamente todo o tipo de gente para minar a cultura familiar e valores cristãos europeus.
A ideia maquiavélica é tornar isto tão mau para depois justificar as medidas de controlo populacional que estão na forja e tornar a população cada vez mais formatada para a ideia de subserviência em troca de proteção e fornecimento de bens e serviços essenciais, quando na verdade isso já era um direito democrático… passará a ser visto como uma esmolinha dos governos.
Que palermice…
acho que ali o jaquim até tem bastante razão na visão que apresentou… já tu não acrescentaste nada e fez da tua opinião, essa sim, uma palermice de comentário
aqueles valores cristãos europeus que mataram milhões e milhões de pessoas ao longo de mais de 5 séculos, destruíram e baniram milhões de livros e colocaram-nos na posição atual em que estamos atrasados cientificamente cerca de 1500 anos(?)
Portanto dá uma (pseudo) razão para o atraso das sociedades baseadas em valores cristãos. Que razões apresenta para o atraso e barbárie (ex tratamento das mulheres) das sociedades islâmicas?
ali o rapaz vê a questão por um canudo e deve fazer da ciência a sua religião… tá no bom caminho, tá…
Tanto criticaram o Irão, China e Russia que fazem pior… Nada como fazer de conta que o fascismo não está em força na Europa, e especialmente na COMISSÃO EUROPEIA, que é só liderada por gente não eleita e que para além de serem 100% fascistas, são vassalos dos EUA que cumprem tudo o que lhes seja ordenado por Washington.
Não sabia que os faxos eram os principais importadores do terceiro mundo.
Pensava que os faxos eram aqueles que os queriam mandar para casa.
A UE assenta em três pilares – o PARLAMENTO EUROPEU, eleito, o CONSELHO EUROPEU, compostos pelos Estados-Membros, eleitos, e a COMISSÃO EUROPEIA, ratificada pelo PARLAMENTO EUROPEU e pelo CONSELHO.
Por aqui, nos comentários, o que não falta é pessoal da extrema-direita.
Mas devo dizer que os que fazem de extrema-esquerda, de “marxistas juvenis anti-imperialistas” (anti-EUA e, por isso, pró-China e Rússia) são uns chatos do car*lho. Tens alguma coisa a dizer sobre o que se passa em França?
Melhor foi o Macron a dizer que a culpa era dos videojogos.
Encheu a França de escomalha e de delinquentes sem civismo e a culpa é dos videojogos!
Duarte, este problema é bem anterior ao Macron.
Já vem do tempo do Miterrand e afins.
Já disse em conversas com amigos que a França está perdida, eles é que ainda não sabem.
Quando a população francesa for 50% islâmica, o que será da França?
Um Emirado, óbvio.
E sabem do que vou rir? Das malucas wokes feminazis a serem colocadas na cozinha e lavar pratos e andarem com um saco de batatas nas trombas.
Depois ai sim é que verão o que é tolerância…
Se com 10 milhões já causam tantos problemas, imaginem quando forem o dobro, dentro de poucos anos…
O que disse Macron, constatando que cerca de um terço das pessoas presas presentes nas três noites de tumultos eram “jovens ou muito jovens”:
“As plataformas e redes sociais estão a desempenhar um papel importante nos eventos dos últimos dias. Nós pudemos ver isso: Snapchat, TikTok e vários outros a servir como lugares onde reuniões violentas foram organizadas, mas também há uma forma de imitação da violência que, para alguns jovens, os leva a perder o contato com a realidade.
Tenho a impressão de que alguns deles estão a experimentar na rua os videojogos que os intoxicaram”. Disse ainda que é “a responsabilidade dos pais manter estes jovens em casa e que não é função do Estado agir no seu lugar.”
Ao contrário da tua visão xenófoba, racista e simplista, esses jovens não vieram de fora – são franceses. Nahel tinha dupla nacionalidade, francesa e argelina. Se forem “escumalha e delinquentes sem civismo” é preciso perceber o que falhou e deve ser corrigido. Tiro neles, obviamente, não é solução.
As pessoas querem lá saber da morte do moço, querem é motivos para partir tudo. Vão cortar as redes sociais? Mais um motivo para partir tudo.
onde é que eu já vi isto? ahhh esperem, em países (des)governados por ditaduras..
a europa, berço dos direitos individuais, direitos civis, direitos humanos, democracia, igualdade de gênero, igualdade independete da côr da pele, liberdade de expressão, liberdade de imprensa e liberdade religiosa está a ir no bom caminho…
Joca, em momento algum o tratei por tu, faça o favor de quando se referir à minha pessoa tratar-me da mesma forma como eu o trato.
Não o conheço de lado nenhum nem quero gente como vc por perto.
Façanhudo é quem lhe fez as orelhas…