PplWare Mobile

Realizada a primeira chamada holográfica 5G em Portugal


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Holo says:

    O que é um projector holografico?

    • AV-Pack.com says:

      Boas, Esta história do “holográfico” já existe há mais de 10 anos e é apenas uma imágem projectada no chão e reflectida por uma película a 45° tal baseada no princípio do periscópio como podem ver nesta explicação https://www.youtube.com/watch?v=pSICZ_7hpho. Existe uma banda chamada Gorilazz que já utiliza esta “tecnologia” há mais de 10 anos. A GRANDE diferença é que os conteudos projectados estavam gravados e neste evento a imagem estava em tempo real.

  2. Radamel says:

    pena ter sido com o pedro “porco” pinto

  3. nuno says:

    Parabéns Vodafone
    Parabéns Ericsson AIR 6488 5G
    Parabéns Europa
    Somos capazes de investir em nós próprios.

  4. Rodrigo says:

    Que montagem tão mal feita.

    • Luis Silva says:

      Que montagem? Vai pesquisar antes de dizer asneira

    • Paulo L says:

      Não foi montagem, mas fica algo por explicar, fiquei com a ideia que havia “fumo e espelhos”, não literalmente, mas talvez não seja tão real para os dois lados como quiseram fazer parecer.
      Acho que houve muito ensaio, ficou por mostrar o que se via no estúdio da TVI mas parece que o José Alberto não via o palco como tentou passar a idea. Ele não focava o olhar nos indivíduos no palco, ele esticou a mão para dar o hi five mas não se mexeu e ficou à espera que do outro lado dissesse a palavra chave, até lá ficou feito parvo com a mão no ar.
      Para finalizar, estavam os três com muito cuidado às marcações posicionais.

      Sem tirar o mérito do impressionante e realista e que foi no palco, acho que no estúdio não foi a mesma coisa como quiseram dar a entender.

      • Joao says:

        tens razão. “smoke and mirrors”

        Eu já trabalhei com esta tecnologia há uns 4 anos – continua a ser baseado em imagens 2D e projeções 2D, eles no estúdio não viram nada além da transmissão em directo que estavam a fazer.

        http://www.musion3d.co.uk/

        A parte significativa é a transmissão em tempo real do conteúdo a ser projectado, por 5G.

        • Holo says:

          Joao, podemos trocar contactos e falar sobre esta tecnologia?
          Tenho interesse em investigação científica nessa área.

          Aqui a malta do “blog” fala em projector holografico como as canais de televisão falam do que não sabem.

    • Filipe Rafael says:

      Montagem?, isto chama-se evolução! Muito boa a chamada holográfica

    • Luciano says:

      Sabio é aquele que nao diz nada

  5. Luis Silva says:

    A tecnologia avança.
    A moral do é que estagnou um pouco.

    Mas agora falando disto é um passo à frente

  6. ENDER FERMIN AREVALO AREVALO says:

    5G a destruçao da saude humana mais de 3000GHz es altamente forte para organismo humano

    • Pedro says:

      Portanto a luz visível (aquela que nós vemos naturalmente) de 400000 a 700000 GHz também é “altamente forte” para o organismo humano? :facepalm:

      • Miguel says:

        Se ficar durante um período extenso não ficará muito saudável.
        Todavia não seria isso que estaria em causa mas os efeitos adversos de longo prazo.
        Sendo totalmente a favor da evolução tecnológica, não acho que seja correcto introduzir uma tecnologia na qual nem os informados sabem se é prejudicial porque é preciso efetuar estudos.
        Há que notar que as entidades que investem no 5G tão se borrifando e só querem saber das margens de lucro.

  7. SANDOKAN 1513 says:

    Já viram isto—»(https://www.meo.pt/pacotes/fibra/gaming?utm_source=facebook&utm_medium=promotedpost&utm_content=eng&utm_campaign=meo-pacotes-gaming-2019&fbclid=IwAR0HSW7BBMho5MeFo3NmqApSEKMGJZ03oNJcrBlPwRoI1gy6juupNjdpOvA) ?? Os novos pacotes da MEO ?? Aquele pacote M3(TV+NET+VOZ),está mesmo a chamar por mim(50,99€ mês). 1Gb em download e 400 Mb em upload+150 canais com MEOBox inluída+telefone fixo com chamadas nacionais e para 50 destinos internacionais.E MAIS—»com oferta de 1 Mochila e 1 Headset gaming.Se quando chegar a Maio/Junho do próximo ano a minha operadora,a Vodafone,não tiver as condições ao nível da velocidade da Internet que a MEO aqui oferece já tenho para onde me mudar.Para já tenho 1 Gb em download mas só 200 Mb em upload.Se a Vodafone não se mexe e não iguala estas velocidades não sei não…

    • SANDOKAN 1513 says:

      Já agora,esqueci-me de referir que são os novos Pacotes Fibra Gaming Edition da MEO,virados mais para quem anda no mundo do gaming,YouTubers,etc. O que é que vocês acham sobre estes novos pacotes,já agora ??

  8. Vitor Afonso says:

    Isto é tudo muito lindo e tal, contudo ainda há zonas onde mal se apanha rede e a velocidade 4G não vai além dos 5 megas….

    • Eddy Parera says:

      Ainda não entendeu mas eu explico. A rede 5g vai transformar a rede 3g e 4g obsolotas… Enquanto que a banda larga do 4g são apenas entre os 400Mb e os 800Mb de velocidade (isto antes da divisão pelos equipamentos).
      O 5g permite bandas largas com várias dezenas de Gb o que elimina esse problema de rede com baixa velocidade.
      Ping ainda mais baixo que na fibra.
      E por último, vai ser necessário menos antenas para fornecer mais 5g do que a quantidade de 4g

      Ainda pouco do potencial do 5g se viu… Durante 2020 vai perceber que é muitissimo superior que o 4g

  9. Guilherme Lino says:

    5G fartam-se de investir dinheiro e não têm nada para mostrar, depois andam a mostrar hologramas e drones que não precisam de 5G para nada.

  10. Paulo Alexandre says:

    Exatamente, desde quando é preciso o 5G para isto? Enfim, ainda fazem publicidade a isto.

    • José Trigo says:

      5G é precisa devido à baixa latência… Se fosse 4G eram mais de 100ms de latencia. Secalhar no futuro vão existir pacotes sem router visto que a net 5G vai ter uma boa latencia para se jogar casualmente. Claro que por cabo Ethernet é sempre melhor.

  11. Rui Santos says:

    Está brutal, então estar em 480p no canal da TVI é do outro mundo.

  12. Tim says:

    5G oara as comunicacoes, muito bem.
    Mas o que me desperta mais curiosidade é que aparelho foi usado para projectar a imagem do Alberto em palco? A imagem dele era 3D?

    • Mario says:

      Sim claro, caso contrário seria impossível o hi5. Ele só via o que a transmissão em directo mostrava, um holograma não consegue ver as pessoas do outro lado

      • Tim says:

        Não quewtionei isso.
        Questionei qual o apareho qhe usaram para mostrar a inagem dele ali. E se a imagem era projectada em 3D no chao, ou em 2D num placar por tras dele.

  13. Luis says:

    Enfim nem 3g conseguem fornecer aos clientes qto mais… viva Vodafone

  14. Andre Santos says:

    Ninguém questiona a real utilidade do 5G nesta demo? Se havia mesmo 5G, qual o seu papel? E atenção, não há 5G entre a Lisboa e Paredes de Coura, quanto muito apenas neste último mas não faz sentido. Não havia qualquer terminal móvel na demo. Treta?

  15. Anon says:

    A verdadeira ilusão é achar que isto foi feito através de 5G.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.